sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dilma destaca que Brasil tem condições de buscar excelência em atendimento à saúde

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou oficialmente hoje (25), no Rio de Janeiro, a nova sede do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). Segundo ela, trata-se de um momento consagrador, porque mostra que o Brasil tem condições de buscar um padrão de excelência no atendimento à saúde.
"Centro de referência é isso: a possibilidade de garantir às populações de todos os rincões deste país saúde de qualidade e de difundir as melhores práticas."
Referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades, o novo Into entrou parcialmente em operação no antigo prédio do Jornal do Brasil, zona portuária, há cerca de três meses. A unidade ocupa uma área de 70 mil metros quadrados, tem 21 salas cirúrgicas e 255 leitos de internação. Com a mudança, a capacidade de realizar cirurgias deve triplicar e passar das 6 mil intervenções anuais para 19 mil.
As consultas ambulatoriais também devem aumentar de 102 mil para 305 mil. Além disso, as novas instalações terão capacidade de oferecer atendimento a 86 mil pacientes a cada ano em consultas de reabilitação.
Durante a inauguração, Dilma anunciou a doação do antigo terreno do Into, na Praça da Cruz Vermelha, no centro, ao governo do estado do Rio para implementação do Hospital Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. A unidade deve se tornar referência nacional no tratamento de doenças neurológicas e tem previsão de inauguração para o ano que vem. Segundo o governo do estado, inicialmente o hospital vai contar com a estrutura já existente, que receberá obras de adaptação no valor de R$ 23 milhões.
Além disso, Dilma também assinou um acordo de cooperação técnica com o governo do estado do Rio que prevê investimentos de R$ 20 milhões no Instituto Vital Brazil, para aumentar a produção de medicamentos e de soro contra veneno de animais peçonhentos, além do antirrábico e do antitetânico.
Na mesma solenidade, também foi lançado o projeto do Centro Estadual Tecnológico em Saúde (Sautec), que atuará em pesquisas no campo da neurociência e vai funcionar nas dependências do Into, com o qual manterá cooperação assistencial.
Na ocasião, foi anunciada também a doação de um terreno do governo estadual em Santa Cruz, na zona oeste, à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que pretende construir no local uma fábrica de vacinas.

Agência Brasil

Nenhum comentário: