sexta-feira, 30 de abril de 2010

Deputado Wilson Cabral aciona Corregedoria de Justiça do RJ para reativação do Cartório de Santo Eduardo

Deputado Estadual Wilson Cabral

A situação da desativação arbitrária do cartório de Santo Eduardo começa tomar um novo rumo e parece que temos chances reais de reverter esta situação de desrespeito com a nossa população.

Através de Ofício enviado ao Deputado Estadual Wilson Cabral pelo Presidente do Santo Eduardo F. C., o senhor Adriano Santana de Aguiar, foi pedida a intervenção da ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) para que o cartório de Santo Eduardo seja reativado.

O Documento foi enviado à Secretaria-Geral da Mesa Diretora e foi protocolado e encaminhado a Corregedoria-Geral de Justiça do RJ.

Vale lembrar a todos que o nosso cartório tem 119 anos, (1891) e têm registros de nascimentos importantes, como o do Ex-Presidente Nilo Peçanha, do Ex-governador do Rio de Janeiro, Celso Peçanha, do primeiro Presidente da Câmara Municipal de Campos, (pós- 2ªguerra) Sr. Ênio Mazzinni, entre outros. E mesmo se não tivesse essas tais ilustres figuras registradas neste acervo, o cartório é direito nosso, porque sempre fomos um povo que fez e sempre irá fazer história; porque somos diferentes, ousados, únicos - somos Santoeduardenses e merecemos respeito! Ou seja, esta luta, como outras que possam vir por aí, têm que ser uma luta coletiva, para servir para nos unirmos em defesa do que é nosso, sem divisões políticas e questões de vaidades pessoais.

Seguem abaixo, os documentos que mencionei acima:

Ofício Presidente do Santo Eduardo F. C. para o Deputado Wilson Cabral. (clique na imagem para ler o texto)



Documento da Alerj indicando à Corregedoria de Justiça do Tribunal do Estado do RJ para que fossem tomadas as devidas providências para a reativação do Cartório de Santo Eduardo. (clique na imagem para melhor visualização do documento)





Documento enviado à Mesa Diretora da Alerj no dia 28/04/2010

Gigantes da alimentação



Eles afastam o câncer e os problemas cardíacos, protegem a visão e ainda combatem as alergias que chegam a todo vapor com as estações frias. Com vocês, sete alimentos que fazem milagres ao corpo


Por Lúcia Nascimento


Você já deve estar cansado de saber: para crescer forte e saudá- vel é preciso se alimentar bem. E quando o assunto é fortalecer o organismo, algumas comidinhas são melhores que outras, pois agem contra as doenças que ficam nos rondando, só esperando uma oportunidade para atacar.
Hoje, os cientistas já conhecem o poder de algumas substâncias que ajudam (e muito) a aumentar nosso esquadrão de defesa. A seguir, confira sete alimentos que atuam contra diversas doenças.

Fotos: Shutherstock

Brócoli: contra o câncer de mama

Um dos principais componentes do vegetal é o sulforafano, um fitoquímico com propriedades antioxidantes e capaz de estimular enzimas que desintoxicam o organismo. Essa substância é encontrada em uma quantidade 20 vezes maior no broto de brócoli. Estudos têm provado seu poder contra o câncer de mama. Um trabalho recente feito por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que ratos que receberam por via oral o sulforafano tiveram os tumores mamários inibidos.
Outra pesquisa, esta realizada pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, também encontrou benefícios no consumo de brócoli, outra vez por causa da presença de sulforafano. Esse composto, além de ter ação anticâncer, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos sanguíneos (capazes de reverter males ao coração). Coma uma porção por dia.

Manga: reduz o risco de câncer bucal

Quem nunca se lambuzou comendo manga perde uma boa chance de se divertir - e de se proteger contra o câncer de boca. A fruta contém uma substância chamada lupeol, que pesquisadores da Universidade de Hong Kong acreditam ser potencialmente benéfica na redução do risco de desenvolver essa doença. "O lupeol bloqueia uma proteína natural que tem como função auxiliar o crescimento celular, reduzindo a disseminação do câncer", diz a nutricionista Beatriz Botéquio de Moraes, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.


O estudo, publicado no Journal of Cancer Research, concluiu que o lupeol diminui a propagação do câncer e reduz o tamanho do tumor. "A manga também é rica em betacaroteno e vitaminas C e E, que são substâncias antioxidantes", explica a nutricionista. Os antioxidantes, segundo ela, protegem as células da ação dos radicais livres - compostos gerados pelo metabolismo, que são capazes de danificar as células - diminuindo reações causadoras de doenças como o câncer. Coma três mangas por semana.

Aspargo: protege o coração

Quando digerimos carnes ou laticínios, o corpo produz homocisteína como resultado.
Esse aminoácido, caso fique em excesso no sangue, aumenta o risco de coágulos e de entupimento das artérias, além de poder originar a aterosclerose (entupimento das artérias). Comer vegetais e frutas ricos em folato, como o aspargo, é a solução para manter os níveis de homocisteína lá embaixo. Por quê? Simples: o nutriente reduz a concentração do aminoácido no sangue.

Um trabalho publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, que acompanhou a dieta de 65 participantes, concluiu que o aumento de folato no sangue reduziu a homocisteína em diferentes graus, diminuindo, assim, a chance de problemas cardíacos. Oito aspargos cozidos no vapor garantem 20% da necessidade diária de folato para adultos.

Cenoura: mantém a retina saudável

Uma das mais famosas aliadas da saúde dos olhos é a vitamina A, que pode ser encontrada na cenoura, nas folhas de brócoli, na couve, no espinafre, no tomate, na manga, entre outros alimentos. Sem ela, pode ocorrer sensibilidade à luz e deficiência da visão noturna. Com apenas 100 gramas desse legume, as necessidades diárias de vitamina A são mais do que satisfeitas.
"O betacaroteno é a substância presente na cenoura que será transformada em vitamina A dentro do organismo. Ele é responsável pela coloração alaranjada do vegetal e ajuda a manter o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão", afirma a nutricionista Lara Natacci, mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e sócia da Nutrivitta Assessoria Nutricional. Além disso, o betacaroteno é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas.


Tomate: limita os efeitos dos raios UV

Vai à praia no fim de semana? Então não esqueça o protetor solar e... o molho de tomate. Isso mesmo! Uma pesquisa realizada por pesquisadores das universidades de Manchester e de New Castle, no Reino Unido, chegou à conclusão de que as pessoas que comem cinco colheres (sopa) de polpa de tomate diariamente possuem 33% mais proteção contra queimaduras causadas pelos raios solares. É como se você tivesse passado bem menos protetor solar e obtivesse o mesmo efeito.
O destaque do fruto, que vem sendo apontado como um escudo contra os raios ultravioleta, é o licopeno, que também é conhecido por ser um poderoso antioxidante - daqueles que combatem os radicais livres e previnem diversos tipos de câncer. Além de ser uma boa economia, já que os cremes contra raios solares são caros, o tomate ainda é boa fonte de fibras, fundamentais para uma vida saudável.

Semente de girassol: combate alergias respiratórias

Chegam as estações frias e, de "brinde", os resfriados e alergias. É um tal de nariz coçando pra cá, de nariz vermelho pra lá. Pois saiba que algumas mudanças simples na dieta podem contribuir para aliviar essa situação - desde que elas reforcem o sistema imunológico.
Para isso, a semente de girassol é uma boa pedida, pois possui vitamina E que, suspeitam os cientistas, ajuda na tarefa. Essa vitamina protege as membranas das células contra a invasão de substâncias tóxicas e de radicais livres, preservando sua integridade. Uma das certezas que se tem é que a vitamina E é um excelente anti-inflamatório e antioxidante, o que é primordial para afastar o envelhecimento e proteger o sistema imunológico. Coma uma porção da semente torrada por dia.

Semente de linhaça: mantém os lábios hidratados

Toda mulher sabe que, para manter cabelo e pele saudáveis e brilhantes, não basta usar os melhores cremes e xampus. A alimentação é fundamental, porque possui algumas substâncias que agem de dentro para fora, como o ômega-3. "A semente de linhaça é rica nessa gordura benéfica, que vem sendo relacionada à saúde da pele", afirma Beatriz Botéquio de Moraes. São quase 20 gramas de ômega-3 em cada 100 gramas da semente.
Segundo a especialista, essa pode ser a justificativa para que o consumo de semente de linhaça mantenha os lábios hidratados. "O ômega-3 também atua reduzindo a produção de compostos inflamatórios, favorecendo a renovação celular", completa. Não só os lábios se beneficiam: um estudo publicado no Journal of the America Academy of Dermatologyassociou a deficiência de algumas gorduras essenciais, como é o caso do ômega-3, a sérios problemas de pele.



Revista Vida Natural

Testes em humanos de droga que destrói células de gordura deve ocorrer ainda este ano

Em 28 dias, ratos obesos perderam cerca de 10 a 30 % de gordura



Até o final do ano deve começar o teste em humanos de uma droga que busca e destrói células de gordura no corpo. O mesmo processo já é testado com sucesso desde maio de 2009 para combater o câncer de próstata.

“Em teoria, a pessoa poderia comer o que quisesse e emagrecer com a técnica. Mas parando a administração da droga, o peso retorna. Portanto, a mudança de estilo de vida e hábitos alimentares seria necessária para a manutenção do efeito”, conta a pesquisadora brasileira Renata Pasqualini.

