segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Índice de homicídio no Rio é o menor desde 1991, diz governo

O Estado do Rio de Janeiro teve 4.768 homicídios no ano passado, menor número absoluto desde 1991, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Segurança Pública.



O índice de homicídios por 100 mil habitantes foi de 29,8, uma queda de 26,6% desde 2006 (quando a taxa era de 40,6).
O número ainda está bem acima, porém, do limiar acima do qual a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta uma situação de "violência epidêmica" --quando há mais de 10 homicídios por 100 mil habitantes.
A Secretaria de Segurança informou ainda que o número de casos de roubo de veículos, 20.052, é o menor desde 2007, e caiu 53% desde 2006. Foram 41,2 roubos a cada 10 mil veículos.
Os roubos de rua registrados foram 78.456, uma queda de 11,2% em relação a 2009. Houve 156 casos de latrocínio, menor número desde 1999.
Os autos de resistência, casos de bandidos mortos em confronto contra a polícia, foram 855 no ano passado, menor número desde 2001.
A maior aposta do governo Sérgio Cabral (PMDB) no combate à violência são as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), postos de polícia comunitária instalados em favelas antes dominadas pelo tráfico ou por milícias.
Na manhã desta segunda, Cabral inaugurou a 14ª UPP, no morro de São João. A ideia é criar outras 26 até 2014.

Folha.com

Brasil e Argentina assinam acordo para massificar o acesso à internet

Os governos do Brasil e da Argentina assinaram hoje (31), em Buenos Aires, um plano de ação conjunta para cooperação bilateral com objetivo de massificar o acesso à internet em banda larga até 2015 nos dois países, por meio da melhoria na qualidade de conexão e ampliação da disponibilidade do serviço.

O plano prevê a implantação de dutos para a passagem de cabos e fibra ótica entre os dois países, a integração das estatais de telecomunicações brasileira e argentina (Telebras e Arsat), a associação estratégica na produção de equipamentos e a troca de informações sobre programas e políticas na área industrial que ampliem o acesso a equipamentos.

Os dois países também devem desenvolver em conjunto conteúdos digitais e interativos e trabalhar em parceria para definir mecanismos de financiamento e acesso a crédito para projetos estratégicos na área sejam públicos ou privados.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que integra a comitiva presidencial que está na Argentina, destacou que o acordo garante o desenvolvimento integrado de políticas na área do acesso à internet e a novas tecnologias.

Também foi estabelecida a intenção de criar um Conselho de Alto Nível, que será integrado, do lado brasileiro, pelo Ministério das Comunicações e do lado argentino, pelo Ministério do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços e pela Comissão de Planejamento e Coordenação Estratégica do Plano Nacional de Telecomunicações Argentina Conectada.


Agência Brasil

Alguém explica a lógica disso?

Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns .... 
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e tem mais!!!

Agora o que achei estranho: pegue os últimos 2 dígitos 
do ano em que nasceu mais a idade que você vai ter este 
ano e será igual a 111 para todos! 

ALGUÉM EXPLICA A LÓGICA DISSO ????..


enviado por e-mail: Josiane Werneck

sábado, 29 de janeiro de 2011

Projeto Prefeitura Presente em Santo Eduardo: população pede bis!

O projeto atraiu boa parte da população de Santo Eduardo, que usufruiu  dos serviços oferecidos pela prefeitura.
Apesar do forte calor, boa parte da população de Santo Eduardo e da região veio prestigiar o projeto Prefeitura Presente na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, que reuniu num só dia várias secretarias e um aparato bem significativo de veículos; enfim o evento teve uma boa estrutura montada e foram realizados inúmeros atendimentos nos mais variados segmentos.
O que ficou claro também foi a necessidade de o projeto retornar à localidade, pelo menos mais uma vez ainda neste ano (de preferência no inverno); foi o que foi ouvido nos corredores da escola, principalmente se levarmos em consideração que muitas benfeitorias que foram oferecidas e que são periódicas dentro dos serviços da prefeitura, muitos nem sabiam que existiam, afinal aqui na localidade não temos os sinais das emissoras de TV da cidade e poucos usam a Internet, local onde a prefeitura divulga mais os seus serviços.
O que deu pra notar é que tudo correu muito bem e desejamos que este projeto sirva de incentivo para que muitos outros que estão "emperrados" saiam do papel o quanto antes. 

Atendentes gentis e bem humorados apesar do forte calor que fez hoje em Santo Eduardo: aja água gelada!
Presença do vereador Kelinho, que foi recebido por vários amigos e funcionários da prefeitura.

