quinta-feira, 30 de junho de 2011

Colunista de Jornal do Rio destaca acidente do filho de Garotinho

Clique na imagem para melhor visualização
Blog do Claudio Andrade

Veja a programação completa da 52ª Expoagro de Campos









O evento vai até o dia 10 de julho com rodeios, shows, além de exposição de animais. Entre as atrações estão Nando Reis e Zeca Pagodinho.

Começa nesta sexta-feira (01) a 52ª Expoagro de Campos. O evento, que já é tradicional na cidade, vai até o dia 10 de julho com rodeios, shows regionais e nacionais, além de exposição de animais. Os valor dos ingressos varia de acordo com o horário de visitação e a atração e pode chegar a R$ 30 a inteira.

Veja a programação completa dos shows:


Sexta-feira (01) – César Menotti e Fabiano


Sábado (02) – Zeca Pagodinho


Domingo (03) – Restart


Quarta-feira (06) – Hawaianos


Quinta-feira (07) – Asa de Águia


Sexta-feira (08) – Sorriso Maroto


Sábado (09) – Nando Reis


Domingo (10) – Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seria essa a postura atual do professor?

Para refletir:
SOU UM PROFESSOR QUE PENSA...

...pensa em sair correndo toda vez que é convocado para uma reunião, que certamente o responsabilizará mais uma vez, pelo insucesso do aluno.
SOU UM PROFESSOR QUE LUTA...
...luta dentro da sala de aula, com os alunos, para que eles não matem uns aos outros.
Que luta contra seus próprios princípios de educação, ética e moral.
SOU UM PROFESSOR QUE COMPREENDE...
...compreende que não vale a pena lutar contra as regras do sistema, ele é sempre o lado mais forte.
SOU UM PROFESSOR QUE CRITICA...
...critica a si mesmo por estar fazendo o papel de vários outros profissionais como: psicólogo, médico, assistente social, mas não consegue fazer o próprio papel que é o de ensinar.
SOU UM PROFESSOR...
...que tem esperança, e espera que a qualquer momento chegue um "estranho" que nunca entrou em uma sala de aula, impondo o modo de ensinar e avaliar.
SOU UM PROFESSOR QUE SONHA...
SONHA COM UM ALUNO INTERESSADO, SONHA COM PAIS RESPONSÁVEIS, SONHA COM UM SALÁRIO MELHOR, UM MUNDO MELHOR.
ENFIM, SOU UM PROFESSOR QUE REPRESENTA...
...a classe mais desprestigiada e discriminada, e que é incentivada a trabalhar só pelo amor à profissão. Representa um palhaço para os alunos. Representa o fantoche nas mãos do sistema concordando com as falsas metodologias de ensino. E esse professor, que não sou eu mesmo, mas é uma outra pessoa, representa tão bem, que só não trabalha como ator, porque já é PROFESSOR e não dá para conciliar as duas coisas.
enviado por e-mail

WikiLeaks revela preocupação do Vaticano com o crescimento dos evangélicos no Brasil


