segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lula sobre o pré-sal: 'Hoje é um novo dia da independência'


Em programa de rádio, presidente diz que o País precisa aproveitar novo marco regulatório



"Eu acredito que essa segunda-feira, dia 31 de agosto, representa um novo dia da independência para o Brasil", declarou o presidente. "E que o Brasil precisa aproveitar, fazendo um novo marco regulatório, para que a Petrobrás possa ficar mais forte, para que a União posa ser dona do petróleo, para que a gente possa criar um fundo para melhorar a vida do povo."

Lula queria uma partilha dos royalties igual para todos os Estados. Mas os governadores do Rio, Sérgio Cabral, do Espírito Santo, Paulo Hartung, e de São Paulo, José Serra, fincaram pé na compensação aos Estados produtores. Nas áreas já licitadas por regime de concessão, as regras da distribuição dos royalties continua como estão. Os três foram chamados para um jantar com o presidente Lula, ontem, no Palácio da Alvorada, para receber informações sobre os projetos do pré-sal. Eles avisaram que voltariam para os seus Estados após o jantar e, portanto, não participariam da cerimônia de hoje.

A proposta do governo será lançada na forma de três projetos: um criando a nova estatal de petróleo do pré-sal; outro alterando o modelo de contrato de concessão para um sistema de partilha, com as regras de transição do modelo atual para o novo; e o último sobre a criação de um Fundo Social para gerir e distribuir os recursos.

As propostas seguirão para o Congresso hoje mesmo, em regime de urgência constitucional, o que dá aos parlamentares o prazo máximo de 90 dias para aprovar a matéria - 45 dias na Câmara e 45 dias no Senado.


domingo, 30 de agosto de 2009

Auxiliadora entrega cargo de Secretária de Educação

A notícia está no Site Ururau

Confirmando os boatos que circularam na tarde deste domingo (30/08), uma fonte ligada ao governo municipal confirmou ao URURAU a saída da secretária de educação, Maria Auxiliadora Freitas do staff da prefeitura de Campos.

Veja a matéria na íntegra acessando o site:

www.ururau.com.br

Memórias: Santo Eduardo no início dos anos 70

As fotografias antigas continuam aparecendo dos mais inimagináveis locais, e junto com elas, a saudade dos antigos moradores.
Aos jovens, a certeza de despertar, no mínimo, a curiosidade de como era a vida dos moradores aqui nesta época.


Estas fotos foram enviadas pela antiga moradora Valéria Novaes, que reside no Rio de Janeiro, para a contemplação de todos nós.

Alunos do Estefânia Pereira Pinto, em 1973
Desfile Escolar em 1971

sábado, 29 de agosto de 2009

Lideranças se unem para enfrentar pendências em Santo Eduardo



Muitas das vezes as nossas comunidades vivem momentos decisivos, que passam quase sempre por aclamações à sociedade com o tom da urgência e da mobilização. Todos nós, direta ou indiretamente somos atingidos por estas situações, que têm no final sempre vitórias ou perdas.

Pois bem, ontem à noite, na Sede da Associação de Moradores de Santo Eduardo foi feita uma reunião com algumas lideranças locais com o objetivo maior de promover o debate natural sobre as pendências e urgências da nossa comunidadde.

Estiveram presentes nesta reunião, o Supervisor de Serviços da Prefeitura, o Sr. Paulo Beraldi, o Chefe de Divisão e Prevenção da Defesa Civil de Campos, Capitão Joaquim Gomes, o Sr. Adriano Santana, que faz parte da coordenação do Núcleo da Defesa Civil Local (NUDEC), o ex- administrador local, do governo Mocaiber, o Sr. Odato Frankilin, o Diretor do Patronato São José, o Sr. Élson da Silva Leal, o presidente e o vice-presidente da Associação de Moradores, o Sr. Jorge Nogueira dos Santos e Claudeci, entre outros moradores.

A pauta:

Diversos assuntos foram abordados, principalmente as questões de uma possível adequação do Escritório da Nudec em outro ponto, visto que foi pedido o cômodo onde o mesmo se encontrava, que era emprestado pela Farinha Rosa.
Outro assunto foi a questão da Emater, que passa também por problemas de adequação e parece que corre o risco de ser fechada e os funcionários transferidos para Campos, ficando, inclusive, sem energia elétrica há dias atrás.

As soluções:
Capitão Joaquim, disse querer dar outra performance ao núcleo do distrito de Santo Eduardo, reformulando e reciclando o conhecimento da comunidade sobre os assuntos de emergência.

A sugestão, segundo o Capitão Joaquim, está nas mãos do Supervisor local da prefeitura, Paulo Beraldi, para que ele encontre um ponto para a adequação da Nudec o mais rápido possível.

Na questão da Emater, o supervisor informou que no momento, será servida com a energia elétrica que advém do cômodo da futura cooperativa de costureiras, que fica ao lado do atual escritório.

Já sobre o Patronato São José, o diretor informou que a Empresa Furnas, que é uma das entidades que patrocinam o projeto, visitará as instalações para constatar as melhorias que estão sendo feitas na unidade de Santo Eduardo, e que uma empresa que comercializa adubos adotou um hectare da área para servir para testes de produtividade de café.

Outra reunião ficou marcada para os próximos 15 dias, onde serão abordados outros assuntos e colocados em discussão várias pendências da localidade que não foram discutidas ontem.

É assim o caminho, e aposto que serão resolvidos estes e outros desafios, afinal a união faz a força!





sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Gripe suína ultrapassa gripe comum em número de novos casos no mundo

O vírus H1N1, causador da gripe suína, que causou cerca de 2.200 mortes em 177 países, tornou-se o vírus da gripe dominante no mundo, superando o da gripe sazonal (comum), anunciou nesta sexta-feira a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Nos diferentes lugares nos quais se propagou ficou "comprovado que o vírus pandêmico H1N1 se instalou rapidamente e se converteu na cepa de gripe dominante em grande parte do mundo", explicou a OMS em um comunicado.

Até agora, a organização considerava "provável" um domínio do H1N1 a partir do próximo inverno no hemisfério Norte. Segundo os dados publicados pela OMS nesta sexta-feira, a primeira pandemia do século 21 causou a morte de "pelo menos 2.185 pessoas" e 209.438 enfermos em mais de 177 países.

