sábado, 31 de março de 2012

Sábado: dia de invasão jovem em Santo Eduardo.

Santo Eduardo, com certeza está virando o point da galera que curte o Funk. Com dificuldades por aí afora, visto que em algumas cidades alguns juízes não permitem esse tipo de "manifestação cultural" o CPM de Santo Eduardo tem virado uma espécie de porto seguro para os funkeiros e afins.
E hoje tem tudo para bombar, pois dentro do que é evidencia no momento no mundo funk teremos a presença da Mc Byana, (prometendo socar muito na cara dele e de quem estiver na frente dela dando sopa) e do MC Luan (já avisando que no final da festa vai dormir na casa das primas) kkkkkkkkk.

Segundo informações colhidas, já foram vendidos muitos ingressos antecipados em localidades vizinhas o que indica que o CPM vai lotar.

MC Byana esteve também em vários programas de TV, inclusive participou no QST, no SBT.

Mc Luan esteve no Esquenta, na Globo em Janeiro deste ano.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Funcionários da prefeitura de São Francisco de Itabapoana são exonerados

                                                         do RJ INTER TV 1ª Edição


Trinta funcionários, entre secretários e sub secretários foram exonerados. Quem deixou o trabalho nesta sexta (30) evitou as câmeras.


São Francisco de Itabapoana tem um novo prefeito. O vice, Frederico Barbosa Lemos, já assumiu o cargo. Na prefeitura, funcionários foram exonerados nesta sexta-feira (30). O advogado do prefeito afastado, Beto Azevedo, disse que vai entrar com pedido de revogação da prisão temporária.


A foto do antigo prefeito continua no mesmo lugar. Mas, em São Francisco muita coisa mudou em apenas um dia.


Trinta funcionários, entre secretários e sub secretários foram exonerados. Quem deixou o trabalho nesta sexta (30) evitou as câmeras. Apesar das dispensas, os departamentos funcionaram normalmente.


Segundo o novo prefeito de São Francisco, uma auditoria já começou nesta sexta (30) para descobrir como estão as contas da casa. Frederico foi vice-prefeito durante três anos e diz que não sabia do esquema de fraudes.


A investigação da Polícia Federal mostrou que o ex-prefeito, Beto Azevedo, o antigo e o atual secretário de Saúde, além de dois empresários desviavam verba pública. A prefeitura encaminhava falsos exames para uma clínica particular, que embolsava dinheiro do SUS e dividia a quantia com os membros da quadrilha.


Na quinta-feira (29), durante os mandados de busca e apreensão, o laboratório ficou fechado. Nesta sexta (30), reabriu, mas pouca gente apareceu para ser atendida.


O advogado do prefeito afastado já está no Rio de Janeiro e disse por telefone que nesta sexta a tarde vai entrar com pedido de revogação da prisão temporária no Tribunal Regional Federal, da Segunda Região. A alegação é de que Beto Azevedo é réu primário, tem residência fixa e está colaborando com as investigações.


O escândalo na saúde pública de São Francisco não é novo. Uma CPI da Câmara já vinha investigando as denúncias. Na cidade de 41 mil habitantes, indignação.


Na tarde desta sexta-feira (30) o delegado titular da Polícia Federal em Campos, Paulo cassiano, vai dar uma entrevista coletiva. Ele vai explicar melhor como funcionava o esquema de desvio de dinheiro em São Francisco de Itabapoana.

in360

Presidente do PT falsifica documento contra Prefeito de Apiacá e Ministério Publico entra com ação de apuração

Matéria extraída do Blog Repórter Online

A cidade de Apiacá, no Sul do Espírito Santo, vive dias de apreensão política, social e policial. O funcionário público da Justiça Estadual e pré-candidato a prefeito da cidade pelo PT, Carlos Alberto Silveira Rangel, o Beto do Fórum, é acusado de trocar o cabeçalho de um abaixo assinado, em que no original se pedia melhorias no transporte intermunicipal para Apiacá, que é servido pela Viação Cordeiro.

Como se tratava de um assunto de interesse coletivo, o petista conseguiu, em duas semanas, milhares assinaturas.

Porém, segundo investigações do Ministério Público local, Beto do PT trocou o cabeçalho original, subtraindo o texto do pedido de melhorias no transporte público e substituindo para denúncias de improbidade administrativa e irregularidades na Prefeitura de Apiacá, supostamente cometidas pelo Prefeito Betinho (PRP).

Feito isto, Carlos Alberto Silva Rangel, o Beto Rangel, que é chefe do cartório criminal do Fórum de Apiacá, servidor da Justiça há mais de quinze anos, protocolou a denúncia no Tribunal de Contas em 29-11-11 e na Procuradoria Geral da Justiça do Estado.

Ao receber as denúncias para serem apuradas o promotor da localidade, Veraldo Macedo Miranda, notou nomes na lista como o do filho do prefeito, Diego de Souza, o que gerou grande suspeita.

Assim como o nome do filho do Prefeito, assinando contra o próprio pai, estranho foi o da assinatura de vários Secretários Municipais, tais como obras, ação social e até do assessor jurídico do prefeito Marcelo Stiti. A verdade veio a tona, através de pedido da promotoria local, em uma perícia feita no computador do Fórum, onde Beto Rangel trabalha. A máquina foi lacrada e na perícia foi descoberto os dois cabeçalhos na íntegra.

Ficando caracterizado vários crimes como falsificação de documento público, denunciação caluniosa, falsidade ideológica, difamação e peculato, pois foi usado um Órgão Público, no caso o Fórum de Apiacá, em benéfico próprio ou de terceiros.

O prefeito Betinho se sentiu atingido e humilhado com acusações do petista, que faz parte segundo o mercado político local do grupo político do ex-prefeito Zé Keres, cassado recentemente, e teve os direitos políticos suspensos pela Justiça Eleitoral, por compra de votos. Assim se pronunciando: "tenho certeza que a Justiça se fará, pois nossa administração foi levianamente acusada, isto é um caso de policia e não de política".

O Assessor Jurídico da Prefeitura de Apiacá Allan Faial tomará providências quanto ao que atinge o Prefeito Municipal, pois aguarda as providências para que Beto Rangel seja responsabilizado criminalmente por tal atitude.

Já o prefeito Betinho espera que o PT estadual intervenha na cidade, onde Beto é presidente do Diretório Municipal, assim se pronunciando: "temos um ótimo relacionamento político com o PT, isto não vai manchar em nada nossa relação, mas uma punição exemplar deve haver".

Na Câmara Municipal da cidade alguns vereadores também assinaram o documento, como a Vereadora Lila, segundo informações, os mesmos, assim como vários outros populares, já requisitaram providências ao MP.

As militantes do PT local aliados de Beto dizem que ele falará sobre o caso, após orientação jurídica do seu partido.

Confira os dois cabeçalhos

Original
"Nós, abaixo assinados, insatisfeitos com os serviços prestados pela Empresa Cordeiro de Transporte do Vale do Itabapoana, em especial nos montepios de Apiacá-ES, Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado, reivindicamos a renovação completa da frota atual dessa Empresa, caso contrário, o cancelamento imediato da concessão da linha concedida pelo Estado, tendo em vista as péssimas condições de manutenção, conservação, limpeza e compromisso com os horários, desrespeitando, assim, nós passageiros que pagamos e dependemos, exclusivamente, desse serviço público de transporte. Cancelada tal concessão, sejam mantidos os atuais funcionários para uma nova empresa concessionária de transporte."

Cabeçalho falso:

"Nós, abaixo assinado, tendo em vista as diversas denúncias de irregularidade encontradas na Prefeitura de Apiacá-ES, conforme denúncias de irregularidades recebidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, publicada no Diário Oficial do Estado em 21-11-2011, bem como as denúncias remetidas para a Procuradoria Geral de Justiça deste Estado, conclamamos a fim de que essa Procuradoria promova ação própria apurando os fatos referentes aos atos de improbidade administrativa e crime contra a administração pública cometidos pelo Prefeito Municipal sob pena da população apicaense pagar pela má aplicação do dinheiro publica."
Assessoria especial- Anilson Ferreira

Especialistas recomendam comer sem culpa durante a Páscoa

Nutrólogo aconselha optar por chocolates com alta porcentagem de cacau, de 50% para cima
Nutrólogo aconselha optar por chocolates com alta porcentagem de cacau, de 50% para cima 

