segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Santa Maria: pessoas com intoxicação alimentar lotam Hospital de Santo Eduardo

Bactéria Salmonella

Cerca 25 pessoas, nesta noite de Domingo, deram entrada no Hospital de Santo Eduardo com sintomas de uma forte intoxicação alimentar. Segundo informações da gerência do Hospital, os pacientes apresentavam fortes dores abdominais, vômito e uma forte diarreia, e inclusive, cerca de 8 pessoas foram transferidas para Campos porque apresentaram complicações.
Até agora pela manhã, permaneciam internadas 2 pessoas no Hospital de Santo Eduardo.

A informação das pessoas que passaram mal é que elas teriam comido sanduiches num estabelecimento de Santa Maria e que supostamente teria sido a maionese que estivesse contaminada pela bactéria Salmonella que causou todo o estrago. Entretanto, segundo os médicos não se pode culpar apenas a maionese, pois esta bactéria pode estar presente em vários tipos de alimentos e em várias situações.

Informações sobre a Salmonella:

A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito freqüente a contaminação de alimentos crus de origem animal.

O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a Salmonella.

A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete, pode causar sua contaminação.

Fezes de animais de estimação, especialmente os que apresentam diarréia, podem conterSalmonella, e as pessoas em contato com estes animais podem ser contaminadas e contaminar a outras se não adotarem medidas rígidas de higiene (lavar as mãos com sabonete). Répteis são hospedeiros em potencial para a Salmonella e as pessoas devem lavar as suas mãos imediatamente após manusear estes animais, mesmo que o réptil seja saudável.

O que se sente

A maior parte das pessoas infectadas com Salmonella apresenta diarréia, dor abdominal (dor de barriga) e febre. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação. Os idosos, crianças e aqueles com as defesas diminuídas (diminuição da resposta imune) são os grupos mais prováveis de ter a forma mais severa da doença. Uma das complicações mais graves é a difusão da infecção para o sangue e daí para outros tecidos, o que pode causar a morte caso a pessoa não seja rapidamente tratada.




2 comentários:

Anônimo disse...

Qual foi o estabelecimento? Tô curioso. Eu lanchei em Santa Maria Domingo.

L Werneck disse...

É muito difícil afirmar que o problema foi no estabelecimento, mas seria melhor conversar com alguma pessoa afetada diretamente com o problema, senhor anônimo!

Já entendi a sua....

Teste

Teste