A OMS destaca a capacidade de propagação do vírus que terá uma segunda onda atingindo o hemisfério Norte, com a chegada de uma estação mais fria. Entre as boas notícias, nota que as redes de laboratórios que acompanham o vírus não constataram mutação para uma "forma mais virulenta ou mortal".

Além disso, assinala que "uma enorme maioria dos doentes vêm sendo contaminada por uma forma mais benigna da doença". A OMS previne que em relação à rapidez de propagação, um "grande número de pessoas em todos os países são suscetíveis de contrair" esta gripe, o que poderá ter consequências mais significativas que as observadas durante a primeira onda da doença, na primavera (Hemisfério Norte).

Um dos problemas antecipados pela organização é uma sobrecarga nos serviços de saúde, devido a casos graves. Entre estes últimos, uma proporção importante diz respeito a jovens e a pessoas com boa saúde, o que difere da gripe sazonal. A OMS destacou que em algumas cidades do Hemisfério Sul, 15% das pessoas hospitalizadas tiveram necessidade de receber cuidados intensivos.

Salvar a vida das pessoas gravemente atingidas "dependerá da grande qualidade dos serviços de cuidados intensivos" que serão confrontados a permanências mais longas e caras, explica a organização.

Lembra que as que apresentam mais risco são as com imunidade baixa. As mulheres grávidas estão no topo da lista, o mesmo acontecendo com os que apresentem riscos cardiovasculares, asma, diabete ou que sejam obesas.

Atualmente, a pandemia parece diminuir na maioria dos países do hemisfério Sul (Chile, Argentina, Nova Zelândia e Austrália), o que não é o caso em nações situadas em regiões tropicais (Ásia e América Central), onde a propagação permanece em "nível elevado". No hemisfério Norte, a propagação da gripe H1N1 "permanece globalmente fraca" com exceção do Japão.

Segundo o relatório, o oseltamivir, princípio ativo do antiviral Tamiflu, continua sendo eficiente contra o vírus, com exceções apenas em casos esporádicos.

Folha de São Paulo

RJ e ES na discussão do pré-sal com Lula

O Palácio do Planalto finalmente cedeu ontem às críticas do governador do Rio à apresentação do novo marco regulatório da exploração de petróleo na região do pré-sal, na segunda-feira, e agendou com Sérgio Cabral reunião para domingo, em jantar, na presença dos governadores José Serra (São Paulo) e Paulo Hartung (Espírito Santo). Cabral vai levar a preocupação dos municípios fluminenses e do próprio estado, que podem deixar de receber receita substancial com as novas regras.

Mesmo após o agendamento do jantar, Cabral não mudou o tom de crítica. Reclamou que o projeto do pré-sal foi feito “entre quatro paredes” e reafirmou que não participará da cerimônia para divulgar o modelo de partilha e a criação da estatal que administrará a nova região: voltará para o Rio no próprio domingo.

Os dois se falaram ontem por telefone e Lula teria ficado surpreso por Cabral não conhecer o projeto. O governador vai reivindicar o adiamento da apresentação das regras, para que, antes da entrega ao Congresso, o conteúdo passe por ampla discussão nacional. “Eu não tenho condições de comparecer a um evento que eu não conheço o projeto. Não vou levar pedido, vou levar as minhas ponderações porque isso é um perigo muito grande para o marco regulatório brasileiro”, disse Cabral.

Segundo cálculos do secretário de Desenvolvimento, Julio Bueno, estão em jogo R$ 14 bilhões anuais, arrecadação prevista a partir de 2020, quando poços da nova fronteira petrolífera já estarão operando: “Alguns de nossos campos começarão a entrar em declínio justamente nessa fase. Sem a receita dos royalties, beneficiários do Rio Previdência poderão ser os mais prejudicados”.

O Dia

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dia de Combate ao Cigarro


Seja Nerd. PARE DE FUMAR!

Combate ao fumo

Hoje é o dia nacional de combate ao fumo. O cigarro é um assunto sério que vem sendo combatido com força total pelo governo e pela sociedade. Resolvemos entrar na luta de uma maneira mais bem humorada. Está rolando via twitter esse vídeo do stand-up do Danilo Gentili (do CQC). Se você quer se matar assista ao vídeo e de umas risadas antes. Talvez ele salve a sua vida.

Fluminense segura empate com o Fla e avança na Copa Sul-Americana

No clássico esvaziado da Copa Sul-Americana, o Fluminense fez bom uso do regulamento, empatou por 1 a 1 e eliminou o Flamengo na noite desta quarta-feira, no Maracanã. Na primeira partida, os dois times ficaram no empate por 0 a 0, na "casa do Tricolor".

Ao fim da partida, a torcida tricolor gritou "eliminado" e recebeu de volta o irônico "segunda divisão", referência à última colocação no Campeonato Brasileiro.

REALIDADE DO FUTEBOL CARIOCA!

Prefeitura paga servidores e contratados a partir desta quinta-feira

A Prefeitura de campos inicia nesta quinta-feira (27), o pagamento dos servidores municipais e dos contratados. Os salários serão depositados nos dias 27, 28 e 31, de acordo com o cronograma pré-estabelecido pela secretaria municipal de Administração e Recursos Humanos.

No primeiro dia, receberão os servidores com final de matrícula 0,1 e 2. No segundo dia, final de matrícula 3, 4, 5 e 6. Na segunda-feira (31), último dia do pagamento, receberão os servidores com matrículas terminadas em 7, 8 e 9.

Para o secretário Fábio Ribeiro, com a unificação do sistema de pagamento a folha atinge o valor de R$ 38.389.989 milhões, aquecendo a economia do município. "São 23.859 servidores, entre celetistas, estatutários, cargos comissionados, aposentados e pensionistas e agora, os contratados," informa.

A medida de unificar o pagamento dos servidores, afirma Fábio, foi uma determinação da prefeita Rosinha Garotinho. "Desde o início do ano o governo vinha tentando unificar o sistema de pagamento, mas só agora isso foi possível. Tivemos que investir em equipamento, que estava sucateado, e em treinamento e qualificação da equipe. Eram dois sistemas, a partir de agora, será um só", conclui o secretário.

