sábado, 31 de julho de 2010

Lula propõe a Irã receber no Brasil condenada a apedrejamento


Presidente fez apelo a Mahmoud Ahmadinejad e citou 'amizade' com o líder.
Ele disse que 'nada justifica' o Estado tirar a vida de uma pessoa.

O presidente Luiz Inácio da Silva fez um apelo ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pela vida de Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma iraniana de 43 anos, mãe de dois filhos, condenada à morte por apedrejamento por supostamente cometer adultério com dois homens.

Lula fez a ressalva de que é preciso respeitar a soberania e as leis do país, mas disse que "nada justifica um Estado tirar a vida de alguém". O presidente brasileiro, que recentemente participou de negociações sobre um acordo nuclear com Ahmadinejad, citou a “amizade” entre os dois líderes. “Se essa mulher está causando incômodo, nós a receberíamos no Brasil de bom grado”, propôs o presidente.

"A traição lá tem um tipo de pena é enterrar a mulher viva e deixar a cabeça para fora para o povo jogar pedra", relatou Lula.

As declarações foram dadas durante comício em Curitiba ao lado da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Lula começou a falar sobre o assunto valendo-se do fato de o partido ter uma candidata. Depois, disse que, se Dilma for eleita, ela poderia telefonar para Ahmadinejad pedindo a libertação da iraniana. “Tenho certeza de que ela vai ter sucesso”, disse.

Presa desde 2006, Sakineh foi condenada a 99 chibatadas por adultério. Tempos depois, a reabertura do processo decidiu por sua execução. De acordo com a lei islâmica, a sharia, crimes como assassinato, estupro, tráfico de drogas, assalto à mão armada e adultério são passíveis de serem punidos com o apedrejamento.

O caso provocou uma repercussão internacional e o governo iraniano anunciou uma revisão da pena, sem deixar claro se o apedrejamento estaria suspenso.

Na quarta-feira, Lula disse que não intercederia pela iraniana e justificou que as leis dos países precisam ser respeitadas para não virar “avacalhação”. Na semana passada, o ministro das Relações Exterioes, Celso Amorim, telefonou para o colega iraniano, Manouchehr Mottaki, para pedir o cancelamento da pena de Sakineh.

G1

CCZ vacinando hoje nossos amiguinhos contra a Raiva em Santo Eduardo, Santa Maria e Espírito Santinho


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está hoje em Santo Eduardo, Santa Maria e Espírito Santinho vacinando contra a raiva os nossos cães e gatos das 08 e às 17 horas.

Lembrando que a vacina anti-rábica deve ser aplicada em cães e gatos com mais de 45 dias de vida. Os responsáveis devem levar os gatos em caixas de transporte ou sacolas de tecido; cachorros com coleira, no caso de cães bravos, deverão estar com focinheira; e, serem maiores de idade. Vale ressaltar que a raiva é uma zoonose que, em 99,9% dos casos, é mortal, sendo transmitida pela mordedura dos animais – explicou o diretor do CCZ, César Salles.

campos.rj.gov.br

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Festa de Agosto: entrada franca todos os dias!

Clique na imagem para melhor visualização

Pesquisa Ibope: Dilma lidera com 39% das intenções de voto; Serra tem 34%


Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) sobre a intenção de voto para a Presidência da República mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 39% das inteções de voto. José Serra, do PSDB, aparece em segundo, com 34%, seguido de Marina Silva, do PV, com 7%.

Votos em branco e nulos somam 7% e indecisos 12%. Segundo a pesquisa, os demais candidatos que disputam a Presidência não pontuaram. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 24 de julho de 2010, sob o número 20809/2010. Foram ouvidas 2.506 pessoas.

Do UOL Eleições

Ibope: no Rio, Cabral lidera com 58% das intenções de voto; Gabeira tem 14%


Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) mostra que o governador e candidato à reeleição Sérgio Cabral (PMDB) tem 58% das intenções de voto, seguido de Fernando Gabeira (PV), com 14%.

Segundo a pesquisa, Eduardo Serra (PCB) tem 2% das intenções de voto, e Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Peregrino (PR) aparecem com 1%. Jefferson Moura, do PSOL, não alcançou 1%. Votos em branco ou nulos somam 12%, e os indecisos, 11%.A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na disputa para o Senado, César Maia do DEM e Marcelo Crivella (PRB) estão empatados com 37% das intenções de voto.

Lindberg (PT) aparece com 21% das intenções, seguido de Jorge Picciani (PMDB)com 11%, Marcelo Cerqueira (PPS) com 7%, Milton Temer (PSOL) e Waguinho (PT do B)com 4%, Carlos Dias (PT do B) com 2%.

Claiton, do PSTU, e Wladimir Mutt (PCB), do PCB, registraram apenas 1% das intenções, e Heitor (PSTU) não foi votado.

De acordo com a pesquisa, 21% dos eleitores citaram apenas um candidato, sendo que dois são eleitos para o Senado. Votos em branco ou nulos somaram 23%, e indecisos 32%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Estado de S.Paulo, foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho, com 1204 eleitores, e está registrada no TSE (Triunal Superior Eleitoral) com o protocolo nº 20797/2010 e no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o número 62.183/2010.

