quarta-feira, 2 de março de 2011

Do instantâneo ao saudável: veja o que comer durante o carnaval sem perder o pique


Nas compras de qualquer folião, o macarrão pronto em três minutos é item básico. A nutricionista Isabela Mol explica o que é possível acrescentar à lista para evitar danos à saúde e deixar o carnaval mais saudável


Para quem curte o carnaval, a semana que antecede a folia é de grande expectativa. Antes de partir para a diversão, é comum passar no supermercado e fazer uma compra básica. Geralmente, não faltam nesta lista: macarrão instantâneo, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Sem deixar de comer esses alimentos, a nutricionista Isabela Mol explica o que é possível acrescentar à lista para evitar danos à saúde e deixar o carnaval mais saudável - na medida do possível.

O item básico nas compras de qualquer folião é o macarrão que fica pronto em três minutos. "Às vezes preferimos um macarrão instantâneo, no entanto, vale frisar que o ideal é preparar um tempero com alho, cebola e pouco sal. Se possível, acrescente alguns legumes picados. Vai ficar ótimo! O tempero que vem pronto no macarrão deve ser evitado", orienta.

Para quem não consegue abandonar os refrigerantes, a nutricionista recomenda trocar os à base de cola pelos de guaraná, que não contêm cafeína. Outra dica da Isabela é optar pela bebida sem açúcar.

Antes de seguir viagem, lembre-se da água que em alguns balneários é escassa e de má qualidade. "Garanta sua água mineral e compre frutas como a melancia, a uva, a banana, a pera e o mamão. Faça sucos dessas frutas frescas. Compre também a água de coco (rica em potássio), que repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção das toxinas acumuladas".

Ressaca

Antes de abusar do álcool, a recomendação da nutricionista é beber muita água e fazer uma refeição leve. "Não é aconselhável ficar "beliscando". Faça sua refeição equilibrada, com alimentos ricos em potássio. Podem ser consumidos acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, melancia, banana, uva, dentre outros. Durante a festa é sempre bom alimentar-se. Esqueça as frituras, molhos, tortas e dê preferência aos salgados assados, massas finas e recheios leves", indica.

Uma boa pedida são os sanduíches naturais, mas observe a procedência. Com alimentos leves, o estômago terá força e energia para conter a quantidade de álcool enviado ao figado.

Quando a ressaca já chegou, evite as carne vermelhas (para não sobrecarregar o figado) e no churrasco prefira as carnes brancas. "Tente evitar os queijos amarelos, os molhos, as frituras, os alimentos industrializados, os embutidos e os enlatados. O ideal é uma alimentação leve, simples e o mais natural possível".

Energia

De acordo com a nutricionista Isabela Mol, as sugestões para se ter energia durante o carnaval e que podem ser levadas para a festa são: barras de cereais e de proteínas, bebidas isotônicas, frutas desidatradas (como banana-passa ou uva-passa).

"Mas cuidado com as bebidas isotônicas e energéticas. Os energéticos, por terem cafeína, podem causar taquicardia e os isotônicos podem sobrecarregar a função renal", destaca.

Então, a regra é a moderação em tudo."É interessante intercalar a cada copo de bebida alcoólica um de água ou de água de coco, uma fruta desidratada ou uma barra de cereal. Assim, você manterá disposição e alegria durante toda a festa", afirma a especialista.

Não se esqueça de:
Barras de proteína - auxiliam o folião a não perder massa magra pois fornecem as proteínas necessárias aos músculos. Durante atividades com gasto energético intenso, o organismo acaba usando tecido muscular como fonte de energia, no processo chamado catabolismo.

Bebidas isotônicas - ricas em sais minerais e carboidratos de rápida absorção, hidratam e refrescam o corpo. Também ajudam a repor os sais minerais perdidos pelo suor e fornecem energia extra para o folião.

Frutas desidratadas e bananas passas - uma forma prática e saborosa de fornecer carboidratos,
vitaminas e sais minerais ao organismo.

Guaraná - deve ser consumido no momento em que o folião acordar com fraqueza, cansaço e fadiga. Ele ajudará o organismo a recuperar a energia, além de estimular o sistema nervoso central e cardiovascular.

Depois da folia é recomendado consumir sucos e frutas. Prefira alimentos integrais, como arroz integral, feijão aziki, almôndega de soja, quiche de legumes, entre outros.

oto: Reprodução
Isotônico
"Cuidado com as bebidas isotônicas e energéticas, os energéticos, por terem cafeína, podem causar taquicardia e os isotônicos podem sobrecarregar a função renal", ressalta a nutricionista

Receita de Suco Energético

Ingredientes


- 1 copo duplo de suco de laranja

- 1 colher de chá de guaraná em pó

- 1 colher de sopa de aveia

- Mel à gosto

Modo de Fazer

Bata os ingredientes no liquidificador, com um cubo de gelo e sirva

LAILA MAGESK - DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA

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