sábado, 31 de outubro de 2009

Vereador Altamir Bárbara perde mandato em Campos


O vereador de Campos, Altamir Bárbara (PSB), perdeu o mandato nesta semana. Em seu lugar entra o suplente Alciones de Rio Preto.
Alciones de Rio Preto
Bárbara teve suas contas de campanha rejeitadas. Prolongou sua permanência no legislativo por meio de um mandado de segurança.

Informações colhidas no Blog do Jornalista Roberto Barbosa

Desentupimento de manilhas: alivío para moradores afetados

Mesmo com uma certa demora, visto que as urgências em todo o município não devem ser poucas, e para piorar a situação, ainda somos o Distrito mais longínquo da sede, enfim, o serviço de desentupimento da manilha que corta toda a extensão da Rua Margem da Linha, no Bairro São Sebastião, em Santo Eduardo foi executado.
Segundo informações, havia dentro da manilha até pedaços de tecido, latas e etc..... ou seja, lixo residencial. O que deu também para perceber nitidamente é que o tamanho destas manilhas não estão adequadas à demanda das residências e não dão conta das águas das chuvas o que nos leva a pensar que se não for feito uma obra com novas e maiores manilhas o problema pode voltar, principalmente se a população não colaborar e continuar a jogar lixo nas margens dos valões e na rua.
A questão é complexa e nestes casos sempre não existe um só culpado, essa é que a verdade.
Funcionários da Águas do Paraíba executando o serviço hoje na Rua Margem da Linha.

Aspecto da perfuração que teve que ser feita na manilha por onde entrou o tubo que desentupiu e resolveu o problema que tanto afligia os moradores.
Na foto, o Supervisor de Serviços local, Paulo Beraldi, (de camisa vermelha) recebeu a equipe da Empresa Águas do Paraíba que executou o serviço, e segundo ele, o serviço foi liberado para ser feito hoje somente pelo entendimento da situação de gravidade da parte do Sr. Jucélio, que é m dos diretores da Empresa. O supervisor também fez questão de informar que se não fosse também a intervenção direta de várias autoridades, como a do Secretário de Governo Roberto Henriques, que agilizou os contatos, e os esforços dos coordenadores setoriais, Robert Ganilho e Charles Guerreiro, poderia levar ainda mais dias para o serviço vir a ser concluído.
o Nudec também participou, mobilizando, informando e dando apoio aos afetados para que a situação fosse revertida o quanto antes.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Universitários com bolsas de estudo da Prefeitura atuam na Saúde e na Educação

As secretarias de Educação e de Saúde de Campos, responsáveis pelo Programa Saúde na Escola, estão definindo a atuação de 117 acadêmicos de Odontologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas e Clubes da Terceira Idade do município. Os acadêmicos são beneficiários do novo Programa de Bolsas de Estudo da Prefeitura de Campos.

Eles terão que dar a contrapartida ao município, de acordo com a lei nº 8.080/2009, o que, segundo a secretária de Educação, Joilza Rangel, acarreta benefícios para o bolsista e para o município. "A contrapartida permite que o bolsista desempenhe a atividade na qual está se especializando e ajude a população, ao mesmo tempo em que ele responde aos investimentos que o município faz em seus estudos", pontuou Joilza.

Os alunos do 9º período da Faculdade de Odontologia de Campos vão atuar nos Postos de Saúde e no Centro de Referência do Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA). Os bolsistas do 7º e 8º períodos atuarão nos Clubes de Terceira Idade, enquanto os do 5º e 6º ficarão nas unidades escolares, realizando levantamento epidemiológico para Odontologia Preventiva. Universitários do 3º e 4º período vão auxiliar no Projeto Saúde Bucal, da secretaria de Saúde, com escovação supervisionada, palestras, aplicação de flúor e prevenção do câncer de boca. Já os alunos do 2º período vão atuar no preenchimento dos prontuários odontológicos.

Notícia extraída do site de Campos

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Manilhamento entope e esgoto invade residências em Santo Eduardo

Quintal invadido por água com esgoto: transtorno, mau cheiro, colocando a saúde dos moradores em risco no Bairro São Sebastião, em Santo Eduardo.

Aspecto de como ficou o quintal das residências afetadas pelo problema.
a coloração da água mostra nitidamente a presença de esgoto sanitário.

O problema é sério. Imagine a sua casa sendo cercada por todos os lados por uma água fétida?
Pois é exatamente isso que está acontecendo com algumas residências na Rua Margem da Linha, no Bairro São Sebastião, em Santo Eduardo.
Fui acionado pelos moradores que estão passando pelo problema e segundo eles próprios também comunicaram ao supervisor local que disse já ter tomado as providências cabíveis para a solução do caso.
A Defesa Civil também já foi informada, ou seja, a questão é de unir forças para que as soluções cheguem o mais rápido possível.

um dos moradores afetados, o Sr. José Cardoso Tardim, teve que fazer uma "barreira" para impedir que a água invadisse a sua casa.
o manilhamento percorre toda a extensão da Rua Margem da Linha até desaguar no valão São Sebastião.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Marcação de consultas online: Hospital de Santo Eduardo incluído no sistema


Campos vai ampliar a marcação de consultas online com mais 11 polos a partir do dia 3 de novembro. O anúncio foi feito pela Superintendência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde durante reunião com os gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O município passará a contar com 17 polos funcionando em diversos pontos, onde poderão ser marcadas consultas para atendimento com profissionais especializados com mais comodidade e rapidez.

