domingo, 15 de janeiro de 2012

Verão: tempo de consumir líquidos

Especialistas listam principais benefícios da hidratação do corpo, em especial no verão




As altas temperaturas do verão provocam uma perda maior de água no organismo, principalmente por meio da transpiração. Por isso, o consumo de líquidos deve ser intensificado para manter o corpo saudável e hidratado. E a água desempenha um papel fundamental nesse processo. Mas o ideal é não esperar sentir sede para beber. 

“Deve-se ingerir de oito a 10 copos por dia. E quem transpira muito precisa aumentar esse consumo, já que pode ficar desidratado mais rapidamente”, destaca o endocrinologista Régis Drummont. “Cansaço, raciocínio lento, dores de cabeça e musculares, além de pressão alta são alguns sintomas”, diz.

Outros tipos de bebidas saudáveis contribuem para o consumo ideal durante um dia, como chá, água de coco, mate e sucos. Mas a hidratação do corpo ainda pode ser complementada com a ingestão de legumes, verduras e frutas: melancia, melão, abacaxi, laranja e tangerina.

Água para a pele

Além de prejudicar o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes hidrossolúveis, por exemplo vitaminas C e do Complexo B — só processadas na presença de água —, a falta de líquidos também reflete na aparência. “A água desempenha um papel vital para a pele, que é nutrir: sem ela, surgem ressecamento, descamação e falta de brilho. Já os cabelos ficam quebradiços e secos. Isso porque a água chega aos fios pela raiz”, explica o endocrinologista Régis Drummont. 

Para quem considera água um tanto sem graça, a dica da nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde, é fazer uma versão aromatizada da bebida. Para cada copo, vale acrescentar uma rodela de laranja, limão, duas folhas de hortelã ou alecrim.
 
“O ideal é criar o hábito de ter uma garrafinha d’água perto para lembrar de consumir. Ter uma no trabalho, levar ainda no carro, para a academia”, recomenda Thais.

Hidrate-se


INTESTINO
Líquidos ajudam a lubrificar o bolo fecal, auxiliando na eliminação das fezes. Consumir fibras desacompanhadas da ingestão de água ou outras bebidas pode ter efeito contrário, levando à constipação e formação de gases, que geram cólicas e desconforto.

PELE
Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção das toxinas através das fezes, da urina e do suor, o que deixa a derme mais bonita.

NUTRIENTES
A água é fundamental para o bom transporte de nutrientes para as células do organismo, como vitaminas e minerais . Sem a bebida, o sangue também fica mais denso. 

OLHOS
São órgãos extremamente sensíveis à desidratação, e o ressecamento pode levar a problemas como inflamações e infecções. Ao manter o organismo bem hidratado, prevenimos lesões oculares.

RINS
Consumir a quantidade adequada de água torna a urina menos concentrada e facilita a excreção de substâncias que não são mais necessárias ao organismo. Isso evita infecções urinárias e a formação de cálculos renais.


O Dia

Nenhum comentário:

Teste

Teste