Parece uma missão impossível resistir a tantos tipos, formatos e diferentes combinações de chocolates na Páscoa? Pois não resista: permita-se, sim, algum excesso e coma sem culpa, recomendam especialistas em emagrecimento. Mas faça isso apenas e tão somente na Páscoa. Nos demais dias do ano, a receita para manter o corpo em forma é a tradicional combinação de dieta saudável e atividades físicas regulares.
O médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), explica que o chocolate é o alimento com a maior densidade energética, ou seja, a maior quantidade de calorias por peso. “Mas ele não é proibido. A quantidade adequada é o consumo três vezes por semana, em porções de 40 g”, afirma. A porção de 40 g equivale a três bombons de chocolate ao leite.
Claro que, durante o “feriado nacional do chocolate”, essa quantidade parece irrisória. Para não engordar, a recomendação de Durval Filho é deliciosamente simples –comer chocolate à vontade, mas só durante a Páscoa. “Sei que não adiantaria dizer ‘não comam chocolate’, ou ‘comam pouco chocolate’. Seria irreal”, diz ele. “O problema é que as pessoas começam antes e guardam o que sobra na geladeira, depois passam meses comendo chocolate. Isso, sim, engorda.”
Uma dica do nutrólogo para evitar o peso extra na balança é comer um pouco de nozes, amêndoas ou castanhas -as chamadas oleaginosas- antes de começar as refeições da Semana Santa. Isso porque, embora tenham alto teor calórico, elas ajudam a dar a sensação de saciedade. O resultado é a impressão de que há menos espaço no estômago para o almoço e a sobremesa.
E se você acha (ou tem a certeza) de que passou da conta durante esse período, um segredo para evitar os quilos extras é reduzir o tamanho do prato nos dias seguintes. “Uma estratégia é procurar compensar o alto consumo de calorias nos dias seguintes, ingerindo menos do que a pessoa normalmente ingere. Se passou três dias comendo demais e depois fica três dias comendo menos, o ganho calórico é neutralizado”, afirma Ribas Filho.
Escolha certa
Já que o chocolate é quase inevitável, outro conselho do nutrólogo é optar por produtos com alta porcentagem de cacau, de 50% para cima. A informação costuma ter destaque nas embalagens. “Chocolate com alto teor de cacau tem efeitos muito benéficos para o sistema circulatório”, afirma. São as mesmas calorias do chocolate tradicional, mas elas são “compensadas” pelos inúmeros pontos positivos que o produto traz para a saúde.
Estudos que acompanharam pacientes por mais de 50 anos comprovaram que o chocolate ajuda as artérias a relaxar e se expandir, o que melhora o fluxo sanguíneo, diminui o esforço do coração e ainda reduz a pressão sanguínea.
A ingestão do cacau também contribui para evitar a formação de placas bloqueadoras nas artérias, com uma espécie de efeito anticoagulante que diminui até o risco de ataques cardíacos. “E ainda age no cérebro, produzindo uma sensação de felicidade”, garante Ribas Filho.
Queima de calorias
Para aproveitar o feriado sem culpa, o professor de educação física da MAC Assessoria Esportiva Rodrigo Domingues aconselha que as pessoas esqueçam um pouco as continhas de quantas calorias estão ingerindo e se lembrem que o mais importante é o balanço entre consumo e gasto calórico. “Um nadador de nível olímpico, por exemplo, ingere até 12 mil calorias por dia. Mas ele gasta tudo”, afirma. A recomendação média de ingestão de calorias é de 2.000 para mulheres e 2.500 para os homens.
Isso, porém, não significa sair correndo na manhã de segunda-feira para queimar de uma vez os chocolates que comeu a mais. Os treinos devem aumentar em tempo e intensidade gradualmente, para não provocar prejuízos à saúde. “O importante é ter uma continuidade, pois só a frequência nas atividades físicas vai promover o equilíbrio entre ingestão e gasto energético. Temos sempre que pensar a médio e longo prazo, ter um plano contínuo de exercícios”, diz.
Se a intenção é perder peso -adquirido antes ou durante a Páscoa-, prepare-se para suar. Segundo o professor, esse é o melhor caminho. “Quando você só ‘fecha a boca’, principalmente se corta ingestão calórica de forma drástica, seu metabolismo se desacelera e você queima menos calorias. É uma herança da época em que não existia geladeira: o corpo entende que é um período de escassez e passa a economizar energia.”
Os exercícios recomendados são os de alta intensidade, como corrida, natação e “spinning”. “Caminhadas e hidroginástica são mais fáceis, não há risco de lesões, mas a intensidade é baixa, então não servem para emagrecer”, garante o professor. Claro que existem outros benefícios, lembra ele, como um relativo aumento das capacidades pulmonar e cardíaca, redução dos níveis de açúcar no sangue, melhora da mobilidade e equilíbrio hormonal. Mas os quilinhos a mais permanecem.
Luciana Alvarez
Do UOL

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dilma: empresas terão estímulos para aumentar investimentos

Ao final da IV Cúpula do BRICS, na Índia, a presidenta Dilma Rousseff anunciou uma boa notícia: as empresas brasileiras ganharão em breve estímulos para investir mais e, com isso, gerar mais empregos.

“Pretendemos divulgar um conjunto de medidas logo depois que eu voltar para o Brasil, porque essas medidas têm por objetivo justamente assegurar através de questões tributárias e financeiras maior capacidade de investimento para o setor privado”, afirmou a presidenta, em Nova Délhi, na Índia.

Dilma disse ainda que, durante seu governo, tomará medidas para reduzir a carga de impostos. “O que eu tenho feito é tomar medidas pontuais que permitam que no conjunto se crie uma desoneração maior dos tributos no país que é fundamental para fazer o país crescer.”


São Francisco do Itabapoana: prefeito é preso em operação nesta quinta (29)

No início da manhã, os agentes estiveram na casa do Prefeito. Segundo a Polícia, o motivo da operação são problemas envolvendo a saúde na cidade.


O Prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, foi preso há pouco pela Polícia Federal no Centro de Campos. Ele é alvo de uma operação da Polícia Federal que acontece desde as primeiras horas desta quinta (29) no Norte do Estado. Vários mandados de prisão estão sendo cumpridos. No início da manhã, os agentes estiveram na casa do Prefeito. Segundo a Polícia, o motivo da operação são problemas envolvendo a saúde na cidade, onde até uma CPÍ foi organizada na Câmara Municipal para apurar denuncias de desvio de verba.


in360

terça-feira, 27 de março de 2012

Deputado Roberto Henriques envia carta a Rosinha pedindo liberação de licenças das antenas da Vivo para nossa região.

Clique na imagem para melhor visualização.



Abaixo o link da postagem sobre a primeira vez que o Deputado Roberto Henriques esteve com  lideranças de nossa região, em Novembro de 2010, na Embratel de Campos para tentarmos uma liberação do sinal da Claro para nós:
http://lwerneck.blogspot.com.br/2010/11/embratelclaro-reuniao-estrategica.html

Roberto Henriques: enviarei carta à Rosinha pedindo agilidade por parte da prefeitura com a Vivo

O Deputado Roberto Henriques disse hoje à tarde na Tribuna da Alerj que se reuniu com o engenheiro da Vivo que esteve em nossa região dias atrás para uma inspeção técnica e que o mesmo o informou que agora só faltam mesmo os entendimentos entre a Vivo e a prefeitura de Campos para que possamos receber o tão sonhado sinal de telefonia móvel em toda a nossa região.

O deputado informou também em seu discurso que irá enviar uma carta institucional à prefeita Rosinha pedindo agilidade nestes trâmites junto à Vivo.

Ou seja, pelo que entendi, agora os entendimentos e a questão passam pela prefeita de Campos que não deve dificultar as coisas pra nós. É o que esperamos.

Discussão quase acaba em tragédia nesta segunda em Santo Eduardo

Uma discussão entre vizinhos quase acaba em tragédia nesta segunda-feira (26/03) em  Santo Eduardo. Na ocasião, um revólver calibre 22, com três munições intactas, também foi apreendido pela polícia.

De acordo com a Polícia Militar, Inácio dos Santos, de 23 anos, teria tido uma discussão com seu vizinho, Maicon Silva, 22. Ainda segundo os policiais, Inácio teria sacado uma arma no momento da briga, sendo interceptado por Maicon, que conseguiu tomar o revólver do suspeito.

Os policias contaram que depois da confusão, Inácio teria fugido.

O caso foi registrado no DPO da localidade, onde a vítima também entregou o revólver.

URURAU

segunda-feira, 26 de março de 2012

Renovação Carismática: Grupo Servos da Divina Misericórdia completa 1 ano de evangelização


O domingo foi de comemoração por parte do Grupo Servos da Divina Misericórdia, que é responsável pelos trabalhos que acontecem todas as segundas-feiras na Igreja de Santo Eduardo e que tem atraído muitos fiéis de toda a Paróquia. Com um ano de vida, o grupo já colhe nítidas vitórias e pelos depoimentos espontâneos de muitos que frequentam o movimento dá para comprovar que o sucesso desta proposta de evangelização é muito grande e tende a aumentar ainda mais.

Com direito a bolo para todos, o Grupo comemorou um ano de existência neste domingo.

Renovação Carismática de Santo Eduardo.

Bolo servido na porta da igreja para todos os presentes.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Obra da ponte do Bairro Departamento, em Santo Eduardo, segue em bom ritmo.

Ao que parece,  a obra do Bairro Departamento, em Santo Eduardo, segue num bom ritmo. O pilar que estava danificado está praticamente pronto e os andaimes já foram todos colocados para que sejam feitos os procedimentos restantes.

Com certeza os moradores do Bairro e os demais santoeduardenses estão ansiosos e aliviados porque estamos sofrendo há tempos com a falta desta ponte tão essencial para a comunidade.

Detalhe: Parece que os R$ 188.000,00 previstos para a execução da obra vão dar! Ou seja, quando querem o dinheiro sempre da´!

Obra da ponte segue com bom ritmo.

Pilar de sustentação lateral praticamente pronto.

Andaimes foram colocados para facilitar o deslocamento dos operários.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Petrobras abre concurso para 1.520 vagas

São 647 vagas para nível superior e 873 para nível médio/técnico.
Os salários vão de R$ 1.994,30 a R$ 6.883,05.


Petrobras abriu concurso para 1.520 vagas – 647 para nível superior e 873 para nível médio/técnico. Os salários vão de R$ 1.994,30 a R$ 6.883,05. As vagas são para todo o país.
Clique aqui para maiores informações

Desemprego é o menor em dez anos para um mês de fevereiro

A taxa de desemprego em fevereiro foi de 5,7%, a menor para um mês de fevereiro nos últimos dez anos, quando teve início essa série de pesquisas  (março de 2002). A variação foi mínima em relação a janeiro, quando se registrou 5,5%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (22).

Em comparação a fevereiro de 2011 (6,4%), recuou 0,7 ponto percentual. A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) foi considerada estável no confronto com janeiro. Quando comparada com fevereiro do ano passado, recuou 8,6% (menos 130 mil pessoas).

A população ocupada (22,6 milhões) não variou frente ao mês de janeiro. No confronto com fevereiro de 2011, verificou-se aumento de 1,9%, o que representou elevação de 428 mil ocupados no intervalo de 12 meses.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,2 milhões) não registrou variação na comparação com janeiro. Na comparação anual, houve uma elevação de 5,4%, o que representou um adicional de 578 mil postos de trabalho com carteira assinada em um ano.

UOL

quarta-feira, 21 de março de 2012

Ator com origens em Ponte do Itabapoana fará participação em capítulo de hoje de Fina Estampa

Oswaldo Allvim

A cena vai ao ar hoje à noite e começa assim: ele sai de uma pizzaria e vê o cartaz do Enzo (Júlio Rocha) que estava junto com a ex-doutora Daniele ( Renata Sorrah)... O resto temos que conferir.

