quinta-feira, 28 de junho de 2012

SERVIDORES DE ESCOLAS ESTADUAIS RECEBERÃO R$ 40 MILHÕES POR METAS ATINGIDAS


Secretário Risolia anunciou as unidades que serão contempladas com bonificação

O secretário de estado de Educação, Wilson Risolia, anunciou, nesta quinta-feira (28/06), as escolas que cumpriram as metas estabelecidas em 2011 e que serão contempladas com a bonificação. No total, 14.497 servidores de 305 escolas receberão o bônus, cujo pagamento será feito já na próxima semana. Serão cerca de R$ 40 milhões investidos.

Para ganhar o bônus, as escolas precisam cumprir 95% da meta estabelecida (no caso das de Ensino Regular) e 80% da meta (Educação de Jovens e Adultos – EJA). Essas metas são baseadas no IDERJ, índice que leva em conta o Indicador de Fluxo Escolar (IF) e o Indicador de Desempenho. Além de cumprir as metas, para receberem a bonificação, as escolas precisam cumprir pré-requisitos como seguir o currículo mínimo, participar das avaliações diagnósticas e os professores precisam lançar as notas dos alunos no sistema Conexão Educação.

Para Risolia, o número de escolas contempladas é bastante expressivo.

- As metas estabelecidas não são fáceis, e, para poder receber o bônus, a escola tem que atingi-la em todos os segmentos (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio), além de cumprir vários outros pré-requisitos. E o pagamento é qualitativo, não quantitativo.

No total, 61% dos funcionários contemplados receberão um acréscimo de 50% no salário, enquanto 14% receberão entre 2,5 e 3 salários.

Durante a coletiva, Risolia também falou sobre os indicadores de fluxo escolar e ressaltou que o Rio de Janeiro foi o terceiro melhor estado que mais aprovou alunos em 2011.

- A taxa de aprovação subiu 5 pontos percentuais no Ensino Médio. Mas, sem dúvidas, o que mais contribuiu para esse avanço foi a queda do abandono escolar, que caiu significativamente.

Segundo o secretário, o aumento do reforço escolar, que até o fim do ano deve contemplar 240 mil alunos, o currículo mínimo e programas como o Renda Melhor Jovem contribuíram para que os alunos continuem na escola.

Outra boa notícia dada pelo secretário foi que as escolas da rede ganharão do MEC 210 mil conjuntos de mesas e cadeiras para alunos, 6 mil conjuntos de mesas e cadeiras para professores, 700 mesas para cadeirantes, 7 mil circuladores de ar, 700 projetores, 30.640 tablets de sete polegadas para professores e 700 tablets de 10 polegadas para as escolas.

Resultados do Saerjinho

O secretário destacou ainda que a taxa de participação no Saerjinho, avaliação bimestral diagnóstica que monitora a qualidade do ensino na rede pública do estado, se manteve em torno de 75% e que o desempenho dos alunos melhorou em relação a 2011.

Risolia destacou que, apesar do aumento do nível de dificuldade da prova em relação ao primeiro semestre do ano passado, houve uma melhora dos alunos que frequentam o turno diurno e integral. No Ensino Médio, 62% das escolas da rede melhoraram ou mantiveram sua posição em relação ao ranking de 2011.

Semana de Arte

O secretário aproveitou o encontro para falar sobre a 1ª Semana de Arte da Seeduc, que acontecerá entre os dias 3 de 6 de junho, no Pier Mauá. Cerca de 10 mil alunos devem participar do evento.

- O objetivo é despertar nos alunos, de forma lúdica, o interesse pela leitura e pelas artes em geral. Trata-se de um evento feito para eles, para que se sintam reconhecidos pelo trabalho que desenvolveram.


Um comentário:

Lúcia disse...

vc tem a listagem das escolas "comtempladas"!Por favor, caso tenha, me envie! luciapourbaix@gmail.com
https://www.facebook.com/#!/lucia.pourbaix