quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fique saudável em 15 minutos


Exercícios diários, mesmo em pequena quantidade, aumentam a expectativa de vida


Exercitar-se por apenas 15 minutos diariamente, em ritmo acelerado, aumenta em três anos a expectativa de vida e diminui em 14% o risco de uma pessoa morrer. É o que garante um estudo feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde de Taiwan publicado na revista científica “The Lancet”. 

Para chegar às conclusões, os pesquisadores acompanharam por 13 anos a rotina de exercícios de 416 mil voluntários. Com base nos relatos, eles dividiram os participantes em cinco categorias: inativos, atividade baixa, média, alta ou muito alta. Depois, estimaram os riscos de mortalidade de cada grupo.

Comparadas com pessoas que não faziam nenhum exercício físicos, aqueles que praticaram 92 minutos por semana (ou cerca de 15 minutos por dia) diminuíram em 10% o risco de ter câncer fatal, além da redução de 14% no risco de morte. A cada 15 minutos a mais de exercícios diários, o grupo diminuiu em mais 4% o risco de mortalidade. Já os sedentários apresentaram 17% mais chances de morrer por doenças do coração, diabetes e câncer. 

“É um conselho que serve para homens, mulheres, jovens e idosos, fumantes, pessoas saudáveis e não tão saudáveis”, afirmou o coordenador da pesquisa, Chi Pang Wen. Segundo ele, os benefícios foram observados em todas as faixas etárias e a ambos os sexos. 

“O conhecimento de que praticar 15 minutos por dia de atividade reduz o risco de morte pode encorajar muito mais pessoas a se exercitarem”, completou o pesquisador Martin Juneau, da Universidade de Montreal.

Nenhum comentário:

Teste

Teste