Documento obtido pelo WikiLeaks e divulgado nesta quarta-feira (29) mostra que, na época da visita do papa Bento 16 ao Brasil, em 2007, o Vaticano estava preocupado com o crescimento dos evangélicos no país e recebeu críticas do monsenhor brasileiro Stefano Migliorelli, que questionou a entidade sobre a falta de padres na América Latina.
O telegrama enviado a Washington em 6 de maio de 2007 relata conversas entre diversos membros do Vaticano e o ex-embaixador americano Francis Rooney, um empresário republicano do ramo de construção e um dos maiores doadores de campanha do ex-presidente americano George W Bush.
O diplomata americano faz um comparativo entre a primeira viagem de João Paulo 2º ao Brasil em 1980, quando os católicos representavam 89% da população e o Censo de 2000, quando o número de católicos era de 74%.
“A cada ano, milhões de católicos latino-americanos deixam suas igrejas para se juntar a congregações evangélicas incentivados pelos pastores destes novos rebanhos”, disse Rooney.
Ainda segundo ele, de acordo com uma análise, enquanto a Igreja Católica concentra-se em “salvar almas”, muitas igrejas evangélicas fazem o possível apenas para matar a sede latino-americana para o misticismo.
Sem revelar fontes, o documento diz que João Paulo 2º descreveu as atividades evangélicas como “sinistras” e que uma das principais tarefas de Bento 16 seria despertar a comunidade católica e encorajar a resistência ao que o papa anterior teria chamado de “caçada por seitas”.
Já Migliorelli, na época chefe da seção brasileira da Secretaria de Estado do Vaticano, reclamou ao diplomata americano sobre o fato de a América Latina não ser uma região prioritária para a Igreja Católica.
Para Migliorelli, o Brasil e a América Latina seriam como “território de missão” --terras que não foram expostas “de maneira consistente” à fé católica. “Temos que ver isso como uma evangelização --começando do zero”, disse Migliorelli.
O monsenhor ainda criticou a quantidade e a qualidade do clero latino-americano.
“A falta de padres em grande parte da América Latina é muito pior do que nos Estados Unidos”, disse. Migliorelli disse também que “o nível de educação dos padres é muito baixo e que muitas vezes eles não aderem aos padrões de disciplina clerical (celibato, ofertas de sacramentos etc)”.
Em um tópico chamado de “A ameaça da teologia da libertação”, o diplomata americano comenta que o papa João Paulo 2º teria feito grandes esforços para acabar com “esta análise marxista da luta de classes” promovida “por um número significativo de clérigos e católicos leigos que, por vezes, em nome de um compromisso político sancionou a violência em nome do povo”.
Migliorelli comentou que o Vaticano não pretendia tocar no tema durante a visita do papa. O documento prossegue: “A chave é simplesmente que o clero seja treinado mais efetivamente para explicar a posição da Igreja para o povo, ele concluiu”.
Segundo o diplomata, João Paulo 2º combateu com a ajuda de Bento 16 a teologia da libertação mas, nos últimos anos, ela estaria ressurgindo em várias partes da América Latina.
*Com informações da Agência Pública

Campos: Profissionais do Programa Saúde da Família não recebem há dois meses

Segundo a secretaria de Saúde de Campos, a demora no pagamento acontece por uma dificuldade na formação das equipes, mas que será efetuado em breve.



Profissionais convocados recentemente para trabalhar no Programa Saúde da Família, em Campos, já reclamam de salários atrasados. Eles afirmam que estão há dois meses em algumas unidades, mas não receberam por isso. Em outros pontos da cidade, moradores reclamam que não encontram atendimento.


Não é de hoje que o Programa Saúde da Família enfrenta problemas em Campos. O Programa foi suspenso em 2007 por determinação da justiça, com com base na contratação irregular de funcionários terceirizados. Todos foram demitidos. O concurso público de 2008 só foi homologado este ano e quem sofre as consequências são os moradores. Não é de hoje que a Unidade Básica de Saúde da Família em Pernambuca, na Zona Rural de Campos, está fechada.


De acordo com o Secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano, o Programa Saúde da Família não começou efetivamente porque as equipes ainda não foram formadas. O Secretário alega que muitos médicos aprovados não tomaram posse e que outros profissionais estão sendo chamados para completar essas equipes. Só assim o trabalho será liberado pelo Ministério da Saúde.