Do UOL Eleições

Reclamações levam Prefeito de Campos a fazer inspeção surpresa no HGG

Foto Roberto Joia

Nelson Nahim conversou com pacientes e funcionários do Hospital

O Prefeito em exercício de Campos, Nelson Nahim fez uma inspeção de surpresa na noite desta quinta-feira (29/07) no Hospital Geral de Guarus (HGG), instituição que vem sendo alvo de inúmeras reclamações de pacientes, o que não teve início apenas nas últimas semanas. Na verdade o HGG parece ser uma das mais complicadas tarefas dos gestores municipais desde que foi inaugurado. Nahim percorreu todo o hospital conversando com funcionários, pacientes e diretores, determinando que sejam tomadas providências para sanar problemas pontuais e melhorar o atendimento. Na avaliação em todo o hospital, verificou as condições de funcionamento dos equipamentos, inclusive, os instalados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ao constatar a grande demanda por cirurgia de catarata, o prefeito decidiu antecipar o mutirão de cirurgia que seria realizado no HGG no decorrer do mês de agosto, anunciando para domingo (dia 1º), o grande mutirão de cirurgia, envolvendo, pelo menos, três hospitais. Antes de se dirigir ao HGG, o prefeito Nelson Nahim foi ao depósito do Programa Pró-Fraldas, no Parque São Caetano, onde determinou a compra de fraldas geriátricas já para esta sexta-feira (30/07). Além de determinar diretrizes para a realização de exames e contratação de empresa para manutenção de equipamentos, o Prefeito acionou gestores das Secretarias de Saúde e de Administração e Recursos Humanos para que, na segunda-feira (02/08), uma nova ambulância seja designada para o hospital. Na reunião com diretores da unidade, Nelson Nahim falou sobre a necessidade de unificar a gestão para que a população possa ter melhor atendimento. E, ainda, ouviu os funcionários sobre o sistema de trabalho, entre outros. “Eu já autorizei ao doutor Otávio Cabral (superintendente do HGG), que todas as medidas para melhorar o atendimento ao público sejam adotadas. O HGG não pode funcionar sem empresa especializada em manutenção de equipamentos hospitalares, para evitar que as máquinas parem e a população fique sem exame”, acrescentou.
Ururau

Esclarecimento aos anônimos

Tenho recebido alguns comentários de anônimos com denúncias graves em diversas áreas da municipalidade. Para não ficar nenhum mal entendido, ratifico a minha posição de só publicar tais assuntos com a assinatura de quem denuncia, e sugiro, a quem está se sentindo ameaçado por quem quer que seja que denuncie o caso ao Ministério Público.

Espero ter sido claro.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aniversário do CPM de Santo Eduardo: bom público comparece ao evento

Bom público presente nesta noite de Quarta-Feira para prestigiar a comemoração dos 53 anos do CPMSE.

Uma noite de homenagens, lembranças, e da participação de alguns moradores da localidade na comemoração dos 53 anos de aniversário do Centro Pró-Melhoramentos de Santo Eduardo (CPMSE) nesta noite de Quarta-Feira. Uma noite em que foram lembrados e reverenciados os esforços dos idealizadores e colaboradores durante esses 53 anos de existência, e principalmente de nomes como os dos senhores Enio Mazzini, Senhor Ducho, do ex-governador e também santoeduardense Celso Peçanha e do ex-vereador João da Cruz Lubanco, entre outros, desse espaço que até hoje é considerado um dos melhores da nossa região.

Para abrilhantar ainda mais a noite houve também uma apresentação da Banda João de Deus, da Escola Nossa Aparecida, que sempre nos representa por aí afora com muita dignidade e sempre nos enche de orgulho, e que na oportunidade tocou também, é claro, o tradicional "parabéns pra você" arrancando aplausos vigorosos e emocionados de todos os presentes.

Além do Bingo de ontem, também foi anunciado que haverá eventos variados no "clube" em breve.
Parabéns a Dona Zuleika Nogueira pelo empenho e empolgação de sempre!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lula diz que Oi continuará nacional ‘enquanto for presidente’

Portugal Telecom anunciou negociação para compra de 22% da empresa.
Segundo Lula, acordo só será bom negócio se controle continuar do Brasil.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quarta-feira (28) o anúncio de que a Portugal Telecom fechou um acordo para a compra de 22,4% da Oi. Lula afirmou não poder influenciar nas negociações, mas disse “garantir” que enquanto estiver no governo, a Oi continuará sendo controlada pelo Brasil.

“A única coisa que eu posso garantir para vocês é que enquanto eu for presidente, a empresa vai continuar nacional. E foi pra isso que ela foi criada: para ser uma empresa nacional, ajudar o país na banda larga, ajudar na questão de defesa”, disse.

O acordo de compra de parte das ações da Oi pela Portugal Telecom não prevê a transferência do controle das empresas. Com as operações, a Oi terá direito a participar do conselho de administração da Portugal Telecom, enquanto a portuguesa também terá direito a um representante no Conselho da companhia brasileira.

