quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Jornal Folha da Manhã tenta censurar o Blogueiro Roberto Moraes


O Blog se solidariza com Roberto Moraes, e adere à campanha da Rede Blog em apoio ao professor.

ROBERTO É REFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO LIVRE, E ISSO INCOMODA MUITO AOS PODEROSOS!

Leia abaixo a narrativa de Roberto sobre o caso:

O blog prova a seus leitores que o processo movido pela Folha da Manhã contra este blog, tem na sua origem, a ameaça contra toda a Rede Blog. A rede construída em Campos tornou-se alternativa à imprensa local e isto ela não aceita.


Na verdade, a população não deseja imparcialidade, o que ela não aceita é a sua manipulação, por isso, deseja ter acesso a mais informações e opiniões para tirar daí, as suas conclusões. Assim a Rede Blog contruiu o seu espaço e hoje faz sucesso.

Esta perda de uma pretéria referência é que o impresso não aceita, por isso, tenta calar os que têm independência para informar e opinar. Simultaneamente em estratégia seqüencial, ela cria um grupo próprio de blogs na tentativa de dividir espaços, com a verdadeira Rede Blog que foi se consolidando, em meio às imensas diferenças e que foi apostando no debate e no enfrentamento das contradições, concepções e opiniões de forma democrática, plural e ampla.

Por tudo isso, a busca que a população da nossa região, especialmente a campista, hoje faz para ter acesso a mais, e variadas informações e opiniões, é na verdade, por si só, um baita avanço, em relação à passividade da leitura de supostas “verdades”, irmã siamesa, de supostas “mentiras”.

Quando o blog diz que o objetivo principal é a censura, o que é incrível em se tratando de uma mídia que deveria defender a liberdade de opinião, ele justifica esta opinião baseada no que consta da inicial do processo, quando a Autora, solicita ao Juízo, uma liminar para impedir divulgação de comentários sobre a autora no blog. Literalmente, o pedido foi assim descrito no processo: "
a concessão de medida liminar, determinando sejam retirados os comentários do blog do réu e que este se abstenha de autorizar a veiculação de qualquer comentário ofensivo a Autora". Se isto não é censura o que será? Quem definirá o que é ou não ofensivo? Dizer que o jornal não diz a verdade é ofensivo? Para ele sim.

Os verdadeiros órgãos de imprensa chegam a defender que na dúvida, deve-se decidir pró-réu, desde que seja a favor da liberdade de expressão.

Mais, com esta ação judicial agora divulgada, o blog explica a série de matérias e notas do jornal contra o blogueiro entre abril e maio deste ano. Na oportunidade, o blog já informava que o jornal usava o IFF (ex-Cefet) como argumento das matérias, quando na verdade, o que o jornal pretendia era atingir o blog e toda esta Rede Blog na sua atuação livre.

Esta argumentação se sustenta na data da entrada deste processo em 23 de janeiro deste ano. Ou seja, antes das matérias, o jornal já manifestava o interesse em calar o blog, seja pela via judicial, seja pela pressão contra, usando para isto o seu veículo de mídia. Nele, o jornal disse o que quis do blogueiro, mas, no blog rejeita qualquer comentário, que não seja de elogios. Muito menos questionamentos.

O blog, na ocasião poderia processar o jornal, mas fez opção pelo debate usando o espaço deste blog, como trincehira não editorizalizada pelo jornal, que já havia resumido o que desejava e ampliado o destaque na ênfase escolhida nas matérias da ocasião. Assim, o jornal iludiu seus leitores falando de algo com interesses diferente da matéria. Isto é o que o leitor tem deixado claro que não deseja. Esta foi a forma como o jornal, fugiu de mais este debate, como nenhum outro, jamais faria: pela porta dos fundos!

PS.: Dentro em breve o blog disponibilizará todo o processo aqui na internet para que os leitores possam acompanhar seus desdobramentos e a incrível história de um órgão de mídia que tenta censurar opinião alheia.

Acesse o Blog do Roberto Moraes clicando aqui

Um comentário:

Ivone Louvain Almeida Rocha dos Santos. disse...

Nota "0"-zero- para toda e qualquer censura nos meios de Comunicação: LIBERDADE É PODER FALAR!
Isto serve também para os BLOGUEIROS que seguem exemplos dos Governos AUTORITÁRIOS E DITATORIAIS, "sentindo-se deuses", moderando/bloqueando, publicando somente os comentários que não os levem à "evidência"...
Medo do quê????
VIVER... JÁ É UM RISCO, MEUS CAROS!!!!!!
"Não aguenta? Para que veio", não é assim o dito popular???????????????

Teste

Teste