segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sono perdido não é facilmente recuperado

Pesquisa indica que dormir mal por várias noites é pior do que passar noite em claro

Passar uma noite inteira em claro tem impacto menor no rendimento e na atenção do que dormir menos de seis horas diárias por mais de duas semanas. E enganam-se aqueles que pensam que é fácil recuperar as horas de sono perdidas. Segundo estudo publicado na revista “Science Translational Medicine”, um fim de semana com horas generosas deitado na cama não recupera 15 noites maldormidas.

Segundo os pesquisadores, as pessoas sentem-se dispostas e atentas nas primeiras horas do dia, o que produz a falsa sensação de que o déficit de sono foi compensado. Mas à noite a resposta a um estímulo pode ficar até 10 vezes mais lenta após a privação do sono.

PROFISSÕES DE RISCO

Os pesquisadores lembraram os riscos de profissões como motorista, vigia ou médico, atividades que requerem atenção contínua, mas também há o costume de dormir pouco ou trabalhar à noite. Daniel Cohen, principal autor do estudo, quer agora descobrir quantas noites são necessárias para recuperar o déficit.

Pesquisas anteriores já mostraram que dormir seis horas por duas semanas poderia deteriorar o desempenho de motoristas de modo semelhante ao consumo de álcool em excesso.

O Dia

Nenhum comentário:

Teste

Teste