Oswaldo Allvim é da vizinha Ponte do Itabapoana e está no Rio de Janeiro já há tempos estudando artes cênicas e é ator de teatro.

Hospital de Santo Eduardo informa: documento de identificação do paciente nas mãos

A Direção do Hospital João da Cruz Lubanco (Santo Eduardo) informa a toda a população que quando forem  utilizar o atendimento desta unidade de saúde tragam pelo menos um documento para uma correta identificação.
Segundo relato de um atendente há muitos cadastros incompletos e nomes com grafia incorreta no Hospital, dificultando o trabalho dos que são responsáveis por esta área.
 É importante ressaltar que é obrigado para qualquer paciente que os seus dados estejam atualizados para que agilize encaminhamentos, liberações de exames e demais procedimentos.

Então, lembre-se: quando for ao Hospital, leve sempre o seu documento. Isso vai ajudar a você e a todos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Quem vive no campo terá mais oportunidades para estudar

A presidenta Dilma lançou hoje o Programa Nacional de Educação no Campo – Pronacampo, que oferece apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo, atendendo escolas rurais e quilombolas. O investimento anual do programa será de R$1,8 bilhão.

“Dentro da nossa estratégia de combate à miséria, junto com o Bolsa Família, a nossa busca ativa, este programa é um dos eixos estratégicos porque aposta não só em retirar as pessoas das condições de miséria a que foram condenadas durante décadas, mas implica sobretudo em garantir que as gerações futuras terão um outro tipo de horizonte de oportunidades à sua frente”, disse a presidenta, em solenidade no Palácio do Planalto.

Serão criados o Programa Nacional do Livro Didático – em que três milhões de estudantes receberão material relacionado à realidade do campo – e o Mais Educação, que oferecerá diversas atividades pedagógicas.

A formação de professores também receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para profissionais do campo e de escolas quilombolas. Para desenvolver a educação de jovens e adultos e a educação profissional e tecnológica, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo, destinando 120 mil bolsas de estudo.

Quanto ao eixo de infraestrutura física e tecnológica, o programa apoiará a construção de três mil escolas e a aquisição de oito mil ônibus escolares, além de promover a educação digital e o uso pedagógico da informática por meio da instalação de recursos digitais em 20 mil centros educacionais até 2014.

O Tribunal que virou caso de polícia

Responsável por fiscalizar as contas do governo fluminense, o TCE do Rio é investigado por distribuir uma verba secreta e manter servidores fantasmas

SOB INVESTIGAÇÃO O atual presidente do TCE do Rio,  Jonas Lopes de Carvalho Junior.  Ele e outros três conselheiros foram denunciados ao STJ. Abaixo, trecho da denúncia contra a verba secreta (Foto: Uanderson Fernandes/Ag. O Dia)
SOB INVESTIGAÇÃO
O atual presidente do TCE do Rio, Jonas Lopes de Carvalho Junior. Ele e outros três conselheiros foram denunciados ao STJ. Abaixo, trecho da denúncia contra a verba secreta (Foto: Uanderson Fernandes/Ag. O Dia) 
 