Nos estudos feitos desde 2002, por Pasqualini e seu marido Wadih Arap, líderes do Centro de Câncer M.D.Anderson, na Universidade do Texas, em camundongos, ratos e macacos obesos, em 28 dias, a droga elimina de 10 a 30%, depende do peso inicial. Para explicar melhor sua pesquisa, eles estiveram no Brasil durante o A.C.Camargo Global Meeting.

Os cientistas já obtiveram a permissão do FDA (Food and Drug Administration) para fazer o teste em pessoas. Agora, eles só aguardam o FDA dizer quando eles podem começar.

“A pesquisa está avançada, mas ela só deve estar disponível para o público em geral daqui há uns 15, 20 anos”, ressalta o médico Ricardo Brentani, presidente da Fundação Antônio Prudente que promove o evento.

Segundo a médica, não se sabe ainda qual será o método final de uso do remédio. “Sua utilidade pode variar para cada tipo de paciente, ultraobeso, pouco obeso, ou só acima do peso normal. E ele pode não ser indicado para qualquer pessoa dependendo do perfil de segurança em humanos, que vamos investigar quando começarmos os estudos clínicos”.

Matéria completa AQUI

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lula é eleito um dos líderes mais influentes do mundo pela "Time"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito nesta quinta-feira (29) pela revista americana “Time” como o líder mais influente do mundo. Lula encabeça um ranking de 25 nomes e é seguido por J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos.
No perfil escrito pelo cineasta Michael Moore, o programa Fome Zero (praticamente substituído pelo Bolsa Família) é citado como destaque no governo do PT como uma das conquistas para levar o Brasil ao “primeiro mundo”. A história de vida de Lula também é ressaltada por Moore, que chama o presidente brasileiro de “verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina”.
A revista lembra quando Lula, aos 25 anos, perdeu sua primeira esposa Maria, grávida de oito meses, pelo fato de os dois não terem acesso a um plano de saúde decente. Ironizando, Moore dá um recado aos bilionários do mundo: “deixem os povos terem bons cuidados de saúde e eles causarão muito menos problemas para vocês”.
A lista mostra os 100 nomes de pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas –líderes da esfera pública e privada, heróis, artistas, pensadores, entre outros.
Entre os líderes em destaque também estão a ex- governadora do Alasca e ex-candidata republicana à Vice-Presidência dos EUA, Sarah Palin; o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestino, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Em 2009, Lula foi eleito o personagem do ano pelo jornal espanhol
El País e pelo francês Le Monde

Fonte: UOL notícias

Área da Sáude: faltam médicos na rede e a reclamação é geral!

Hospital de Santo Eduardo: com boa estrutura mas com poucos médicos atendendo.
A Secretaria de Saúde de Campos tem vivido um dilema depois de ter implementado o sistema de marcação de consultas computadorizado. O sistema que "em tese" foi criado com o objetivo de facilitar a vida dos usuários do sistema público de saúde de Campos não tem funcionado como foi planejado, acredito eu, e mediante as inúmeras reclamações dos pacientes de todo o município está longe de estar servindo como referência para o governo Rosinha.

Eu mesmo, só pra citar, fui vítima do ineficiente "sistema computadorizado de marcação de consultas": marquei uma consulta no Hospital de Santo Eduardo para um médico que me consultaria na Santa Casa e esperei 25 dias para ser atendido; quando chegou o dia, me desloquei para a cidade, e chegando lá me deparei com uma fila enorme... e ali permaneci por cerca de 1 hora até chegar no chichê. Foi quando veio a surpresa: a notícia foi que ele não estava mais atendendo no local desde a semana anterior.
Ou seja, além de ser um absurdo termos um Hospital aqui na região, (Hospital João da Cruz Lubanco) que em tese, deveria ser para nos servir com médicos de diversas especialidades para não precisarmos ter que parar em Campos, e ainda quando se chega na cidade para ser consultado o médico não se encontra mais na unidade para nos atender? Há algo de errado no sistema computadorizado, ou seria em quem o opera?

Atenção:

Não precisaria nem lembrar, mas vou!

Não há nada que possa ser pior para um político, quando a Saúde do seu governo vai mal!
Reflete rápido na opinião pública e o resultado geralmente aparece nas urnas.

Não precisamos de marcação de consultas online! Doutor Hirano! e sim de médicos nos postos dos bairros e distritos para atenderem a população!

Descentralizar é o caminho!