“Mais 11 polos passarão a funcionar, o que facilitará muito a vida dos usuários da saúde. Eles não precisarão mais se deslocar para conseguir marcar consultas com médicos especialistas. Basta ir ao polo mais próximo de sua casa e lá mesmo será feita a marcação da consulta nos hospitais especializados. Outro fator importante é a preparação dos funcionários dos polos que vão receber o novo sistema. Estamos realizando a qualificação desde o dia 23”, ressaltou a coordenadora de Regulação Municipal da Secretaria de Saúde, Luciana Moulin.

Divisão regional - Os 11 polos para marcação de consulta foram divididos por regiões e estão localizados em pontos estratégicos do município: Farol, Morangaba, Morro do Coco, Mussurepe, Centro, Santo Eduardo, São José, Serrinha, Tocos, Travessão e Ururaí. Os seis polos já existentes desde Setembro ficam no Hospital Geral de Guarus (HGG), na Santa Casa de Misericórdia de Campos, no Hospital Álvaro Alvim, Hospital dos Plantadores de Cana, Beneficência Portuguesa e no Posto de Urgência (PU) da Saldanha Marinho, no Centro.

Sistema faz parte da “Gestão Plena”

Em recente entrevista, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, disse que este sistema faz parte da Gestão Plena, que é o modelo mais próximo da saúde com qualidade e um compromisso do Governo Rosinha Garotinho. “A prefeitura passará a ter gestão do atendimento, desde o inicial, de ponta, ao final. Vamos transformar o funcionamento da saúde de Campos, tendo como foco a garantia de acesso do usuário ao atendimento. O município passa a regular e fiscalizar os serviços, dando efetividade a todo processo de atendimento junto ao SUS e melhorando a qualidade do atendimento ao campista”, garantiu Hirano.

Obs: Gestão plena na área da saúde realmente é o grande desafio deste governo, pois o que vemos hoje nos Hospitais e UBS conveniados é a falta de médicos para atender a população. No governo anterior, por exemplo, tínhamos no Hospital de Santo Eduardo muito mais médicos atendendo no ambulatório e hoje faltam cardiologistas, urologistas e até pediatras.

A promessa é que esses profissionais cheguem o quanto antes para suprir estas faltas, pois não dá para entender usarem o termo "gestão plena" apenas imaginando que este termo seja empregado na área de marcação de consultas online, pois não é nada inteligente transferir para a cidade o atendimento que deve e pode ser feito aqui.

Outro caso que não podemos esquecer é a promessa da ambulância UTI, visto que foi anunciado no início do ano a aquisição de 55 unidades para o município.

Sem falar também que uma das ambulâncias que servem a unidade está na cidade há cerca de 5 meses para fazer uma manutenção e por lá ficou até hoje.....

Gestão plena na saúde?


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Livro sobre Exu causa guerra santa em escola municipal de Macaé



Antes de mais nada, já passo a minha opinião: É por essas e outras que sou completamente contra às aulas de religião nas escolas.
Escola é para outra coisa, menos para ensinar preceitos religiosos. Cabe aos pais assumirem este papel, não o Estado. Na verdade, é nessas horas que a gente percebe que o Brasil não é um país laico, o Brasil tem um Estado laico, mas o país não é laico porque a sociedade não é laica.

Significado de Laico para quem não sabe:

Em que não há ingerência de alguma religião. As normas e as leis não possuem relação com algum tipo de culto religioso.

O Brasil é um Estado laico, não possui religião oficial.

Leiam a publicação extraída do Jornal O Dia:

As aulas de Literatura Brasileira sobre o livro ‘Lendas de Exu’, de Adilson Martins, se transformaram em batalha religiosa, travada dentro de uma escola pública. A professora Maria Cristina Marques, 48 anos, conta que foi proibida de dar aulas após usar a obra, recomendada pelo Ministério da Educação (MEC). Ela entrou com notícia-crime no Ministério Público, por se sentir vítima de intolerância religiosa. Maria é umbandista e a diretora da escola, evangélica.