Questionado se considera a operação um “bom negócio”, Lula disse: “Depende. Se for feito o negócio, se a iniciativa privada concordar, que está negociando, se o BNDES concordar em nome dos fundos brasileiros e tiver possibilidade de novos investimentos no Brasil, será sempre um bom negócio para o Brasil, desde que o controle continue sendo uma empresa nacional”.

Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília

Liminar garante deferimento provisório de Garotinho

Por unanimidade, foi deferido pelos membros do TRE-RJ, nesta quarta-feira (28), o pedido de registro de candidatura de Anthony Garotinho, para o cargo de deputado federal, pelo PR. O deferimento, no entanto, foi provisório. Garotinho concorrerá sub judice até o julgamento de ação cautelar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a sentença do colegiado do TRE-RJ que o tornou inelegível por três anos.

Até o momento, já foram examinados 1.310 pedidos de registro de candidatura, sendo cerca de 80% deles deferidos. Entre estes estão os candidatos a governador Fernando Gabeira e Sérgio Cabral, e César Maia, que concorre ao Senado Federal. A próxima sessão extraordinária para julgamento de registro está marcada para amanhã, a partir das 14h.


Tarde de autógrafos em São Pedro do Itabapoana de escritor apiacaense neste Sábado no Festival da Viola e Sanfona

O Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana receberá o jornalista e historiador capixaba Marcelo Pedrosa para uma tarde de autógrafos durante o XIII Festival de Inverno de Sanfona e Viola. O escritor fará uma apresentação de sua obra intitulada “São Pedro do Itabapoana: Patrimônio, Memória e Identidade Sul Capixaba”(capa do livro em anexo). O livro é fruto de sua pesquisa de mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais num dos mais importantes centros de pesquisa de História do Brasil, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Natural de Apiacá, Espírito Santo, Marcelo procurou analisar a relação entre patrimônio, memória e identidade do sul do estado a partir do antigo município e atual Sítio Histórico São Pedro do Itabapoana, localizado no atual município de Mimoso do Sul. Busca este objetivo a partir da análise de três momentos importantes da história do antigo município: sua emancipação política em 1887, seu tombamento como Sítio Histórico em 1987, e a criação do Festival de Inverno de Sanfona e Viola, em 1998.

Horário: 15:30 Sábado

Local: Museu São Pedro de Alcântara do Itabapoana – Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana – Mimoso do Sul

A obra estará à venda no evento por R$ 30,00

No mesmo dia haverá também o show do cantor Sérgio Reis, dentre outros eventos culturais.

Confira toda a programação do Festival:

http://www.mimosoonline.com.br/index.php?secao=noticias_exibe&id=33&tema=4&origem=1

Ururau: Quase 20 anos depois quadrilha que fraudava INSS em Campos é presa

Mais informações sobre operação da P F em Campos:

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi realizada desde as primeiras horas desta quarta-feira (28/07) em Campos, para a execução de sete mandados de prisão expedidos pela 2ª Vara Federal, sendo que apenas três foram cumpridos. Todos os envolvidos já foram condenados em última instância com processos transitados em julgado, por formação de quadrilha e peculato.

O que chamou a atenção de todos é que a fraudes praticada pela quadrilha era realizada a quase 20 anos no antigo Banerj. O estelionato contra a Previdência Social era praticado através do instinto carnê do INSS que era falsificado e pago na boca do caixa por funcionários da instituição.

O Ministério Público Federal (MPF) esteve a frente das investigações. O site do Tribunal Regional Federal (TRF) ( http://www.trf.rj.jus.br ) estaria ainda na tarde desta quarta-feira apresentando mais informações, já que na sede da Delegacia da Polícia Federal poucas informações foram passadas.

O processo antigo era o 930070797-3 e o novo 19935103070797-6 e que está em segredo de Justiça. A juíza é Luciana Cunha Villar.

Um dos presos foi Luiz Cláudio Vieira Ribeiro, que foi encontrado em casa por volta das 6h, em Goitacazes. Seu advogado, Marcelo da Silva Freire, faria uma tentativa para que seu cliente pudesse cumprir a pena em regime domiciliar, já que apresenta problemas neurológicos. “Ele não tem como cumprir a pena em Casa de Detenção”, declarou a imprensa.

Outro nome anunciado dos dois outros que foram presos, foi a do ex-Policial Civil, Carlos Augusto Ribeiro de Azevedo.

No mandado de prisão que estava em posse do advogado Marcelo da Silva Freire, constavam oito nomes ao todo.

..........................................
Ururau

Polícia Federal cumpre mandados de prisão em Campos

A Polícia Federal atua em Campos nesta quarta-feira para cumprir sete mandados de prisão, expedidos pela 2ª Vara Federal, em repressão à prática de estelionato em Campos. Três mandados foram cumpridos pelos agentes federais, na busca para desbaratar uma quadrilha que fraudava a Previdência Social.

Segundo o delegado da PF, Paulo Cassiano, os presos já estariam sendo levados diretamente para unidades prisionais, sem a costumeira passagem pela delegacia da PF, pois não haverá necessidade de colher depoimentos, porque a investigação é do Ministério Público Federal (MPF).