Paulo Hirano disse também que, a demora do pagamento acontece por esta dificuldade na composição da equipe, mas que a secretaria de Saúde já está reunida com a secretaria de Administração e os pagamentos devem ser feitos em um curto espaço de tempo. Só não disse quando.

in360

Sorteados os confrontos da Copa Sul-Americana 2011


Oito equipes brasileiras conhecem seus possíveis adversários na fase internacional do torneio, que começa dia 3 de agosto

Foram sorteados na tarde desta terça-feira, em Buenos Aires, os confrontos da Copa Sul-Americana de 2011. Os duelos da primeira fase entre os clubes brasileiros foram definidos de acordo com a posição de cada um no último Brasileirão. O campeão do torneio será conhecido no dia 14 dezembro e estará classificado para a Libertadores de 2012.
O vencedor do duelo Flamengo x Atlético-PR pega nas oitavas os uruguais Nacional, Fênix ou um time chileno ainda não definido. Para o confronto Atlético-MG x Botafogo, o adversário será Universidad César Vallejo (Peru), Santa Fé (Colômbia) ou Deportivo Cali (Colômbia). Para o Ceará x São Paulo, o rival será Libertad (Paraguai), Juan Aurich (Peru) ou La Equidad (Colômbia). Já o adversário do vencedor de Vasco x Palmeiras será Aurora (Bolívia), Nacional (Paraguai) ou San José (Bolívia).
Confira os confrontos e as datas de cada fase da Copa Sul-Americana:
Primeira fase: 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto; 7, 14 e 21 de setembro.
A: San José (BOL) x Nacional (PAR)
B: Univ. Cesar Vallejo (PER) x Santa Fé (COL)
C: Dep. Concepción ou Universidad de Chile x Fénix (URU)
D: Dep. Quito (EQU) x Anzoátegui (VEN)
E: Olimpia (PAR) x The Strongest (BOL)
F: La Equidad (COL) x Juan Aurich (PER)
G: Bella Vista (URU) x U. Católica (CHI)
H: Yaracuyanos (VEN) x LDU (EQU)
1: Argentinos Juniors x Vélez Sarsfield
2: Vencedor de C x Nacional (URU)
3: Vasco x Palmeiras
4: Vencedor de F x Libertad (PAR)
5: Independiente
6: Vencedor de D x Universitario (PER)
7: Arsenal x Estudiantes
8: Vencedor de B x Deportivo Cali (COL)
9: Atlético-MG x Botafogo
10: Vencedor de E x Emelec (EQU)
11: Lanús x Godoy Cruz
12: Vencedor de H x Trujillanos (VEN)
13: Ceará x São Paulo
14: Vencedor de A x Aurora (BOL)
15: Flamengo x Atlético-PR
16: Vencedor de G x Iquique (CHI)
Oitavas de final: 28 de setembro, 5 e 19 de outubro
17: Vencedor 1 x Vencedor 16
18: Vencedor 9 x Vencedor 8
19: Vencedor 12 x Vencedor 5
20: Vencedor 13 x Vencedor 4
21: Vencedor 15 x Vencedor 2
22: Vencedor 10 x Vencedor 7
23: Vencedor 11 x Vencedor 6
24: Vencedor 14 x Vencedor 3
Quartas de final: 26 de outubro, 2 e 9 de novembro
25: Vencedor 17 x Vencedor 18
26: Vencedor 19 x Vencedor 20
27: Vencedor 21 x Vencedor 22
28: Vencedor 23 x Vencedor 24
Semifinais: 23 e 30 de novembro
29: Vencedor 25 x Vencedor 26
30: Vencedor 27 x Vencedor 28
Final: 7 e 14 de dezembro
Vencedor 29 x Vencedor 30
Globoesporte.com

terça-feira, 28 de junho de 2011

Campos já conta com atuação das motofogs contra dengue

Já estão circulando pelas ruas de Campos as seis motofogs do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), uma nova ferramenta na aplicação de inseticidas, com sistema de controle de vetores instalado em uma moto. O trabalho é somado à equipe de 500 agentes de endemia do CCZ, que atuam diariamente nos bairros da cidade e aos 10 carros fumacês.

Segundo o diretor do CCZ, César Salles, após os mutirões de combate à dengue, o órgão agora está tratando das pendências. “Temos 35% dos imóveis de Campos, que somam 266 mil, fechados, o que significa que 93 mil não foram atendidos. Agora, nossa equipe atua nesses endereços, que são considerados locais de focos. Estamos trabalhando fora do horário do expediente, antes das 8h e após às 18h, para localizá-los e depois voltados para aplicação do produto”.

