sábado, 1 de agosto de 2009

Encontro de Prefeitos da Mesorregião do Itabapoana em Campos



Foto: Check


A cidade de Campos sediou nesta sexta-feira o I Encontro de Prefeitos da Mesorregião do Rio Itabapoana. O encontro de trabalho reuniu secretários, técnicos, assessores parlamentares , e prefeitos de municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense e do Sul do Expírito Santo, que conheceram os procedimentos de protocolo do Ministério da Integração Nacional, para que os municípios possam receber repasses de recursos federais para promover o desenvolvimento regional no interior.

Clique AQUI e leia a publicação sobre a reunião que aconteceu ontem em Campos.

Mesmo não estando presente nesta reunião deu pra perceber, mediante o que está relatado na notícia do site, que Campos, sendo o maior e mais "rico" município da Bacia, é um dos que menos se integra no contexto e na complexidade das questões e ações que precisariam de um pulso mais forte.

A triste realidade:

Campos não assumiu até hoje um compromisso com a região norte do município (que é a região da Bacia do Itabapoana), sempre esquivando-se de suas responsabilidades por falta de planejamento, conhecimento técnico e principalmente vontade política.

O Projeto Managé e todas as suas propostas e ações sempre foram deixados de lado porque os governantes do município sempre se preocuparam com outros assuntos, o que nos últimos anos então, tem nos deixado envergonhados e revoltados por nunca termos políticos compromissados com o nosso desenvolvimento.

O Governo Federal fez a sua parte dando energia elétrica aos produtores rurais e reformando a Agência dos Correios local que tem anexado em suas instalações o Banco Postal Bradesco. Além de é claro ter liberado através do BNDES 121 milhões para a construção das duas Hidrelétricas na bacia do itabapoana, que são as de Pirapetinga e Pedra do Garrafão, que está instalada aqui no Distrito de Santo Eduardo.


No tocante aos recursos federais, seria mais que prudente, que aja o máximo de critério para a liberação das verbas, porque ainda não há, pelo menos não ainda foi divulgado, um projeto que mereça crédito para que o Ministério da Integração Nacional libere tais verbas.

Quando se pensa num projeto integrado de desenvolvimento regional, que é o maior propósito que se discute nestas reuniões, não dá para deixar de lado o que temos já implantado em nossa região que serveria de alicerce para um recomeço de ações voltadas para uma cooperação entre os municípios. Por exemplo, me lembro, indo numa dessas reuniões há alguns anos atrás, que foi dito pelo então coordenador geral do projeto Managé, o professor Airton Bodstein de Barros, que um hospital que venha a fazer atendimentos regionalizados seria de grande importância, um real exemplo de um compromisso de Campos (que tem mais recursos financeiros) com boa parte dos municípios da bacia.

Em Santo Eduardo temos um Hospital com uma boa infra-estrutura montada mas que não corresponde a esse apelo atualmente por vários aspéctos..... mas esta realidade poderia ser diferente.

O Hospital João da Cruz Lubanco, não dispõe de gerador de energia e não há no local unidades de UTI fixa ou móvel, o mínimo para uma unidade ser considerada estratégica e respeitada regionalmente.

Outro órgão é a Emater. Temos um escritório no distrito desde os anos 80, mas que não há uma integração substancial entre o Estado e o município que faça a diferença, que incentive a agricutura como ela precisa e merece ...... mas esta realidade também poderia ser diferente.

Na foto, Rosinha ainda em sua campanha para prefeita, junto com então candidato e hoje vice-prefeito de Presidente Kennedy, ES, o empresário Édson Nogueira, ouviu as reivindicações do funcionário da Emater de Santo Eduardo, o Sr.Alarcon.

Outros locais, o Colégio Estadual Estefânia Pereira Pinto e a Escola Municipal N. S. Aparecida, com boa infra-estrutura, que poderiam receber cursos profissionalizantes técnicos que atenderiam alunos de toda a região, mas que não recebem tais cursos por falta de vontade, decisão e entrosamento entre os políticos...... mas esta realidade poderia ser diferente.

Instalações da Escola Municipal N. S. Aparecida, em Santo Eduardo.

Aspecto das instalações das Escolas de Santo Eduardo, que contam com boa infra estrutura para adequação de cursos direcionados para ensinos profissionalizantes.Espaço interno do pátio do Colégio Estadual Estefânia Pereira Pinto.


Rosinha, ainda na campanha visitou o escritório da Defesa Civil local (NUDEC), e ouviu também o coordenador, o Sr. Adriano Santana.

(O Núcleo Comunitário de Defesa Civil tem como função principal viabilizar uma maior aproximação entre a comunidade e a Defesa Civil na construção de um planejamento participativo e de mudança de comportamento buscando o bem comum de todos).

A Estação de Santo Eduardo, poderia também abrigar um um pólo cultural que serviria como elo de ligação entre Campos e o resto da Bacia.

Falta-se de tudo, mas não falta aqui é propósito, senhores políticos, para dar a nossa região o que ela merece e tem direito e que vocês nos tem renegado há anos por falta de planejamento, atenção, conhecimento e principalmente interesse.




Um comentário:

Blog do Walace Bastos disse...

Gostaria de parabenizar pelos 50.000 acessos do blog, eu fui o acesso 50.001

Abraço.

Teste

Teste