quinta-feira, 26 de junho de 2008

Santo Eduardo, raízes inglesas ?

Abadia de Westminster, local onde Eduardo, O Confessor foi sepultado em Londres


Bandeira da Inglaterra




É muito curioso termos uma origem tão nobre e não aproveitarmos o melhor dessa "Raíz", pelo menos na essência dela.



O Distrito de Santo Eduardo, talvez por simples coincidência ou não, teria raízes inglesas, você


sabia?

O mais correto portanto é dizer que antes da Construção da Estação ferroviária, concluída em 13/06/1879 (129 anos) Santo Eduardo já tinha esse nome.
Então quem teria batizado esta terra em homenagem há um Rei Inglês?



Mistério!



Conforme pesquisa já postada neste blog, o Distrito de Santo Eduardo foi anexado à Campos em 1861, o que nos indica que esse tal nome "Santo Eduardo" já existia aqui antes da equipe inglesa( há pessoas que dizem que foram japoneses que fizeram a Estação, olha que absurdo!) que supostamente teria comandado a execução da obra da Estação ter nos "batizado" em homenagem ao Santo Rei Eduardo, O Confessor, como muitos acreditam.


O que sabemos de certo é que estes tais responsáveis pela construção da Estação doaram uma imagem do Santo para a comunidade, só isso, imagem esta de madeira e com aparência oriental.


( "o santo eduardinho").

Bom, nesse assunto também de imagem com traços orientais, dizem que não foi nada de japonês que trouxe essa imagem coisa nenhuma, e sim, uma pessoa que teria borrado a imagem na região dos olhos e tentando concertá-la, deu tal aparência a imagem. Uma confusão total, não é?


Essas dúvidas na comunidade prevalecem há muito tempo e cada vêz mais fica difícil de acreditarmos em um relato tido como oficial sobre este tema, visto que os mais antigos do local já faleceram e os novos não tem como pesquisar em lugar nenhum.


Dúvidas à parte, o fato é que parece que esses tais ingleses não contribuiram em nada na formação das nossas primeiras famílias que por aqui fincaram seus alicerces. Uma pena! Pois sem dúvida, iríamos aprender muitos costumes que nos serveriam até hoje, por exemplo, sermos mais pontuais e educados, com certeza seria uma diferença enorme de postura.


Segundo informações, a nossa primeira povoação teria sido na região do Departamento com o nome de Salgado, (nome derivado de uma família que chegou ao local), seguindo dos Ramalho e os Freire, todas essas famílias, óbviamente sem origem inglesa.




E mais tarde chegaram outras por aqui como os Ofrante, (italianos) os Inácio (portuguêses) Del' Esposti( italianos) Guimarães ( portuguêses) a minha família, a Werneck (mineira com origem alemã) entre outras.....de origem do oriente médio como os Assad, mas nenhuma que eu saiba de origem britânica.

Que coisa, hein!!!!

Entretanto, existem entranhados em nossa comunidade certos delalhes que parecem ter referência à Inglaterra, mesmo que por coincidência:

O uniforme e o Escudo do time do Santo Eduardo F. C. são por exemplo vermelho e branco, como a bandeira inglesa.



O fato de o Rei Eduardo ser ter sido inglês e do nome do lugar ser Santo Eduardo em homenagem a ele nos dá mesmo que involutáriamente uma simpatia pelo vermelho e branco independentemente de sermos católicos ou não, você concorda?




Uma sugestão então!




Poderíamos adotar em cerimônias oficiais aqui na comunidade, tipo na festa por exemplo, sempre as cores vermelho e branco como nossas cores oficiais, enfeitando mesas, palanques entre outras coisas.


Sei lá, a minha intenção é de criarmos uma identidade forte para a comunidade santoeduardense e a cor é um bom começo, porque marca e conota personalidade, ainda mais se tratando do vermelho, que cá entre nós foi, e sempre será tido como a cor de nobreza e nosso povo precisa se sentir importante pois nosso ego, nossa "moral" tem estado muito em baixa ultimamente com tantos escândalos e tanta gente que não respeita o lugar que vive nem tampouco as pessoas que escolheram esta terra para viver.




Qualquer sugestão é sempre bem-vinda!










Nenhum comentário:

Teste

Teste