Site de Campos

Obs: Segundo informações, existem funcionários contratados que não recebem há 3 meses

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Governo e centrais chegam a acordo, e aposentadorias serão reajustadas de acordo com inflação e PIB

O governo aceitou na noite desta terça-feira (25) proposta das centrais sindicais sobre a política de reajustes para aposentadorias acima de um salário mínimo (R$ 465). Ficou acertado que serão concedidos aumentos equivalentes à inflação mais 50% do PIB de dois anos anteriores (em 2011, por exemplo, o cálculo será feito com base no PIB de 2009).
O ganho real desses benefícios em 2010 deve ficar em torno de 2,5%, além da inflação. O ministro da Previdência, José Pimentel, disse que o acordo é "absorvível" pelas contas previdenciárias. O acordo deve ser aprovado pelo Congresso.

O deputado Pepe Vargas (PT-RS), relator do projeto de lei 3299/08, que acaba com o fator previdenciário, deverá apresentar um substitutivo nos próximos dias englobando a nova proposta de reajuste e a adoção do chamado "fator 85/95". O fator em questão refere-se à soma, para fins de aposentadoria, da idade com o tempo de contribuição. Para mulheres esta soma deve resultar em 85 e, para os homens, em 95.

A regra seria um alternativa ao fator previdenciário, mecanismo criado no governo Fernando Henrique Cardoso para desestimular as aposentadorias pelo tempo mínimo de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para os homens). Assim, quanto maior a idade e o tempo de contribuição do trabalhador, maior o valor do benefício.

Concessão
Diante do acordo de hoje, as centrais se comprometem a não insistir na aprovação de três matérias. São elas: o projeto, na íntegra, que acaba com o fator previdenciário; a emenda do senador Paulo Paim (PT-RS) ao projeto de lei 1/07 que garante, às aposentadorias, o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo; e o reajuste de 16,7% para aposentados e pensionistas que ganham mais que um salário mínimo - aprovado pelo Congresso na forma de emenda à medida provisória 288/06 e vetado em seguida pelo presidente Lula.

Folha de São Paulo

UFF e Patrimônio da União assinam contrato de doação de terreno em Campos dos Goytacazes

Foi assinado na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, o contrato de doação de um terreno em Campos dos Goytacazes para a expansão dos cursos da UFF no município. O imóvel foi cedido pelo Patrimônio da União à universidade para a realização do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Estavam presentes na solenidade o reitor da UFF, professor Roberto Salles; o vice-reitor, professor Emmanuel Andrade; o diretor do Polo Universitário de Campos, professor José Luís Vianna; a Diretora da Unidade do Polo de Campos, profa. Leda Barros; a secretária da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Marina Esteves; o assessor do SPU/RJ, Jorge Feijó, o deputado federal Chico D'Ângelo (PT–RJ); e a presidente do Diretório Acadêmico Acadêmico Conceição Muniz de Campos, Lara de Oliveira. Presentes ainda, na delegação de Campos, a Coordenadora de Extensão e representante do curso de Serviço Social, profa. Ana Maria Almeida e professores representantes das coordenações dos novos cursos, de Economia, Ciências Sociais e Geografia.

Para o professor Vianna, a ampliação do polo é fruto de muito trabalho e crença no plano de expansão da universidade. "Esta é uma manhã de agradecimentos. A equipe de Campos está trabalhando incessantemente para que esse projeto saia do papel e possamos dar um retorno a toda a comunidade da UFF."

O vice-reitor Emmanuel Andrade frisou que o Polo Universitário de Campos é exemplo de empreendedorismo. Segundo ele, a universidade está dando respostas aos investimentos do Reuni e parabenizou toda a equipe daquela cidade pelo empenho. "Campos é hoje uma das maiores expansões que temos", salientou.

Lara de Oliveira, que representa todos os estudantes da UFF de Campos (naquele local), lembrou que há 40 anos a universidade tem apenas um curso na cidade. Para Lara, a ampliação do polo fará com que a UFF em Campos esteja mais visível e acessível a toda a comunidade.

O trabalho de equipe de Campos dos Goytacazes também foi lembrado pelo reitor Roberto Salles. De acordo com ele, a assinatura do contrato de doação do terreno representa um esforço conjunto de toda a universidade. Roberto Salles salientou que ainda há muito para ser feito em relação à legalização de terrenos da UFF. "Nem todos os nossos terrenos estão com os documentos em dia. E essa é uma questão que quero resolver ainda na minha gestão."

A expansão do polo possibilitará a criação de mais seis cursos na cidade. No segundo semestre de 2009, estarão implantadas as graduações em Ciências Econômicas, Ciências Sociais e Geografia. Os cursos de Direito, História e Psicologia serão abertos no segundo semestre de 2010 (o mesmo ano). O cronograma prevê o início das obras para novembro de 2009, e sua conclusão para setembro de 2010. O terreno, com mais de 38 mil metros quadrados, está localizado na Avenida 15 de Novembro, 483, Centro.

Colaboração para divulgação desta nota da colaboradora Ana Maria por e-mail.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aneel aprova distribuição de internet e TV por assinatura pela rede de energia

Tomada poderá ligar liquidificador e ser, também, ponto de internet.
Concessionárias terão de criar subsidiárias para entrar no negócio.

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) as regras para o uso da tecnologia conhecida como "Power Line Communications" (PLC) no país - sistema que utiliza a rede de energia elétrica como meio de transporte de sinais de internet, vídeo e voz.

Na prática, o sistema permitirá, assim que implementado, o acesso à internet, ou à TV por assinatura, por meio da rede elétrica - já presente na maior parte das residências do Brasil. "Assim, um ponto de energia pode ser uma tomada para ligar o eletrodoméstico e, simultaneamente, um ponto de rede de dados para a provedora de internet ou TV por assinatura", explicou a Aneel, em nota.

G1.com.br

Internet e Telefone de volta


Ufa!!!

Até que enfim!

Praticamente 2 dias sem telefone e Internet.