A polêmica arde na Escola Municipal Pedro Adami, em Macaé, onde Maria Cristina dá aulas de Literatura Brasileira e Redação. A Secretaria de Educação de lá abriu sindicância e, como não houve acordo entre as partes, encaminhou o caso à Procuradoria-Geral de Macaé, que tem até sexta-feira para emitir parecer. Em nota, a secretaria informou que “a professora envolvida está em seu ambiente de trabalho, lecionando junto aos alunos de sua instituição”. A professora confirmou ontem que voltou a lecionar “Voltei, mas fui proibida até por mães de alunos, que são evangélicas, de dar aula sobre a África. Algumas disseram que estava usando a religião para fazer magia negra e comercializar os órgãos das crianças. Me acusaram de fazer apologia do diabo!”, contou Maria Cristina. Sacerdotisa de Umbanda, a professora se disse vítima de perseguição: “Há sete anos trabalho na escola e nunca passei por tanta humilhação. Até um provérbio bíblico foi colocado na sala de professores, me acusando de mentirosa”. Negro, pós-graduado em ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, o diretor-adjunto Sebastião Carlos Menezes aguardará a conclusão da procuradoria para opinar. “Só posso lhe adiantar que a verdade vai prevalecer”, comentou. Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Sebastião contou que a diretora Mery Lice da Silva Oliveira é evangélica da Igreja Batista. ATÉ CINCO ANOS DE PRISÃO “Se houver preconceito de religião, acredito que deva ser aplicado todo o rigor da lei”, afirmou o coordenador de Direitos Humanos do Ministério Público (MP), Marcos Kac. O crime de intolerância religiosa prevê reclusão de até 5 anos. Em caso de injúria, a pena varia de 3 meses a 2 anos de prisão. O MP poderá entrar com ação pública penal se comprovar a intolerância religiosa. “Caso contrário envia à delegacia para inquérito”, explicou Kac. Alunos do 7º ano leram a obra: referências ao folclore Em 180 páginas, o livro ‘Lendas de Exu’, da Editora Pallas, traz informações sobre uma das principais divindades da cultura afro-brasileira. O autor da obra, Adilson Martins, remete ao folclórico Saci Pererê para explicar as traquinagens e armações de Exu. Na introdução, Martins diz que ele é “um herói como tantos outros que você conhece”. Em Macaé, 35 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental leram o livro. Nas religiões afro-brasileiras, Exu é o mensageiro entre o céu e a terra, com liberdade para circular nas duas esferas. Por isso, algumas pessoas acabam o relacionando a Lúcifer. O presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, garantiu que outros autores de livros, como Jorge Amado e Machado de Assis, sofrem discriminação nas escolas: “As ideias neopentecostais vêm crescendo muito, desrespeitando a lei”. Ivanir explicou que o avanço da discriminação religiosa provocou o agendamento de um encontro, dia 12 de novembro, com a CNBB: “Objetivo é formar uma mesa histórica sobre os cultos afro e estabelecer uma agenda comum”. VIVA VOZ Até mães de alunos me proibiram de falar sobre a África “Acusam-me de dar aula de religião. Não é verdade. No livro ‘Lendas de Exu’, de Adilson Martins, há histórias interessantes, são ótimas para trabalhar com os alunos. Li os contos, como se fosse uma contadora de histórias, dramatizando cada uma delas. Praticamos Gramática, e os alunos ilustraram as histórias de acordo com a imaginação deles. Não dá para entender por que fui tão humilhada. Até mães de alunos, evangélicas, me proibiram de falar sobre a África”. MARIA CRISTINA MARQUES, professora, 48 anos.


domingo, 25 de outubro de 2009

Domingo de agito entre as crianças de Santo Eduardo

Clique na imagem para melhor visualização.

Muita animação neste Domingo em Santo Eduardo com o projeto Brincadeira de Criança.

Se não tivesse feito tanto calor e se os organizadores tivessem anunciado melhor o evento, com certeza, o público seria bem melhor do que o que esteve presente na Praça Nilo Peçanha.
Detalhe: quando a temperatura estava melhorando e praça encheu o evento terminou.
Mas tudo bem, já foi um Domingo diferente em Santo Eduardo.

sábado, 24 de outubro de 2009

"Brincadeira de Criança" neste Domingo em Santo Eduardo.


Depois de ter acontecido no Distrito de Santa Maria no mês passado, agora chegou a vez de Santo Eduardo receber o projeto "Brincadeira de Criança". O evento acontece neste Domingo na Praça Nilo Peçanha.

O projeto é organizado pela Fundação Municipal de Esportes e leva para os Bairros e Distritos brinquedos e muita recreação para as crianças.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Collor toma posse na Academia Alagoana de Letras


Senador por Alagoas, o ex-presidente da República Fernando Collor de Melo (PTB) tomou posse na noite desta sexta-feira (23) como o novo imortal da Academia Alagoana de Letras (AAL). Mesmo sem ter publicado nenhum livro, o ex-presidente foi eleito no último dia 2 de setembro, com 22 votos a favor e oito contra.
Collor assumiu a cadeira número 20 que era ocupada pelo ex-presidente da Casa, Ib Gato Falcão, a quem o senador classificou como o "maior construtor que Alagoas já teve".

Em uma cerimônia concorrida, Collor aproveitou para anunciar que o primeiro livro publicado de sua autoria trará a versão dele sobre o impeachment de 1992. "Todos me perguntam sobre o livro. Ele trará revelações, está pronto e será lançado num momento oportuno", assegurou o senador, sem dar pistas sobre a data de lançamento.

Para concorrer à vaga na Academia, Collor apresentou sete obras, todas impressas por gráficas oficiais e que nunca foram vendidas em livrarias. A última delas foi uma publicação da gráfica do Senado intitulada "Relato para a História", que traz na íntegra o discurso que fez no Senado em 2007 apresentando fatos sobre sua saída da Presidência.

