terça-feira, 6 de março de 2012

Remédio para pressão alta é eficaz no tratamento de pesadelos

Substância bloqueia funções da adrenalina e leva a sono mais tranquilo.
Técnica é aplicada em pacientes com transtorno de estresse pós-traumático.


A prazosina, uma substância usada como remédio para baixar a pressão sanguínea, também pode ser usada no tratamento de pesadelos, mais especificamente quando esses pesadelos são provocados por eventos traumáticos, como experiências de guerra.

Nesta terça-feira (6), um trabalho apresentado no Congresso Europeu de Psiquiatria, em Praga, na República Tcheca, resumiu o resultado de 12 pesquisas anteriores. A revisão sistemática comprovou a eficácia da prazosina como um tratamento psiquiátrico.

Além de baixar a pressão, a substância bloqueia algumas funções da adrenalina no corpo. Isso reduz a ansiedade e o risco de pesadelos em pessoas com o chamado transtorno de estresse pós-traumático.

Esses pacientes sofrem com pesadelos realmente assustadores, que envolvem ameaças físicas e emocionais. Os pesadelos prejudicam a qualidade do sono e, nos casos mais graves, podem levar ao abuso de álcool e outras drogas e até ao pensamento suicida.

“Não há muita coisa disponível para tratar pesadelos em termos de remédios, então a prazosina é uma opção promissora”, afirmou Simon Kung, da Clínica Mayo, autor do estudo. O pesquisador disse ainda que o tratamento apresentou poucos efeitos colaterais.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Teste

Teste