Prefeitura promete apoio ao "Carnaval" de alguns distritos

Apoio aos distritos – Além das denominadas festas pré-carnavalescas, a municipalidade vai apoiar os carnavais tradicionais no Farol de São Tomé, Tocos, Goitacazes, Ururaí, Travessão de Campos, Dores de Macabu, Morrro do Coco, Lagoa de Cima, Santa Maria e Santo Eduardo, onde ocorrem desfiles de blocos de sujo e bois pintadinhos.




Obs: a decoração tem que ser por nossa conta! rssss

“Justiça para quem Precisa” neste sábado em Santo Eduardo

O projeto “Justiça para quem Precisa”, da Secretaria de Justiça e Assistência Judiciária, estará presente na segunda edição do Programa Prefeitura Presente deste ano, que acontece neste sábado (29), das 9h às 16h, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo, na Região Norte de Campos. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente.

O secretário de Justiça e Assistência Judiciária, Gilmar Lemos, informou que o “Justiça para quem Precisa” está incorporado ao Prefeitura Presente. “Mesmo não havendo necessidade de estar buscando outros dias de atendimento, já que os atendimentos estão presentes em todo o município, através dos 13 pólos e do Prefeitura Presente, a secretaria continua levando a unidade volante onde for solicitada a nossa presença”, ressaltou”.

Segundo Gilmar, as equipes oferecem orientações jurídicas, consultas processuais em qualquer área do Direito e, ainda, isenção para a retirada de documentos, como certidões e carteira de identidade. “O objetivo do projeto é propiciar à população carente o acesso ao Judiciário. Caso não seja possível, em alguns processos, a secretaria vai orientar e encaminhar as pessoas aos órgãos responsáveis”, ressaltou.



campos.rj.gov.br

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Vasco: Carlos Alberto e Felipe estão fora dos planos e vão virar 'moedas de troca'

A crise instalada em São Januário não para de fazer vítimas. Desta vez, as mudanças serão dentro de campo. Após a saída do técnico Paulo César Gusmão, os meias Felipe e Carlos Alberto serão os próximos a deixar o clube. Sem contar com os jogadores, a diretoria planeja usá-los como moedas de troca na busca por reforços para o time. A cúpula vascaína corre atrás de dois meias e um atacante.
Ambos os jogadores não se reapresentaram junto com o restante do elenco, nesta sexta-feira, e estão com os dias contados em São Januário. Em princípio, eles foram afastados da equipe até o clássico deste domingo, diante do Flamengo.
O capitão da equipe, inclusive, teve uma áspera discussão com o presidente do clube, Roberto Dinamite, e precisou ser apartado pelo diretor executivo, Rodrigo Caetano, após a derrota por 3 a 1 para o Boavista, na última quinta-feira. Depois da briga com o mandatário, o camisa 19 enfrenta um clima de total rejeição dentro do clube.
Já o meia Felipe desagradou, mais uma vez, os dirigentes cruzmaltinos ao deixar o estádio do Engenhão bem antes do final da partida da última quinta-feira. Para Carlos Alberto, a situação é ainda pior.
O Vasco acumulou a terceira derrota consecutiva na Taça Guanabara, nesta quinta, e está na última posição do grupo A, não somando nenhum ponto na competição. A classificação para próxima fase do primeiro turno é praticamente impossível.
Esfacelado e com inúmeras dúvidas em relação ao futuro , os jogadores do Vasco tentam juntar os cacos e encontrar forças para o clássico de domingo, contra o Flamengo, no Engenhão, às 19h30, pela quarta rodada do grupo A da Taça Guanabara.
Para a partida, o time será dirigido interinamente por Gaúcho. O resto do plantel se reapresentou normalmente, nesta sexta, e teve uma larga conversa com Roberto Dinamite, que tenta botar ordem na casa.
UOL