Pensem nisso!





quarta-feira, 28 de abril de 2010

STJ derruba patente do Viagra

Genérico do medicamento poderá ser produzido a partir de junho. Decisão abre precedente para quebra de patente de outros

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou nesta quarta-feira (28) a patente do Viagra, remédio para o tratamento de disfunção erétil. A decisão vai possibilitar a produção do medicamento genérico a partir de 20 de junho deste ano. O julgamento foi interrompido em março devido a um pedido de vista do ministro Luis Felipe Salomão. O laboratório fabricante ainda pode recorrer da decisão do STJ.

Por cinco votos a um, os ministros do STJ aceitaram recurso do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, contra decisão anterior que favorecia o laboratório Pfizer, fabricante do remédio, e prorrogava o prazo de vigência da patente até 7 de junho de 2011.

A decisão abre precedente para outros casos semelhantes que chegaram aos tribunais com o mesmo propósito: discutir o prazo de vigência das patentes antes delas caírem em domínio público.

Patentes
A partir de 1996, a Lei de Propriedade Industrial permitiu que patentes expedidas no exterior fossem reconhecidas no Brasil, as chamadas “pipeline”. A validade desse tipo de patente só é reconhecida até o prazo, no qual ela expirar no país de origem. No Brasil, o tempo máximo de vigor de uma patente é de 20 anos.

Essa regra, que leva em consideração a data de expedição da patente no país de origem, tem gerado brigas judiciais sobre o tema. No caso do Viagra, há registro de que a patente foi expedida na Inglaterra, no dia 20 de junho de 1990. Mas teria sido abandonada e o laboratório fabricante alegou que só teria feito o registro válido do produto um ano depois, em junho de 1991, e que no país de origem a patente só será derrubada em junho de 2011.

Em seu voto, o relator do processo no STJ, ministro João Otávio de Noronha, concluiu que a legislação brasileira determina que a proteção dos produtos patenteados pelo sistema pipeline é calculada pelo tempo remanescente da patente original, a contar do primeiro depósito no exterior. Como a primeira patente do Viagra foi depositada na Inglaterra, em junho de 1990.

G1

Governo vai enquadrar cartões de crédito

Setor de meios de pagamentos terá controle de tarifas e regras próprias, anuncia ministro

Usuários de cartões de crédito podem ver uma luz no fim do túnel das altas taxas de juros e da tarifação confusa. O segmento vai ser regulamentado pelo governo, anunciou ontem o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Regras de cobrança serão definidas pelo Banco Central (BC), assim como as tarifas bancárias.

O ministro também afirmou que será formulado um projeto de lei para regulamentar o setor, a ser enviado ao Congresso. A decisão põe fim a um debate que já leva anos. As operadoras vinham evitando a interferência do governo aplicando a autorregulamentação, defendida pela Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).

Mais de 100 milhões de cartões de crédito e débito estão em circulação
no País. Nesse mercado, 77% das reclamações dos usuários têm relação com cobranças indevidas, diz o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita.

Para a secretária-substituta de Direito Econômico, Ana Paula Martinez, o cartão de crédito era visto como serviço diferenciado, sem controle de tarifas. “É meio que um terreno sem ninguém, em que as tarifas poderiam ser livremente estabelecidas. Agora, será essencial ou prioritário”, disse.

MUITAS TARIFAS

O ministro lembrou que os principais problemas dos consumidores são cobranças de tarifas difíceis de identificar, como taxas diversas ou taxa de inclusão em programa de recompensa, para resgate de pontos ou por cartão inativo. “Se o cliente já paga uma anuidade, entendemos que ele não deveria pagar outras tarifas. Ele tem que, ao menos, saber o que está pagando”, argumentou.

Na próxima semana, será divulgado relatório sobre o setor produzido pelo Ministério da Justiça, da Fazenda e o BC. Em nota, o banco avisou que pretende elaborar proposta de regulamentação das tarifas bancárias incidentes sobre os cartões de crédito e criar projeto de lei que dê ao Conselho Monetário Nacional e ao BC poder para regulamentar a indústria de meios de pagamento.

O Dia

terça-feira, 27 de abril de 2010

STJ mantém adoção por casal de lésbicas


Crianças moram há oito anos com o casal em Bagé, no Rio Grande do Sul. Assistente social que acompanhou o caso recomendou a adoção.


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve nesta terça-feira (27) o registro de adoção de duas crianças por um casal de lésbicas da cidade de Bagé (RS). A adoção era contestada pelo Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul, que pedia a anulação do registro. A decisão do STJ cria um precedente jurídico que permitirá aos casais homossexuais abandonar a prática usada atualmente de adoção individual para evitar problemas legais.

Segundo a assessoria do STJ, o Ministério Público do Rio Grande do Sul ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso haja argumento constitucional.

G1

Presidente do BC defende "paulada" na taxa de juros

O presidente Lula ouviu avaliação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de que é preciso dar uma "paulada" na taxa básica de juros da economia

O governo espera, para amanhã, alta de até 0,75 ponto percentual na Selic, hoje em 8,75% ao ano.