Informações colhidas no fmanha.com.br

CPM de Santo Eduardo comemora hoje 53 anos de fundação

Alguns dos artistas que se apresentaram no CPM de Santo Eduardo que fizeram história

O Centro Pró- Melhoramentos de Santo Eduardo, também conhecido como "Clube", está comemorando hoje 53 anos de existência. Para os mais antigos, com certeza, esse dia 28 de Julho é um dia para relembrar com muita saudade vários momentos importantes da sociedade local. Só pra citar alguns, destaco a apresentação de alguns artistas famosos que passaram por ali, como Nelson Gonçalves, da Cantora Waleska, A Banda Sexto Sentido, de São Paulo, o cantor Paulo Ricardo, a Orquestra Tabajara, o cantor Jamelão, Silvinho Blau-Blau com seu guitarrista Ricardo Balantines, do rei do Forró, Roberto Máximo e de várias outras atrações que deixaram nas mentes de muitos de nós santoeduardenses e visitantes muito boas recordações, como também, muita saudade dos grandes bailes que ali dançamos com as bandas badaladas nos anos 80 e 90, como Reza Forte, Calistones, TB-6, Arsenal, Banda Álibi, Aço Doce e etc, etc....
Dia também para revigorarmos as nossas forças para que este espaço retome todo esse gás de tempos anteriores e nos faça sentir orgulho de nossa terra novamente.

Dia também de um Bingo na Sede do CPMSE, a partir das 7 e meia da noite e de uma apresentação da Banda de Fanfarras João de Deus na sequência.

Parabéns a todos os envolvidos no evento!




Blog Eu Penso que: É perseguição?

Do portal do TRE:

Carro de som de Garotinho apreendido por fiscais do TRE-RJ

A fiscalização do TRE-RJ apreendeu, na noite desta terça-feira (27), em frente à sede do tribunal, um veículo de propaganda do candidato a deputado federal Anthony Garotinho e da candidata a deputada estadual Clarissa Garotinho, ambos do PR. A apreensão foi determinada pelo corregedor regional eleitoral, juiz Luiz de Mello Serra, que flagrou o carro de som, em alto volume, quando deixava o prédio.

No veículo, estavam a candidata e cerca de dez outras pessoas. O carros de som infringia o art. 10, § 1º, inciso 1, da Resolução 23191 do TSE, que proíbe “a instalação e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distância inferior a 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares”. O carro foi encaminhado ao depósito do TRE no Caju.

Dilma: ‘Serra usa tática do medo’

Petista rebate acusações do tucano e diz que ele estaria usando o mesmo recurso que o derrotou em 2002


Candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff rebateu ontem as acusações feitas por José Serra na terça-feira. Segundo a ex-ministra, o tucano está “olhando no retrovisor” e repetindo a estratégia que, segundo ela, não deu certo na campanha de 2002, quando Lula derrotou o próprio Serra na disputa presidencial. O tucano, afirmara anteontem que “se a petista for eleita, as invasões de terra pelo MST vão crescer”.

“Acredito que isso é extremamente inadequado, pois trabalha com a estratégia do medo, do pessimismo e de que o Brasil não vai dar certo. Hoje, o Brasil vive uma outra realidade”, afirmou Dilma, depois de gravar programa eleitoral em Iguarassu, região metropolitana de Recife.

Em 2002, o PSDB veiculou propaganda eleitoral apresentada pela atriz Regina Duarte, na qual ela dizia ter “medo de uma mudança tão drástica no País”, caso Lula fosse eleito, por não conhecer o candidato do PT.

À tarde, já em Recife, a petista rebateu mais críticas de José Serra, que dissera anteontem que ela estaria fugindo dos debates. “Eu tenho um patrimônio para mostrar. que é o governo Lula”, reforçou Dilma.

Depois de realizar caminhada em Palmas (TO), José Serra classificou como “bobagem” a afirmação de que prega a tática do medo, como ocorrera em 2002. “Eu quero é debater propostas para os problemas do País e dos estados”, disse.

Em sua rápida coletiva durante a caminhada de ontem, Serra voltou a afirmar que tem dúvidas sobre a necessidade do projeto para construir o trem-bala entre o Rio e São Paulo. O motivo seria o alto custo do empreendimento.

Ontem, o TSE multou Serra em R$ 10 mil por campanha antecipada. O motivo é uma propaganda veiculada pelo PSDB no Rio Grande do Sul. Foi a quarta multa aplicada ao tucano nesta eleição. Ele pretende recorrer da decisão.

Marina faz alterações em seu programa

Candidata do PV, Marina Silva apresentou ontem sua segunda versão de programa de governo. As áreas que tiveram maior alteração foram Saúde e Segurança. Recentemente, Marina criticara os programas de Dilma e Serra. O primeiro por ter sofrido alterações, o segundo, por ainda não estar pronto.

Ontem, Marina também deu entrevista a uma rádio de Criciúma, quando chamou Serra e Dilma de “muito desenvolvimentistas”.

O Dia

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mais um prefeito cassado por uso indevido dos meios de comunicação

O TRE-RJ cassou e tornou inelegíveis por três anos o prefeito reeleito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, e o vice, Marcelo Tenório da Cruz, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Como a chapa obteve 64% dos votos válidos nas eleições 2008, o município vai ter que realizar novas eleições, caso a sentença seja confirmada após o julgamento de embargos de declaração e de um eventual recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. A cassação ocorreu por maioria de três votos a dois.

O relator do processo, juiz Luiz Márcio Pereira, chegou a dizer que os fatos “são exemplo do mais completo descalabro e desrespeito ao interesse público”. No último dia permitido pela legislação, no dia sete de abril, Aarão enviou à Câmara de Vereadores um projeto de reestruturação de cargos e salários que aumentava os vencimentos de 1.450 servidores municipais. Sancionada em três de julho, a Lei Complementar n.º 6 teve os benefícios alardeados durante a campanha eleitoral, com amplo apoio dos jornais O Correio, O Foco e Jornal Atual.

Quinze dias após ser reeleito, em 20 de outubro, o prefeito Aarão Neto revogou a Lei que majorava o piso salarial dos servidores em 41,4%, passando de R$ 424,40 para R$ 600,00. Para o juiz Luiz Márcio Pereira, a medida não passou de um ardil para ludibriar os funcionários municipais. “Trata-se de um estelionato eleitoral”, disse. O relator lembrou ainda que, uma semana após revogar o benefício ao funcionalismo, o prefeito enviou à Câmara um projeto de lei em que aumentava o próprio salário, o do vice-prefeito e o dos secretários.

Últimas informações sobre o vazamento de minério no Rio Itabapoana


A estimativa das autoridades é de que a mancha chegue a Santo Eduardo a partir da tarde desta terça-feira. Segundo informou o secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, a polpa de minério contém uma concentração de óxido de ferro e óxido de alumínio que decantam pelas margens e fundo dos rios, de forma a reduzir gradativamente a concentração dos metais. “E, devido à distância, cerca de 200 km, confiamos que o máximo que chegará a Santo Eduardo será um pouco da turbidez da água, mas sem riscos para os animais, para a agricultura e, provavelmente, não afetará a captação da água”.

Obs: até agora pouco não foi observado nada de diferente na coloração da água em Ponte do Itabapoana.
Ururau

Reportagem da Inter TV sobre o vazamento de minério de ferro no Rio Itabapoana

Dica de Saúde: a falta de carboidratos pode comprometer saúde das artérias


Estudo aponta que dieta pobre no nutriente eleva risco de arteriosclerose


Uma nova pesquisa realizada na Universidade de Harvard sugere que uma dieta fraca em carboidratos ou com excessos de proteínas pode danificar o funcionamento das artérias. O estudo que durou 12 semanas foi realizado com camundongos, que foram separados em três grupos diferentes.

O primeiro recebeu uma dieta padrão, o segundo uma dieta ocidental, recheada de gorduras, e o terceiro grupo ganhou uma dieta pobre em carboidratos. Depois de analisar a saúde dos camundongos que receberam o cardápio com redução de carboidratos, os cientistas descobriram uma diferença significativa no aumento da arteriosclerose ? formação de placas de gordura na parede arterial, podendo levar a ataques cardíacos e infartos.

De acordo com o estudo, a falta do nutriente aumenta em 15% as chances de desenvolver o problema. Já o grupo de camundongos que recebeu uma dieta rica em proteínas e gorduras apresentou um aumento de 9% de chances de desenvolver o problema.

Por Minha Vida

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vazamento de minério no Rio Itabapoana: últimas informações

foto: Andresa Alcoforado
Homens da Samarco trabalharam para conter vazamento em Espera Feliz


As informações são que neste fim de tarde desta segunda-feira o vazamento no local foi contido, mas são quilômetros de rio com a água avermelhada, que pode chegar a atingir a nossa região em mais alguns dias.

A empresa Samarco afirmou que o resíduo não é tóxico, mas muitos peixes continuam morrendo. As autoridades de Espera Feliz informaram agora a tarde que a mancha já deve estar chegando na cidade de Guaçuí no Espírito Santo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente da cidade mineira, Renato Mihiolo, cerca de 30 mil pessoas foram atingidas na cidade e região.

Informações colhidas no Gazetaonlinesul

Larissa Riquelme assina com 'Playboy' brasileira


A "Playboy" divulgou na tarde desta segunda-feira que a paraguaia Larissa Riquelme irá posar para a edição brasileira da revista.
Segundo o site da revista, a modelo que ficou famosa durante a Copa do Mundo da África do Sul sem sair de Assunção, almoçou com o diretor de redação, Edson Aran, para comemorar a assinatura do contrato. "Uma simpatia, uma simpatia", descreve Jeferson Sousa, redator-chefe de "Playboy", no site.

Após o sucesso durante a Copa do Mundo, Larissa Riquelme virou fiel frequentadora do Brasil. Esteve em São Paulo, na semana após o Mundial, para divulgar uma nova coleção de roupas de uma marca brasileira.

Neste fim de semana, esteve no Rio de Janeiro, onde fez fotos sensuais para um site. No domingo, porém, foi assaltada quando passeava pela Praia de Ipanema.

