sexta-feira, 27 de abril de 2012

Campos dos Goytacazes: Rosinha participa com presidenta Dilma de solenidade no Açu


A prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada dos deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó, a convite do Cerimonial da Presidência da República, participou na tarde e noite desta quinta-feira (27) no Superporto do Açu da solenidade de celebração do início da produção comercial de petróleo da OGX, no campo petrolífero de Wimea, na Bacia de Campos. A prefeita Rosinha e os parlamentares assistiram à celebração do acordo entre empresários da LLX e a Vale para construção da Ferrovia que ligará Campos, o Porto do Açu, o Complexo Logístico e Industrial Farol Barra do Furado e o Porto de Praia Formosa, no Rio, e de Santos à Ferrovia Intercontinental da MRS, que faz ligação com o Mercosul.
A presidenta Dilma demonstrou ter ficado impressionada com o gigantismo do Complexo Portuário do Açu e, ao cumprimentar as autoridades, nominou a prefeita Rosinha, os deputados Garotinho e Paulo Feijó e a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, para representar as demais autoridades. O empresário Eike Batista, ao citar as autoridades que contribuíram para a realização do empreendimento, nominou o então governador Garotinho e a então governadora Rosinha, que tiveram participação na instalação do empreendimento. Ele adiantou que, a partir de 2013, serão gerados 12 mil postos de trabalho, alcançando 50 mil empregos no Complexo.
O deputado Garotinho foi mencionado entre autoridades como mentor do Porto Off Shore quando governador do Estado do Rio, em 1999. Na ocasião, por decreto, tornou a área de 90 milhões de metros quadrados da massa falida Usina Baixa Grande, como área de interesse industrial, culminando com o lançamento da pedra fundamental em 2006, a partir do advento da Lei Rosinha, que concede incentivos fiscais com a redução da alíquota do ICMS, de 19% para 2%, com o propósito de promover a atração de empreendimentos estruturantes para gerar emprego, renda, e o conseqüente desenvolvimento.
A solenidade, que tem importância histórica por ser relevante para o desenvolvimento econômico e social da região Norte do Estado do Rio, foi prestigiada por um número reduzido de autoridades da região e contou com as presenças do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; do ministro dos Portos, José Leônidas Cristino; da minstra chefe de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas; do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral; do secretário de Transportes do Estado, Julio Lopes e de investidores coreanos, inclusive da Hyundai, parceiros da OSX na construção da UCN (Unidade de Construção Naval) que foram ciceroneados pelo megaempresário Eike Batista, dono da OGX, que ressaltou a importância das parcerias, com grupos empresariais nacionais e estrangeiros, com prefeituras da região, com o governo do estado e com a união.
No seu pronunciamento, a  presidenta Dilma ressaltou a importância das parcerias entre os governos e a iniciativa privada, “desde que comprometidas com o desenvolvimento do Brasil”. Durante entrevista, a prefeita Rosinha, também, falou sobre a importância deste empreendimento. “Me sinto feliz por ver tornar realidade um empreendimento em que acreditei em 2006 e procurei agilizar o lançamento da pedra fundamental por saber da importância do empreendimento para gerar empregos e renda para a região”, disse a prefeita.   
Postado por: Marcela Araújo – 26/04/2012 22:37:00

Um comentário:

Anônimo disse...

defeitos a parte,a visão de garotinho vai muito alem da visão comum.
digo isto pos tem gente que não da a ele o credito do inicio do porto do açu.

Teste

Teste