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro tem contas a prestar ao Brasil. Os R$ 15 bilhões destinados pelo governo fluminense à organização da Olimpíada de 2016 – evento que visa vender o Brasil ao mundo – precisam ser fiscalizados por seus sete conselheiros. Outros R$ 60 bilhões gastos anualmente pelo governo do Rio são fiscalizados por essa equipe, que não trabalha sozinha. Ao todo, o órgão conta com 1.600 funcionários. Cada um dos sete conselheiros conta ainda com 20 funcionários de confiança. Vinte. Para cada um deles. Espera-se que desse mundo saiam, regularmente, detalhes sobre como esses funcionários públicos operam e aplicam seus recursos. Mas foi nesse mesmo mundo que a Procuradoria-Geral da República identificou um mar de suspeitas de irregularidades, incluindo o uso de verbas ilegais sem verificação alguma. O TCE do Rio virou um caso de polícia.
Em 7 de dezembro passado, um grupo de policiais federais foi à sede do Tribunal, no centro do Rio. A operação foi realizada sob ordens do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e tinha alvo certo: um banco de dados com informações sobre funcionários e a folha de pagamentos. Duas semanas antes das buscas, a Procuradoria da República denunciara ao STJ quatro dos sete conselheiros do Tribunal – o atual presidente, Jonas Lopes de Carvalho Junior, o vice, Aluisio Gama de Souza, o ex-presidente José Gomes Graciosa e Julio Lambertson Rabello – por empregar funcionários irregulares e “fantasmas”. Documentos obtidos por ÉPOCA revelam agora que o escândalo é ainda maior. Os conselheiros são investigados por enriquecimento ilícito. Segundo a procuradoria, eles têm embolsado ao longo dos últimos anos uma “verba secreta” distribuída sem critério ou fiscalização. Mais precisamente, R$ 4 milhões por ano. E não há nada no Diário Oficial ou no boletim interno do TCE-RJ que explique para onde vai essa dinheirama. Cada um dos sete conselheiros do Tribunal gasta R$ 48.374,88 por mês sem dar satisfação à sociedade. Nem um muito obrigado.
A Procuradoria da República batizou a despesa milionária de “verba secreta” e diz que ela é ilegal. A verba foi criada em junho de 1992. À época, equivalia a R$ 4 mil por mês. Foi sendo reajustada ao longo dos anos até chegar aos mais de R$ 48 mil – o dobro do salário de um conselheiro fluminense. Essa quantia, segundo o TCE-RJ, é distribuída entre os funcionários que tiverem melhor desempenho em suas funções, como gratificação, mas sem critérios predefinidos. Cada gabinete manda à presidência do Tribunal, segundo o TCE, uma lista com o nome dos servidores contemplados no mês. E pronto. Segundo a assessoria do TCE-RJ, a inspiração para o benefício foi uma lei do então governador Moreira Franco (1987-1991). A tal lei, no entanto, previa gratificação para funcionários da Casa Civil do governo estadual. “Você não pode aumentar o orçamento de um órgão ligado ao Legislativo com base numa lei feita para o Executivo”, diz Claudio Pinho, professor de Direito Constitucional e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros. A Procuradoria da República ficou ainda menos convencida com a explicação e busca obter pistas sobre o real destino da verba secreta. “Ela pode constituir mais um artifício para enriquecimento ilícito (dos conselheiros)”, afirma o subprocurador-geral da República Carlos Eduardo de Oliveira Vasconcelos. A suspeita é que o dinheiro seja desviado para o bolso dos próprios conselheiros, enquanto funcionários, usados como laranjas, aparecem como beneficiários. Os conselheiros negam qualquer ilegalidade e dizem que as acusações são um equívoco da Procuradoria da República. Entre os sete integrantes do Tribunal, apenas José Maurício de Lima Nolasco abriu mão da verba secreta, embora já a tenha usado. Quando presidia o Tribunal em 2010, Nolasco propôs a extinção da gratificação, que já era investigada. Houve ensaio de revolta entre os conselheiros, e tudo continuou como estava.
Reprodução (Foto: Reprodução)
Responsável por fiscalizar as contas de 91 prefeituras e do Legislativo, do Judiciário e do Executivo fluminenses, o TCE-RJ vem sendo investigado há anos. Em 2008, a Polícia Federal descobriu que uma consultoria pagava propina a conselheiros em troca da aprovação das contas de prefeituras. Os conselheiros negam. Há também indícios de contratação ilegal de funcionários nos gabinetes dos membros do TCE-RJ – havia ao menos 28 irregularmente cedidos por prefeituras sem que fossem concursados nem em seus órgãos de origem, uma exigência mínima. Outros 14 funcionários lotados nos gabinetes do TCE nem sequer trabalhavam nas prefeituras nas quais apareciam como cedidos. Ao menos cinco servidores fantasmas recebiam até R$ 12 mil sem trabalhar. E já se sabe que parte dos funcionários ilegalmente emprestados veio de bases políticas de conselheiros. No TCE fluminense, trabalho é o que não falta. Se não para seus funcionários, certamente para a Polícia Federal.

Época

segunda-feira, 19 de março de 2012

Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, fecha as portas da maternidade

O hospital fechou as portas da maternidade alegando falta de pagamento da prefeitura. A dívidachegaria a cerca de R$19 milhões.

Em Itaperuna, o atendimento a gestantes foi suspenso na manhã desta segunda-feira (19) no Hospital São José do Avaí - umas das unidades referência em saúde do estado. O hospital fechou as portas da maternidade alegando falta de pagamento da prefeitura.


As gestantes internadas foram atendidas, mas quem foi fazer o pré-natal voltou pra casa sem o exame. Dos 10 mil atendimentos por mês, 200 são nos centros de tratamento intensivo neonatal e obstetrícia. A metade é de partos.


O hospital, referência em cirurgias de alta complexidade no interior do Estado do Rio, é uma instituição filantrópica e tem convênios com planos de saúde, com o Governo Federal e com a Prefeitura de Itaperuna. Mas, de acordo com a instituição, a prefeitura está em dívida há seis anos. Pelos cálculos do hospital, a dívida da prefeitura chega a R$ 19 milhões e por causa disso a maternidade fechou as portas.


O Hospital São José do Avaí recebe pacientes de pelo menos 13 cidades do norte e do noroeste fluminense. Por ser uma gestão plena, o Governo Federal deposita R$ 3 milhões e meio por mês para a prefeitura, que deveria fazer o repasse para instituição. Além dessa quantia, a prefeitura também tem um convênio de R$ 200 mil por mês com o hospital para manter a maternidade, o centro de urgência e emergência.


Com a ameça de outros serviços paralisarem por falta de condições de pagamento a fornecedores e funcionários, os pacientes estão preocupados com a possibilidade de fechamento total do hospital.


A Prefeitura de Itaperuna informou que só vai se pronunciar sobre a questão depois de uma reunião com o Ministério Público Estadual para discutir o problema. A reunião está prevista para a manhã desta terça (20).