Cerca de 30 usuários da localidade ficaram sem os serviços da OI por causa de um caminhão, que com a altura da carroceria fora dos padrões, saiu arrastando todos os cabos que via pela frente.

funcionários terceirizados executando os serviços de recuperação da rede telefônica: 2 dias de trabalho.

É nessas horas que a gente vê que no mundo de hoje não dá mais pra ficar sem comunicação.



segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sem Telefone e Internet

Por essa eu não esperava!

Um caminhão me acordou por volta das 4:50 da madrugada desta Segunda arrastando todos as fios de energia elétrica que via pela frente e o cabo telefônico na rua onde moro. Resultado: estou sem telefone e Internet.
A energia elétrica já voltou, menos mal, mas pelo estrago com o cabo da OI, acredito que boa parte da minha vizinhança ficará sem os serviços de telefonia por tempo indeterminado.
Aja paciência!

Detalhe: todas as noites têm passado vários caminhões vindos do Espírito Santo com cargas suspeitas de irregularidades, e este caminhão, estava com certeza, com a altura fora do limite permitido pelas regras de trânsito. É o que posso concluir!

domingo, 23 de agosto de 2009

Festa do Departamento: bom público, apesar do frio



Apesar do frio de cerca de 16º C., não muito comum para o mês de Agosto em nossa região, pessoas de vários locais compareceram no Bairro Departamento, em Santo Eduardo, para mais uma festa.

Apesar de não contar com uma boa estrutura de palco, os shows aconteceram na forma do improviso em cima de uma carroceria de caminhão. A Prefeitura parece que não está ajudando neste ano as festas de bairro, como disse anteriormente. Tudo bem, essas coisas são assim mesmo..... Aliás, a política é assim mesmo, e todos nós já estamos acostumados com essas coisas.

......Mas voltando a falar da festa.........
Não posso deixar de dar os parabéns ao Grupo de Pagode, com componentes de nossa região, que tocou na noite!
Surpreendeu a muitos pela performance e irreverência!

Coisas de Santo Eduardo.......

sábado, 22 de agosto de 2009

Torcida do Vasco leva quase 80 mil no Maracanã e bate o recorde das 4 divisões do Brasileiro


Uma linda festa!

A torcida do Vasco fez bonito e quebrou o recorde de público das quatro divisões do Campeonato Brasileiro nesta temporada. No total, o público pagante foi de 76.211 e o total de presentes chegou a quase a 80 mil. E superou a marca do confronto entre Flamengo e Atlético-PR, na partida em que o atacante Adriano fez sua reestreia, que foi de 68.217. Além disso, o Vasco passa a ter o melhor público da história da Série B na era dos pontos corridos. O recorde pertencia ao Atlético-MG, que em 2006 levou 74.694 pessoas no empate por 2 a 2 com o América-RN.

Acidente de trânsito em Santo Eduardo





Mais um acidente ocorrido em nossas vias.
Mais um acidente que poderia não ter acontecido, mas que devido à imprudência de nossos condutores não pode ser evitado.
O jovem José Carlos Lopes de Freitas, de 17 anos escapou, literalmente da morte na tarde deste Sábado em Santo Eduardo. Ele conduzia uma Biz no sentido Santo Eduardo - Ponte do Itabapoana quando na esquina perdeu a direção e bateu de frente no veículo Fox que vinha no sentido Santo Eduardo.
Detalhe: o rapaz estava sem capacete, é menor, e estava em velocidade alta para os padrões de uma via local.

A culpa é só dele?
Não, é claro!
Se tivéssemos sinalização em nossas vias, placas de advertência, redutores de velocidade, e etc. poderíamos ter evitado mais esse acidente, que por sorte não teve um final mais triste.

Mesmo estando consciente, o jovem foi recolhido ao Hospital de Santo Eduardo que o encaminhou ao Ferreira Machado para uma melhor averiguação do seu estado, devido o mesmo ter apresentado um hematoma na cabeça e estar expelindo sangue pelo nariz.

Santo Eduardo irá ganhar Cooperativa de Costureiras

Costureiras de Santo Eduardo atentas às explicações sobre o sistema de cooperativas de trabalho e renda.


Parece que agora falta muito pouco para que venha a ser implantado uma cooperativa de trabalho em nossa região.
Aconteceu hoje pela manhã uma reunião na Sede da Associação de Moradores com a presença de várias costureiras da localidade e também de lideranças da comunidade. Entre elas, a Diretora de projetos de Convênios e Cooperativas, Giselda Leão, e do Diretor de Departamento de Empregos da Prefeitura de Campos, José Alberto Nogueira Pereira, que ressaltou em seu discurso a importância desses projetos como instrumento para geração de trabalho e renda em comunidades carentes do município de Campos.
Na oportunidade foi informado para os presentes que a futura produção será toda absorvida pela empresa Dorel Brasil, Indústria que fabrica produtos infantis, como cadeirinhas para carro de bebês, entre outros produtos, e que a empresa também promoverá 2 meses de treinamento remunerado para as costureiras.

Na foto, a Diretora Giselda Leão explica para as costureiras como funciona o sistema de cooperativas.

O espaço onde será implantada a Cooperativa está praticamente pronto, faltando apenas alguns detalhes mínimos, e foi cedido pelo empresário Édson Nogueira, proprietário da Empresa santoeduardense Farinha Rosa e atual vice-prefeito do município capixaba de Presidente Kennedy.
Amplas instalações da futura cooperativa, que adequou telhas transparentes para a capitação da luz natural, medida considerada ecologicamente correta, que proporciona economia de energia elétrica.

Segundo informações da Diretora Giselda Leão, a intenção é que em meados de Outubro já esteja tudo certo para o início das atividades da cooperativa e que também será formado um conselho fiscal com pessoas da comunidade para o acompanhamento do projeto.

A intenção da cooperativa é absorver mão-de-obra local, de Santa Maria e de Espírito Santinho.

Cancelados os Desfiles em comemoração ao 7 de Setembro em bairros e Distritos de Campos

A secretaria municipal de Educação definiu nesta sexta-feira, que não vai haver desfile cívico nos bairros e localidades em comemoração ao Dia da Pátria, 7 de Setembro. A orientação da secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, é que as escolas façam um ato cívico nas próprias unidades, despertando o sentimento de patriotismo nos cerca de 54 mil alunos da rede municipal de ensino.