A modelo ficou famosa logo no início do Mundial quando apareceu em fotos, torcendo, com o celular entre os seios. O decote ousado e as poses sensuais foram repetidas em outras partidas da seleção paraguaia. Até que, ao ser reconhecida mundialmente, Larissa fez uma promessa: desfilaria nua pelas ruas de Assunção caso o Paraguai chegasse às semifinais. Chegou a ganhar uma música de estudantes brasileiros graças à promessa.

O Paraguai foi eliminado, mesmo assim a modelo posou sem roupa para um jornal paraguaio e uma revista espanhola. Na sequência vieram as visitas ao Brasil e, agora, a assinatura de contrato com a Playboy.

Folha online

Reclamação de leitora enviada por e-mail: Mosquitos invadem Santo Eduardo devido a valas mal cuidadas

"Amigos de Santo Eduardo, vamos nos unir para solicitar providências urgentes através da Associação de Moradores de Santo Eduardo e autoridades competentes para a limpeza das valas que estão completamente sem manutenção e com isso causando proliferação de pernilongos e mosquitos da dengue.
Vamos fazer uma campanha para conscientizar as pessoas da gravidade da situação".

Silene Sant'Ana

Secretários fazem vistoria em local de vazamento em Espera Feliz

Os secretários de Defesa Civil, Marco Soares, e de Meio Ambiente, Humberto Nobre, estarão na tarde desta segunda-feira (26), no município de Espera Feliz (MG), na Zona da Mata, para avaliar os danos causados pelo vazamento, na madrugada de domingo (25), de minério de ferro no Rio São Sebastião, afluente do Rio Itabapoana, que abastece os distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, na Região Norte de Campos.

Determinação do Prefeito Nelson Nahim, que orientou a Defesa Civil a monitorar o Itabapoana e adotar as medidas que forem necessárias, a visita dos secretários será acompanhada por técnicos dos órgãos, que poderão analisar a dimensão do vazamento que, segundo divulgou a secretaria de Meio Ambiente de Espera Feliz, atingiu um trecho de três quilômetros do São Sebastião, causando a mortandade de peixes ao longo de seis quilômetros e a suspensão do abastecimento de água no município.

- Vamos estar verificando as informações que estão sendo passadas acerca do acidente. Por ser tratar de minério de ferro, a tendência é de que o produto seja depositado no fundo do rio e, caso chegue ao Itabapoana, esteja bem diluído, ocasionando apenas uma coloração escura da água, o que não nos impede de continuar aconselhando a população a não beber água diretamente de rios e nem fazer o mesmo com animais. O minério de ferro não é tóxico. A mortande dos peixes em Espera Feliz foi resultado de um processo físico e não químico. Os animais morreram por asfixia e não por envenamento - explicou Humberto.

Segundo Marco, são remotos os riscos de que o material derramado com um furo no duto do mineroduto que transporta minério de Minas Gerais para o Espírito Santo atinja o Rio Itabapoana, mas a visita ao local do acidente é importante para que Campos trace um plano de medidas preventivas em casos de situações semelhantes que possam vir a ocorrer na região com a construção de um mineroduto no Açu, em São João da Barra.

- O acidente acendeu um sinal de alerta na região pelo fato do São Sebastião desaguar no Itabapoana, mas também nos levou a estudar os efeitos do vazamento por causa do mineroduto do Açu. Esse mineroduto passará ao lado do Rio Paraíba e é importante que já nos preparemos para qualquer situação que possa ocorrer - salientou Marco.

Por Regina de Oliveira
campos.rj.gov.br

Águas do Paraíba se manifesta sobre o vazamento de minério no Rio Itabapoana


O Sr. Adelfran Lacerda, assessor da Empresa Águas do Paraíba, disse durante o programa “De Olho na Cidade” na manhã desta segunda que os distritos de Santa Maria e Santo Eduardo terão o abastecimento feito por carros pipa, caso haja necessidade de suspensa no fornecimento, mas que por enquanto não há necessidade desse tipo de intervenção.

Ele também afirmou que a empresa está acompanhando o caso de perto, e caso seja necessário medidas serão adotadas.

Fonte: Ururau

Mineroduto se rompe entre Minas e Espírito Santo

Um mineroduto que transporta minério de Minas Gerais para o Espírito Santo se rompeu na altura no Rio São Sebastião, no município de Espera Feliz, na Zona da Mata, na madrugada deste domingo (25). A captação de água para abastecimento foi interrompida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a pedido da prefeitura.

Segundo a mineradora Samarco, responsável pelo mineroduto, o produto não é tóxico, mas deixa a água escura. A Samarco informou que forneceu quatro caminhões-pipa foram para abastecer a cidade e providenciou um outro ponto de captação de água.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o mineroduto foi construído há dois anos e tem seu ponto mais alto na cidade de Espera Feliz. Segundo o Secretário de Meio Ambiente da cidade, Renato Milhiolo, 70% do abastecimento do município é feito pelo Rio São Sebastião, que faz parte da Bacia do Rio Itabapoana.