Inter TV

10º Cerco de Jericó na Paróquia Santa Maria

Acontece até o dia 24, em Santa Maria de Campos, o 10º Cerco de Jericó. Com o tema: "Guardarei a minha fé, mesmo dizendo: é demais o sofrimento em minha vida". (Sl. 115), o evento religioso promete atrair muitos fiéis de toda a paróquia, sendo essa uma das mais interessantes celebrações que fazem parte dos preparativos para a Semana Santa.

domingo, 18 de março de 2012

Torcida do Vasco reage contra racismo


Zagueiro vascaíno foi ofendido em partida contra o Libertad (PAR), pela Libertadores


Os atos racistas de parte da torcida do Libertad (PAR), no jogo da última quarta-feira, válido pela Libertadores, contra os zagueiros Dedé e Renato Silva, além do atacante Alecsandro, não vão passar em branco. Torcedores vascaínos realizam uma campanha com participação de artistas, como o MC Charles, que criou o funk "Trem-Bala da Colina". A ação ganhou um refrão:
Dedé sofreu com racismo no Paraguai | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Dedé sofreu com racismo no Paraguai | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia


"Time de tradição,
que acabou com o preconceito.
É por isso que eu carrego
a cruz de malta no meu peito.
Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô...
Não ao racismo"

A campanha conta ainda com um vídeo a ser divulgado na Internet, a fim de promover uma campanha viral com adesão do maior número de torcedores vascaínos que for possível.  O objetivo é cantar o "hino" na arquibancada. Paralelamente corre uma campanha a fim de fazer com que os torcedores pintem os rostos de preto e branco em alusão ao símbolo contra o racismo.

Vale lembrar que o Vasco tem tradição na luta contra o racismo: foi o primeiro clube a contar com jogadores negros em seu quadro.



O Dia.

sábado, 17 de março de 2012

Santo Eduardo: União Feminina da Assembleia de Deus Parque São Bento comemora aniversário.

Começou ontem à noite a programação religiosa em comemoração ao 5º aniversário da UFEC ( União Feminina Evangélica Cristã) da Assembleia de Deus (Parque São Bento) em Santo Eduardo.
As atividades acontecem até amanhã, Domingo, com várias atrações, inclusive com a presença de caravanas de várias localidades. O encontro está acontecendo no Salão da 3ª Idade de Santo Eduardo.
A União Feminina Evangélica Cristã se apresentou ontem e agradeceu a Deus por mais um ano de vitórias e de missão evangelizadora.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Colírio pode piorar olho vermelho, diz médico

Toxidade dos conservantes pode causa doenças na superfície dos olhos, além de atrapalhar 50% dos tratamentos de glaucoma. Problema aumenta no verão

Colírio
O médico afirma que os sintomas de toxicidade incluem sensação de areia nos olhos, ardência, sensibilidade à luz e visão turva  
foto: Divulgação GZ
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Brasil como o quinto maior consumidor de medicamentos do mundo. Uma parcela importante da população toma remédio por conta própria e acaba pagando um alto preço por causa dos abusos.

Quando o assunto é a saúde dos olhos a automedicação permanece elevada. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, no verão 4 em cada 10 pacientes chegam à consulta usando colírio indicado por um amigo ou com base em uma prescrição anterior, mesmo que tenha sido feita para alguém da família. 

No restante do ano estudos realizados pelo médico mostram que são 3 em cada 10 pacientes.“O brasileiro não vê colírio como remédio porque todas as fórmulas lubrificam. Mesmo que causem ardência ao entrar em contato com o olho, acabam melhorando o conforto visual momentaneamente”, afirma.

O problema, comenta, é que o alívio é muito rápido e as pessoas acabam exagerando no número de aplicações. Resultado: quanto mais pingam o colírio maior é o desconforto decorrente da concentração e toxidade dos conservantes.  

O uso indiscriminado e contínuo pode causar graves problemas na visão. Os principais são:

- Catarata e glaucoma quando a fórmula contém corticoide

- Catarata quando é um vasoconstritor indicado para deixar o olho branquinho.

- Olho vermelho crônico, uma resposta à toxidade dos conservantes que causam ressecamento da lágrima e alterações na superfície ocular: ceratite (inflamação da córnea), simbléfaro (aderência da pálpebra ao globo ocular) ou espessamento da margem palpebral.

O médico afirma que os sintomas de toxicidade incluem sensação de areia nos olhos, ardência, sensibilidade à luz e visão turva. Quando uma irritação ocular melhora no início do tratamento e depois piora, é necessário interromper o medicamento, para verificar se o agravamento está associado ao colírio ou à evolução da doença. 

Nas pessoas em que os sintomas persistem, significa que a doença progrediu. Neste caso, o oftalmologista diz que substitui o colírio por outro sem conservante ou com conservante virtual que desaparece ao entrar em contato com a superfície ocular, tornando o produto adequado para o uso prolongado. 