Contendo o choro em três momentos do discurso, Collor ressaltou que assume a vaga na Academia "honrado", já que AAL abrigou durante anos o seu pai, Arnon de Melo. "Aqui sinto-me bem, em casa, e porque não dizer, em família. Essa é uma homenagem a alguém que ao longo de sua vida sempre contribuiu com as discussões de políticas sociais", disse o senador.

Será que a gente merece isso ou só o Estado de Alagoas que merece?

Bom, eu sei que eu não mereço, pode ter certeza!
Portal UOL

Resultado da Enquete sobre a Festa de Santo Eduardo

Muito Boa, melhor do que a do ano passado
13 (33%)
Boa, mas poderia ser melhor
6 (15%)
Regular, muitas falhas, nada de novidade
5 (12%)
Simplesmente não gostei de nada.


Se for a opinião da maioria mesmo, visto que
o público da Internet ainda é meio seletivo,
a imensa maioria não gostou da Festa deste ano.
17 (43%)

Longas horas por dia no computador causam síndrome ocular


A notícia me preocupou bastante, afinal trabalho muitas horas em frente ao computador. Leiam a matéria abaixo:

Dor de cabeça, irritação e desconforto nos olhos. Sintomas que costumam ser confundidos com um simples cansaço podem esconder algo mais sério: a Síndrome de Visão de Computador, doença que pode comprometer o rendimento no trabalho. Especialistas alertam que passar duas horas seguidas em frente à máquina já favorece o surgimento do problema.

A imagem apresentada na tela é formada por pequenos pontos (pixels) que os olhos não conseguem focar de imediato, o que exige trabalho reforçado das vistas. Segundo Juan Jimenez, integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, quando se está com a atenção voltada ao computador, o número de piscadas se reduz, deixando os olhos ressecados. “Recebo muitas pessoas com essa síndrome. A luz do monitor favorece o fechamento da pupila e isso faz o músculo dos olhos trabalhar muito. As pessoas ficam com o rendimento no trabalho comprometido”, alerta

Além do ressecamento, os sintomas mais comuns são sensação de areia, vermelhidão e ‘peso’ nos olhos, dor de cabeça e lacrimejamento. Jimenez lembra que é importante trabalhar com a tela do computador com pouco brilho. Afastar as vistas do monitor a cada meia hora e olhar por uma janela durante 30 segundos também ajuda, pois relaxa a musculatura dos olhos. Além disso, fechar os olhos diversas vezes ao longo do trabalho os humedece.

O tratamento para casos avançados é feito com óculos especiais e exercícios para os olhos. “Os filtros de proteção de tela não adiantam. Pelo contrário: geram imagem dupla e forçam mais a vista”, explica.

O fotógrafo Pablo Nicolas, 31 anos, passa muitas horas por dia em frente ao computador, mas procura descansar os olhos. “Quando fico com os olhos ressecados devido ao excesso de computador, eu levanto um pouco, bebo uma água e tento dar um tempo”.

O Dia

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Emut publica portaria ratificando a garantia da gratuidade para o idoso no transporte público

O presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Mosso, publicou a portaria número 90/2009, no Diário Oficial do dia 20 deste mês, explicitando e esclarecendo todos os detalhes que garantem a gratuidade do transporte público aos cidadãos campistas maiores de 60 anos.

Dentre os esclarecimentos, estão o fato de que os idosos têm direito à gratuidade independente do veículo - ônibus ou microônibus -, além de terem 10% dos assentos destinados a eles e a portadores de deficiência. Paulo Mosso esclarece que a reserva destes 10% dos assentos aos idosos não significa que eles podem ocupar apenas as cadeiras reservadas.

- O idoso que entrar em um ônibus ou microônibus, cujos assentos reservados estão ocupados, continua tendo o direito à gratuidade em qualquer outro assento do veículo e a gratuidade é mantida, caso o cidadão opte por viajar em pé. Todas as empresas serão oficiadas sobre a publicação e, por este motivo, não terão nenhuma desculpa por desrespeitar a lei - garante o presidente da Emut.

A lei federal nº. 10.741/2003, que institui o Estatuto do Idoso, garante no Capítulo X, parágrafo 3º, que "das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte". Já no parágrafo 1º do mesmo capítulo, a constituição garante que "para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade".

Notícia do site de Campos

Enterro de esposa de traficante no Rio de Janeiro: isso é possível?




Recebi esta publicação, por e-mail, da colega e colaboradora Graciele Sacre de Oliveira e compartilho com todos vocês:
No mínimo curioso, no máximo ........

A cova tem a metragem de um quarto...

O caixão está em cima da cama e ela será enterrada com TV gigante de

LCD,cadeiras,cama de casal,todo o seu guarda roupas e sapatos...

Repare que as paredes estão com massa corrida e pintadas.
Há carpete de 1ª linha no chão, espelho, penteadeira, bebidas

importadas...

O povo que foi ao enterro está pasmo olhando na beirada da cova.