Lula tinha expectativa de que o processo de elevação dos juros seria gradual, mas Meirelles o persuadiu de que seria melhor fazer subidas mais fortes em menos reuniões. Argumentou que o desgaste eleitoral seria menor e o efeito, mais rápido.

Antes da conversa reservada com Meirelles, Lula tinha expectativa de alta de 0,25 ponto. Mas, como havia uma combinação com Meirelles para retardar a alta dos juros neste ano, seria necessária uma subida mais forte na reunião de hoje e amanhã do Copom, o Comitê de Política Monetária.

UOL

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Conselho Regional de Enfermagem do RJ abre 183 vagas

Os salários vão de R$ 1.142 a R$ 4 mil.
Cargos são de nível médio e superior.


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren/RJ) abriu concurso para 88 vagas imediatas e 95 para formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.142 a R$ 4 mil (veja aqui o edital).

Confira lista de concursos e oportunidades

Os cargos de nível médio são agente administrativo, almoxarife, assessoria técnica administrativa, mensageiro, recepcionista, técnico de informática e técnico em contabilidade.

De nível superior os cargos são de advogado, analista de sistemas, assessor técnico (administrador, RH e enfermeiro), arquivista, bibliotecário, contador, enfermeiro fiscal, secretária bilíngue e webdesigner.

As vagas são para o Rio de Janeiro, Cabo Frio, Campo Grande, Campos, Friburgo, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e Volta Redonda.

Para os empregos de agente administrativo e enfermeiro fiscal, no Rio de Janeiro, serão assegurados 5% das vagas aos portadores de deficiência.

As inscrições devem ser feitas das 9h de 5 de abril até as 20h de 5 de maio pelos siteswww.coren-rj.org.br e www.fec.uff.br. As taxas são de R$ 50 para nível médio e de R$ 70 para nível superior.

A prova escrita, aplicada conjuntamente a parte objetiva e discursiva/redação, será realizada no dia 23 de maio, com início às 8h para os empregos de nível médio e com início às 14h para os empregos de nível superior.

Polícia Militar do Espírito Santo abre inscrições para mil vagas de soldado

A Polícia Militar do Espírito Santo abre inscrições nesta quinta-feira (22) para 1 mil vagas de soldado combatente, que exige nível médio completo e idade entre 18 e 28 anos. O salário bruto é de R$ 928,20 durante o curso de formação, mais assistência médica e odontológica, e de R$ 2.196,66 após promoção à graduação de soldado A com vantagens -veja aqui o edital.

As inscrições devem ser feitas entre as 10h de 22 de abril e as 15h de 10 de maio, no sitewww.cespe.unb.br/concursos/pmes2010. A taxa é de R$ 60.

A seleção terá nove etapas, sendo que o Cespe/UnB será o responsável por executar três delas: provas objetivas e de redação, que serão no dia 13 de junho, teste de avaliação física e avaliação piscossomática. Além dessas, o concurso contará com fases eliminatórias executadas pelo Polícia Militar do Espírito Santo e o Curso de Formação para o cargo.

No momento da inscrição, o candidato deverá optar entre as cidades de Vitória, Linhares e Cachoeiro do Itapemirim para realização das provas objetivas e redação. As demais etapas serão em Vitória.

Campanha em defesa do coração


Sociedade Brasileira de Cardiologia faz campanha inédita sobre a necessidade de se manter a pressão controlada. A estimativa é de que 30 milhões de brasileiros sofram de hipertensão


Eu sou 12 por 8 é o slogan de campanha que será lançada hoje pelo Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para alertar a população da necessidade em manter a pressão arterial controlada.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e outros 12 milhões têm a doença, mas sequer sabem. A SBC estima que apenas 10% dessa população faz regularmente acompanhamento médico e segue as orientações. Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão. Além das atividades programadas em várias cidades, uma campanha em mídias sociais — como Twitter, Orkut e Facebook — levará a informação para milhares de internautas. Personalidades aderiram à campanha, se tornaram embaixadores e já vestiram a camiseta “Eu sou 12 por 8”, como a atriz Guilhermina Guinle, o cantor Ney Matogrosso e a apresentadora Sarah Oliveira.

Cinco milhões de folhetos serão distribuídos em farmácias populares, nos supermercados e em várias indústrias. “O objetivo da ação é despertar a atenção das pessoas, mas perpetuar a mensagem ao longo de todo o ano”, explica o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Marcus Bolívar Malachias. Os quatro principais fatores para prevenir e controlar a hipertensão são: diminuir o peso, reduzir drasticamente o consumo de sal, fazer regularmente atividades físicas cinco vezes por semana e não abandonar o tratamento para quem tem indicação de remédios. “Mesmo sem qualquer sintoma, a hipertensão precisa de tratamento constante para evitar o infarto, o derrame e a insuficiência renal”, alerta Bolívar Malachias.