Esta é mais uma medida para proteger os alunos do vírus influenza, causador da Gripe A (H1N1). A prefeitura ainda está analisando se vai realizar o desfile cívico na Avenida 28 de Março. A decisão será informada na próxima semana.

Auxiliadora está orientando os gestores das unidades a tocar o Hino Nacional diariamente. "Não vemos mais isso nas escolas. Através do Hino Nacional, as crianças podem conhecer a história do próprio país e desenvolver amor e respeito pelo Brasil", disse. Além do Hino Nacional, a secretária solicitou que sejam preparadas atividades pedagógicas, de forma intensa, abordando a importância do tema.


Obs: Muito inteligente esta medida adotada pela Secretária de Educação.

Há tempos que estes "desfiles" nos distritos não transmitem nada de patriotismo para ninguém que se propõe a assisti-los ou construí-los, mediante os temas que são impostos pela Secretaria de Educação de Campos.

Na década de 80 o Hino Nacional era tocado regularmente nas escolas e pelo menos na Semana da Pátria ensaiávamos em frente ao mastro da Bandeira Nacional o Hino da Independência, que foi esquecido por completo nestes desfiles, que de Cívicos não tem nada, pelo menos nos Distritos de Campos é o que se vê.

Ainda na década de 80, época da Ditadura Militar, tão criticada pelas atrocidades cometidas com a população como um todo, pelo menos os jovens eram ensinados a terem respeito e amor pelo país. Nas escolas, tínhamos as disciplinas de E.M.C. (Educação Moral e Cívica), e OSPB (Organização Social e Política Brasileira) que contribuíam, ao meu ver, para uma postura mais patriota, mais reflexiva sobre o nosso país, o que não se vê mais nessa geração que é estimulada todos os dias ao desrespeito com os Símbolos Nacionais, e o que é pior, muitas vezes pelos próprios governantes.

Parabéns Auxiliadora!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

14ª Festa do Bairro Departamento começa nesta Sexta-Feira

Movimento da Festa ano passado.

Apesar de não contar com o apoio da PMCG, que segundo informações não está ajudando a festividades de bairros em todo o município, a já tradicional 14ª Festa do Bairro Departamento vai acontecer neste final de semana e Domingo em Santo Eduardo.

Foram confirmadas várias atrações, entre elas estão:

Alcimar Gomes, Eliseu do Valle, Édson e os Batatas e um Show de pagode.

No mais, é aquilo de sempre, quem faz a Festa é o povo!

Obs: A Associação de Moradores está apoiando a Festa e prometeu ajudar na organização.





Polícia Federal reabre 600 vagas de Agente e Escrivão

Departamento de Polícia Federal
Inscrições
Até 20 de agosto
Salário
R$ 7.514,33
Vagas
600
Taxa de inscrição
R$ 110
Prova
13 de setembro
O Departamento de Polícia Federal reabriu as inscrições para os dois concursos públicos, um para 400 vagas de escrivão e outro para 200 vagas de agente da polícia federal. De acordo com o Cespe/UnB, organizadora do concurso, a decisão foi tomada em função de problemas técnicos de acesso ao sistema de inscrição.

As inscrições podem ser feitas através de duas páginas eletrônicas (www.cespe.unb.br/concursos/dpfescrivao2009 ouwww.cespe.unb.br/concursos/dpfagente2009), até as 23h59 (de Brasília) desta quinta (20). A taxa é de R$ 110,00. As seleções terão duas etapas.

Veja aqui o edital para escrivão

Veja aqui o edital para agente

Caminhão roubado em Cardoso Moreira é encontrado em Santo Eduardo


A notícia passou na Inter TV, que não pega aqui em nossa região.

Clique no link abaixo e confira a reportagem:

http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=4747

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mais de 10 mi de brasileiros já tiveram DST, diz estudo



Pesquisa encomendada pelo Programa Nacional de DST-Aids mostra que 10,3 milhões de brasileiros já tiveram sintomas de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e que os primeiros problemas começam cedo. Segundo o estudo, 8,9% dos homens entre 15 e 24 anos disseram ter apresentado sintomas. "É um dado que preocupa, sobretudo diante da constatação de que DSTs aumentam em até 18 vezes o risco de infecção pelo HIV", disse a coordenadora do programa, Mariangela Simão.



O estudo também mostra que o brasileiro resiste em procurar médico nessas situações - e quando o faz, é mal orientado. Um em cada quatro homens, ao ter os sintomas, procurou o balconista da farmácia em vez de um médico. Do grupo que procurou os médicos, só 30,2% foi orientado a fazer teste de HIV. A situação foi pior no aconselhamento sobre sífilis: só 24,3% dos infectados foram aconselhados a fazer o exame. "É preciso que os médicos estejam mais atentos", afirmou Mariangela.

Entre as mulheres, a situação é melhor. Das que tiveram sintomas, 11,4% não procuraram tratamento. Entre as que procuraram, a maioria (74,7%) buscou o médico. Mas as orientações recebidas também deixaram a desejar: apenas 30,7% foram aconselhadas a fazer o teste de HIV e 22,5%, o de sífilis. O correto seria o profissional, além de indicar tratamento, orientar o paciente a usar preservativo, a comunicar seu parceiro e a fazer testes de HIV e de sífilis

Nova Escola será incorporado aos salários da Educação

O secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, acompanhado da secretária de Educação, Tereza Porto, e do secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, anunciou nesta terça-feira (18/08) a incorporação integral, até 2015, do Nova Escola ao vencimento-base de todos os servidores da Educação. O projeto de lei já foi encaminhado à Assembleia Legislativa.

Segundo Sérgio Ruy, em outubro, funcionários ativos e inativos e pensionistas – mesmo os que não recebiam a gratificação – terão R$ 100 acrescidos a seus salários. A incorporação do benefício será anual, até que seja atingido o valor máximo de R$ 217,54 para servidores de apoio (administração, conservação e serviços gerais) e R$ 435,10 para os professores.