E tenho certeza que ninguém irá se aventurar a roubar a tal TV de
LCD.
Olha o Litrão em cima da mesa.

Você prefere rir ou chorar? Esse episódio parece com os enterros de
faraós no Egito.

O dinheiro é roubado, portanto não ligam e esbanjam.

Isso é Rio de Janeiro/Brasil e ninguém merece!

Pobres vão poder voar!

Foi lançado ontem na Feira das Américas 2009, realizada no Rio de Janeiro, o novo programa de parcelamento de passagens aéreas voltado para as classes C e D. Por meio do Vai Voando, o cliente paga a tarifa de 3 a 12 vezes sem juros sem comprovação de renda. O bilhete só é emitido depois de quitadas todas as parcelas. Quem adere leva a vantagem de garantir preços promocionais, sem risco de reajustes.

O programa, cujas tarifas já podem ser consultadas no site www.vaivoando.com.br, opera exclusivamente com a companhia Webjet. Do Rio, os destinos, por enquanto, são: Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. As vôos sairão do Aeroporto Antônio Carlos Jobim.

Segundo o diretor de Planejamento e Novos Negócios da Webjet, Marcelo Rodrigues, o público-alvo do programa são pessoas que têm dificuldade de acesso ao crédito ou possuem um limite muito baixo no cartão para parcelar a compra da passagem. São consumidores que optam por juntar dinheiro e viajam de ônibus, mas que poderiam ir de avião por 20% a mais.

“Os programas de viagens são voltados quase sempre para quem já viaja de avião. Este é o primeiro que vai atrás de um público novo”, explica o diretor da companhia.

De acordo com Rodrigues, enquanto 30 milhões de brasileiros usam ônibus para turismo, apenas 12 milhões voam. Se 5% do público rodoviário aderir, representaria crescimento de 10% para voadoras.

Quem opta pode mudar para um trajeto mais barato e quitar a passagem antes. Já os que pedirem devolução do dinheiro são descontados em 15% de taxa de administração.

O Dia

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PT e PMDB fecham acordo por chapa de Dilma Rousseff em 2010

Brasília - O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Berzoini, informou na noite desta terça-feira que PT e PMDB fecharam acordo para comporem a chapa em que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, concorrerá à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O acordo foi selado após jantar entre Lula, Dilma, as cúpulas dos dois partidos e 11 ministros de Estado. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), é o nome mais provável para ser o vice de Dilma, mas a confirmação oficial só deverá ocorrer no próximo ano.

"Formalizamos o compromisso político que tem por objetivo caminharmos juntos em 2010. Isso representa o acúmulo político dos últimos três anos de governo, um período de coalizão mais consistente e programática", disse Berzoini após reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília. "Projetamos uma aliança firme em 2010. A chapa majoritária tem composição de PT e PMDB, os dois maiores partidos (da base governista)."

De acordo com o dirigente petista, as próximas etapas do acordo confirmado hoje incluirão a proposta de como viabilizar "alianças mais amplas", o apoio dos caciques estaduais em torno do acordo PT-PMDB e eventualmente a reprodução desse alinhamento nos Estados.

"Selamos um acordo político que será submetido às convenções de cada partido. Vamos construir um caminho para em 2010 haver as duas homologações (dos partidos em prol da aliança PT-PMDB)", observou Berzoini.

Para Michel Temer, o acordo entre as duas maiores legendas governistas prevê que ambos os partidos, em conjunto com as demais agremiações governistas, façam a "coordenação de campanha" da ministra Dilma e de seu vice, além de que redijam em conjunto o programa de governo da candidata à sucessão de Lula.

"Houve um pré-acordo no sentido que façamos uma aliança para 2010. O vice é do PMDB", declarou Temer, voltando a defender, como pleiteia o presidente Lula, que a base governista tenha candidato único em 2010. "(O vice será) fruto das circunstâncias políticas do ano que vem. Os outros falam (sobre o meu nome como vice), mas eu não falo."

"Seria útil um bloco com uma candidatura (PT-PMDB) e outro bloco com outra candidatura (PSDB)", ressaltou Temer. Atualmente, o deputado Ciro Gomes (PSB) e a senadora Marina Silva (PV), ambos de partidos da base aliada, são pré- candidatos na corrida pelo Palácio do Planalto.

As informações são de Laryssa Borges, do Terra

Em jogo de cinco gols, Vasco derrota o ABC e já "bate na porta" da Série A


O Vasco deu mais um grande passo rumo à elite do futebol nacional. Num um jogo animado, com cinco gols, o Cruzmaltino derrotou o ABC por 3 a 2, na noite desta terça-feira, no Frasqueirão, em Natal, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e chegou aos 63 pontos, na liderança absoluta da competição. O Guarani, que perdeu para o Paraná, continua em segundo, com 59.
Na próxima rodada, o Vasco recebe o Bahia, no Maracanã. Já o ABC viaja até Campinas para enfrentar o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. As duas partidas serão realizadas no sábado, às 16h10 (horário de Brasília).

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tamanho do texto AA Brasil será 'a grande história' de 2010, diz 'Financial Times'

Um artigo publicado na edição desta terça-feira do jornal "Financial Times" afirma que "o Brasil é a potência do século 21 a se observar".

