A aspirina pode se tornar uma arma na luta contra o câncer. Cientistas da The City College, de Nova York, desenvolveram um composto à base da droga que combateria os tumores de maneira mais segura do que os remédios atualmente utilizados.

De acordo com os cientistas, a nova aspirina inibiu o desenvolvimento de 11 tipos de células cancerígenas relacionadas a leucemia e a tumores de cólon, pâncreas, pulmão, próstata e mama.

O tratamento não prejudicaria as células sadias do paciente, o que é um dos maiores desafios no tratamento do câncer.

Segundo os pesquisadores, estudos anteriores já haviam mostrado que a aspirina, ingerida diariamente, reduz as chances de câncer de cólon em 50%. Nesta nova pesquisa, o composto reduziu tumores de cólon de animais em 85%, e sem que surgissem efeitos colaterais como úlceras hemorrágicas ou falência dos rins.

No experimento, ratos portadores de células humanas causadoras de tumor de cólon que receberam a nova aspirina tiveram destruídas as células cancerígenas. Além disso, a substância inibiu a proliferação delas e reduziu muito o crescimento do tumor, sem qualquer sintoma de toxicidade nos animais.