segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ai que ressaca!

Carnaval, amigos, farra e muita diversão, tudo regado a muita bebida. No dia seguinte, é comum ouvir: "Minha cabeça vai explodir", "Amanheci com gosto de cabo de guarda chuva na boca", e a clássica "Nunca mais eu bebo de novo!". Todas as frases são fruto da ressaca. Quem enfia o pé na jaca sabe que o abuso do álcool vai resultar em muito mal estar no dia seguinte.

Isso porque, ao ser ingerido, o álcool vai direto para fígado onde é metabolizado, de lá passa pela corrente sanguínea e, por fim, chega ao cérebro, como explica a nutricionista Érica Bindaco. "O álcool estimula a produção de algumas substâncias que fazem mal. Os sintomas podem aparecer algum tempo depois do último gole ou no outro dia".

Ela conta ainda que o organismo precisa trabalhar dobrado para absorver e metabolizar a grande quantidade de álcool. "O fígado é o que mais sofre - apesar de ele mesmo nunca doer. É desse órgão o trabalho principal de produzir as enzimas que absorvem o etanol. Só que ele demora a entender que deve parar de trabalhar".

Quando o álcool do corpo já acabou, a concentração dessas enzimas ainda é alta - e o fígado pede mais álcool para processar. Isso gera um desequilíbrio que desorganiza todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também se adequou ao ritmo, acompanha a crise de abstinência. O resultado geral é dor de cabeça, desidratação, enjôo, diarréia e extremo cansaço. Sintomas que todo mundo que já bebeu além da conta conhece bem.

Para curar


Líquidos
Tomar qualquer tipo de líquido (sem álcool, claro) faz bem. Ele facilita o trabalho do fígado e dos rins, que eliminam mais rapidamente os resíduos tóxicos do organismo. Sucos, água-de-coco e isotônicos vão repor não só a água, mas também os sais minerais e as vitaminas perdidas. O refrigerante, por ter alto nível de açúcar, também ajuda a suprir o açúcar eliminado pelo álcool.
Para não se dar mal da próxima vez, siga algumas dicas básicas

Coma: geralmente as pessoas perambulam pelas festas com um copo na mão. Mas comer, que é bom, nada. Então alimente-se para mandar a ressaca passear em outra festa.

Hidrate-se: legal mesmo é alternar o álcool com muita água ou refrigerante durante a festa, de forma que ocorra equilíbrio de água e a glicose no organismo. A água é um santo remédio anti-ressaca, além de diluir o álcool, ela dá uma forcinha para os rins e fígado.

Perceba os seus limites: as pessoas possuem resistência diferente ao álcool, algumas são muito sensíveis, enquanto outras agüentam melhor. Não queira acompanhar um "bom de copo", certamente você passará mal e ele aproveitará toda a festa.

Nenhum comentário:

Teste

Teste