quinta-feira, 4 de março de 2010

Rio Rural entrega incentivos para Agricultura Sustentável

Um total de 435 produtores familiares de microbacias beneficiados pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, recebem, nesta sexta (5), em Campos dos Goytacazes, R$ 1,3 milhão para aplicação em 580 subprojetos de agricultura sustentável. Os recursos, originados de financiamento do Banco Mundial, serão entregues pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, às 9 horas, no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Na avaliação de Christino Áureo, a entrega dos recursos representa a consolidação do modelo de sustentabilidade rural que vem sendo ratificado pelas políticas do governo do estado do Rio de Janeiro.

– Através deste programa, o governo do estado dá uma demonstração concreta de que é possível sair do discurso para prática. Recebemos do governador Sérgio Cabral a missão de tornar o estado do Rio de Janeiro o pólo sustentável da agricultura brasileira. Para isso, a parceria com o Banco Mundial se revelou um instrumento extremamente oportuno. Vamos ao mesmo tempo combater o aquecimento global, produzir mais alimentos e levar dignidade às populações do campo e das cidades – afirma.

Os recursos serão utilizados para o incremento econômico e melhoria da sustentabilidade ambiental na atividade, com investimentos, por exemplo, em sistemas de criação de gado leiteiro com pastejo rotacionado, kit para apicultura, proteção de nascentes e recomposição de matas ciliares, entre outras atividades.

Os produtores dos municípios de São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos e Cardoso Moreira, que integram o Rio Rural, foram selecionados pelo Comitê Executivo das Microbacias, entidades participativas formadas por moradores das comunidades rurais, e a partir das prioridades do Plano Executivo das Microbacias.

O objetivo do programa não é resolver todos os problemas da propriedade, mas indicar e incentivar melhores práticas de manejo e uso dos recursos naturais com sustentabilidade. Ao receber o recurso, o produtor já tem um planejamento individual elaborado pelos técnicos da Emater-Rio, executores do projeto, que acompanharão todo o processo.

O programa tem como meta o desenvolvimento sustentável com geração de renda em 270 microbacias hidrográficas, localizadas em 59 municípios de todas as regiões do Estado, beneficiando diretamente 27 mil agricultores familiares.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está localizada no quilômetro 4,5 da Rodovia Campos/Farol (Rodovia do Açúcar).


Portal do Governo do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Teste

Teste