O acidente aconteceu por volta das 4h deste domingo. De acordo com a mineradora, duas horas depois, o bombeamento de minério foi interrompido para realização de reparos. Ainda segundo a empresa, a vazão do produto derramado no rio ainda não foi calculada. A Samarco divulgou que as causas do acidente estão sendo apuradas.


domingo, 25 de julho de 2010

Dilma e Serra: números muito diferentes em duas pesquisas

Vox Populi: 41% apostam em vitória de Dilma; 30%, na de Serra.
Já o Datafolha...




Blog do núcleo:

...
Segundo o datafolha permanece empate técnico entre Dilma e Serra para sucessão presidencial 2010. Contudo, se na estimulada os números de intenção de voto são 37% (Serra) x 36% (Dilma), na declaração espontânea de voto temos uma vantagem significativa para a candidata petista: 21% (Dilma) x 16% (Serra). Marina tem respectivamente 10% (estimulada) e 4% (espontânea). O índice de rejeição, que atesta a opção de não votar "de jeito nenhum" no candidato, apresentamos em ordem decrescente: 26% (Serra), 19% (Dilma) e 13% (Marina). Na projeção de 2º turno temos 46% (Dilma) x 45% (Serra). Tá chegando a hora...

Telescópio acha 140 planetas que podem ter vida

Kepler descobre planetas quando eles passam em frente a sua estrela, assim como registra Vênus ou Mercúrio ao passarem em frente ao Sol | Foto: Divulgação
Nova Iorque (EUA) - Cientistas anunciaram a descoberta de 140 novos planetas parecidos com a Terra encontrados nas últimas semanas. Com os novos dados, os cientistas acreditam que existam cerca de 100 milhões de planetas parecidos com o nosso e que possam abrigar vida apenas na Via Láctea. As informações são do Daily Mail.

Os achados foram feitos pelo telescópio espacial Kepler, que procura novos planetas desde que foi lançado, em janeiro de 2009. Segundo o astrônomo Dimitar Sasselov, os planetas têm tamanho parecido com o da Terra. O cientista descreveu a descoberta como a "realização do sonho de Copérnico", em referência ao pai da astronomia moderna.

Novos planetas fora do sistema solar são descobertos quando eles passam em frente a sua estrela. O telescópio não capta uma imagem direta, mas registra a minúscula diminuição do brilho do astro quando o planeta passa em frente. Essa passagem causa "piscadas" na luz. Pelo cálculo da diminuição de brilho, do tempo entre as "piscadas" e da massa da estrela, os astrônomos conseguem descobrir o tamanho do planeta.

O Kepler continuará pesquisando o céu dia e noite, sem interrupção, pelos próximos quatro anos, segundo o cientista. Sasselov afirma que nos últimos 15 anos cerca de 500 exoplanetas foram descobertos, mas nenhum foi considerado parecido com a Terra, ou seja, com a possibilidade de abrigar vida.

"Vida é um sistema químico que realmente necessita de um planeta pequeno, água e pedras e uma grande quantidade de complexos químicos para surgir e sobreviver. (...) Tem um monte de trabalho para fazermos com isso, mas os resultados estatísticos são claros e planetas como a nossa Terra estão lá fora. (...) Nossa própria Via Láctea é rica nesse tipo de planetas", disse o astrônomo durante a apresentação dos resultados do Kepler na conferência TEDGlobal, em Oxford, no Reino Unido.

O Dia

Com golaço e sorte, Vasco vence Atlético-GO e 'dorme' fora da zona de degola


O Vasco contou com talento e sorte para vencer o Atlético-GO por 2 a 0 neste sábado e deixar, pelo menos momentaneamente, a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O talento surgiu nos pés de Nílton, que marcou um golaço da intermediária, e nas mãos de Fernando Prass, que defendeu um pênalti. Já a sorte aconteceu com as duas bolas do Atlético que explodiram na trave.
A vitória hoje nos leva para outro campeonato. Isso foi comentado entre os jogadores. Agora podemos mirar a parte de cima da tabela", disse Fernando Prass após o final da partida.
Com a vitória, o Vasco saiu da zona de rabaixamento e subiu para a 12ª posição no campeonato. O time goiano continua com 7 pontos e permanece em último na tabela.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pontes em Santo Eduardo em péssimo estado de conservação colocam a vida da população em risco

Clique na imagem para melhor visualização
Ponte da Estrada do Garrafão: abandono total das autoridades.

O caso é grave, e mesmo depois de terem sido várias vezes interditadas pela Defesa Civil, duas pontes em Santo Eduardo permanecem sem nenhuma manutenção e continuam colocando a vida dos usuários em risco sob as vistas grossas das autoridades.
Estive hoje verificando o problema de perto e constatei a gravidade do caso. O que deu para perceber de imediato é que a estrutura da ponte na Estrada do Garrafão, (antiga Estrada da Limeira) no Bairro Departamento, que a base dela é toda de concreto, ou seja, o que acontece é um verdadeiro absurdo pois uma simples reposição das madeiras ou o preenchimento de concreto na parte de cima desta ponte seria muito mais fácil, prudente e muito menos dispendioso para os cofres do município do que a prefeitura vir a ser acionada na Justiça caso aja uma tragédia com alguém que está utilizando a mesma para trafegar, não é mesmo?
A segunda ponte visitada foi a mais famosa, a do antigo Matadouro; aquela que serviu para Santo Eduardo ficar falado na Imprensa carioca em 2007, citada nos relatórios investigativos do Tribunal de Contas do Estado que apurou que ela teria sido reformada por 3,2 milhões de reais no governo anterior mas que continua sem um prego novo sequer., E pior, quando cheguei ao local , tive a impressão errônea que ela se encontrava em melhor estado, mas ao olhar mais atentamente percebi que ela se revela como a mais perigosa da localidade, pois a aste de madeira que a sustenta está prestes a ruir, podendo causar uma tragédia maior.
Triste situação a nossa, e o que dá para constatar de imediato diante desse e de outros fatos é que existem prioridades pelo município afora e aqui, realmente, as coisas sempre ficam pra depois.
Até quando?

Clique na imagem para melhor visualização.
flagrante de um veículo utilizando a ponte do matadouro: risco eminente e uma tragédia anunciada.

Nahim entrega Unidades de Saúde reformadas em Murundú e Mata da Cruz

Na noite desta quinta-feira (22), o Prefeito Nelson Nahim entregou mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) totalmente reformadas na região norte do município: a UBS de Murundu e a de Mata da Cruz. O prefeito aproveitou e anunciou o início do trabalho de máquinas para a agricultura, além da distribuição de sementes para os produtores em, no máximo, 15 dias.

- Quero manter o ritmo da cidade. Muito já foi feito, mas precisamos fazer muito mais. Já autorizei a compra de mais 20 ambulâncias para nossa frota, assim como a reforma do Hospital Ferreira Machado. A saúde, ao lado da Educação, é minha prioridade. Em breve teremos o trabalho de máquinas para os agricultores locais - disse o prefeito durante as inaugurações.

Em Murundu, a UBS chega a realizar 500 atendimentos por semana. Para o gestor da unidade, Rubens Correa Dias, a reforma veio em boa hora. “Tínhamos infiltrações em vários pontos”. Já a dona de casa, Rosália de Souza Carvalho, 57 anos, ressaltou o bom atendimento. “É bom saber que podemos contar com um bom serviço de saúde”, disse.

Na UBS de Mata da Cruz houve a construção de novas salas para ampliar o atendimento. “Já contamos com uma ambulância nova e agora temos mais salas”, disse o gestor Sebastião Ferreira Coutinho. Para a comerciante Libania Brígida Carvalho, 23, a nova UBS traz segurança para a família. “A população estava precisando. Como mãe fico mais tranquila”.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que, em breve, as duas unidades poderão contar com o sistema integrado de marcação de consultas. “Dependemos da instalação de antenas para que os computadores possam receber o sinal. Mas desde já posso afirmar que a população de Murundu vai contar com a coleta de exames na próxima semana”.
campos.rj.gov.br

quinta-feira, 22 de julho de 2010

TSE dá direito de resposta ao PT por ‘ofensas’ de Indio da Costa

Candidato a vice de Serra disse que partido é ligado às Farc e narcotráfico.
Cabe recurso ao plenário do TSE da decisão do ministro Henrique Neves.


Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília

O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral, acatou nesta quinta-feira (22) o pedido feito pelo PT de direito de resposta às declarações do candidato a vice- presidente na chapa encabeçada por José Serra (PSDB), Indio da Costa, de que PT tem ligações com o narcotráfico e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ainda cabe recurso da decisão ao plenário da corte. O G1 deixou recado no escritório do advogado do PSDB e aguarda retorno.

As declarações de Indio foram feitas na semana passada em entrevista ao site “Mobiliza PSDB”. Na última segunda-feira (19), a coligação liderada pelo PT – “Para o Brasil Seguir Mudando” – entrou com representação no TSE contra Indio da Costa e o PSDB pedindo direito de resposta pelas supostas “calúnias” feitas pelo candidato.

Nesta tarde, Neves avaliou que as declarações do candidato a vice foram “ofensivas” e determinou a veiculação da resposta do PT por dez dias no site “Mobiliza PSDB”. “No caso, tenho que a afirmação de ser o Partido dos Trabalhadores ligado ao narcotráfico e ‘ao que há de pior’ é, por si, suficiente para a caracterização da ofensa e o deferimento do direito de resposta”, afirma Neves na decisão.

O ministro, contudo, não aceitou o texto de resposta proposto pelo PT por considerar que o conteúdo extrapola os limites permitidos pela legislação ao fazer menção à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

"Examino o teor da resposta apresentada pelo requerente. Reconheço, tal como aponta o Ministério Público Eleitoral, que o texto da resposta extrapola os limites do permitido ao apontar a retomada de territórios que 'nos governos anteriores, foram ocupados por criminosos' e fazer referências à campanha da candidata Dilma Roussef", disse.

Um dos trechos do texto apresentado pelo PT para ser veiculado como resposta a Indio da Costa diz: "Dilma Rousseff é recebida com entusiasmo pelas multidões, numa campanha pautada pelo comportamento republicano. Nossos adversários valem-se da manipulação na vã tentativa de mudar o julgamento amplamente favorável que a sociedade faz do PT, do governo do presidente Lula e de nossa candidata, Dilma Rousseff".