sábado, 10 de setembro de 2011

Santa Maria e Santo Eduardo e os desfiles cívicos

Aconteceram nesta sexta-feira, 09, os desfiles cívicos nos distritos de Santa Maria e Santo Eduardo.

Apesar do forte calor, tanto na parte da manhã, em Santa Maria, como também à tarde, em Santo Eduardo, não foi o suficiente para atrapalhar o desenvolvimento do tema proposto pela Secretaria de Educação de Campos (Sustentabilidade), cumprido a risco por todas as escolas participantes nas duas localidades. Vamos as fotos:

Escola Municipal Santa Maria e Escola Santa Maria (escolinha das irmãs) 

Escola Municipal Olímpio Peixoto Sampaio e Colégio  Estadual Dr. José Pereira Pinto, ambas de Santa Maria.

Escola Municipal Santa Bárbara e E. M. Posse do Meio, escolas dos subdistritos de Santa Maria, também desfilaram  em Santa Maria nesta sexta-feira.

Centro Educacional Nova Vida, de Santa Maria e  Creche Escola  José Silveira Lubanco e  Escola Carlos Jardim da Cruz, do Espírito Santinho, já essas duas últimas do distrito de Santo Eduardo, também participaram do desfile em Santa Maria.

Um momento de emoção no desfile em Santa Maria: uma homenagem dos diretores e professores da Escola  Municipal Santa Maria e do Colégio Estadual Dr. José Pereira Pinto à professora Alvalinda, que faleceu em Agosto passado, vítima de um acidente de automóvel, deixou todos os presentes muito emocionados
Em Santo Eduardo, a Escola Municipal  N. Sra. Aparecida e o Instituto Profissional São José,  abriram o desfile que começou por volta das 15:00 horas.

Participaram também do desfile em Santo Eduardo, a Creche Prof. Paulo Freire e o Colégio E. Estefânia Pereira Pinto.


Percepções e questionamentos:

O que não dá pra entender é que escolas que fazem parte do distrito de Santo Eduardo, como as da localidade do Espírito Santinho e de São Roque (E. M. São João) continuem desfilando em Santa Maria. A alegação é que elas estão mais perto de Santa Maria, por isso as mesmas sempre desfilam lá. Será?

Sinceramente, não dá para entender o porquê disso, afinal de contas, a distância entre os dois distritos é de apenas 7 km e essa distância, em minha opinião, não seria empecilho para que os alunos destas escolas viessem a Santo Eduardo desfilar. Pra mim, a Secretaria de Educação com essa conduta só contribui para que a alienação sobre o que faz parte de um ou outro distrito impere e faz que em Santo Eduardo, o desfile fique muito mais curto do que deveria ficar. Até nisso somos desrespeitados.

Outro detalhe: em Santo Eduardo, muitos alunos não desfilaram por vergonha de usar os uniformes. Segundo informações, os uniformes estavam muito velhos, contribuindo para os já desestimulados alunos a participarem do desfile, deixando o mesmo com muito menos alunos que no ano passado.




Quem esteve em Santo Eduardo nesta tarde de Sexta-Feira, foi a secretária particular da prefeita, Lindamara Silva. Linda, acompanhada do locutor e produtor de eventos, Agar de Oliveira, me disse que deu uma volta na localidade e ficou de relatar à prefeita vários de nossos problemas, que segundo ela, não tem explicação de o porque de ainda não terem sido solucionados. Linda fez questão de afirmar que Santo Eduardo terá a atenção da prefeitura que merece. Aguardamos portanto o quanto antes, pois já estamos cansados de tanto desprestígio.

10 comentários:

alex disse...

léo a verdade que santo eduardo ta acabando, ninguém gosta daí, se tirassem os correios daí e o hospital ficaria igual a usina santa maria. abandonada pelas autoridades. e espirito santinho e santa maria estão praticamente "juntas"e são roque tbm .

L Werneck disse...

Ninguém gosta daqui? Será mesmo?
Alex, acho que você está enganado, meu caro. Conheço muitos que amam esse lugar, inclusive pessoas de Santa Maria, que gostam de vir a Santo Eduardo para cultivar e reforçar os laços de amizade entre os dois lugares. Nem todos pensam assim.
As autoridades de Campos, Alex, é que não podem assumir preferências por nenhuma localidade específica; isso não seria nada inteligente da parte de nenhum governante, concorda?
O fato de você mencionar a possível retirada da Agência dos Correios e do Hospital daqui, principalmente para Santa Maria, seria em tese, o estímulo que faltava para Santo Eduardo acabar mesmo, concordo, mas sinceramente penso que isso não irá acontecer, principalmente porque em Campos existem ainda políticos responsáveis, que jamais estimulariam o detrimento de um lugar ao outro e sim a integração entre lugares próximos, promovendo o desenvolvimento e a sustentabilidade dos mesmos.

Outro detalhe: Ponte do Itabapoana, por exemnplo, é praticamente ligada a Santo Eduardo, por questões óbvias de proximidade, como é o caso de Santa Maria e Espírito Santinho. No entanto, acredito que nunca Ponte do Itabapoana, por mais próxima que seja a Santo Eduardo se "juntará a Santo Eduardo legalmente porque estamos em dois estados diferentes, não é verdade? No caso de Santa Maria e Espírito Santinho, a mesma coisa; para Espírito Santinho se unir legalmente a Santa Maria teríamos que nos transformarmos em um só distrito ou num só município e, sinceramente acho isso bastante complicado, principalmente porque Santa Maria sempre quis ser independente e livre de Santo Eduardo, mas isso, por questões geográficas nunca será possível, já que as terras de Santo Eduardo entram dentro da localidade de Santa Maria, por exemplo, na chegada da localidade, na região do Posto de combustíveis é tudo 13º distrito. Você sabia?
Santa Maria e Santo Eduardo, Alex, estão juntas e misturadas, mas separadas no papel porque Santa Maria quis que assim fosse desde 1960.

E para terminar:Só citei o fato dos colégios que fazem parte do distrito de Santo Eduardo terem desfilado em Santa Maria porque soou como se os próprios profissionais da área de comunicação da prefeitura parecerem não saber disso, pois no site da prefeitura não fizeram nenhuma menção a este detalhe. Aliás, como sempre, muitos profissionais da área de comunicação deste governo mostram não ter o mínimo de conhecimento sobre nossa região, cometendo gafes quase todas as vezes quando citam nossa lugares de nossa região.
Isso sim é lamentável.

alex disse...

mas leo por uma questão de logística, que fica mais perto de espirito santinho santo eduardo ou santa maria? num ficaria mais fácil realizar este desfile em santa maria? olha a quantidade de gente que esteve presente num foi quase 3x mais que em santo eduardo? eu entendo oq vc comentou em citar que respectivamente esp. santinho "pertence" ao distrito de santo eduardo. mais uma questão de logica e de fácil locomoção acredito que foi o motivo de tal desfile em esta localidade. agora lhe pergunto: morro do coco recebendo vários incentivos da prefeitura, agencia de empréstimo pessoal, cetep( que dizem que ja irá se fechar)e agora um núcleo da uenf que ira realizar estudos em prol de melhoras a agricultura familiar e em santo eduardo nada? cada a ambulância que o sec de saude prometeu? e lembrando mais uma coisa vejo que varias pessoas daí de santo eduardo estudando anoite em santa maria. oque está acontecendo ai? acabou aulas anoite ai? se for mais um descaso com o povo
santo-eduardense. e pq não saiu as obras ai ja que em santa maria a broxinha ta tentando fazer uma cala boca ultra superfaturado?

Carlos Jardim Campos disse...

Fala sério,
Todos sabem que São Roque e Espírito Santinho só no papel são ligados a Santo Eduardo, as duas localidade se identificam com Santa Maria, e os alunos e professores preferm desfilar aqui.
Acho um bobeira este comentário, já que todos sabemos que estes locais mesmo que erroneamente "pertençam" a Santo Eduardo, mas tem afnidades muito maiores com Santa Maria.
Acho que o cometário correto seria:
Porque Estas localidade pertencaem a Santo Eduardo se são vizinhas de Santa Maria.
Aliás eu mesmo começarei a agir isto por aqui.
Carlos Jardim Campos

L Werneck disse...

Nossa, Carlos Jardim!!!!
Qual é o segredo de tanto poder?

Qual seria o segredo de tanto prestígio? Você deve ser bem poderoso hein?

Começar a agir isso por aqui ??

Nossa!!! temos um novo Barão do Itabapoana na região e não sabíamos, minha gente!

Por que você não tem afinidade com Santo Eduardo?
Por que tem tanta certeza que pessoas de Espírito Santinho e São roque não gostam de Santo Eduardo?
Eu mesmo, tenho vários amigos nas duas localidades!

Alguém daqui já te fez algum mal?
Alguém daqui já lhe prejudicou?

Detalhe: no comentário anterior ao seu, do Alex, ele afirmou que muito mais gente foi a Santa Maria assistir ao desfile, ou seja, no fundo acho que o mesmo entendeu a minha crítica; se esses colégios fossem desfilar em Santo Eduardo, aqui daria mais gente nas ruas porque muitos viriam nos visitar.

Entenderam agora o que quis chamar a atenção?
O município, meus caros, não pode adotar uma política de preferência para um ou outro distrito. Se menos gente vêm a Santo Eduardo, o comércio fatura menos, é menos um refrigerante que o dono do bar vende, é menos um salgadinho, é menos um picolé que o garoto deixa de vender nas ruas.
É só vocês se colocarem no nosso lugar que irão entender o que eu critiquei. Não foi a minha intenção falar nada contra Santa Maria, por favor não deturpem os fatos, mas sim chamar a atenção para que os governantes deste município pensem melhor antes de achar que um simples gesto, que uma simples adequação num desfile cívico não vá afetar ou mexer com a auto-estima das pessoas de um lugar, e no caso sendo este lugar Santo Eduardo, o lugar onde moro e vejo todos os dias as coisas só não acontecerem por aqui, qualquer coisa, por mínima que seja, já me chama a atenção e não considero nenhuma bobeira não.

Se depender de mim, por menos força que eu possa ter, irei sempre defender os interesses da minha localidade, sem detrimento de nenhuma outra.
É simples: Dêem a César o que é de César. É só isso!

Anônimo disse...

Werneck,segunda-feira,o secretário de obras irá aí em Santo Eduardo,para ver a ponte solicitada á Linda Mara,e a ordem já foi dada a ele para que construa uma outra de cimento.Não vou me identificar,pois não vem o caso,mais estive presente no desfile aí.Te liguei ontem,e voce não estava em casa.Abraços.

Anônimo disse...

legal, uma ponte de cimento, autorizada pelo vereador Kelinho e a prefeita Rosinha,foi o que uma moto de som divulgou aqui neste sabado em santo Eduardo.
Não ouvi licitação,a lei agora é esta,ENTÃO QUE BLZ FICA MAS FACIL.
Segundo informaçoes,pode esta com esta nota, denegrir a imagem da prefeita.
Que acredito, não va fazer uma coisa, que 2º consta esta pronto,3 miloes e dusentos,lebram.
portanto vamos aguardar,350 pessoas ja foram cadastradas para casas populares,na conversa fiada.
Querem de qualquer jeito ser o pai da criança.
Se não fizerem na segunda o anuciado,estas pessoas estão com o governo ou contra ?
A PREFEITA ESTA MUDANDO CAMPOS, MAS COM SERIEDADE E RESPEITO,SANTO EDUARDO ESTA NA SUA LISTA E VAI ACONTECER,E PAREM DE TENTAR ENGANAR O POVO E FAZER A PREFEITA PASSAR COMO MENTIROSA,POIS ELA NÃO É.

Anônimo disse...

Bem feito para a Prefeita!
Ela está merecendo isso mesmo. Gente que quer queimar o filme dela.
Vamos aguardar de fato se essas obras irão começar mesmo.
O Vereaodr e seus irmãos de Igreja, permitiu esse anuncio. Vamos aguardar ! Estou aqui para cobrar do Sr@ Everaldo, do Sr@ Kelinho e o demais puxa saco

Anônimo disse...

Cabo Eleitoral da Oposição!!!!
Só sabe pegar mentira!!!!!
Temos que cobrar deles. Cadê as casas Populares. Estou aguardando a minha, pois fiz o recadastramento e até agora nada.

Anônimo disse...

A mentira é tão grande, que cadê a motinha que estava anuciando essa besteira. Parou com anuncio?Vamos meu povo e minha povoa, continue fazendo campanha contra a Prefeita. está esperando o quê? está com medo? ou esta esperando o aval do Sr.Kelinho, pois acredito que ele q mandou anuciar.
Coitados, quizeram promover o vereador e acabou tirando dele a pouca credibilidade que tinha.
Estão queimando seus filmes, é um tal de dizer que não foi eu., foi fulano. São uns bandos de covardes.

Teste

Teste