O Dia

domingo, 25 de abril de 2010

Clientes de teles podem receber mais de R$ 10 bi

As operadoras de telefonia fixa poderão ser obrigadas a devolver dinheiro a clientes que entraram na Justiça contra a cobrança de PIS e Cofins. Segundo advogados, a prática é irregular e ocorre há mais de uma década.

Cálculos iniciais indicam que as teles podem ter de devolver cerca de R$ 1 bilhão por ano se os 41,2 milhões de assinantes brasileiros decidirem acioná-las.

Em maio, o STJ deve julgar ação do advogado Claudio Belmonte contra a Brasil Telecom (adquirida pela Oi), que balizará outras ações. O tribunal já condenou a Oi num caso similar em 2008.

"As teles nunca discriminaram corretamente os serviços e os impostos na conta. Só com o ICMS [cuja cobrança é legal], ela nunca fechou"

Folha de São Paulo

sábado, 24 de abril de 2010

Governo mantém índice de janeiro para aposentados

O governo decidiu manter posição para o reajuste dos aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo (atuais R$ 510). Após reunião com ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo em 6,14%, como foi definido na Medida Provisória 475/09 desde dezembro, apesar de pressão de parlamentares para que a correção chegue a 7,71%.

Para os representantes dos aposentados, no entanto, a decisão não deve influir no debate no Congresso. “Nós e as centrais sindicais nos reunimos com deputados e senadores da base governista e chegamos a um acordo. Acreditamos que eles vão cumprir. E não acho que o presidente Lula vá vetar em ano eleitoral”, argumentou Moacir Meirelles, secretário geral da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), que defende reposição de 100% da inflação e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) , o que daria os 7,71%.

Nas últimas semanas, o governo chegou a cogitar alta de até 7% para os benefícios, mas abandonou essa possibilidade diante da dificuldade de alcançar um acordo. A sugestão do líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), de conceder o percentual de forma escalonada, também foi descartada.

A ideia era dar reajuste de 7,7% para quem ganha entre um e três salários mínimos (até R$ 1.395) e manter o índice inicial para os demais, mas a avaliação do governo é que a tática poderia render uma cascata de ações judiciais.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, lembrou que o presidente Lula também vetou proposta em 2006, quando deputados e senadores queriam dar aumento acima da capacidade do governo. “O presidente está convencido de que este governo fez e está fazendo muito pelos aposentados”, destacou.

O deputado Vaccarezza, que também é relator da MP do reajuste dos aposentados, confirmou a votação para a próxima terça-feira, dia 27. Aposentados que ganham o piso nacional tiveram reajuste de 9,6% — de R$ 465 para R$ 510 mensais. Ainda não há uma posição clara da Presidência sobre a possibilidade de vetar o reajuste que for aprovado.

Aposentados reclamam de manipulação

A direção da Cobap reagiu indignada ao resultado da reunião entre o presidente Lula e os ministros da área econômica. “Tem dinheiro de sobra para pagar os aposentados. É uma questão de justiça. O governo ameaça vetar para confundir os parlamentares. É uma manobra. Em 2006, quando Lula vetou o reajuste de 16,67%, os aposentados não estavam atentos, mobilizados e organizados”, afirmou Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas.

O reajuste de 6,14%, em vigor desde janeiro, representa a inflação do período mais 50% do PIB de 2008. A proposta em discussão na Câmara prevê 80% do PIB.

Escalonamento está fora de discussão

Ao longo da semana, a Câmara dos Deputados se debruçou sobre uma proposta para minimizar a pressão sobre o governo. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), sugeriu conceder reajuste escalonado até 7,71%. O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou que os ministérios da Fazenda e da Previdência informaram que a medida abriria espaço para ações judiciais.

O secretário geral da Cobap também condenou a medida. Para Moacir Meirelles, não há chance de aprovar escalonamento. “Na hora de contribuir, ninguém pagou escalonado”, recorda o aposentado, que acredita na aprovação do índice maior.

O Dia

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lula definirá reajuste do INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu ontem discurso de ministros da área econômica, de que só será possível conceder aumento real maior a aposentados epensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo (R$ 510) se o orçamento comportar. Assim, Lula não respondeu à incômoda pergunta sobre veto à Medida Provisória 475/09, que revisa o reajuste dos benefícios.

Está em jogo a elevação de 6,14%, concedidos em janeiro, para 7% — segundo proposta do líder do governo e relator da MP, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) — ou para 7,71%, conforme acordo entre líderes do Congresso. Outra possibilidade é a concessão de 7,7% para quem ganhava até três mínimos em dezembro (ou R$ 1.395).