Dinamite convoca reunião para definir futuro do Vasco; jogadores podem sair

Com portas fechadas, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, reuniu seus comandados no vestiário e cobrou explicações após mais uma derrota do time, na última quinta-feira, para o Boavista, no Engenhão. Apesar da longa conversa, nenhuma decisão em relação ao futuro do grupo e do técnico Paulo César Gusmão foi tomada pelo mandatário, o que acontecerá apenas nesta sexta-feira, em reunião marcada pelo próprio dirigente.
"Ninguém falou que o PC ficaria até o clássico. Amanhã (sexta-feira), vamos sentar com ele, com os outros dirigentes e os jogadores para determinar que direção podemos tomar sobre essa situação. Precisamos arranjar uma solução. A forma que está agora não nos agrada nem um pouco", declarou o presidente do clube, acrescentando.
"Falarei com o grupo todo, não só com o PC. Vamos lavar essa roupa suja aqui dentro. Não consigo acreditar nisso, ainda não fizemos nenhum ponto", salientou Dinamite.
Além do técnico PC Gusmão, alguns jogadores também estão na "berlinda" em São Januário. Unanimidade até bem pouco tempo atrás, Carlos Alberto e Felipe já não gozam do mesmo prestígio de outrora e, com um relacionamento muito desgastado junto à diretoria, podem ter seus destinos selados nos próximos capítulos da novela envolvendo a crise vascaína.
Com um desempenho aquém do esperado dentro de campo, o meia Felipe desagradou, mais uma vez, os dirigentes cruzmaltinos ao deixar o estádio do Engenhão bem antes do final da partida da última quinta-feira. Para Carlos Alberto, a situação é ainda pior. Após a áspera discussão com o presidente Roberto Dinamite dentro do vestiário, o capitão enfrenta um clima de total rejeição dentro do clube e pode estar com seus dias contados em São Januário.
Esfacelado e com inúmeras dúvidas em relação ao futuro , os jogadores do Vasco tentam  juntar os cacos e encontrar forças para o clássico de domingo, contra o Flamengo, no Engenhão, às 19h30, pela quarta rodada do grupo A da Taça Guanabara.
Uol Esportes

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reflexos do Prefeitura Presente: no meio do caminho não há mais uma pedra, nem o buraco!

Prefeitura trabalhando em Santo Eduardo: aleluia!

Lindo, é assim mesmo que a gente gosta de ver e merece: coisas simples de serem resolvidas, sendo resolvidas!


Segundo informações, colhidas com os próprios subordinados, o que não faltou foi ofício anunciando este pequeno grande problema na entrada da "belíssima" Praça Nilo Peçanha, em Santo Eduardo.

Que continue assim!
E que os outros problemas sejam resolvidos, o quanto antes.


Estou louco para só fazer elogios à prefeitura. Só preciso de incentivos como este.





Publicar postagem

Dilma anuncia 6 mil, e empresários, 2 mil casas para vítimas de chuvas

Dilma e o governador Sérgio Cabral em encontro no Palácio da Guanabara (Foto: Roberto Stuckert / Presid.)
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (27), em cerimônia no Palácio Guanabara, a construção de 6 mil casas populares para as vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. No mesmo evento, empresários da construção civil anunciaram a doação de outras 2 mil casas para famílias afetadas pelas enchentes, que já mataram mais de 800 pessoas.
As residências oferecidas por Dilma serão construídas com subsídio federal e terão as prestações de R$ 50 pagas pelo governo do Rio. A prestação é a mesma paga por famílias que ganham até três salários mínimos integrantes do programa Minha Casa, Minha Vida, informou a presidente. Além de pagar as prestações, o governo estadual ficará responsável pela doação do terreno e a construção da infraestrutura necessária, como saneamento básico.

"Para a Região Serrana, posto que os empresários estão colocando 2 mil casas, nós estamos colocando mais 6 mil casas para atender essa emergência fora do conjunto do Minha Casa, Minha Vida, que é muito mais do que isso. Nós acrescentamos 6 mil casas para que essa população que perdeu o seu lar, o seu lugar de morar, tenha acesso o mais rápido possível a um novo lar", disse a presidente.
Dilma afirmou ainda que o governo federal está "atento" para tomar as medidas necessárias para a recuperação das áreas afetadas pelas chuvas e o resgate de vítimas.
"O que nós pretendemos é diminuir a dor dessas famílias. Estamos atentos a tomar todas as providências necessárias para o resgate da população naquela localidade", afirmou. Além de colocar homens da Defesa Civil à disposição, o governo federal destinou R$ 100 milhões para oito municípios atingidos pelas chuvas no Rio de Janeiro. Também foram liberados neste mês até dez salários mínimos (R$ 5,4 mil) do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas das enchentes e desabamentos.
PAC
Ainda na cerimônia no Rio de Janeiro, Dilmafalou de economia. Ela afirmou que o governo "não negociará com inflação" e garantiu que o PAC não sofrerá cortes.
"Nós não negociaremos com inflação e vamos manter a economia crescendo sistematicamente. Só teremos um país rico quando conseguirmos reduzir as desigualdades regionais e sociais. Estamos lutando para isso", afirmou.
Segundo ela, o corte que o governo fará no Orçamento de 2011 não irá afetar PAC. "Não vamos contingenciar o PAC. É óbvio que hoje temos um volume de obras que não tivemos antes e com ajuda das empresas estamos identificando alguns gargalos, mas está sendo feito um esforço conjunto para reduzir os prazos [das entregas das obras] sem comprometer a qualidade."
G1

Prefeitura Presente neste sábado em Santo Eduardo



No próximo sábado (29) será realizada a segunda edição do Programa Prefeitura Presente deste ano. O evento, que já realizou mais de 100 mil atendimentos em 2010, será realizado das 9h às 16h, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Serão oferecidos aos moradores mais de 30 serviços gratuitos. Esta será a 31ª edição do programa, que está sendo realizado no ano corrente duas vezes ao mês em virtude do verão.

Segundo o subsecretário de Governo, Ângelo Rafael, o Prefeitura Presente oferece atendimento com agilidade e rapidez. “Quando preparamos uma edição do programa, procuramos organizar uma programação voltada à população e tenho certeza que os moradores de Santo Eduardo que comparecerem ficarão bastantes satisfeitos”, comentou.
    
Ângelo pontuou os serviços gratuitos oferecidos no Prefeitura Presente: pediatra, clínico geral, cardiologista, geriatra, ginecologista, Programa Hiperdia, aferição da pressão arterial, acuidade visual e auditiva, encaminhamento para fisioterapia, nutricionista, psicólogo, dentista, entrega de medicamentos após consulta médica, corte de cabelo, distribuição de mudas e de preservativos masculinos.

E, ainda, cadastramento no Cartão Campos Cidadão, isenção para a segunda via da carteira de identidade, confecção de currículos, pré-inscrição para cursos de qualificação profissional, animadores culturais, Biblioteca Volante, ônibus da vacinação,  projetos Brincadeira de Criança e Dentinho Saudável, contação de história, cinema no ônibus, dobradura, bola mania, pintura  facial, livre e de tela, Tenda Espaço da Criança e outros. 



Matéria extraída do site campos.rj.gov.br




Obs:


Serão apenas 7 horas de "Prefeitura Presente" em Santo Eduardo neste sábado, ou seja,  podemos aproveitar esta oportunidade para criar uma  lista de reivindicações para serem entregues às secretarias que estarão aqui no dia, porque, com certeza, o que mais estamos precisando são obras aqui na localidade e também de serviços corriqueiros que nunca são feitos ou concluídos, mas que apenas nestas "horinhas" de presença, creio eu, não serão suficientes para solucionar nem os nossos probleminhas, imaginem os mais complexos.

A iniciativa é válida, o povo de Santo Eduardo deve comparecer sim, mas precisamos de mais atenção durante o restante do ano!







Proteja-se das pedras nos rins durante as férias de verão

Durante verão, o calor combinado com uma alimentação mais desregrada aumenta os casos de cálculo renal em 33% de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, saltando de 1200 casos para 1600 nos meses quentes. Esse número é alarmante principalmente para o sexo masculino, que é mais afetado por esse problema. "Qualquer pessoa pode ter uma crise provocada por cálculos renais, mas existem pessoas que já estão predispostas geneticamente a ter esse problema. Algumas pessoas têm distúrbios na hora de absorver minerais no intestino, o que facilita o acúmulo desses nutrientes nos rins", diz o urologista Roberto Eid Maluf, do Hospital Santa Cruz. Conheça quais são os principais vilões da estação que favorecem a formação das pedrinha.



Calor e hidratação
O cálculo renal tem mais facilidade em se formar no clima quente. Mas, por que isso acontece? De acordo com o urologista Roberto Eid Maluf, é mais comum sofrer compedras no rim nessa época devido ao maior índice de transpiração que ocorre durante os dias com temperatura elevada, deixando a urina mais concentrada e cheia de sais minerais. "Nessas condições, o rim tem mais dificuldade de trabalhar, o que pode levar a formação de cálculos", diz o urologista.

A hidratação é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. 
Segundo o especialista, a ingestão de líquidos fica muito abaixo do esperado durante todo o ano, mas os problemas acabam aparecendo apenas no verão. "Muitas pessoas passam o dia inteiro sem tomar água sem saber como isso prejudica os nossos rins e aumenta as chances de cálculos renais".

Para saber a quantidade de água indicada para ser consumida basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. Pode ser água, chá, água de coco, sucos e tudo que hidrate e refresque.  
Álcool, o inimigo
Uma das cenas mais comuns no calor é ver alguém pedir uma cerveja gelada. Mas, depois da sensação refrescante do líquido descendo pela garganta, qualquer tipo de bebida alcoólica passa a desidratar o nosso organismo. "O álcool é o grande vilão do verão, pois dá a impressão de matar a sede, mas na verdade está nos deixando cada vez mais desidratados."

Além disso, o álcool inibe um hormônio antidiurético produzido pelo organismo, chamado vasopressina. Esse hormônio faz o corpo reabsorver certa quantidade de água existente na urina, impedindo a desidratação. "Com o álcool na corrente sanguínea, toda a água que seria reaproveitada é excretada, facilitando a formação de microcristais nos rins", diz Roberto Maluf. 
Cuidado com o sal
Os alimentos que consumimos têm papel fundamental para a saúde de nossos rins durante o verão. "O número de pessoas que sofrem com pedras no rim é maior em países desenvolvidos, onde a alimentação é mais rica em proteínas e sal", explica o urologista.

Refeições como churrasco, feijoada e os famosos petiscos dos bares, como o camarão e o pastel, que são mais consumidos durante as férias de verão, são bastante nocivas aos rins, já que tem excesso tanto de sal como de proteínas. "As pessoas devem ter consciência de que comer feijoada e churrasco com muita frequência nunca fará bem ao nosso corpo", diz o especialista.

sódio contido no sal impede a absorção de cálcio pelo organismo. Como é desse mineral que são formados 70% dos cálculos renais, a ingestão de sódio contribui muito para a formação dos cálculos. As proteínas facilitam o acúmulo de ácido úrico nos rins, que corresponde a 10% dos casos de pedras no rim. Escarola, espinafre, chás preto e chá mate, além de chocolate também agem negativamente para a formação de cálculos, pois possuem fosfato. Quem já tem tendência deve evitar.

Do outro lado da balança, estão o suco de limão e o suco de laranja, que além de hidratar, possuem citrato, uma substância que inibe a formação de cálculos renais. 
Derrube os mitos

Há algum tempo atrás, uma dieta pobre em cálcio era aconselhada para todas as pessoas que tinham predisposição a ter cálculos renais. Mas quem continua acreditando nisso, pode estar piorando ainda mais o problema. "Novos estudos mostram que consumir alimentos ricos em cálcio não age diretamente na formação de cálculos. Na verdade, não se sabe exatamente por que, mas o cálcio protege os rins de problemas", diz o urologista Roberto Maluf.

Outro componente que antes era inimigo da dieta e agora passou para o lado dos aliados da saúde dos rins é o tomate. Os médicos achavam que o oxilato de cálcio contido nas sementes dessa fruta poderiam contribuir para a formação de pedras nos rins. Mas recentes estudos mostraram que as sementes de tomate só tem 1% dessa substância, o que não é o bastante para provocar malefícios aos rins. Além disso, o tomate possui quantidades significantes de citrato, mesma substância encontrada nos frutos cítricos, que impede a formação de pedras.  
Por Fernando Menezes  MInha Vida

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Internet alcança marca de 2 bilhões de usuários no mundo, diz ONU

O número de usuários da internet alcançou, no fim de 2010, a marca de 2 bilhões de usuários, disse Hamadoun Toure, responsável pela agência de telecomunicações da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta quarta-feira (26).
De acordo com a agência, nos últimos dias do ano, o número estimado de internautas era de 2,08 bilhões.  Na mesma data, em 2009, o número de pessoas que acessaram a internet no mundo era de 1,86 bilhão. Com essa marca, e considerando que a população mundial é de 6,8 bilhões, é possível dizer que quase uma pessoa a cada três do mundo já navegou na rede.Da grande massa de internautas que acessou a web em 2010, 57% são de países em desenvolvimento.
No que diz respeito a assinatura de banda larga fixa no mundo, o índice já ultrapassou a faixa do meio bilhão de usuários. No fim de 2010, a ONU contabilizou 555 milhões de usuários. Já o número de banda larga móvel foi bem maior: 940 milhões.
O maior crescimento no número de pessoas que acessam à internet ocorreu na Ásia e no Pacífico somando mais de 100 milhões de usuários. Ao todo, a região contabilizou 857 milhões – grande parte dessa quantia deve-se à população da China que usa a rede.
No entanto, a maior densidade de acesso ainda é na Europa, seguida pelas Américas, nos países que faziam parte da república soviética e países árabes. Essas duas últimas regiões têm apresentado crescimento constante. Só nos países árabes, por exemplo, dobrou o número de internautas em cinco anos. Hoje estima-se que há 88 milhões.
Telefonia
O número de assinaturas de telefones móveis passou a marca simbólica de 5 bilhões, comentou o secretário geral da agência de telecomunicações da ONU a jornalistas.“No começo de 2000 havia apenas 500 milhões de assinaturas de serviços móveis no mundo e 250 milhões de usuários da internet.”
O número contabilizado pelo órgão da ONU é de 5,28 bilhões de assinaturas no mundo no fim do ano passado, comparado a 4,66 bilhões de 2009. “A grande alta do número de assinaturas de telefonia móvel está diminuindo e nós não teremos mais crescimentos na casa dos dois dígitos”, disse Susan Teltscher, chefe de informações de mercado e estatística do ITU – órgão da ONU da área de telecomunicações.
As linhas fixas têm apresentado queda nos últimos quatro anos. Atualmente, no mundo, estima a ONU, há 1,2 bilhão de assinaturas.
* Com informações da AFP

Ônibus da Justiça Itinerante retorna nesta quinta-feira em Santo Eduardo.

Nunca é demais lembrar que estamos contando desde de a semana passada, em Santo Eduardo, novamente com os serviços jurídicos no ônibus da Justiça Itinerante do Estado do Rio de Janeiro.

O atendimento acontece nesta quinta-feira, 27, das 09:00 às 15:00 horas, na Praça Nilo Peçanha.

Abaixo, o calendário anual do atendimento em Santo Eduardo:


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Iriny Lopes, Secretaria de Políticas para as Mulheres repudia apologia à violência contra mulher



A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) repudia e exige retratação para a atitude do jornalista Eduardo Reis que, na coluna "Tiro e queda", do jornal Estado de Minas na úlitma quinta-feira (20/1), publicou nota (intitulada "Confirmação") de apologia à violência contra a mulher. De acordo com o texto, "Os 30 anos da morte de Nelson Rodrigues, em dezembro passado, serviram para confirmar sua lição de que toda mulher gosta de apanhar (...) E a sugestão vai de graça para o doutor Dolabella: deixe crescer as unhas e dilacere. Vai fazer o maior su".
A nota viola os direitos humanos, o artigo 287 do Código Penal (que proíbe fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime), a Lei Maria da Penha e os Tratados e Convenções Internacionais referentes aos direitos das mulheres. Para a SPM, é lamentável que um colunista use seu papel de formador de opinião para prestar um desserviço à sociedade. O Brasil e as mulheres brasileiras não podem mais tolerar colocações como essas que enfraquecem e desqualificam uma história de enfrentamento à violência doméstica, cujo ponto alto é a entrada em vigor da Lei Maria da Penha, em 2006.
A SPM lembra ao colunista Eduardo Reis que ninguém gosta de apanhar e de receber maus-tratos e que uma vida sem violência é um direito de todas as mulheres. Quando uma mulher apanha, deve saber que está sendo vítima de um crime que pode e deve ser punido com rigor. A SPM lembra, também, que a mulher em situação de violência pode recorrer à Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Serviço, gratuito e disponível todos os dias da semana, criado pela Secretaria para evitar que mulheres sofram violência, inclusive verbal, como a expressa pelo colunista.
Assessoria de Comunicação/SPM

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Papa faz alerta sobre risco de alienação das redes sociais

O Papa Bento 16 expressou aprovação condicional às redes sociais na segunda-feira, elogiando seu potencial mas alertando que amizades online não servem como substituto para contato humano real.
O pontífice de 83 anos, que não tem conta no Facebook, expressou suas opiniões em uma mensagem com um título sério, que poderia funcionar como um tweet: "Verdade, proclamação e autenticidade da vida na era digital."
Ele afirmou que as possibilidades das novas mídias e redes sociais oferecem "uma grande oportunidade", mas alertou sobre os riscos de despersonalização, alienação, falta de autocrítica e sobre o perigo de ter mais amigos virtuais que reais.
"É importante lembrar sempre que o contato virtual não pode e não deve substituir o contato humano real com as pessoas, em todos os níveis de nossas vidas", disse o Papa em mensagem no Dia Mundial da Comunicação da Igreja Católica.
Ele pediu aos usuários de redes sociais para se perguntarem quem são seus vizinhos nesse novo mundo e para que evitem o risco de disponibilidade permanente online acompanhada de "menor presença diante daqueles a quem encontramos em nossa vida cotidiana".
Os vastos horizontes das novas mídias "exigem urgentemente uma séria reflexão sobre a importância da comunicação na era digital", disse.
O papa não mencionou qualquer site ou aplicativo social específico, mas ao longo da mensagem usou frequentemente termos como "compartilhar", "amigos" e "perfis".
Disse também que as redes sociais podem ajudar "o diálogo, o intercâmbio, a solidariedade e a criação de possíveis relacionamentos", mas acrescentou diversos alertas.
"Entrar no ciberespaço pode ser sinal de uma busca autêntica de encontros pessoais com os outros, desde que as pessoas fiquem atentas e evitem perigos como o de se encerrarem em uma espécie de existência paralela, ou de o exposição excessiva ao mundo virtual", disse.
"Na busca de compartilhamento, de 'amigos', há o desafio de ser autêntico e fiel, e de não ceder à ilusão de construir um perfil público artificial", afirmou.

