quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Desfile "Cívico" será no dia 6


A Secretaria Municipal de Educação de Campos

divulgou o calendário dos Desfiles Cívicos em comemoração aos 186 anos de Independência do país. Com o tema ‘Brasil – na construção da consciência do planeta’, a programação será aberta solenemente no dia 29, sexta-feira, com cerimônia no Palácio da Cultura e contará com a presença de autoridades municipais e as bandas da Polícia Militar e das fanfarras de escolas municipais. Além do desfile oficial em 7 de setembro, na Avenida Alberto Torres, acontecerão outros 18 desfiles.

Em Santo Eduardo o Desfile será no dia 06, sábado, às 16 h e em Santa Maria, no dia 05, um dia antes, às 09 da manhã.




Só pra não passar em branco:



É uma pena que não exista mais nesses desfiles daqui as crianças cantando os Hinos como no passado. No meu tempo, que nem é tanto tempo assim, rssss, a gente ensaiava os hinos no pátio da Escola pra poder cantar na praça no dia do Desfile. Tempos finais da ditadura militar sim, graças à Deus, mas pelo menos nisso, acho que o regime serviu pra alguma coisa de boa para os jovens, porque ensinava aos mesmos a terem mais respeito e disciplina, coisa que hoje em dia acabou em quase todas as escolas.





O que se vê hoje em dia:




Uma juventude que não sabe o que significa patriotismo, que não se identifica com os símbolos nacionais. E pior, nota-se nitidamente que muitos não sabem nem o que significa um 7 de Setembro na verdade, e só desfilam porque são obrigados ou vão ganhar algum pontinho em alguma matéria - uma alienação total!




De quem é a culpa?


Do sistema educacional como um todo, que está criando uma nova identidade para o 7 de Setembro que não deveria criar, porque amar o país, ter orgulho da "independência do Brasil" é legítimo, e ao meu ver, ensinar os jovens a amar e principalmente a defender os seus símbolos nacionais, que são a Bandeira, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional é o que deveria valer neste dia, pelo menos na semana da pátria poderia se criar esse sentimento, mas isso não está sendo passado como deveria e juro que ainda não sei o por que.





Ensinar os alunos a cantar do hino nacional perfeitamente e o hino da independência, como é feito lá no país mais democrático do mundo que é os Estados Unidos, no 4 de Julho, é mais do que normal, é decente e estratégico, o que torna os americanos o povo mais patriota do mundo, sem medo de errar!

Não basta saber que existam riquezas naturais no Brasil, precisa-se criar no jovem um interesse para a defesa ampla desse patrimônio, mas isso não se ensina direito mais.



Uma lástima esses desfiles!



Obs: Pelo menos, espero não ouvir no dia, na praça, uma trilha sonora desagradável, que nada tenha a ver com civismo.


Só pra reavivar as mentes,que estão sendo treinadas para o esquecimento, esses são os nossos Símbolos Nacionais:



As Armas Nacionais, a Bandeira Nacional, o Selo Nacional e o Hino Nacional

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa! Gostei muito das imagens dos símbolos do Brasil!

Teste

Teste