terça-feira, 30 de novembro de 2010

Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas


Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem. Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seusnutrientes é a nossa saúde. Para tirá-los do esquecimento e para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes e cores. 
11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta. Confira: 

Lentilhas: a lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp. 
Batata doce: Muitas vezes elas são vistas com olhares tortos e cara feia. Alguns acham estranho o fato de ser doce e outros, ainda, acham que ela tem grande quantidade de calorias e por isso precisam ficar longe do prato. Mas, mesmo sendo cerca de duas vezes mais calórica do que a batata normal e que tenha também mais carboidratos, a batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado.  
Inhame: ele é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. Além disso, o consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido. Mas é importante que ele não fique muito tempo no fogo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas. 
Rabanete: rosa por fora e branquinho por dentro, o rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Roberta de Lucena, isso acontece graças à grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo. 
Acelga: também conhecida como couve-chinesa, essa hortaliça é extremamente versátil, pois dela aproveita-se tanto talos quanto as folhas. Além disso, ela fica ótima crua e também refogada com azeite e alho. "Além de proteger o fígado, a acelga auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina", explica a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches, da Clínica Damasceno.

Além disso, a acelga também é fonte de vitamina A e C. Quem tem tendência a desenvolver cálculos renais, precisa maneirar na quantidade consumida desse alimento. "Há grande quantidade de oxalato na acelga, substância que pode se ligar ao cálcio e formar pedra no rim", explica nutricionista. 
Beterraba: ela também está entre os rejeitados. Mas o que poucos sabem é que ela é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por isso, eles recomendam um copo de suco de beterraba antes de praticar atividades. 
Nabo: Este vegetal carrega doses de vitamina C, cálcio e potássio. "Estudos mostram que possui uma substância que pode prevenir certos tipos de câncer", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, o que ajuda a digestão. 
Chicória: ela é rica em oligossacarídeos, substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais, são os chamados prebióticos. "Esta substância auxilia no bom funcionamento intestinal, tratando casos de intestino preso, diminui os níveis de toxina no intestino, auxiliando na prevenção de cânceres", explica Bárbara Rescalli Sanches.

Também melhora a absorção de minerais e controla os níveis de triglicérides no sangue. Outra vantagem é a sua capacidade de desintoxicação, ou seja, auxilia na eliminação de toxinas no organismo. Além disso, constitui uma importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para utilizar nas dietas de emagrecimentos. O melhor modo para ela ser consumida é crua, para melhor aproveitar o seu valor nutritivo. 
Nêspera: popularmente chamada de ameixa-amarela, esta fruta é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. Outra propriedade da nêspera é controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando assim na prevenção contra diabetes. "Estudos ainda indicam que a nêspera apresenta triterpenos, substâncias que modulam a formação de óxido nítrico, que age nas vias respiratórias e tem efeito que pode ser benéfico no controle de bronquite, além de auxiliar no tratamento de doenças alérgicas inflamatórias como asma, rinite e sinusite", explica Bárbara. 
Pitanga: essa pequena fruta vermelha se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Segundo Bárbara Rescalli, ela também é rica em licopeno, importante na prevenção de uma série de cânceres, como o câncer de próstata, pulmão e estômago. Para consumir essa fruta, é preciso tomar cuidado com os fungos, que se reproduzem na casca da fruta. Observe se a casca não com uma textura áspera ou com uma cor diferente. 
Cará: esse tubérculo é o primo menos famoso da batata. Por ter o gosto muito parecido com o de um alimento tão popular, o cará foi deixado de lado, e poucas pessoas o colocam no prato. De acordo com Bárbara Rescalli, o cará é uma fonte de carboidratos que pode ser utilizado para a recuperação muscular após uma atividade física. Também traz benefícios para o sistema imunológico e inibe a ação maléfica de radicais livres. 
MInha Vida

Santo Eduardo e região sem água hoje!

Devido a um serviço de manutenção nos equipamentos da Subestação de tratamento da Empresa Águas do Paraíba estão sem água hoje as localidades de Santo Eduardo, Santa Maria e Espírito Santinho.