Para a realização deste trabalho, após publicação no Diário Oficial do município do dia 26 de abril, de um edital de notificação para evitar epidemia de dengue, não é necessária autorização judicial para o ingresso dos agentes de saúde nas residências dos moradores e, se for necessário, haverá o auxílio policial do 8º BPM, garantindo a entrada dos agentes de saúde nas residências.

“Estamos atuando com essa prerrogativa de liberação do Ministério Público”, ressalta César, lembrando que as motofogs circulam por onde os carros fumacês não têm acesso, como em vielas, evitando por sua vez a proliferação de qualquer outro foco transmissor. 

A “moto fumacê” tem baixo custo, pois necessita apenas de um operador e não utiliza combustível exclusivo para acionar o equipamento. Elas ainda armazenam 25 litros de inseticida e óleo mineral em um reservatório na traseira, possuindo também dois baús laterais que guardam equipamentos de proteção individual e acessórios do veículo. 



campos.rj.gov.br

38 famílias que ocupavam terreno de usina em Guandú, são retiradas por ordem judicial

As famílias invadiram a área que pertence a Usina Barcelos e a empresa entrou na justiça para ter de volta a terra. Na ordem judicial, consta a remoção dos barracos e a retirada da plantação.


As 38 famílias que estavam acampadas há três anos em uma área particular, em Guandu, na Zona Rural de Campos, foram retiradas do local na manhã desta terça-feira (28). Oficiais de justiça cumpriram o mandado de reintegração de posse. O grupo não ofereceu resistência.


Na ordem judicial, consta a remoção dos barracos e a retirada da plantação. Quem estava produzindo na área invadida teve pressa para salvar alguns alimentos. As famílias invadiram a área que pertence a Usina Barcelos e a empresa entrou na justiça para ter de volta a terra. Segundo o advogado da Usina, Jorge Mesquita, a área será usada para plantio.


O Conselho Tutelar de Campos também foi acionado pela justiça para providenciar abrigo para aproximadamente 30 menores do acampamento, mas as crianças não serão retiradas dos pais. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) disse não ter sido avisado da decisão e, por isso, ainda não há um lugar definido para a transferência das famílias.

Portal in360

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Brasil lidera ranking de felicidade futura, mostra FGV

O otimismo desponta como uma das características mais marcantes dos brasileiros, já que em nenhum outro país do mundo a população demonstra tanta confiança no futuro quanto no Brasil. Isso é o que mostra um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas e apresentado nesta segunda-feira no 1º Fórum BID para o Desenvolvimento da Base da Pirâmide na América Latina e Caribe, realizado em São Paulo.

De acordo com o levantamento, o Brasil lidera o ranking mundial de felicidade futura, com nota 8,7 numa escala de 0 a 10. A média dos 147 países analisados é de 5,6.

"O Brasil é um país cheio de problemas, mas está melhorando", destaca o economista da FGV Marcelo Neri, coordenador do estudo. "A renda da população está crescendo mais que o Produto Interno Bruto (PIB) e a desigualdade social está diminuindo", complementa.

Entre os Brics (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a África do Sul aparece na 46ª posição, com nota 7,2; a China vem na 92ª colocação, com 6,4, seguida pela Rússia, em 119º, com nota 6, e pela Índia, com 5,7, no 128º lugar.
A Dinamarca, país com a maior felicidade presente, ocupa a 6ª posição no ranking que mede a expectativa para 2014.
(Francine De Lorenzo | Valor)

Garotinho ganha ação de R$ 20 mil contra O Globo


O deputado federal Anthony Garotinho (PR) vai embolsar R$ 20 mil, após ganhar mais uma ação de danos morais contra o jornal O Globo. A decisão unânime da 1ª Câmara Cível entendeu que a publicação do jornal era caluniosa ao político durante reportagem de cobertura da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2002. Segundo a 1ª Câmara Cível, o leitor só entenderia o título da matéria quando lesse o texto.
Desembargadora chama atenção para tipologia empregada pela redação
Na mesma decisão, a desembargadora chama atenção para a tipologia empregada pela redação d’O Globo, “que leva o leitor a concluir, de pronto, pelo apelo chamativo da caixa alta [letras maiúsculas], que o autor ao menos conhecia o bandido, e fez uso de seu avião para se locomover”.
A Maria Augusta Vaz entendeu que não se pode admitir a prática de abuso no direito de informar, utilizando o jornal de chamadas de capa que atribua conduta ainda não confirmada, para conferir à notícia maior apelo editorial.
Ao fim, ela observa: “um político, candidato a cargo eletivo, cuja atribuição seria a de chefe de Estado e chefe de governo, sofre um atentado mortal em sua reputação, imagem, honra subjetiva e objetiva ao ser acusado de usar avião do chefe do crime organizado no Mato Grosso e em outros estados
Jornal O Diário

domingo, 26 de junho de 2011

Porto da Ferrous vai atrair investimentos para o Sul do ES


Governador avalia que licença prévia destrava implantação do terminal de Presidente Kennedy

A licença prévia (LP) para a construção do mineroduto da Ferrous Resources do Brasil, concedida na última quarta-feira pelo Ibama, é vista com bons olhos pelo governador Renato Casagrande. Isso porque o mineroduto - que ligará a mina de Viga, em Congonhas, Minas Gerais, até Presidente Kennedy, litoral Sul do Estado - viabiliza a construção de um complexo portuário de águas profundas, um investimento de R$ 2,5 bilhões que escoará a produção de minério, no município de Kennedy. 
foto: Gildo Loyola
Na avaliação do governador, o terminal deve se transformar numa âncora de atração de investimentos para a região. "A licença prévia para o mineroduto destrava a implantação do porto de Presidente Kennedy. Com o mineroduto, o porto torna-se necessário, essa licença era a grande condicionante. Esse terminal será um belo atrator de negócios para o Sul do Estado", prevê o governador.

Em março, o Ibama já havia emitido LP, com validade de dois anos, para a construção do complexo portuário, que contará com terminal em águas profundas para embarque de minério de ferro (50 milhões de toneladas por ano), planta de filtragem e estrutura administrativa de apoio à operação. Agora, com a licença prévia do mineroduto, a Ferrous parte para conseguir a licença de instalação do porto, para aí sim dar início às obras. Os trabalhos devem começar em outubro deste ano, estima-se que sejam gerados cerca de 3 mil empregos nas obras.

Os planos da Ferrous para o complexo de Kennedy incluem a instalação de três usinas de pelotização e de uma siderúrgica. Os empreendimentos já estão sendo licenciados. 

Gazetaonline

Marta contraria Dilma sobre kit anti-homofobia e diz que vai alterar o PL 122

Em coletiva que antecedeu o início da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) contrariou a posição da presidente Dilma Rousseff sobre o conteúdo dos kits anti-homofobia.