Reuters

Atrasados chegam a R$ 11 mil

Estudo da Dataprev mostra que revisão do teto beneficiará 131 mil segurados do INSS

 
Estudos preliminares da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) estimam que 131.161 segurados do INSS terão direito à revisão dos benefícios prejudicados pelas emendas 20/1998 e 41/2003 em todo o País, que atingiu aposentados que contribuíam pelo teto. Nota Técnica repassada à Advocacia Geral da União (AGU) prevê que o pagamento das diferenças será, em média, de R$ 11.586. 

Atrasados pagos em parcela única

Proposta de quitação prevê depósito das diferenças direto na conta dos segurados

 O ex-ministro e hoje secretário-executivo da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que o plano de quitação das diferenças elaborado no ano passado tinha a intenção de pagar os atrasados de uma só vez, sem pedágio. “Não seria necessário fazer acordo com segurados. O valor seria imediatamente depositado na folha seguinte, assim que o acórdão do STF fosse publicado. Não queríamos deixar nada para o futuro governo pagar, mas o acórdão não saiu e não pudemos fazer o pagamento”, disse.

Segundo o atual ministro, Garibaldi Alves Filho, o modelo será discutido com a nova equipe econômica, após a publicação do acórdão do STF.

Números diferentes

O levantamento preliminar da Dataprev traz números menores que os especulados por advogados e especialistas. Eles apostavam em revisão de até 39,35% (para quem pegou os anos de 1998 e 2003) e indenizações de quase R$ 50 mil. O estudo não é preciso, porque há dúvida em relação ao texto que o STF publicará no acórdão.

“Não sabemos se a medida será aplicada desde 1988 ou desde 1991. Quando o acórdão for publicado, pediremos novo levantamento à Dataprev, e esse número pode ser alterado”, explica o procurador-geral federal Marcelo Siqueira.

Fique atento

JÁ RECEBERAM
Alguns segurados já receberam o reajuste do teto. Desde 1994, a legislação já previa que percentual que excedesse o limite do teto menor nos anos da publicação das emendas 20/1998 e 41/2003, fosse aplicado com o aumento no ano seguinte. 

CARTA E REAJUSTE
Para saber se recebeu, o segurado deve observar: se a Carta de Concessão traz a expressão: “Limitado ao teto” e se o reajuste do ano seguinte à concessão do benefício foi maior que o reajuste dado pelo governo. Se foi, já recebeu a correção.

NA JUSTIÇA
Ainda não se sabe como será para quem entrou na Justiça, se esses segurados terão que assinar termo de desistência da ação para receber administrativamente. O INSS ainda não tem regra.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Concurso para Professor - RJ

Está previsto para esta Segunda-Feira(24) a divulgação do edital do concurso para professor I (do 6º ao 9º ano do Fundamental e Nível Médio) da rede estadual RJ de educação.  São 1.362 oportunidades para docentes de Física e Matemática.
A primeira etapa de avaliações no mês de março e as inscrições começam na semana que vem. Os aprovados deverão ser convocados ainda neste semestre. Os salários  são de R$ 765,66 com jornada de trabalho de 16 horas semanais. Há previsão de reajuste em meados deste ano e os salários podem subir para R$ 800. O regime é estatutário.

Com informações do campos24horas

Brasil é vice-campeão no acesso a arquivos ilegais

País só perde para a Espanha no número de downloads que facilitam a pirataria

O Brasil ganhou um título esta semana que não orgulha ninguém: o vice-campeonato simbólico mundial de downloads ilegais, o que alimenta a produção de CDs e DVDs piratas no País Segundo o relatório anual Digital Music Report, da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), Espanha e Brasil são destaques entre os países onde os internautas “acessam com frequência mais serviços sem licença”. Isso inclui, segundo o texto, fazer downloads de arquivos (entre eles, de música) por meios de serviços P2P (que ligam usuário a usuário) ou de divisão coletiva de arquivos.