A Empresa noticiou que faria manutenção apenas na TV Record de Campos, mas no site não há nenhuma informação sobre o procedimento.

Segundo informações colhidas por telefone (115) com o atendente Miguel, a previsão para a normalização do fornecimento de água para a região ocorrerá ainda hoje.



ETA Santo Eduardo/Santa Maria



Localizada na Rua Minas Gerais, s/n, atende aos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, com população estimada em 6 mil pessoas. A água produzida e distribuída pelo Sistema é captada no rio Itabapoana, manancial classificado como corpo de Água Doce da Classe 2. O processo de tratamento realizado no Sistema Santo Eduardo é do tipo convencional com a seqüência de floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e distribuição a partir do reservatório de contato.

Celso Amorim é eleito 6º 'pensador global' mais importante de 2010 em ranking da 'Foreign Policy'

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, foi apontado pela revista norte-americana “Foreign Policy” como o sexto “pensador global” mais importante do ano, em uma lista com 100 nomes, com o mérito de “transformar o Brasil em um ator global”.
“Nem se opondo reflexivamente aos EUA no estilo da velha esquerda latino-americana nem servilmente seguindo sua liderança, Amorim marcou um curso independente”, elogia a publicação.
“Ele criticou países desenvolvidos e advogou que os países em desenvolvimento tivessem um papel de liderança no combate às mudanças climáticas. Este ano, juntou-se a um parceiro improvável, o chanceler turco, Ahmet Davutoglu, para negociar um acordo aos 45 minutos do segundo tempo para diminuir a tensão internacional a respeito do programa nuclear do Irã. Embora a principal conquista da iniciativa tenha sido o ranger de dentes em capitais ocidentais, também colocou o Brasil no mapa”, justifica a “FP”.
O ranking é liderado pelos milionários Warren Buffett e Bill Gates, seguidos pela dupla Dominique Strauss-Kahn, diretor do FMI, e Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial.
O presidente dos EUA, Barack Obama, vem em terceiro lugar, seguido pelo chefe do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, e pelo presidente do FED, Ben Bernanke.
Amorim é o chanceler mais bem colocado no ranking, à frente do turco Ahmet Davutoglu (7º) e da a norte-americana Hillary Clinton (13ª). Ele também recebe mais destaque do que nomes como a chefe de governo alemã, Angela Merkel (10º), o empresário Steve Jobs (17º).
Além de Amorim, a ex-candidata presidencial Marina Silva é mencionada no ranking, em 32º lugar, junto com as líderes “verde” Cécile Duflot (França), Monica Frassoni (Bélgica) e Renate Künast (Alemanha). O conjunto de ambientalistas tem o mérito de ter colocado o tema na agenda mundial, segundo a revista.

Uol

domingo, 28 de novembro de 2010

Se chegamos no Alemão, vamos chegar na Rocinha e no Vidigal, diz Beltrame

Em entrevista concedida na noite deste domingo (28), José Mariano Beltrame, secretário de segurança do Rio, afirmou que "se chegamos no Alemão, vamos chegar na Rocinha e no Vidigal".
O secretário disse ainda que "não resolvemos todos os problemas", mas que as operações de hoje foram um grande passo. "Derrubou-se uma crença de invencibilidade", afirmou Beltrame. "Vencemos a mais importante e mais difícil batalha."
O secretário também afirmou que ainda não há um balanço completo da operação, uma vez que as buscas e apreensões continuarão nos próximos dias.
Respondendo sobre uma possível fuga de bandidos do Complexo do Alemão, Beltrame afirmou que "marginal sem arma, sem casa, sem território é menos marginal".
Uol Notícias

Ministro da Justiça pede isolamento de chefes do tráfico

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, determinou o isolamento total dos principais chefes de facções criminosas presos e o aumento da vigilância nos presídios federais para impedir que a onda de violência se alastre para São Paulo e outros centros urbanos. "Sou favorável ao isolamento total, neste momento, de todo preso que tiver envolvimento nos atos do Rio", disse.

Mas o ministro minimizou o risco de ampliação da crise: "Tudo indica que o problema seja restrito ao Rio, mas preventivamente adotamos todas as cautelas para impedir que eles continuem mandando ordens para fora das prisões".
Barreto informou que, além da mobilização de centenas de agentes das Polícias Federal e Rodoviária, outros 500 homens da Força Nacional de Segurança Pública foram colocados de prontidão para serem mandados imediatamente ao Rio, caso o governo do Estado requisite a tropa. Um primeiro grupo, com 180 policiais, já está acantonado no Batalhão de Pronto Emprego (BPE) que a Força mantém em caráter permanente num quartel em Luziânia (GO), no entorno de Brasília.
Segundo o ministro, além das 112 vagas já ocupadas por traficantes do Rio nos quatro presídios federais de segurança máxima, outras 300 vagas ainda existentes podem receber criminosos de alta periculosidade que forem capturados e que também precisem ficar isolados.
Barreto apoiou a prisão, determinada pela Justiça, de familiares e advogados de traficantes que estão servindo de pombo correio e levando instruções de dentro dos presídios para os operadores das quadrilhas soltos.
Ele informou que, com ordem judicial, outros advogados suspeitos de ligação com o tráfico estão sendo monitorados e também correm o risco de prisão. "Quando o advogado cruza a linha e passa a cometer crime, ele vira delinquente, cúmplice do cliente e tem de ser punido", disse. "A imunidade profissional não vale para cometer crime." O ministro assegurou que o cerco a maus profissionais tem o apoio público do Conselho Federal da OAB, inclusive do seu presidente, Ophir Cavalcante.
O emprego de tropas da Forças Nacional, conforme explicou Barreto, foi oferecido há uma semana ao governador Sérgio Cabral, mas as autoridades de segurança do Estado, dentro do seu planejamento de ação, não acharam necessário seu uso no primeiro momento, optando pelas Forças Armadas, que possuem veículos blindados com esteiras metálicas, mais apropriados do que viaturas com pneus para romper as barricadas dos traficantes.
O ministro não considera necessário mudar a Constituição ou a Lei de Execuções Penais para criar embaraços ao direito dos presos a receber visitas de familiares, amigos e advogados, porque as normas em vigor já preveem punição aos transgressores. Lembrou que é exatamente com base nelas que estão sendo presos, nos últimos dias, pessoas ligadas a detentos, como a mulher e três advogados do traficante Marcinho VP, suspeito de ser autor da ordem para a onda de atentados incendiários desencadeada no Rio nas última semanas.
Mas ele fez um apelo ao Congresso para que vote com urgência dois projetos que ajudam no combate às facções criminosas, como as que atormentam o Rio. Uma amplia para até dez anos de prisão pessoas envolvidas com o crime organizado e outra tipifica a lavagem de dinheiro como um crime autônomo, não dependendo mais de delitos antecedentes para sua caracterização.

Estadão

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cabral: 'Estamos virando uma página muito importante na história do Rio'

Em entrevista coletiva ao lado do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o governador Sérgio Cabral afirmou nesta sexta-feira que o Rio de Janeiro encerra um capítulo sangrento na história do estado.

"Estamos virando uma página muito importante na história do Rio de Janeiro. Mais do que nunca, a população está percebendo que a conquista da lei e da ordem são direitos básicos", disse Cabral.
Para o governador do estado, o sucesso da retomada de territórios vem de muito trabalho. "A retomada da paz não tem mágica. É 90% de transpiração e 10% de inspiração, disse o governador.
O governador ressaltou a união das esferas de poder para ressaltar os pontos positivos da operação na Vila Cruzeiro. "Para aqueles que não acreditam na lei, podemos dizer que o estado de direito democrático se uniu para resolver uma questão em que todos ganham", afirmou.
Um agradecimento especial foi feito às forças responsáveis pela retomada do território. "Muito obrigado à Polícia Militar, Civil e Federal, assim como as três forças armadas, pelo empenho com o único objetivo de trazer a paz", completou. 
O Dia

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hipotireoidismo: oito dúvidas sobre a doença da tireoide


Ela não tem cura, mas tratamento garante qualidade de vida do paciente




De acordo com os resultados recentes do censo IBGE 2010, as doenças endócrinas, como diabetes, obesidade e disfunções na tireoide respondem pela segunda causa que mais mata mulheres no país (7,8%), atrás apenas das doenças cardiovasculares. A tireoide é uma glândula endócrina que existe para harmonizar o funcionamento do organismo. Localizada no pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina), que estimulam o metabolismo e interferem no desempenho de órgãos como coração e rins, chegando a alterar o ciclo menstrual. 

Por toda essa importância, a glândula tireoide precisa estar em perfeita ordem. Quando isso não acontece, o próprio corpo dá o alerta. Os tipos mais comuns de disfunção da tireoide são: 

1. hipertireoidismo (liberação de hormônios em excesso, que aceleram muito o metabolismo); 

2. hipotireoidismo (a glândula libera o T3 e o T4 em menor quantidade do que o necessário). No segundo caso e mais comum, o hipotireoidismo, os sintomas mais frequentes são desânimo, cansaço, sonolência, pele seca, inchaço dos olhos, lentidão física e mental. A doença costuma atingir vários membros de uma mesma família. Porém, o diagnóstico nem sempre é fácil, pois os sintomas podem ser atribuídos a outras doenças que se manifestam de forma semelhante, como depressão e anemia. A seguir, a endocrinologista Laura Ward, da Unicamp, esclarece oito dúvidas mais comuns sobre o hipotireoidismo. 

1.Os sintomas podem ser identificados com clareza?
Os sintomas, infelizmente, são pouco específicos e se instalam lentamente, o que pode confundir as pessoas. Além disso, podem atingir vários órgãos, pois a tireoide é importante para regular o funcionamento de alguns sistemas do corpo, como cardiovascular, gástrico e nervoso. São: sentir frio, mesmo quando a temperatura não está baixa; desânimo; falta de interesse de todos os tipos, incluindo interesse para atividades corriqueiras ou prazerosas; lentidão de fala, de pensamento e de batimentos cardíacos; problemas no intestino (constipação, prisão de ventre), lentidão de reflexos; pele ressecada; cabelos e unhas quebradiços.  
2.Por que o hipotireoidismo ocorre mais em mulheres e se manifesta predominantemente a partir de certa idade?
Não se sabe com exatidão por que o distúrbio afeta mais mulheres, mas acredita-se que um dos fatores seja a maior incidência, na fase da menopausa, da doença de Hashimoto ou tireoidite crônica, doença autoimune da tireoide em que o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide, fazendo deste distúrbio a principal causa do hipotireoidismo. Durante o climatério, período em que as doenças autoimunes são mais frequentes, é possível que o metabolismo de hormônios, como estrógeno, esteja produzindo fatores desencadeantes para doenças autoimunes, entre as quais a doença de Hashimoto. 
3.Como saber se estou no grupo de risco da doença?
São fatores de risco para o hipotireoidismo: a existência de outras doenças autoimunes (lúpus, artrite reumatoide, vitiligo, diabetes de tipo 1), a presença de bócio (aumento de volume da tireoide) e a existência de doença de tireoide na família. 
4.Quais exames costumam ser feitos para o diagnóstico? 
Eles devem ser feitos periodicamente? O exame mais comum para identificar os níveis dos hormônios da tireoide chama-se dosagem de TSH sérico. Recomenda-se que todas as pessoas acima de 60 anos realizem uma dosagem de TSH anual e que mulheres, particularmente aquelas que apresentam fatores de risco, dosem o TSH a partir dos 30 anos. Além disso, gestantes também devem realizar o exame periodicamente.  
5.O hipotireoidismo tem cura? 
Não existe uma cura definitiva para a doença, mas o controle pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. O tratamento mais comum é feito com reposição hormonal, geralmente com hormônio sintético da tireoide, em geral, na forma de comprimido, que deve ser tomado diariamente pelo resto da vida. Mas vale o alerta: se estiver com falta ou excesso de medicação, podem aparecer os sintomas opostos, de hipertireoidismo. Os mais comuns são: agitação física e mental, insônia, irritação e perda de peso. 
6.Quais são as possíveis consequências mais graves, se não houver tratamento? 
A falta do hormônio tireoidiano pode levar ao coma mixedematoso, que é quando o paciente tem queda da temperatura corporal e ocorre a lentidão de todas as funções do organismo. Isso acarreta uma fragilização do sistema imune, facilitando a instalação de outras doenças, como pneumonia e infecções. O hipotireoidismo também pode afetar de forma importante o coração e os ossos, por isso é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico.  
7.O hipotireoidismo provoca aumento de peso?
Existe uma relação complexa entre as doenças da tireoide, o peso corporal e o metabolismo. Os hormônios tireoidianos também regulam o metabolismo, e a taxa metabólica basal também pode diminuir na maioria dos pacientes com hipotireoidismo, devido à baixa nos hormônios. No entanto, esse ganho de peso é menor e menos dramático do que o ocorre nos pacientes com hipertireoidismo.  
8.O que é essencial para controlar o hipotireoidismo?
Se o paciente estiver com a medicação ajustada adequadamente, sua rotina não será muito afetada. A recomendação é a mesma válida para pessoas sem a doença, que é seguir hábitos de vida saudáveis. É fundamental manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas. Também é essencial praticar exercícios físicos regulares para a manutenção do peso para afastar a obesidade e seus efeitos negativos, como hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e problemas cardiorrespiratórios. Não há grandes restrições em relação às atividades físicas, mas antes de começar a se exercitar o paciente deve sempre consultar seu médico.  
Por Ana Maria Madeira  -  Minha Vida


