domingo, 26 de junho de 2011

Porto da Ferrous vai atrair investimentos para o Sul do ES


Governador avalia que licença prévia destrava implantação do terminal de Presidente Kennedy

A licença prévia (LP) para a construção do mineroduto da Ferrous Resources do Brasil, concedida na última quarta-feira pelo Ibama, é vista com bons olhos pelo governador Renato Casagrande. Isso porque o mineroduto - que ligará a mina de Viga, em Congonhas, Minas Gerais, até Presidente Kennedy, litoral Sul do Estado - viabiliza a construção de um complexo portuário de águas profundas, um investimento de R$ 2,5 bilhões que escoará a produção de minério, no município de Kennedy. 
foto: Gildo Loyola
Na avaliação do governador, o terminal deve se transformar numa âncora de atração de investimentos para a região. "A licença prévia para o mineroduto destrava a implantação do porto de Presidente Kennedy. Com o mineroduto, o porto torna-se necessário, essa licença era a grande condicionante. Esse terminal será um belo atrator de negócios para o Sul do Estado", prevê o governador.

Em março, o Ibama já havia emitido LP, com validade de dois anos, para a construção do complexo portuário, que contará com terminal em águas profundas para embarque de minério de ferro (50 milhões de toneladas por ano), planta de filtragem e estrutura administrativa de apoio à operação. Agora, com a licença prévia do mineroduto, a Ferrous parte para conseguir a licença de instalação do porto, para aí sim dar início às obras. Os trabalhos devem começar em outubro deste ano, estima-se que sejam gerados cerca de 3 mil empregos nas obras.

Os planos da Ferrous para o complexo de Kennedy incluem a instalação de três usinas de pelotização e de uma siderúrgica. Os empreendimentos já estão sendo licenciados. 

Gazetaonline

Nenhum comentário:

Teste

Teste