Tereza Porto destacou que o plano, compromisso de campanha do governador Sérgio Cabral, visa atender principalmente os inativos e os mais de 18 mil professores convocados pela atual gestão, que não recebiam o abono.

Para cumprir o objetivo, foi preciso balancear a despesa, preservando o equilíbrio financeiro do RioPrevidência, já que a gratificação não era paga aos inativos e pensionistas da Educação. A incorporação do benefício vai gerar despesa adicional de mais de R$ 48 milhões ao órgão. Com os ativos, serão gastos mais R$ 30 milhões.

Devido ao volume de gastos, a Secretaria de Planejamento optou por reduzir o interstício – a cada 5 anos, os profissionais da área são promovidos e recebem o aumento – de 12% para 7,5%. A estimativa é que, até dezembro de 2015, a despesa acumulada seja de R$ 3,4 bilhões. Sem o reajuste, o valor chegaria a mais de R$ 6,8 bilhões.

Obs: coitados dos profissionais de Educação deste Estado, que cada vez mais são feitos de idiotas!

Ah que saudade dos tempos do Brizola!

Incorporação integral até 2015, Cabral?

Ninguém merece uma notícia dessas!

Retificação cadastral do Cartão Cidadão no prédio do SAC no Centro de Campos

Informação colhida no Site de Campos, que repasso:

A partir desta quarta-feira (19), 24 mil cadastrados no Programa Campos Cidadão, que, dentre vários benefícios sociais previstos, contempla a população com o Projeto Passagem a R$ 1, deverão se dirigir à Praça São Salvador n° 41, no centro, prédio onde funciona o Serviço de Atendimento ao Cartão Cidadão (SAC), para retificar dados cadastrais. O atendimento será feito das 8h às 17h de segunda à sexta-feira.

Com a correção de informações, como número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade, os cadastrados receberão um cartão provisório, que dará direito à tarifa subsediada até que o cartão definitivo seja entregue. "A preocupação da Prefeita Rosinha Garotinho é não deixar ninguém sem cartão. Por isso, em parceria com a Empresa Municipal de Transportes e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campos, vamos realizar este atendimento, que só terminará quando todos tiverem os cadastros regularizados", disse o gerente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal.

Segundo Ranulfo, oito mil pessoas com informações cadastrais incorretas, que informaram telefone no formulário de cadastramento, serão contactados pelo Call Center e comunicados do dia e horário para se dirigirem ao posto do SAC. "É importante comunicar a população que o cadastramento continua sendo feito no Serviço de Atendimento ao Cartão Campos Cidadão, que funciona no térreo do Edifício Cidade de Campos, na Praça São Salvador", destacou Ranulfo, informando ainda que, dos 190 mil usuários já cadastrados no programa, 160 mil já estão usando o Cartão Campos Cidadão.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Instituto Profissional São José amplia projetos em Santo Eduardo

O Instituto Profissional São José, com Sede em Campos, aumentou o número de projetos de jovens atendidos e expandiu as atividades para Santo Eduardo. A entidade desenvolve na localidade o projeto ‘Ampliando Horizontes’, que assiste cerca de 180 menores.

Sr. Élson, discursando na última sessão de entrega de certificados aos alunos no final do ano passado em Santo Eduardo.

O presidente do instituto, Élson da Silva Leal, ressaltou que a exigência principal para os menores é estar matriculados em escolas públicas. Ele ressaltou que no projeto Reforçando e Aprendendo aproximadamente 50 crianças recebem aula de reforço escolar, atividades extracurriculares, lúdicas, entre outras. Os jovens são assistidos também com complemento disciplinar e fazem cursos semiprofissionalizantes como: informática, manicure, pedicure, cabeleireiro e arquivista. “Os menores são assistidos diariamente, das 13h às 17h”, informou.

O projeto ‘Ampliando Horizontes’ é considerado por Leal como “A Menina dos Olhos”, do instituto. Segundo o presidente, além da expansão dos trabalhos do São José para a área rural, a proposta é despertar nos jovens a vocação pela atividade agrícola e reduzir o êxodo rural. “Eles recebem aulas práticas e teóricas de técnica agrícola”, disse, acrescentando que os adolescentes aprendem a manusear o solo, preparar a semente, a finalidade da raiz, caule e folhas, entre outras informações.

Ele disse ainda que este projeto está dando continuidade ao “Volta do Café”, implantado pelo ex-governador, Anthony Garotinho no primeiro mandato como prefeito. Neste novo projeto, já foram plantadas cinco mil mudas de café, mas a proposta é chegar a 30 mil pés. “Além das atividades agrícolas, eles recebem aulas de reforço escolar, informática, recreação e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por pedagogo, assistentes sociais, instrutores de informática”, disse Élson, acrescentando que os menores recebem uma bolsa de R$ 150.

Carla Rúbia Paixão

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Debate em torno de suposta reunião entre Dilma e Lina Vieira é de "uma pobreza muito grande", diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (17) que considera uma "pobreza muito grande" o debate criado em torno das versões da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre um suposto encontro que teriam tido no final do ano passado.

No encontro, segundo Lina, a ministra teria pedido agilidade em auditorias nas empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega que a reunião tenha ocorrido.

"O Brasil tem coisas muito mais sérias e importantes para discutir. Acho uma pobreza muito grande um assunto como esse estar na pauta da política brasileira", disse Lula, após cerimônia de assinatura de acordos com o presidente mexicano Felipe Calderón, em Brasília.

Você concorda com o presidente!

Retorno às aulas em Santo Eduardo com poucos alunos

O retorno dos alunos das redes municipal e estadual em Santo Eduardo não foi como se esperava.
Muito poucos alunos mesmo.

Resta saber: será que é por medo da Gripe Suína, ou seria a velha história em que na primeira semana quando se retorna às aulas o movimento é assim mesmo?

Segundo a Direção do Colégio Estefânia, "há um ou outro aluno agora pela manhã no Colégio".

Já em Santa Maria, o Colégio Dr. José Pereira Pinto apresentou uma presença de cerca de 50% dos alunos nesta manhã.


domingo, 16 de agosto de 2009

Frei Betto: Mobilizações populares

Reforma agrária pode ser a solução para o desemprego e a violência


Desde 10 de agosto, mais de 3 mil trabalhadores sem-terra estão acampados em Brasília para, de novo, alertar o governo federal sobre uma questão que, no passado, foi considerada prioritária pelo PT: a reforma agrária. Apesar das políticas sociais, 31 milhões de brasileiros(as) continuam a sobreviver na miséria. E a violência dissemina o medo por nossas cidades.

O manifestação dos sem-terra reivindica do governo muito pouco, sobretudo se comparado aos incentivos concedidos a empresas que degradam a Amazônia e a usineiros que, em latifúndios, mantêm trabalhadores em regime de semiescravidão.

É urgente assentar mais de 100 mil famílias sem-terra acampadas pelo país afora. E cuidar das 40 mil famílias assentadas apenas no papel, à espera de recursos para investirem em habitação, infraestrutura e produção.

O País não tem futuro sem mudar a estrutura fundiária. Dois problemas crônicos encontrariam solução se nosso país não tivesse tanta terra ociosa: o desemprego e a violência urbana.

O acampamento se encerra no próximo dia 21. Até lá haverá debates sobre conjuntura agrária, meio ambiente, Previdência Social e juventude, além de ato em comemoração dos 25 anos do MST e em defesa do petróleo.

E no dia 7 de setembro, em todo o Brasil, o 15º Grito dos Excluídos, promovido por várias entidades, inclusive a CNBB, terá como tema “Vida em primeiro lugar – a força da transformação está na organização popular”. O objetivo é arrancar a população do imobilismo e ressaltar a importância de se fortalecer os movimentos sociais para consolidar nossa democracia e conquistar soberania.

sábado, 15 de agosto de 2009

Guerreiro, Vasco faz do Canindé sua casa e vence a Portuguesa de virada

Após estar perdendo por 1 a 0 e ver a Lusa dominar o jogo, Cruzmaltino reage e conquista vitória por 3 a 1 com gols de Gian, Adriano e Elton

A Portuguesa chegou a ter o domínio total da partida, mas o Vasco foi guerreiro, não desistiu e conseguiu vencer por 3 a 1, de virada, na tarde deste sábado, no estádio do Canindé, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Dos quase 10 mil espectadores do jogo, pelo menos 50% foram de fanáticos pelo clube carioca. Não à toa, o grito deles no final da partida era: “Aha, uhu, o Canindé é nosso”.

RECEITA BÁSICA PARA ESTAR MAIS SAUDÁVEL E RESITENTE A GRIPES


O melhor que nós podemos diante deste quadro de incertezas é reforçar o nosso sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular a nossa imunidade, preparando as células brancas do sangue (neutrófilos)e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.
Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.
Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento) .

· Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

· Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

· Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema munológico.

· Coloque bastante cebola na sua alimentação.

· Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

· Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

· Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

· Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

· O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral,assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

· Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

· Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de vc.

(uma pequena contribuição para vc enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho). Se achar útil por favor repasse
aos seus amigos...

Prof. Dr.. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional
Faculdade de Medicina - Unaerp
Fone: 36036744 ou 36036795

Por favor, cuidem-se e alertem família e amigos a situação realmente está grave mas a tv não está noticiando!

Evitem locais aglomerados e, hospitais se não tiverem realmente com os sintomas (febre repentina de 39º, mal estar, fortes dores no corpo, tontura) e importantíssimo ; álcool gel e muita higiene;

Lembro que Farmácias Manipuladoras tbm preparam esse álcool e em embalagens de bolso para que possam carregá-lo.

Cidac: Capacitação Profissional à distância para Santo Eduardo e Santa Maria

O Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) lança hoje, sábado, Dia da Informática, uma página eletrônica na Internet, que ficará hospedada no portal da Prefeitura de Campos. De acordo com o presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal, a nova ferramenta servirá para que os investidores de diferentes partes do país possam conhecer o potencial do município e da região. O Site apresentará um mapa pormenorizado sobre o município, tanto na área urbana quanto na rural, além de outros indicadores, como o PIB, renda per capta, emprego, mercado de trabalho e demografia, além de uma parte sobre estudos técnicos mostrando a nova configuração regional do espaço produtivo e Campos no novo roteiro mundial.
Segundo Ranulfo Vidigal, presidente do CIDAC, está sendo feita uma parceria entre o Órgão e o coordenador da área de Desenvolvimento Econômico, Eraldo Bacellar, para que, futuramente, a página contenha informações estratégicas sobre o Fundecam.

Outra parceria que será desenvolvida com o Cidac se refere à capacitação profissional à distância, principalmente, para os moradores dos distritos. Ele disse ainda que as existem áreas que estão pouco cobertas em Campos na questão da capacitação, como os distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, e por isso, a intenção é fazer um projeto piloto para atender estes dois distritos.

Boa Notícia!

Acesse o site e confira: www.campos.rj.gov.br/cidac.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Espírito Santinho: morre a primeira vítima na região por suspeita de gripe suína

Um absurdo total! é essa a conclusão que se pode tirar diante de tamanha tragédia!

Como é que uma pessoa que fica internada todos esses dias num Hospital e não se tem certeza se ela tinha ou não a gripe suína? Isso é preocupante!

Estamos reféns de uma situação que passa pela inexperiência com uma nova doença ou com o despreparo da nossa Rede de Saúde de Campos?

A pergunta fica no ar.

Detalhe: O caixão da jovem do Espírito Santinho veio lacrado e o enterro foi às pressas pela manhã em Santa Maria.

Leia a notícia do site de Campos sobre o caso:

Mais uma morte por suspeita de gripe suína está sendo investigada pela secretaria municipal de Saúde, em Campos. A jovem Erinete da Silva Crespo, 21 anos, de Espírito Santinho, que foi internada grávida no dia oito de agosto, faleceu na tarde desta quinta-feira (13), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Plantadores de Cana. Quando foi internada, ela foi submetida a uma cesariana com 38 semanas de gestação. O bebê é um menino de três quilos e passa bem. A morte de Erinete é a sexta por suspeita da gripe, no município, sendo quatro grávidas (uma de Cambuci), uma senhora de 53 anos e um jovem de 29.

Ao todo, 24 pessoas continuam internadas nos hospitais públicos e particulares do município, sendo nove gestantes e a mesma quantidade de crianças. No Hospital Plantadores de Cana, oito grávidas continuam internadas e uma, de 15 anos, entrou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outra gestante está internada no Hospital da Unimed, onde também estão uma criança e um adulto na UTI. "Duas pessoas que estavam internadas lá, tiveram alta".


No Hospital Dr. Beda, três adultos estão internados, sendo que um é paciente especial e está na UTI. "No Hospital Geral de Guarus, tem um adulto de 40 anos e uma criança de um ano e três meses internados e, no Hospital Ferreira Machado, duas crianças continuam internadas na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip)".

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, três crianças estão internadas na Clínica Lília Neves e duas estão na Beneficência Portuguesa. No Prontocárdio, também, está internada uma enfermeira. A secretaria de Saúde tem tomado uma série de medidas para evitar o contágio do vírus H1N1 e orientado à população sobre medidas preventivas, como lavar bem as mãos com água e sabão e evitar locais fechados de grande aglomeração.

A secretaria de Saúde, também, vem promovendo uma série de treinamentos para os profissionais da área no sentido de que todos estejam preparados para atender aos pacientes com suspeita da gripe. Na segunda-feira (17), os médicos-obstetras estarão reunidos no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, a partir das 19h. Na terça-feira (18), será a vez dos médicos intensivistas debaterem casos de pacientes que faleceram ou estão internados nas unidades de saúde do município.

Na quarta-feira (19), às 18h, estarão reunidos no mesmo local os médicos-pediatras que assistirão a palestra com a chefe do setor de Infectologia Pediátrica do Hospital Menino Jesus, no Rio de Janeiro, Marisa Aloe. Para finalizar o ciclo de palestras, na quinta-feira (20), estarão reunidos os clínicos para um treinamento com o médico Luiz José de Souza, responsável pelo Centro de Triagem, que funciona no Hospital Plantadores de Cana.

Notícia do site de Campos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ministério Público Federal pede a paralização das obras do Mineroduto Minas-Rio

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF) ajuizou ação civil pública perante a Justiça Federal em Belo Horizonte para impedir a continuidade das obras de instalação do Mineroduto Minas-Rio. São réus, na ação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Estado de Minas Gerais, a MMX Minas-Rio Mineração e Logística Ltda, a Anglo Ferrous Minas-Rio Mineração, a LLX Açu Operações Portuárias S/A, a LLX Minas-Rio Logística Comercial Exportadora S/A e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do Rio de Janeiro.
O Mineroduto Minas-Rio é um empreendimento minerário composto por três elementos: a mina, de onde será extraído o minério; o mineroduto propriamente dito, com cerca de 500 km de extensão; e o porto de Açu, construído especialmente para viabilizar a exportação do produto. A mina está localizada em Minas Gerais, o porto no Rio de Janeiro. Ligando os dois extremos, o mineroduto, que começa em território mineiro, no Município de Conceição do Mato Dentro, e termina em território fluminense, justamente no Porto de Açu, em São João da Barra/RJ.
Para o MPF, é óbvio que essas estruturas não existem de forma independente; elas são indissociáveis, uma não funciona sem a outra. "No entanto, o procedimento de licenciamento foi fragmentado. Apesar de ser um empreendimento único, a mina vem sendo objeto de licenciamento pelo Estado de Minas Gerais; o mineroduto foi licenciado pelo Ibama, como se tal duto pudesse funcionar sem o minério que provém da mina, e, finalmente, o Porto de Açu vem sendo licenciado pelo Estado do Rio, através do Inea".
A fragmentação do empreendimento foi totalmente ilegal, sustenta o MPF. "Um empreendimento que irá gerar impactos em mais de uma unidade da federação, com significativa degradação ambiental, atingindo localidade reconhecida pela UNESCO como reserva da BIOSFERA, comunidades tradicionais, áreas de Mata Atlântica em estágio primário, áreas de preservação permanentes, além do próprio mar territorial brasileiro, deve, por força da legislação nacional, ter o processo de licenciamento conduzido pelo Ibama. Em inusitada decisão administrativa, o empreendimento foi fracionado, gerando graves consequências.", sustenta a procuradora da República Zani Cajueiro Tobias de Souza.
No caso do Ibama, há ainda a agravante de que as licenças do mineroduto foram concedidas de forma açodada, inclusive com lacunas no EIA/RIMA, o qual foi analisado por equipe técnica multidisciplinar sem a formação exigida.
Pede ainda que, ao final da ação, seja decretada a nulidade dos procedimentos de licenciamento e das licenças concedidas até o momento e que seja declarada a atribuição do Ibama para realizar o licenciamento do empreendimento, considerando-o como um todo único e indissolúvel formado pelo conjunto Mina-Mineroduto-Porto.

Maria Célia Néri de Oliveira
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais

Justiça devolve mandato ao prefeito de Apiacá

Uma semana depois de ter o mandato cassado, o prefeito de Apiacá José Chierici Filho e o vice, Acyr Baptista Laurindo, ganharam o direito de retornar aos cargos. A decisão monocrática e provisória é do juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Dair José Bregunce de Oliveira.

O juiz também deferiu liminar favorável aos quatro vereadores que haviam sido cassados na última quinta-feira pela juíza titular da 43ª Zona Eleitoral do município, Kelly Kiefer. Com isso, os vereadores Márcio José de Mello Chierici, Rui Gomes da Silva, Edmar Araújo Oliveira, Sebastião Carlos Pedrosa voltam à Câmara.

Aliviado pela decisão que o leva de volta ao cargo, José Chierici afirmou que foi vencida a primeira batalha, já que trata-se de uma liminar, e espera que a decisão final para que ele possa permanecer no cargo seja mantida. "Todo aquele factóide que foi montado e que resultou na cassação do meu mandato está começando a desabar", desabafou o prefeito.

A cassação realizada na última semana tem base em um inquérito da Polícia Federal que alega que os envolvidos durante a campanha do ano passado praticaram abuso de poder econômico e de autoridade. Eles teriam fornecido materiais de construção e realizado reforma na casa de eleitores.

Gazeta online

Teste

Teste