Festa do Reencontro em Morro do Coco com Cassiane e Falamansa

Começa nesta quinta-feira (25), com apoio da prefeitura, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a 21ª Festa  do Reencontro, em Morro do Coco. A tradicional festa começa com uma pregação evangélica, seguida do grande show da cantora gospel Cassiane, nesta quinta-feira (25), a partir das 21h. O show promete levar uma multidão à comunidade. Cassiane é uma das cantoras gospel mais conhecidas do público. Na oportunidade ela cantará grandes sucessos como “A Cura”, “Chuva de Bênçãos” e “Fogo Santo”.
    
A 21ª Festa do Reencontro de Morro do Coco prossegue no final de semana. Na sexta-feira (26), às 22h, haverá o show regional da Banda Brilho do Forró, seguido de Gil Paixão e Banda. No sábado (27), às 22h, show com a banda Impacto e, às 24h, “A Massa”. 
    
No domingo haverá mais grande show com “Falamansa”, às 21h, seguido de show pirotécnico. A programação terá, ainda, jogos de futebol, apresentação de bandas marciais e corridas de bicicleta. O organizador da 21ª Festa do Reencontro, Gilson Sarlo, diz  que este ano a prefeitura deu o maior apoio já dado à festa. “O prefeito nos recebeu muito bem e não mediu esforços para atender à população”, finalizou Gilson.



Obs: Segundo informações a Festa de São Sebastião, em Santo Eduardo, em Janeiro próximo não terá apoio da prefeitura mais uma vez. Mas atenção: não é por falta de pedido, e sim, porque existe uma ordem para a prefeitura não apoiar mais "festinhas de bairro" neste governo.



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Exames mais baratos para quem não tem Plano de Saúde

Foi criada uma clínica de exames de diagnósticos por imagem, para atender a
população de baixa renda. A Kodak, GE, e empresas da área de saúde patrocinaram este lindo
projeto!

É a realização de um sonho do radiologista Romeu Cortes Domingues, diretor
médico de duas clínicas de radiologia, que buscou parceiros para a iniciativa.

Para se ter uma idéia, os exames, que custam, na rede privada, cerca de R$
850,00, são oferecidos por R$ 120,00.

Repassem esta postagem para todos que necessitam de ressonância magnética, ultra-som e
mamografia
e não podem pagar.

Rua São Clemente, 216 – Botafogo – RJ

Confiram o site deles:www.imagemsolidaria.com.br

Deputado carioca diz que ter filho gay é falta de “porrada”

O militar e deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) sugeriu que os pais deveriam bater nos filhos com tendências homossexuais para mudarem de comportamento. A afirmação foi feita ao programa "Participação Popular", da TV Câmara.

