quinta-feira, 23 de junho de 2011

Secretários visitam Vila da Rainha, em Santo Eduardo

Quem esteve hoje visitando a região foram duas das figuras mais influentes e responsáveis por inúmeros projetos em Campos, o senhor Avelino Ferreira, lotado na área de cultura e Suledil Bernardino, responsável pela fiscalização do dinheiro público do Governo Rosinha,que é o Secretário de Controle e Orçamento do município. Muito interessados em obter detalhes sobre o projeto do futuro Parque Histórico da Vila da Rainha, anunciado pelo Governador Sérgio Cabral, quando o mesmo aqui esteve para inaugurar a Hidrelétrica Pedra do Garrafão, os secretários foram recepcionados pelo presidente do Santo Eduardo F.C. que é também responsável pela área de assuntos comunitários da Bacia do Itabapoana, o senhor Adriano Santana. 
Avelino, com uma câmera na mão, com certeza, não deve ter perdido a oportunidade de tirar algumas fotos interessantes da região do Garrafão, que tem alto valor histórico para Campos e também, é claro, para a história do Brasil como um todo, visto que o local é um dos primeiros que foram habitados no nosso país, em 1536, na então Capitania de São Tomé, do donatário Pero de Góis.

Avelino Ferreira e Suledil Bernardino foram recepcionados hoje por Adriano Santana, um dos pioneiros dos estudos da Bacia do Itabapoana, que representou a prefeitura de Campos no governo passado para viabilizar a construção da Hidrelétrica Pedra do Garrafão.



Abaixo, uma animação produzida pela Rio PCH sobre o projeto de adequação do Sítio Arqueológico Vila da Rainha, que fica no 13º distrito, nas margens do Rio Itabapoana, na região da cachoeira do Inferno:


Atenção:
Parece que a viabilidade do projeto já está em fase de execução, porque o Ministério da Cultura, através do PRONAC 
(Programa Nacional de Apoio à Cultura) está disponibilizando verba já liberada para uma empresa do Rio de Janeiro (YDREAMS BRASIL SERVIÇOS E SOLUÇÕES INTERATIVAS) explorar o local e tudo mais que o mesmo vir a gerar, como a adequação do Museu, visitações públicas, pesquisas arqueológicas e atividades de educação patrimonial.

Adriano Santana disse: os sonhos estão virando realidade e nós não podemos ficar alheios a tudo isso, cabendo agora ao município de Campos participar ativamente do projeto, dando infraestrutura necessária para que as pessoas possam ter acesso ao local, dentre outras coisas. 


4 comentários:

ferreiraavelino@hotmail.com disse...

Leo,
Quero registrar meu agradecimento à sua contribuição aos nossos esforços de reencontrarmos com a história de Campos, via Vila da Rainha. Você e seu blog têm uma importância considerável no que tange à defesa do nosso município e de seus valores materiais e imateriais.
Parabéns pelo trabalho!
Avelino Ferreira
Subsecretário de Cultura do Município de Campos dos Goytacazes

Anônimo disse...

Estes senhores poderiam aproveitar e tirar fotos da praça de santo eduardo e do terreno abandonado e falar pra Rosinha tomar uma providencia.

Anônimo disse...

E a ponte, já foi reconstruída???
Nada conra resgatar memória histórica, mas temos que cuidar também do "hoje", pois estamos construíndo a história do "amanhâ".
Araços e parabéns pelo blog, que nos informa em tempo real o que ocorre na região.

zé foca disse...

...é só apertar q. eles gritam...e os lôbos em pele de ovelhas de san dudu,daqui uns dias vão uivar...estive na reunião politica em santa maria ha!ha!..teve ótima,àh! as fotos do" indiana avelino"...sensacional..é...desculpe àlguem chegando rs!rs!tchal

Teste

Teste