quinta-feira, 13 de maio de 2010

Campos entre as três melhores cidades em saneamento do Estado. Dá pra acreditar?

A matéria está hoje estampada no Jornal O Diário, e realmente nos deixa, no mínimo, pensativos......

Pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, entre as 81 maiores cidades do Brasil, acima de 300 mil habitantes – com base no Serviço Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades -, aponta Campos como a terceira colocada no ranking de melhor saneamento entre as maiores cidades do estado do Rio de Janeiro, fora da capital.
À frente de Campos estão apenas Niterói e Petrópolis, cujas concessionárias são co-irmãs de Águas do Paraíba, ou seja, Águas de Niterói e Águas do Imperador, integrantes do Grupo Águas do Brasil. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, o estudo foi feito com base nos investimentos feitos em todo território nacional entre 2003 e 2008.


Esqueceram de mencionar que o interior de Campos não existe tratamento de esgoto!

A Empresa Águas do Paraíba, realmente, mantém o serviço de fornecimento de água, pelo menos aqui na minha região, bem eficiente. Em compensação, a parte de tratamento de esgoto está longe de merecer qualquer elogio.

Exemplos:
Todo o esgoto sanitário de Santo Eduardo, Santa Maria e Espírito Santinho vai literalmente para a "vala", colocando o Projeto Managé sempre de lado, não obedecendo e nem colaborando em nada para a qualidade de vida dos nossos moradores.

*

Aspecto do Valão de São Sebastião, em Santo Eduardo: esgoto despejado "in natura" a ceú aberto.

Bueiros para escoamento de águas pluvias em péssimo estado de conservação como este, aparecem aos montes pela localidade, e pior, entupidos por folhas e com esgoto das casas junto.

Outro bueiro, por acaso em frente a minha residência, em péssimo estado de conservação, e inclusive, recebendo todo o esgoto das residências do bairro Alto Grupo, ou seja, proporcionando mau cheiro insuportável.

Bueiro entupido de folhas e quebrados por todas as partes, é o que se vê em Santo Eduardo.

Precisamos de um projeto para a nossa região para tratamento de esgoto.

Precisamos de atenção!

4 comentários:

Anônimo disse...

Acredito, que essa pesquisa foi feita somente no centro da cidade de Campos, pois no interior , só Deus para ter misericórdia.

Só mesmo O DIÁRIO !
Infelismente, temos que ouvir isso!

L Werneck disse...

Deve ser porque realmente não fazemos parte de Campos! deve ser isso!

Anônimo disse...

Só se for Campos do Jordão!!!
A cidade está com esgoto à céu aberto em vários bairros

Anônimo disse...

vcs ainda perdem tempo e dinheiro em ler este jornaleco do garotinho...?

Teste

Teste