Os deputados Jair Bolsonaro e Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE), presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, discutiam sobre a Lei da Palmada, quando Bolsonaro afirmou: “O filho começa a ficar assim meio gayzinho, leva um coro, ele muda o comportamento dele. Olha, eu vejo muita gente por aí dizendo: ainda bem que eu levei umas palmadas, meu pai me ensinou a ser homem”.


Uol

Dilma com Meirelles e Paulo Bernardo

A presidente eleita, Dilma Rousseff, terminou nos primeiros minutos de hoje (24.nov.2010) sua conversa com o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Comunicou que não necessita mais dos seus serviços e que o substituto será Alexandre Tombini, que já é diretor do BC.

Logo mais, hoje cedo, Dilma toma café da manhã com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Vai também comunicar a ele que sua fase nesse ministério está no final, pois a partir de 1º de janeiro a nova titular da pasta será Miriam Belchior. Mas Bernardo, diferentemente de Meirelles, deve permanecer no governo em uma cadeira mais importante do que a atual, com viés mais político.

Dilma tem feito muitas consultas a políticos de partidos aliados ao PT. Está formando juízo sobre como preencherá as 37 cadeiras de ministros. Poucos sabem como será a partilha, exceto os poucos nomes até agora vazados sobre a equipe econômica. Novos nomes só devem sair na semana que vem.

Blog do Fernando Rodrigues

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prefeito de Campos assina convênio nesta terça com Emater

O Prefeito Nelson Nahim assina convênio nesta terça-feira (23) com o governo do Estado para promover o desenvolvimento da agricultura do município. A solenidade será às 11h, no gabinete do prefeito, na sede da prefeitura e o convênio será celebrado entre o prefeito, o Superintendente Regional do órgão, José Castro de Macedo, o secretário municipal de Agricultura, Carlos Frederico Paes, e a supervisora regional da Emater, Ivany Rubião.
     
Em reunião prévia realizada no dia 11, no gabinete do prefeito com técnicos da Emater e da secretaria de Agricultura, o prefeito ressaltou o objetivo de implementar um amplo projeto de desenvolvimento para o setor agrícola do município. E, para tanto, externou o desejo de firmar o convênio para cooperação técnica com o órgão estadual de extensão rural.
    
O prefeito pediu caráter de urgência ao encaminhar a mensagem para a análise jurídica da Procuradoria Geral do Município que, em seguida, foi encaminhado para análise na Câmara. “Tenho dito que a Agricultura é prioridade no meu governo. Temos que ter pressa na execução de políticas públicas para a área, porque o município é de vocação agrícola e temos um expressivo número de pessoas na agricultura familiar que carecem de apoio para arar a terra para produzir alimentos”, disse o prefeito.
    
Nelson Nahim explicou que Campos tem um total de 11.200 produtores rurais, dos quais 3.280 são pequenos agricultores na agricultura familiar. “Investimos na aquisição de maquinário para a terra e para preparar estradas vicinais. Apoiamos os produtores com diversos programas, como o de inseminação artificial, que melhora a qualidade genética do plantel leiteiro. A prefeitura vai caminhar, junto com o Estado, a realização de um conjunto de políticas agrícolas, na área pesqueira, de pecuária e turismo rural”, acrescenta.
    
Na Emater, Ivany Rubião destaca que os agricultores vão receber apoio técnico e consultoria para acessar recursos através de vários programas, como o Rio Rural, Rio Genética, Estradas da Produção, Bem Estar Social e, ainda, acesso a serviços como elaboração de supervisão de crédito, laudo técnico, apoio à comercialização da produção no campo, capacitação à família rural e outros benefícios, como campanhas educativas.



campos.rj.gov.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BNDES aprova crédito de mais de R$ 1,2 bilhão para a Olimpíada e a Copa no Rio

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou nesta segunda-feira financiamentos para empreendimentos no Rio de Janeiro voltados para a Olimpíada 2016 e para a Copa do Mundo de 2014.
A prefeitura da cidade vai receber crédito de R$ 1,2 bilhão do banco para o projeto do sistema Transcarioca, que prevê a criação de corredor viário ligando a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao aeroporto Tom Jobim, na zona norte, para circulação de ônibus articulados.
O sistema terá 39 quilômetros de extensão, e terá custo total de R$ 1,6 bilhão.
O banco aprovou também a liberação de R$ 20,3 milhões para a construção de um hotel da rede Íbis, em Botafogo, zona sul da cidade. O crédito foi concedido dentro do programa BNDES ProCopa Turismo, voltado para a ampliação da rede hoteleira nacional para atender à demanda do principal evento de futebol do planeta.
Os recursos do BNDES correspondem a 62,2% do investimento total. O hotel terá 240 quartos, e tem inauguração marcada para maio de 2012.
Segundo o banco, o BNDES ProCopa Turismo tem R$ 178,5 milhões em operações aprovadas. A carteira do programa conta ainda com cerca de R$ 146 milhões de projetos em fase de perspectiva, consulta, enquadramento ou análise. Tais etapas são anteriores à aprovação, que pode ou não se concretizar.
Folha.com

Um teste para você saber se está mais novo do que sua idade oficial

A Unimed está proporcionando um teste gratuito para que as pessoas possam saber se os seus hábitos estão saudáveis ou não. Ou seja, através de uma sequência de perguntas bem específicas você é estimulado a responder um questionário de uma forma bem descontraída para saber se  a gente está mais novo ou não em relação a idade que temos oficial.  Confira no link abaixo:

http://www.idadeinterior.com.br/

Dilma deve anunciar nesta semana saída de Henrique Meirelles do Banco Central

Petista não aceitou atitude do presidente do BC de impor condições para ficar no cargo



A presidente eleita, Dilma Rousseff, não convidou nem pretende convidar Henrique Meirelles a permanecer no comando do BC (Banco Central). Dilma deve se reunir com Meirelles nesta semana, mas está com um pé atrás. Ficou furiosa com informações de que ele impôs condições para ficar no cargo, como a manutenção da autonomia na definição dos juros.
Até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não escondeu a contrariedade com o comportamento de Meirelles. Para Lula, ele perdeu muitos pontos ao agir assim porque, ao justificar sua esperada saída, tentou jogar no colo de Dilma a responsabilidade por eventual mudança na política monetária.
A avaliação é de que Meirelles criou enorme embaraço econômico, de difícil solução para Dilma, ao informar que foi convidado para continuar no cargo e, ao mesmo tempo, condicionar sua permanência à autonomia da instituição. Com isso, qualquer decisão que Dilma vier a tomar agora - diferente da permanência de Meirelles na presidência do banco - será interpretada pelo mercado financeiro como um afrouxamento da política de autonomia.

A manobra de Meirelles foi ocasionada, segundo políticos aliados, pela confirmação de Guido Mantega no Ministério da Fazenda em primeiro lugar. A informação emitiu um sinal de que Mantega será uma espécie de capitão do time e que o futuro presidente do BC ficará, na prática, subordinado à Fazenda. Hoje, Meirelles tem status de ministro e responde diretamente ao presidente da República.
R7

domingo, 21 de novembro de 2010

Domingo, 21 de Novembro de 2010: Santo Eduardo - 149 anos!

Há exatos 149 anos atrás, Campos dos Goytacazes, ainda vivendo nos tempos do Império de Dom Pedro II, ganhava uma nova área adivinda de terras capixabas para aumentar ainda mais o seu expressivo e importante território para a então Província do Rio de Janeiro; pelo Decreto Provincial, nº 1225 de 21/11/1861 era criado o Distrito de Santo Eduardo, pra quem não sabe.

Bom, de lá pra cá muitas mudanças, muitas vitórias e algumas derrotas, é claro, mas vamos seguindo, caminhando, e principalmente, confiantes e esperançosos para que aconteça, o quanto antes, uma reviravolta neste estado de coisas mal solucionadas em que nos encontramos, principalmente nestes últimos anos.

 Temos que ter esperança que em breve também conseguiremos cessar essa falta de respeito que temos recebido desse município milionário, cheio de recursos, mas que pouco faz por nós; aliás, só pra citar, nossa região há tempos vem sendo ignorada e tratada como se fosse de segunda classe por esses políticos inescrupulosos, isso que é a verdade.

21 de Novembro de 2010 - 149 anos de Santo Eduardo: um dia de reflexão, ou mais uma data para ignorarmos e deixarmos passar em branco?

 Sinceramente, acho que estamos na hora de acordar, enquanto ainda há tempo!

 Pensem nisso!

Bom Domingo a todos!


sábado, 20 de novembro de 2010

Uso de preservativo pode ser justificado, diz Papa


Líder cita uso na prostituição como possível 'passo para moralização'.
Declaração está em livro a ser lançado na próxima semana.


Em um livro de entrevistas a ser lançado na terça-feira (23), o Papa Bento XVI afirma que o uso de preservativos é justificado "em certos casos", especialmente para reduzir o risco de contaminação pelo vírus da Aids. O Papa cita como exemplo uma prostituta que, ao usar o preservativo para se proteger, estaria dando "o primeiro passo para uma moralização".
O livro, que será publicado na Alemanha e tem como título "Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais do tempo", é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista Peter Seewald.
Até o momento, o Vaticano proíbe o uso de qualquer forma de contracepção - aceita apenas a abstenção -, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Bento XVI provocou reações internacionais em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, o que na opinião dele até agravava o problema.
G1

Farmácias Pacheco e Drogasmil - Importante informação

Existe um programa para compra de remédios somente para pressão arterial e diabetes (e também anti-concepcionais), nas Farmácias Drogasmil e Pacheco.
É só levar receita (válida por 180 dias), identidade e CPF, caso o próprio não possa ir até a farmácia, outra pessoa pode comprar porém mediante uma procuração registrada em cartório e apresentando os documentos do interessado paciente.
Por exemplo, um tipo de insulina que custa R$ 34,00 reais, lá a mesma custa R$ 3,53 e assim por diante.
Tem capoten, atenol, captopril, renitec etc. Acho interessante, porque independe de classe social ou quanto você ganha. Ou seja, tanto o paciente do SUS quanto o paciente que utilizam o sistema particular.
Como todo mundo conhece alguém, que toma remédio para pressão, diabetes e anti-concepcionais, sugiro que divulguem essa informação para o maior número de pessoas.



Liguei p/ o SAC 0800 282 1010 da Pacheco e confirmei a veracidade dessa informação. 

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TSE decide analisar recurso de Garotinho contra inelegibilidade




Ele foi barrado pela ficha limpa, mas obteve liminar para disputar eleições.
Ex-governador foi eleito deputado federal pelo Rio com quase 700 mil votos.


Matéria do G1

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marcelo Ribeiro decidiu nesta sexta-feira (19) acatar recurso do deputado federal eleito Anthony Garotinho (PR-RJ) contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro que o declarou inelegível.


Eleito deputado federal com a maior votação do estado (694.862), Garotinho foi barrado pela Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social no pleito de 2008. Ele concorreu com o registro liberado por liminar do TSE. O Ministério Público Eleitoral (MPE) foi responsável pelo pedido de impugnação da candidatura de Garotinho por conta da condenação.



O TRE do estado negou ao ex-governador do Rio de Janeiro o pedido para que a decisão de torná-lo inelegível fosse examinada pelo TSE. Ele então levou o questionamento diretamente ao tribunal superior, que aceitou julgar o caso.
Segundo o ministro, o recurso estava regular e poderia ser admitido pelo TSE. “Tendo sido informados os fundamentos da decisão agravada, e estando os autos suficientemente instruídos para a apreciação da controvérsia, entendo que o presente agravo merece ser provido, para melhor exame do recurso especial”, disse Ribeiro.
O TRE entendeu que Garotinho teria praticado abuso do poder econômico e o uso indevido dos meios de comunicação, em decorrência de entrevista que ele, como radialista, fez com sua esposa Rosinha Garotinho, em junho de 2008, quando ela anunciou sua intenção de disputar as eleições para a prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ).
Na época que teve o regsitro questionado pelo MPE, Garotinho disse, por meio de sua assessoria, que a conduta do MPE era inadequada uma vez que ele só concorreria graças à liminar do TSE. Caso o TSE derrubasse a liminar, na avaliação de Garotinho, ele automaticamente ficaria inelegível.

Teste

Teste