segunda-feira, 5 de abril de 2010

Professores da Uenf confirmam que vacina contra gripe A é eficaz

Importante informação sobre a questão da eficácia da vacina contra a Gripe A publicada no Site Ururau.


Matéria na íntegra:


Segundo os professores, a internet tem sido invadida por uma onda insana e criminosa de propaganda contra a vacinação

Teve início nesta nesta segunda-feira (05/04) em todo o Brasil a nova etapa de imunização contra a gripe A para jovens entre 20 e 29 anos. Esta etapa da vacinação vai até 23 de abril, e para ser imunizado, é preciso ir aos postos de vacinação com documento de identidade.

Na última sexta-feira (02/04) o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 23 de abril a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos.

Em Campos, mesmo após muitas propagandas em prol da imunização, e de afirmativas de que a vacina contra gripe A é eficaz, muitos continuam receosos de se imunizar. Representantes da área de saúde afirmam que medicamento é contra-indicado somente a quem tem alergia a ovo, e que todos devem se prevenir sem receios.

Para tranquilizar ainda mais a população, professores do Setor de Virologia e Viroses do Laboratório de Sanidade Animal (LSA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), afirmam que a vacina não só é segura como é a maneira mais eficaz de evitar a contaminação.

Segundo a professora Silvia Regina Ferreira Gonçalves, os boatos que vêm sendo divulgados na internet sobre possíveis reações à vacina não têm fundamento. Esta também é a mesma opinião do médico João Andrade, virologista/epidemiologista da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

"A internet tem sido invadida por uma onda insana e criminosa de propaganda contra a vacinação, com afirmações infundadas sobre possíveis reações. Não sei a quem interessam tais boatos, mas considero-os um grave crime contra a saúde pública. Quem der crédito a estas informações corre risco de morrer", diz.

Dezenas de instituições médicas e de saúde recomendam a vacinação contra a gripe A, como a Fiocruz, a Escola Nacional de Saúde Pública, o Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Infectologia, a Sociedade Brasileira de Pediatria, e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Nenhum comentário:

Teste

Teste