Segundo o documento, na Espanha e Brasil, respectivamente, “45 e 44% de usuários ativos acessam repetitivamente serviços selecionados sem licença, num único mês”. A federação chama a atenção para o fato de que a média nos países europeus é de 23%. “As tendências de pirataria variam de país para país. Pesquisas independentes mostram que Espanha e Brasil estão entre os mercados com mais usuários acessando serviços sem licença”, diz o texto, que alerta para o fato de que 98,8% do tráfego nas redes P2P é de arquivos que não têm licença para serem enviados.
A produção de CDs e DVDs piratas é, em boa parte, alimentada por internautas que baixam arquivos da internet sem pagar direitos autorais | Foto: Divulgação
O Brasil também é citado em outros momentos do relatório. Segundo o Digital Music Report, enquanto em outros países está proibido o acesso ao site 'Pirate Bay', que localiza arquivos que darão origens a downloads (torrents), o Brasil, além de permitir o acesso à página, foi um dos poucos países onde o tráfego de dados no serviço cresceu no ano passado.

No entanto, o relatório da indústria da músicia vê alguns avanços no mercado digital brasileiro. Ele elogia, por exemplo, a iniciativa de operadoras de celular que passaram a oferecer serviços de downloads com smartphones. “É uma abordagem saudável em mercados como Brasil, Índia e China”, diz a IFPI. A Federação observa, ainda, que, apesar da grande pirataria, o mercado digital cresce no País. No lucro de canais digitais, é esperado um crescimento de mais de 50% no Brasil, Argentina, e México.
POR JOÃO RICARDO GONÇALVES O Dia

sábado, 22 de janeiro de 2011

'Todo gay nasce gay', diz Ricky Martin


'Amar da forma como amo não é revolucionário, é natural', constata o cantor.
Ex-integrante dos Menudos assumiu sua homossexualidade em 2010.


O cantor Ricky Martin, que no ano passado assumiu sua homossexualidade, afirmou que "todo gay nasce gay" e essa é sua "natureza". O cantor lamentou o fato de qie muitas de suas fãs disseram que não vão voltar a escutar sua música.
"Queria que o mundo entendesse que amar da forma como amo não é revolucionário, é algo natural, minha natureza me fez assim. Todo gay nasce gay. A vida social se opõe a essa naturalidade e ali começam os conflitos", declarou Martin em entrevista concedida à revista "Veja".
Na entrevista, o cantor admitiu que "muita gente" no mundo todo disse que não voltará a escutar sua música, depois que ele confessou ser homossexual.
O cantor Ricky Martin. (Foto: Reuters)
Ricky Martin, de 39 anos, e ex-integrante do grupo Menudo, tem dois filhos, que nasceram em 2008 gerados em uma barriga de aluguel, e foi o "olhar" deles que o motivo para assumir publicamente sua opção sexual.

Da EFE G1

Demissões de terceirizados em Santo Eduardo continuam

Os padrinhos políticos dos contratados para trabalharem nas repartições públicas do município de Campos, especificamente na região de Santo Eduardo, parecem estar sem prestígio com a prefeita Rosinha. Pelo menos é o que a gente tem visto nestes últimos dias.

Pelas minhas contas já foram mandados embora uns 8!

Até gente debilitada, com problemas de saúde foi mandada embora!

Covardes!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Festa de São Sebastião, em Santo Eduardo: toda a paróquia presente e participando dos eventos

Quando se fala em festa religiosa em nossa região ou em qualquer lugar de pequeno porte, geralmente, o que a gente observa é a integração e a total interação do público religioso com os estes eventos. Foi exatamente isso o que foi  visto ontem no Bairro São Sebastião, em Santo Eduardo; uma grande participação dos devotos do padroeiro e uma grande confraternização das pessoas de várias comunidades circunvizinhas, o que infelizmente não sensibiliza, em nada, alguns desses secretários, que se dizem capazes de comandar tais pastas, e que sobretudo, deveriam respeitar mais as tradições do nosso povo, sem distinção de área geográfica, pois o município de Campos é um só, e os eleitores também, e nós, é claro, também deveríamos ter o mesmo peso, o mesmo valor, mas as coisas continuam não sendo bem assim.

Então, confiram o sucesso da nossa "festinha de bairro" e vejam quantas pessoas vocês deixaram de agradar, simplesmente por não terem o mínimo de consideração e respeito com a gente!

Os fiéis participaram ativamente da procissão, percorrendo as ruas do bairro até a igreja de Santo Eduardo. 
Fiéis em frente a capela de São Sebastião, após a procissão.

A igreja ficou pequena para abrigar todos os fiéis para assistirem a missa em louvor ao padroeiro São Sebastião.
após a celebração da santa missa, os fiéis participaram de um jantar de confraternização.


Atenção: é bom vocês mudarem o comportamento com o povo da nossa região, pois as eleições vem aí e a nossa gente está cansada de tanto desprezo!