O material preparado pelo Ministério da Educação estava pronto para ser distribuído nas escolas públicas do pais, mas foi suspenso sobre o argumento de que o seu conteúdo teria que ser alterado. Para Marta, o conteúdo dos kits não era inadequado, e sim a forma pela qual o material foi apresentado à sociedade. “Os kits foram totalmente mal entendidos, aquilo tem que ser repensado, como lançar, como trabalhar. Foi um processo mal encaminhado. A parte que eu vi [do conteúdo] não precisava ser mudada, o que precisa mudar é a forma de encaminhar a questão”, disse a ex-prefeita de São Paulo. Logo após a suspensão, em maio, a presidente Dilma afirmou que os kits faziam propaganda de uma opção sexual, em vez de combater a homofobia.
Na mesma coletiva, a senadora Marta Suplicy afirmou que pretende alterar o projeto de lei 122, que criminaliza a homofobia. Segundo ela, a principal alteração será mudar o nome e o número do projeto, e não o conteúdo. “Já temos um conteúdo acordado [com a maior parte da bancada evangélica], o problema maior agora, depois de eles [os contrários ao projeto] demonizarem a proposta por 10 anos, é como agir e dizer aos fieis a favor do projeto PL 122. Vários setores têm seu preconceito baseado no 122”, disse.
Com relação ao texto do projeto, Marta afirmou que a maior mudança será no artigo 20. Com a nova proposta será considerado criminoso quem induzir crimes contra homossexuais. “Nós conseguimos um meio termo”, disse a senadora.
Também presentes na coletiva, o prefeito Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin defenderam a criminalização da homofobia. “A maior parte da população brasileira é a favor do projeto” disse o prefeito. Já Alckmin defendeu a medida e citou a legislação estadual de São Paulo, que criminaliza a homofobia desde 2001.
Contra o fundamentalismo
A cerimônia de abertura da parada gay se transformou em um palanque contra religiosos fundamentalistas que se opõe aos direitos defendidos pela causa gay. “Temos respeitado todas as religiões. Não queremos destruir a família de ninguém, apenas construir a nossa”, disse Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
UOL

Autopista diz que duplicação da BR-101 entre os municípios de Rio Bonito e Campos acontecerá em três etapas

Há uma semana, acidente envolvendo três veículos matou uma pessoa e deixou outras seis feridas, na altura do quilômetro 202 da BR-101, em Casimiro de Abreu. Este ocorreu cinco dias depois da colisão envolvendo dois caminhões e um ônibus da viação 1001, em que 40 pessoas ficaram feridas no quilômetro 82, na localidade de Ibitioca, onde ontem, no mesmo trecho, aconteceu mais um acidente. O noticiário é recorrente e só faz aumentar a pressão da sociedade civil organizada pelo início das obras de duplicação na rodovia, conhecida como rodovia da morte, que está sob concessão da Autopista Fluminense desde 2007. Apesar da necessidade de duplicação e da urgência das obras, ainda não há datas divulgadas para o começo das intervenções, que aguardam licença ambiental.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e do Conselho Municipal de Segurança Pública, Amaro Ribeiro Gomes, as obras já deveriam ter sido iniciadas pela concessionária.

Folha da Manhã
— A Autopista Fluminense já poderia ter começado as intervenções para a duplicação da rodovia no trecho entre Campos e Macaé. Eu não entendo porque ainda não iniciaram? — questionou Amaro Ribeiro Gomes.

De acordo com a concessionária, a duplicação dos 176 quilômetros de rodovia entre os municípios de Rio Bonito e Campos dos Goytacazes acontecerá em três etapas. A primeira fase, compreendida entre os quilômetros 84 (Campos) e 144 (Macaé), já obteve a Licença Prévia (LP), emitida em abril de 2011 pelo órgão ambiental. Esta obra estava prevista inicialmente para ser executada entre 2017 e 2021, mas no final de 2009 a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a antecipação da obra. Em site oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o trecho está em processo inicial de licenciamento ambiental.

Na segunda etapa, do quilômetro 261 (Rio Bonito) ao quilômetro 190 (Casimiro de Abreu), a obra está em fase de licenciamento ambiental e tem prazo de conclusão para o final do 8º ano da concessão (2016). E, por fim, na terceira Fase, do quilômetro 144 (Macaé) ao quilômetro 190 (Casimiro de Abreu), a obra também teria sido antecipada pela agência reguladora e depende da análise de impacto ambiental do traçado que será adotado para duplicação, em função de a rodovia passar por uma Reserva Biológica.

Contorno — Já a obra no Contorno de Campos será feita na região da Baixada Campista, pela Estrada dos Ceramistas, passando por Martins Laje, seguindo até a Usina São João e saindo perto de Travessão, em pista dupla, com 44 quilômetros de extensão. A execução está prevista para acontecer entre os anos 2017 e 2019. O projeto original foi alterado, passando de 22 para 44 quilômetros de extensão, pois, segundo o próprio diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, havia um erro no traçado da BR.