Procedimento para glaucoma

Queiroz Neto destaca que entre portadores de glaucoma o desconforto causado pelos conservantes dos colírios provoca 50% das interrupções de tratamento e pode levar à cegueira irreversível. Por isso, é uma doença que precisa de acompanhamento médico semestral ou anual, de acordo com a gravidade. 

O médico explica que o glaucoma de ângulo aberto, tipo mais comum da doença, tem como principal fator de risco o aumento da pressão interna do olho que lentamente lesa o nervo ocular até a completa cegueira. Os colírios e procedimentos cirúrgicos não restauram a visão, mas são a única forma de interromper a evolução da doença.

O procedimento para melhorar o conforto no tratamento do glaucoma varia conforme a classe farmacológica do colírio que está sendo usado e só pode ser adotado sob supervisão médica. 

Queiroz Neto ressalta que a maioria dos portadores de glaucoma tem olho seco. Por isso, independentemente do colírio utilizado, a dica é tomar cápsula de óleo de linhaça para melhorar a qualidade da lágrima e diminuir o desconforto causado pelos colírios.
Gazetaonline

quinta-feira, 15 de março de 2012

Um mistério a desvendar: homem nascido em Santo Eduardo à procura de parentes.

Há algum tempo atrás, mais ou menos um ano, fui contactado pelo jovem carioca Levi Guimarães para que eu investigasse junto à família Guimarães de Santo Eduardo alguma informação que levasse ao possível descobrimento dos nomes ou do paradeiro dos seus avós biológicos ou qualquer outro parente que supostamente devem ser aqui dessa região. 
Pois bem, em conversas com alguns da família Guimarães que residem em Santo Eduardo não obtive muito sucesso, mas a pedido do Levi irei compartilhar com todos a sua história. Quem sabe algum fato novo não possa surgir para que seja desvendado esse mistério? Quem puder ajudar é só entrar em contato.

Leia abaixo o relato do Levi:


Bom meu amigo, primeiro obrigado pela compreensão, deixa-me explicar o que acontece; me chamo Levi Guimarães(30 anos) e a quatro anos decidi procurar o paradeiro do meu avô (Osvaldo Guimarães ), meu tio ( Jocilio Gomes Guimarães ) e qualquer pessoa ou parentes destas pessoas, entende?
Meu pai tem hoje 59 anos e nasceu em Santo Eduardo no dia 15 de Janeiro de 1952 mas, só foi registrado e de forma errônea no dia 15 de Março de 1952, que passou a ser sua data de nascimento. Bom, pensando um pouco com as informações que colhi durantes esses quatro anos dá pra entender o porque dele ter sido registrado muito tempo depois de seu nascimento e por uma pessoa que acredito eu, nem ser da família dos meus avós; o nome da pessoa que registrou o meu pai junto ao cartório, a pedido do meu avô (Osvaldo) e ( que já tive até a confirmação do cartório de Cardoso Moreira, cuja funcionária Rafaela me ajudou bastante. Esses dados me foram passados de documentos existentes no cartório e o nome do senhor que registrou o meu pai em favor ao meu avô (Osvaldo) foi Sr. Nelson Ribeiro do Amaral; não sei se era amigo, patrão, empregado ou apenas um conhecido do meu avô, mas o nome dele está no registro de nascimento do meu pai no cartório de Cardoso Moreira.
Pra que você entenda os motivos da procura e também dos fatos de que outra pessoa e não o meu avô (Osvaldo) foi registrar o meu pai, devo te contar toda a história que venho acumulando por esses anos.

Então vamos lá...Meu pai nasceu no dia 15 de Janeiro de 1952, mas só foi registrado 2 meses depois, o motivo de tanta demora foi esse:  minha avó (Isaura Gomes Guimarães) mãe do meu pai (JOACY GOMES GUIMARÃES), morreu exatamente 15 dias após o nascimento do meu pai, no dia 02 de Fevereiro de 1952 - está registrado no cartório de Cardoso Moreira). Por esse motivo meu pai demorou a ser registrado e com pouco tempo depois foi dado pra outra família criar com o sobrenome de LIMA (Meu avô adotivo, José Marques de Lima, vulgo Zé Paulista e avó adotiva Josélia Rodrigues de Lima ) nunca nos deram muitas informações já que eram bem ciumentos.
Foram avós maravilhosos, criaram meu pai com muito amor e carinho e também com muita rigidez, mas tudo isso eles fizeram para moldar o caráter que admiro em meu pai.

Hoje é difícil não pensar em encontrar as raízes do meu pai. Quando vejo em programas de reencontros na TV, sempre pego ele chorando e mesmo quando meu avô ainda era vivo, eu por conta própria, comecei a investigar o passado do meu pai.
Gostaria muito que com esses dados e a história que lhe contei você pudesse tentar colher mais alguma coisa, pois até quinta feira passada eu não sabia que Santo Eduardo existia e era a cidade de nascimento do meu pai, e graças a Rafaela do cartório de Cardoso Moreira, tive informações que me reascenderam a esperança de acha-los. Pasme, nem os nomes dos avós biológicos ele sabia, e só através do cartório que consegui !

Obrigado de coração ! Levi Guimarães

Teste

Teste