“No silêncio da minha mesa vou tomar a decisão que deve ser tomada. Não acredito que dentro do Congresso Nacional haja qualquer deputado ou senador que defenda mais aposentado do que eu”, afirmou Lula.

O presidente vai se reunir hoje com ministros da Fazenda, Previdência e Planejamento. Mas lembrou que a proposta do governo, considerada viável desde o início, foi fechada em acordo com líderes sindicais.

Ontem, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também bateu na tecla dos 6,14%, mas não descartou a possibilidade de alterar o percentual por negociação. “A posição do governo é o que já tínhamos dito. Temos um acordo de 6,14%. Esses índices que estão aparecendo aí e essas formas de reajuste (com a inclusão de mais uma faixa) não têm a concordância do governo. Achamos que esse é o limite. Se o índice não for sustentável, o presidente já disse: ‘vou vetar’”, afirmou.

Questionado, acrescentou que “é evidente” que isso pode mudar. Bernardo informou que a equipe econômica não trabalha com proposta que corrige em 7,71% os benefícios de até 1.395. “Fica parecendo um campeonato para ver quem dá mais e quem vai ser mais bonzinho com os aposentados”, ironizou.

O Dia

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estudo avaliará impacto de celulares na saúde de 250 mil pessoas

Um novo estudo examinando a relação entre o uso de aparelhos celulares e problemas de saúde no longo prazo, como câncer e doenças neurológicas, foi lançada nesta quinta-feira (22) em cinco países europeus. A pesquisa deve durar algumas décadas.

Organizadores disseram que o estudo Cohort sobre Comunicações Celulares (Cosmos, sigla em inglês) seria a mais ampla realizada sobre o tema, examinando mais de 250 mil pessoas entre 18 e 69 anos de idade na Grã-Bretanha, Finlândia, Holanda, Suécia e Dinamarca.

O professor Paulo Elliott, principal cientista na Imperial College de Londres para a parte britânica do estudo, disse que dados de pesquisas anteriores que examinaram a relação com a saúde têm sido, até agora, tranquilizadores, mas apontou que essas pesquisas frequentemente se limitam a um período de cerca de 10 anos.

Como muitas formas de câncer demoram mais tempo para se desenvolverem e os aparelhos celulares ainda são recentes, Elliott disse que há a necessidade de um estudo de longo prazo.

O estudo Cosmos observará os efeitos durante um período de tempo maior, de 10, 20 ou 30 anos. O monitoramento a longo prazo permitirá mais tempo para o desenvolvimento de possíveis doenças.

Entidades como a Organização Mundial da Saúde, a Sociedade Americana do Câncer e o Instituto Nacional de Saúde, todas concluíram que provas científicas até agora não demonstram efeitos prejudiciais à saúde associados ao uso de aparelhos celulares.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vasco vence e segue na Copa do Brasil

O ex- BBB e Vascaíno Kadu foi a São Januário assistir a partida e torcer para o Vascão!

Foi meio complicado, mas o Vasco segue na Copa do Brasil após a vitória sobre o Corinthians - PR por 2 a1

Fim da Campanha de Vacinação contra a Gripe A em Santo Eduardo


Durante os 3 dias de vacinação foram imunizadas 676 pessoas em Santo Eduardo.

Segundo informações da equipe que esteve no ônibus atendendo a população, o número de pessoas que compareceram ao local foi considerado satisfatório, apesar de alguns contratempos.


Vale lembrar que no dia 8 de Maio, pessoas acima de 60 anos poderão se vacinar contra a gripe comum e também contra a Gripe A no hospital João da Cruz Lubanco em Santo Eduardo, a partir das 8 horas da manhã.

Fonte: Direção do Hospital

Chefe do Tráfico de Bom Jesus do Norte preso com a mulher

Após denúncias anônimas e dois meses de investigação, a equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Bom Jesus do Norte prendeu um homem e duas mulheres acusados de tráfico de drogas. As ações foram realizadas na noite desta segunda (19) e manhã desta terça-feira (20). Um dos detidos é apontado como chefe do tráfico de drogas da região.

Segundo o coordenador da operação, delegado Ricarte Teixeira, após as investigações, uma equipe de policiais seguiu para a cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro, e prendeu Aline de Fátima da Silva, 21 anos, na noite desta segunda-feira (19), logo após ela descer de um ônibus. A mulher estava com 465 gramas de cocaína. De acordo com as apurações, Aline morava em Campos (RJ), mas 'trabalhava para um traficante de Bom Jesus do Norte.

As diligências continuaram até a manhã desta terça-feira (20). O delegado Ricarte Teixeira informa que após a prisão da mulher, policiais civis foram ao bairro Silvana, em Bom Jesus do Norte, e prenderam o chefe do tráfico de drogas da região, identificado como Odair José Simplício Silva, 35 anos, e a mulher dele, Fernanda de Sousa Batista, 31 anos.

Gazetaonline

terça-feira, 20 de abril de 2010

Rosinha fecha escolas do interior!

Creche Professor Paulo Freire, em Santo Eduardo: sem vigia e em estado de abandono.

São várias escolas que fecharam as portas por todo o interior do município desde o início do ano, 11 no total, entre elas posso citar a Escola Municipal N. Senhora do Carmo, que fica no Garrafão, em Santo Eduardo, a Escola Carlota Ferreira Peçanha, no distrito de Santa Maria e outras 4 escolas em Morro do Coco.

Ah, não posso deixar de lembrar que a Creche Professor Paulo Freire continua abandonada, fazendo com que as mães tenham que levar os seus filhos para estudar no subdistrito de Espírito Santinho, em Santo Eduardo.

O que será que está acontecendo?

Pelo que sei, escola não se fecha!


Relação das Escolas fechadas no município de Campos:

- E. M. Ribeiro de Carvalho (Morro do Coco)
- E. M. Barcelos Martins (Correnteza)
- E. M. Carlota Ferreira Peçanha (Santa Maria)
- E. M. E. M. Fazenda Muritiba (Morro do Coco)
- E. M. Guararema (Morro do Coco)
- E. M. Joaquim Costa Wagner (Tocos)
- E. M. Maura Batista Peçanha (Morro do Coco)
- E. M. Barra Velha (Farol de São Thomé)
- E. M. Benedito Ribeiro Venâncio (Goiaba Tocos)
- E. M. Mont’ alverne (Mulaco Baixada)
- E. M. N.S. do Carmo (Garrafão S. Eduardo).

Você tem medo do teste de HIV?


A detecção precoce e o início imediato do tratamento é uma das melhores maneiras de se cuidar da infecção do HIV. Aumentar a testagem no Brasil é, inclusive, uma das metas do Programa Nacional de DST e Aids. Há alguns anos, inclusive, foi lançada a campanha "Fique Sabendo", para incentivar as pessoas que viveram situações de risco a procurem os serviços de atendimento. No entanto, todos nós sabemos como é difícil tomar essa decisão. Por mais que tenhamos informações que podem aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos soropositivos, lidar com questões envolvendo a vida e a morte não é nada tranqüilo. "A morte gera sempre um efeito bumerangue na comunicação e, por isso, é um assunto difícil de ser abordado", afirma o pós-doutorando em Semiótica Carlos Silva. "As pessoas que moram em áreas de terremotos, por exemplo, evitam pensar na ameaça de tremores e acabam não protegendo suas casas. Comportamento semelhante é observado em quem, por qualquer motivo, vivenciou uma situação de risco", afirma. "A geração mais velha fica horrorizada com as lembranças da era pré-coquetel. A mais nova, acha que é uma doença controlável ou que está fora de seu circuito de relacionamentos", diz a psicóloga Cátia Oliveira, apontando para diferenças geracionais que fazem as pessoas nem querer saber de fazer o tão temido teste. E você, leitor, já fez o teste? Como foi? Tem medo de fazer?

G online news

ALERJ VOTARÁ TRANSFORMAÇÃO DE DISTRITO DE CABO FRIO EM MUNICÍPIO

Atualmente 2º distrito do município de Cabo Frio, na Região das Baixadas Litorâneas, Tamoios poderá ser transformado no 93º município fluminense. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará, em discussão única, nesta terça-feira (20/04), em sessão extraordinária, às 18h35, o projeto de lei 3.008/10, que cria o município. O texto é assinado pelos deputados Jorge Picciani (PMDB), Paulo Ramos (PDT) e Sabino (PSC), que, na justificativa, alegam que o distrito não recebe investimentos do município ao qual fazem parte, embora seja “responsável por 75% dos royalties de petróleo do Município de Cabo Frio”. “Tamoios não dispõe de infraestrutura para atender às necessidades de sua população, que tem que recorrer ao Distrito de Barra de São João, à Casimiro de Abreu ou ao centro de Cabo Frio para ter acesso aos serviços mais essenciais”, diz a justificativa. A proposta busca legitimar o processo requerido pela população local através de abaixo-assinado, em 1994, que foi dado como nulo, o que os parlamentares contestam. “A população ficou prejudicada, uma vez que não houve consulta prévia da mesma sobre qualquer procedimento em relação ao processo”.

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro designará a data em que serão realizadas as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores, assim como posse dos mesmos. O número de vereadores da primeira legislatura será de nove.