Diabetes mais que dobra no planeta e já afeta 347 milhões

 O número de adultos com diabetes mais do que dobrou no mundo todo desde 1980, passando a 347 milhões de pessoas, um número muito maior do que se pensava anteriormente e também um indício de que os custos para o tratamento da doença vão subir muito.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela publicação científica The Lancet, uma equipe de pesquisadores internacionais trabalhando com a Organização Mundial de Saúde (OMS) descobriu que as taxas de diabetes aumentaram ou, no mínimo, permaneceram na mesma praticamente em todas as partes do mundo nos últimos 30 anos.
O número estimado de diabéticos é marcantemente maior do que as projeções, segundo as quais seriam 285 milhões em todo o planeta. O estudo constatou que há 347 milhões de diabéticos no mundo, dos quais 138 milhões vivem na China e Índia e outros 36 milhões nos Estados Unidos e Rússia.
A diabetes mais comum, a do tipo 2, é fortemente associada à obesidade e vida sedentária.
"A diabetes está ficando mais comum em quase toda a parte do mundo", disse Majid Ezzati, do Imperial College London, na Grã-Bretanha, que liderou a pesquisa em parceria com Goodarz Danaei, da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos.
"Se não desenvolvermos programas melhores para identificar pessoas com taxas elevadas de açúcar no sangue e ajudá-las a melhorar sua dieta, atividade física e controle de peso, a diabetes vai inevitavelmente continuar a representar um grande fardo para os sistemas de saúde de todo o mundo", acrescentou Danaei, em um comunicado conjunto.
As pessoas com diabetes têm controle inadequado de açúcar no sangue, o que pode provocar graves complicações como doenças cardíacas e derrames, danos aos rins e nervos e cegueira.
Especialistas dizem que taxas elevadas de glicose no sangue causam cerca de 3 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano, cifra que continuará a crescer à medida que aumentar a quantidade de pessoas com a doença.
O número de diabéticos se expandiu dramaticamente nas nações-ilha do Pacífico, que atualmente têm a maior proporção de pessoas com a doença. O estudo descobriu que nas Ilhas Marshall um terço de todas as mulheres e um quarto dos homens têm diabetes.
Entre os países ricos, a expansão foi maior na América do Norte e relativamente pequena na Europa Ocidental. Os níveis mais elevados de glicose e de diabetes estão nos Estados Unidos, Groenlândia (território da Dinamarca), Malta, Nova Zelândia e Espanha. Os mais baixos são os da Holanda, Áustria e França.
A região com os menores níveis de glicose é a África subsaariana, seguida do leste e sudeste da Ásia.
Reuters

sábado, 25 de junho de 2011

Chanceler diz que Chávez 'está no comando' e "luta pela vida" em Cuba

O chanceler venezuelano, Nicolas Maduro, afirmou neste sábado (25/06) que o presidente Hugo Chávez -- em tratamento médico desde o último dia 10 em Cuba -- segue liderando o país à distância e tem conhecimento de todos os passos do governo. Ele também disse que Chávez segue lutando pela vida, após sofrer uma cirurgia na pélvis.

"A batalha do presidente Chávez por sua saúde tem que ser a batalha de todos, a batalha pela vida, pelo futuro imediato de nossa pátria", afirmou o chanceler a jornalistas. "Isso é o que podemos transmitir aos nossos compatriotas."

Depois, Maduro lembrou que o presidente continua governando o país, mesmo distante. "Mantivemos contato permanente com ele, que se mantém informado de todos os assuntos do país, no comando e nos resta manter companhia permanente com o presidente. Apoio ao presidente Chávez", afirmou o ministro. "Um apoio que contribua para sua saúde e para que possamos tê-lo na Venezuela para que siga nessa batalha gigantesca".

