terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe suína: Saúde treina profissionais das redes pública e privada de Campos

Médicos e profissionais de atendimento na aŕea da saúde das redes pública e privada de Campos vão receber a partir das 14h desta terça-feira (21), treinamento para prevenir, identificar e tratar pessoas com sintomas da gripe suína. As aulas serão ministradas na Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, numa iniciativa da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, e reunirão dirigentes de todas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos de Urgência e hospitais e clínicas da rede privada de Campos.

Além do treinamento, os responsáveis pelas unidades de atendimento médico vão receber kits contendo máscaras, gorros e luvas para serem entregues às pessoas que apresentarem sintomas da gripe H1N1, provocada pelo vírus Influenza, a chamada gripe suína. As informações são do diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, que na noite desta segunda-feira (20) se reúne na Faculdade de Medicina com infectologistas para definir o fluxo de ações e detalhes da estratégia de prevenção e tratamento da doença.

Orientação à população - Charbell ressalva, no entanto, que não é preciso alarde por causa da doença. Ele explica que a gripe H1N1 pode ser tratada e curada em casa, desde que a pessoa procure atendimento médico antes de agravar o quadro.

- No caso da pessoa estar resfriada, com febre e com dificuldade respiratória, a orientação é procurar o posto médico mais próximo de casa. Todos os médicos estão orientados para identificar a doença e direcionar o tratamento adequado. Tem muitas pessoas que por estarem apenas resfriados ou com a gripe comum, temem a doença e vão logo para o hospital. Este procedimento não é o correto, porque se a pessoa estiver com a imunidade baixa, no hospital, onde há maior concentração de pessoas, e maior risco da presença de vírus, ela fica mais vulnerável a ter complicações com a saúde. A orientação é procuar um médico na unidade próxima de casa e seguir as orientações do médico - enfatiza Charbell.

O treinamento - Durante o treinamento, os profissionais da área da saúde das redes pública e particular vão obter informações sobre a atuação do vírus da Influenza H1N1 no mundo. As aulas são importantes para conhecimento dos procedimentos no atendimento das pessoas com sintomas da doença. Os profissionais vão ser orientados sobre a necessidade do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sobre o fluxo de ações que começam a ser desenvolvidas efetivamente pelo governo da prefeita Rosinha Garotinho, até passar a pandemia.

Sobre o fluxo de ações a serem implementadas, os profissionais vão aprender quando, como e para onde mandar as possíveis vítimas com sintomas da doença, além de outras medidas que serão implentadas já no treinamento, como a distribuição dos kits para cada unidade.

Sobre o médico de Macaé, internado no Hospital Ferreira Machado desde sexta-feira (17), o diretor da Vigilância Epidemiológica de Campos informou que ele obteve significativa melhora depois que foi medicado com o Tramiflu, medicamento aplicado nos casos graves da doença, e que precisa ser solicitado ao Ministério da Saúde, que é quem controla e distribui.

- O médico esteve mal, mas reagiu muito bem após solicitarmos o Tramiflu. Ele se recupera bem e provavelmente terá alta nesta terça-feira (21) - informa Charbell Kury.

Por: Jualmir Delfino

Reportagem do Site: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Teste

Teste