Assinado pelo comentarista Michael Skapinker, o artigo compara duas visões antagônicas do país - uma negativa, na qual se sobressaem problemas de violência e desigualdade social, e uma positiva, que ressalta uma economia pujante e plena de recursos naturais.

Sem tomar partido por uma das visões, o comentarista diz que o país será "a grande história do próximo ano".

Os fundamentos de sua avaliação foram apresentados por ele em um recente encontro que reuniu jornalistas de diferentes publicações internacionais.

"O Brasil acabava de passar por uma crise financeira em boa forma. O país estava sentado em uma vasta descoberta de petróleo em alto mar. Havia testemunhado a maior abertura de capital do mercado neste ano - os US$ 8 bilhões colocados em bolsa pelo braço brasileiro do Santander. Seria também a sede de dois dos maiores eventos esportivos do mundo: a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016."

Para Skapinker, o outro lado da moeda seria a violência. "Não pude esconder certa palpitação em relação às desvantagens conhecidas do Brasil", diz ele, citando relatos e notícias de furtos, assaltos à mão armada a sequestros.

"Não vi nada disso", diz o comentarista, que recentemente fez sua primeira visita ao Brasil. "Mas dois dias após minha saída do país, enfrentamentos armados entre gangues rivais no Rio custaram pelo menos 14 vidas, incluindo as de três policiais mortos quando o helicóptero em que estavam foi abatido."

Para o comentarista, "é grande crédito do Brasil que, durante vários dias de encontros e entrevistas no Rio e em São Paulo, ninguém negou que o crime violento é uma realidade no país, e pode ter um sério impacto no seu desenvolvimento".

Já pelo lado positivo, diz Skapinker, "o Brasil é um país com imenso potencial, um povo acolhedor e diverso, excelente comida e diversas empresas de porte mundial".

"Diferentemente da China, o Brasil não tem conflitos étnicos agudos e é uma democracia partidária. Os brasileiros reclamam da corrupção de seus políticos, mas apontam que, ao contrário dos Estados Unidos, os resultados das eleições presidenciais - a próxima é em outubro de 2010 - são anunciados rapidamente."

O comentarista acrescenta que a riqueza petroleira, em um país que produz a maior parte de sua energia de hidrelétricas e etanol, representa um "prospecto intrigante".

"Os brasileiros sabem que o petróleo pode ser uma maldição ou uma bênção. A maneira como empregarem sua nova riqueza determinará se o país se tornará uma força no século 21."
O comentarista encerra o artigo retomando sua idéia inicial. "O Brasil será uma grande história - não apenas no próximo ano mas por muitos anos".

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Chuva forte e ventania causam estragos em Santo Eduardo e região.

Clique nas imagens para melhor visualização

O final desta tarde foi de chuva forte e ventania em toda a região norte do município de Campos causando transtorno para muitos. Segundo informações, a RJ-230, estrada que liga Santo Eduardo à BR-101, na altura de São Roque, apresentou inundação em vários pontos dificultando o tráfego naquela região. Em Santo Eduardo, alguns pequenos eventos devido ao vento forte, como o destelhamento da cobertura de um "trailler" na Praça Nilo Peçanha, a queda de duas árvores, uma no início da Rua 13 de Outubro e uma outra por cima de um fusca ao lado do Estádio do Santo Eduardo F.C.
A Ampla interrompeu o fornecimento de energia por cerca de 2 horas.
Já imaginou quando chegar o verão?

sábado, 17 de outubro de 2009

Secretários fazem reunião de trabalho estratégica em Santo Eduardo

Vários Secretários e representantes de setores de várias entidades estiveram neste Sábado no Patronato São José, em Santo Eduardo, reunidos para traçar as diretrizes de trabalho e apontar as soluções para diversas questões que estão pendentes no atual governo.

O secretário de Governo, Roberto Henriques, presidiu a mesa.

A "menina dos olhos" de Santo Eduardo, o Patronato São José, que acampa, instrui e fornece adequação profissional na área da agricultura para 80 jovens da localidade, recebeu neste Sábado, dia 17, uma série de secretários do governo Rosinha, entre outras autoridades, para traçar as diretrizes de trabalho para o próximo ano em nossa região. O encontro foi comandado pelo Secretário de Governo, Roberto Henriques, que convocou e chamou a atenção para a solução de questões que estão ainda "emperradas" na máquina de governo mas que precisam ser solucionadas para o bem de toda Campos.


Uma das ações que mais me chamou a atenção foi o plano mostrado pelo Secretário de Agricultura, Carlos Frederico da Silva Paes, de descentralizar as ações da Secretaria em micro-regiões, disponibilizando maquinário específico para atender os produtores rurais das mesmas.
Aliás, a palavra descentralizar parece mesmo ser a solução para inúmeros problemas que a dinâmica da máquina de governo sempre teve mas que agora com essa mudança de postura nos desperta em tentar imaginar que podem realmente vir dias melhores por aí.

Secretário Carlos Paes," descentralizar as ações da área de agricultura em todo município: uma meta a ser alcançada".

Todos os outros secretários discursaram, e inclusive, vale ressaltar, que alguns disseram que essa era a primeira vez que vinham no distrito, como por exemplo, disse o Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Magno Prisco, que aproveitou a oportunidade e doou material esportivo para os jovens do Patronato.
Doutor Elson da Silva Leal, anfitrião e louvável figura, que começa a despertar a atenção de muitos pelo seu projeto, e que segundo ele, pode servir de modelo para Campos, o Estado, o Brasil e até o mundo.



Acreditar é preciso!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A saga do ônibus de 1 Real

Foto tirada de um celular mostra o registro do DER - ES, comprovando a origem do veículo.

Campos - Santo Eduardo: Tarifa Real = R$ 11,45
Campos - Santo Eduardo: Tarifa paga pelo usuário = R$ 1,00
Total = R$ 12,45

Em compensação, temos todos os dias ônibus em péssimo estado de manutenção mecânica, lotados e atrasados.

A pergunta continua pairando no ar:
Alguém vai tomar uma providência para mudar este quadro?

Vou repetir: se a prefeitura banca R$ 11,45 (que é a tarifa verdadeira) e a gente ainda dá R$ 1,00 de "gorjeta", em tese teríamos que receber um serviço "VIP" não é mesmo?

Acabei de usar o serviço da "querida e estimada" Empresa Brasil, num dos veículos sucateados oriundos da capital capixaba, e que deveria ter saído da Rodoviária às 18:00 horas mas saiu às 18:45 e chegou às 21:20 em Santo Eduardo.

Portanto, atenção autoridades, muita gente desta região onde moro votou na prefeita Rosinha por vários motivos, mas esse foi um dos pontos que mais chamaram a atenção na sua campanha, não é mesmo?
Ou seja, o que chamou a atenção para ser uma coisa boa para o povo está se transformando em piada de mau gosto na boca deste próprio povo, tipo: Vai pegar o "mendigão" hoje?

Triste de engolir, de aceitar, pois o dinheiro público tem que ser levado a sério!
A situação está simplesmente humilhante!
Queremos ônibus decentes, queremos o nosso dinheiro público empregado de forma mais responsável!

A crítica é construtiva e pertinente, não é leviana! Pensem nisso.

Lula sanciona lei que unifica número do RG, passaporte e CPF

A carteira de identidade, o passaporte, o CPF e a carteira de motorista são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro. A lei 12.058 que autoriza o registro civil único foi sancionada na última terça-feira (13) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com a unificação, o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados. De acordo com a lei, a implementação do registro único deve começar dentro de um ano. O Poder Executivo terá 180 dias para regulamentação.

Pelo projeto, os documentos terão o mesmo número do Registro da Identidade Civil (RG), à medida que forem sendo expedidos. A União poderá firmar convênios com os Estados e o Distrito Federal para implantar o número único e trocar os documentos antigos de identificação.

A lei foi resultado da conversão da Medida Provisória 462, que trata do repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Um dos objetivos da lei é evitar a falsificação de documentos. Cerca de 10% de pelo menos 160 milhões de carteiras de identidade que circulam no Brasil são falsas, conforme dados da PF.

São documentos frios que seguem ativos, em parte, por causa da negligência das famílias e dos cartórios em dar baixa em casos de morte, mas principalmente por golpistas da Previdência, eleitores fantasmas e estelionatários em geral. A PF já encontrou pessoas com mais de 20 carteiras de identidade, de Estados diferentes.

* Com informações da Agência Estado

Comissão de Festa doa bicicleta para Associação de Moradores


A Comissão de Festa esteve reunida ontem à noite na residência do Sr. Walter Farah em Santo Eduardo, e entre diversos assuntos abordados foi comunicado aos presentes uma doação de uma bicicleta para a Associação de Moradores e Produtores Rurais.
Segundo Paulo Beraldi, que também é o Supervisor de Serviços da localidade, "este é um pequeno gesto, mas que pode significar muito, pois precisamos unir forças na nossa comunidade, independentemente de qual setor formos responsáveis".
Quem passou o comunicado simbólico da doação para o presidente da Amprapase, Jorge Nogueira dos Santos, foi o Secretário de Governo de Campos, Roberto Henriques, e que como sempre, fez um belo discurso e mostrou mais conhecimento e interesse sobre a nossa comunidade que muitos que residem aqui. Aliás, aproveitando o gancho, conhecimento e respeito sobre a nossa terra é coisa difícil de se ver em políticos da cidade quando o assunto é a complexidade dos desafios de nossa região, e pior, muitos não querem nem vir aqui para saber como vamos ou como estamos, e como todos sabem, só vêm aqui em tempos de eleição.

No mais, foi anunciado pelo Secretário que eles estarão amanhã, Sábado, no Patronato São José, retribuindo uma visita que o Instituto fez ao CESEC no mês passado e será anunciado algumas novidades para os alunos. Estaremos lá pra conferir.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lula projeta Brasil a 'líder regional e ator global de 1ª ordem', diz jornal argentino



O jornal argentino "La Nación" afirma em seu principal editorial desta segunda-feira que, enquanto a Argentina perde espaço e importância no cenário internacional, o Brasil se consolida como "líder regional e ator global de primeira ordem".

O texto, intitulado "Brasil, nas grandes ligas", atribui o resultado ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que por sua vez seguiu a "via das políticas de Estado (...) traçadas nos oito anos anteriores pelo presidente Fernando Henrique Cardoso".

Os editorialistas fazem sua análise a partir do que chamam de "dois troféus" aquinhoados por Lula em sua recente viagem à capital dinamarquesa, Copenhague: a eleição do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 e o apoio da União Europeia ao modelo brasileiro de combate ao desmatamento, que será apresentado na mais importante reunião sobre o clima do ano, que ocorre em dezembro, também em Copenhague.

Sobre a escolha do Rio como sede olímpica, o jornal avalia que a atuação brasileira na disputa, apartidária, mostrou uma "formidável imagem de como se defende o interesse nacional". O "La Nación" sugere que, se Buenos Aires tivesse sido candidata, "aversões pessoais" entre os políticos argentinos impediriam uma postura semelhante.

Para o jornal "não é novidade que o Brasil, pelo carisma e o impulso de seu presidente, jogue nas grandes ligas".

"A novidade é que, em meio a sérios problemas de desigualdade e de corrupção ainda não resolvidos, Lula tenha conseguido projetar seu país como um líder regional que não admite essa definição, ainda que saiba que esta cada vez mais perto de sê-lo." Exemplos dessa projeção são o diálogo de Lula com o presidente americano, Barack Obama, "enquanto Cristina Kirchner, ainda não consciente de que todos os seus ataques contra Bush se traduzem de forma imediata em Washington como ataques contra os Estados Unidos, não teve ocasião de dialogar senão em breves intervalos de cúpulas internacionais com Obama".

O jornal observa que "em 2011 terminará o segundo período de Lula". "Terminará também esta tendência? Não. Definitivamente não. Em 2014 o Brasil será sede do campeonato mundial de futebol; em 2016, o Rio de Janeiro receberá os atletas." Os editorialistas tentam explicar por que, apesar da crise, "o Brasil recebe investimentos diretos em maior volume que a Argentina" e tem recursos para emprestar ao FMI, e por que "em cada cúpula da Unasur (o grupo de países sul-americanos), os olhares apontam para Lula e os ouvidos esperam suas reflexões".

"Talvez porque, no plano político, os escândalos de corrupção nunca terem lançado dúvidas sobre Lula; porque ele cumpriu sua palavra empenhada sem desmerecer às instituições nem às pessoas que pensam diferente; e porque nunca teve a estranha idéia de construir um trem bala onde falta comida."
BBC Brasil

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Vídeo do Show de Joanna com a participação de Padre Emerson


O amigo, blogueiro e editor de imagens Juninho Cesar Mello,( JCM Produções) filmou ontem o Show de Joanna em Santo Eduardo e colocou em seu Blog, destacando a parte da participação de Padre Emerson.

Acesse o link abaixo e confira o vídeo. Com certeza, já está nos deixando saudades!

Joanna encerra a Festa de Santo Eduardo com chave de ouro!

Clique na imagem para melhor visualização
Ótima presença de público para assistir o Show de Joanna ontem à noite.

clique na imagem para melhor visualização
Joanna, simpatia, talento e profissionalismo em pessoa.
Joanna contou com a participação do Pároco Padre Emerson da Silva Ramos em várias canções durante o Show.

Apesar do atraso para o início do Show, de cerca de 3 horas, já que o mesmo estava marcado para acontecer às 21:00 horas e só foi ter início à meia-noite, Joanna esbanjou simpatia e interatividade com o público nesta noite de Terça-Feira em Santo Eduardo.
Segundo a própria cantora, o motorista foi parar numa estrada de chão, subindo um morro e nunca chegava ao destino final; parece que ela foi para o sentido contrário do município, para a região sul, lá para os lados de Morangaba e Rio Preto. Tudo bem, isso não atrapalhou em nada a performance da artista que disse que essas coisas acontecem.
Detalhe: quando enfim estavam chegando, o motorista parou perto de umas moças que estavam na beira da estrada e as perguntou:
_Como é que a gente faz pra chegar em Santo Eduardo?
_ as moças responderam: a gente está indo pra lá ver o Show da Joanna!
foi então que ela mesma pediu pra o motorista abaixar o vidro do carro e respondeu:
_que legal, entre aqui que eu lhes dou uma carona!
As moças ficaram extasiadas com a coincidência, e é claro, aceitaram a carona ao lado da artista!
Momentos que segundo Joanna nunca serão esquecidos.

No mais, Joanna relembrou no show vários sucessos do passado, como o hit "Amanhã Talvez", entre outros, e cantou também sucessos de outros artistas como Rita Lee e Kid Abelha.
Outro detalhe, foi a participação do Padre Emerson, que também participou do show, fazendo um dueto com a cantora em várias músicas religiosas.

Muito legal mesmo. Festa fechada com chave de ouro!