Chávez, passou o dia ontem (24/06) postando mensagens no Twitter. Referindo-se ao pós-operatório de uma cirurgia para a retirada de um abcesso na pélvis como “batalha”, Chávez disse ainda que segue lutando. “Adiante, marchamos, valentes”, acrescentou. “Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo e venceremos!”, disse Chávez, no Twitter, reproduzido no blog dele e na página da Presidência da República da Venezuela.

Enxaqueca: passos preciosos que podem prevenir a dor

Apesar dos registros tão contraditórios nos gatilhos da dor de cabeça, podemos orientar, de uma maneira geral, que os pacientes com enxaqueca:


(1) Façam suas refeições com intervalos regulares, de preferência 3 refeições e 2-3 lanches diários evitando longos intervalos entre elas;
(2) Bebam água com regularidade, uma vez que quando a sede aparece, isto significa que já ocorreu depleção de água no organismo e estamos desidratados;
(3) “Não durmam mais ou menos”, procurem manter suas horas de sono semelhantes, tanto na semana, quanto nos finais de semana;
(4) Evitem o consumo de bebidas alcoólicas;
(5) Façam atividade física, principalmente com alongamentos que privilegiem a coluna cervical. Nas crises de dor, deve-se evitar o esforço físico e mental;
(6) Não tirem conclusões precipitadas ou baseadas em um único episódio de dor, pois correm o risco de relacionar um alimento muito apreciado com a enxaqueca, sem que isso seja verdade. É recomendável observar, outras vezes, a influência desse alimento;
(7) Evitem o consumo de mais que 2-3 xícaras de café expresso ou 3-4 cafés comuns ao dia. Se existir o consumo abusivo de café, a redução deve ser lenta e gradual;
(8) Evitem a auto-medicação e procurem a orientação de um neurologista para acompanhar seu tratamento.

Além das orientações acima, a alimentação das pessoas com enxaqueca deve ser individualizada, privilegiando e atendendo às necessidade básicas de cada um e baseada numa profunda avaliação de cada paciente sobre si mesmo.
Uol

Adeus Jorginho Careca!


Acordamos com a triste notícia: a morte do amigo Jorge Olímpio Salles, mais conhecido por Jorginho Careca ou Jorginho do Posto. Jorginho passou mal nesta noite de Sexta-Feira, em Santo Eduardo e, levado ao Hospital local não resistiu e veio a falecer.
Com certeza, uma grande perda para todos nós, pois o mesmo tinha um grande carisma na nossa comunidade e vai deixar muitas saudades.
O corpo está sendo velado em sua residência e o sepultamento será às 16 horas em Santo Eduardo.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Polícia Federal começa a investigar ataques a sites do governo

A Polícia Federal iniciou hoje (24) a investigação sobre os ataques de hackers a sites do governo brasileiro, que vêm ocorrendo desde a madrugada de quarta-feira (22). Segundo a assessoria de imprensa do órgão, não serão divulgados detalhes do processo para não prejudicar as investigações.
Na manhã de hoje, o site do Ministério da Cultura ficou fora do ar possivelmente por uma tentativa de ataque de hackers. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, foi detectada uma sobrecarga de acesso, causada por apenas um IP, que é a identidade do computador, que parecia querer derrubar o servidor do ministério.
“Segundo a equipe técnica, é possível que hackers tenham tentado derrubar o sistema sim, mas isso não ficou comprovado”, diz a nota do órgão. O ministério informou que a ameaça foi detectada e logo neutralizada, e que o site está funcionando normalmente.
No início da tarde, o site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) também ficou fora do ar, por cerca de 20 minutos, impossibilitando o acesso a informações de pousos e decolagens nos aeroportos do país. Mas, segundo a assessoria de imprensa da estatal, o portal foi retirado do para manutenção preventiva, visando ao reforço da segurança.
Mais cedo, o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi atacado por hackers que deixaram uma mensagem na página. O site foi retirado do ar para manutenção. Na madrugada da quarta-feira, os sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil também foram atacados.
Edição: Juliana Andrade 
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil