quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cursos profissionalizantes aumentam chances de emprego

Ter formação profissional aumenta em 48% as chances de um indivíduo em idade ativa ingressar no mercado de trabalho. A conclusão é da pesquisa "A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho", divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O trabalho também constatou que os salários daqueles que têm um curso profissionalizante são até 12,94% mais altos e é de 38% a probabilidade de se conseguir um trabalho com carteira assinada, em confronto com candidatos com escolaridade inferior.

A pesquisa, desenvolvida pelo professor Marcelo Neri, da FGV, demonstra ainda que a taxa de ocupação do mercado de trabalho para aqueles que têm qualificação profissional vem crescendo, com alguma flutuação, desde 2002.

Isso reflete no número de estudantes matriculados em escolas de educação profissional, que não para de crescer. Nas escolas federais, por exemplo, o número de matrículas de cursos técnicos de nível médio saltou de 79 mil em 2003 para 160 mil no ano passado. Com as novas escolas entrando em funcionamento, esse número vai superar os 250 mil estudantes nos próximos semestres.

Com isso, o aumento da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes aumenta cada vez mais. Um dos destaques é o SENAI-RJ, que está com inscrições abertas, até o próximo dia 02 de julho, para 11 cursos técnicos, em diversas áreas (www.firjan.org.br). Um dos destaques é o curso técnico de Petróleo e Gás, área em franco crescimento e que demanda necessidade cada vez maior de mão de obra.

O estudo da FGV acrescenta, ainda, que 29 milhões de pessoas frequentam cursos de educação profissional, o que representa 19,72% da população com mais de 10 anos de idade do Brasil. O estudo foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

O Dia

Um comentário:

Igor Alvarenga disse...

Muito bom ler isso.

É só o povo ir pra Bom Jesus ou Campos, gastar com passagens e lanches...

Se bem que se tinham aqui e não deram valor é pq não querem nada mesmo. Por isso q o lugar não avança!

Teste

Teste