quarta-feira, 30 de maio de 2012

CPI do Cachoeira convoca Marconi Perillo e Agnelo Queiroz; Sérgio Cabral escapa


Governador do Rio teve 17 votos contra sua chamada e 11 a favor. Quebra de sigilo de Demóstenes Torres foi aprovada



Após dois adiamentos, o que levantou suspeitas de acórdão entre PSDB, PT e PMDB, a CPI do Cachoeira decidiu na tarde desta quarta-feira aprovar a convocação dos governadores de Goiás, o tucano Marconi Perillo, e do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz. Os integrantes da comissão, contudo, rejeitaram pedido para trazer o governador do Rio de Janeiro, o peemedebista Sérgio Cabral.

A convocação de Perillo foi aprovada por unanimidade, com o apoio em peso da oposição, um dia depois de o governador ter feito uma visita de surpresa à CPI colocando-se à disposição para depor. Já o pedido para a vinda de Queiroz, que teve que demitir seu ex-chefe de gabinete Cláudio Monteiro por suspeita de envolvimento com o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira, recebeu 16 votos favoráveis e 12 contrários. Cabral, por sua vez, teve 17 votos contra sua chamada e 11 a favor.

Recurso

Pouco antes, a comissão rejeitou, por 18 votos a nove, recurso da oposição para tentar votar em conjunto a convocação dos três governadores. O PSDB tentou, sem sucesso, fazer uma votação única com o argumento de que todos são chefes de Executivo estadual.

"Nós não queremos participar de farsa que ponha debaixo do tapete os problemas dos outros governadores", afirmou o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE). "Nós temos que convocar, de maneira isonômica, os três governadores que têm suspeitas que se avolumam", disse o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a situação dos três governadores não é a mesma. "Nós vamos chamar o governador do Rio de Janeiro porque ele botou um guardanapo na cabeça e ficou dançando, é isso?", questionou ele, referindo-se ao episódio em que Cabral aparece em fotos com o ex-dono da Delta Construções Fernando Cavendish em um jantar na Europa. A Delta é suspeita de ter sociedade oculta com Carlinhos Cachoeira.
Quebra de sigilo
Também nesta quarta foi aprovado, por unanimidade, um pedido para a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). A medida ocorre um dia depois de Demóstenes depor ao Conselho de Ética, no processo que responde por quebra de decoro parlamentar, por suspeita de envolvimento no esquema de Cachoeira.
Gazetaonline

terça-feira, 29 de maio de 2012

Festa da Associação de Moradores de Santo Eduardo acontecerá este ano na Praça Principal do distrito

Após certas reclamações de alguns moradores, que se sentem incomodados com o transtorno promovido pelo barulho ao lado de suas casas nestes dias de festa e de conclusões objetivas e práticas os organizadores da Festa da Associação resolveram levar o evento deste ano para a Praça Nilo Peçanha. Segundo Jorge Nogueira dos Santos, presidente da entidade, a quantidade de barraqueiros aumentou muito e a Rua da Matriz, local usado até hoje para a adequação da festa, que neste completa a sua sexta edição, ficou muito pequeno e por isso eles decidiram fazer a mesma desta vez na praça principal, local onde inclusive receberá um parque de diversões também.
A festa acontece de sexta-feira à domingo, (01,02 e 03/06) com várias atrações, entre elas o cantor Gil Paixão e a Banda Tudo Blu, que costuma agradar os frequentadores do Farol de São Tomé no Verão.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comissão de juristas aprova descriminalização do uso de drogas

A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta segunda-feira (28) a descriminalização do uso de drogas.



As propostas da comissão, consolidadas, devem ser encaminhadas ao Congresso até o final de junho. Apenas após votação nas duas Casas as sugestões viram lei.
Atualmente o uso de drogas é crime, porém não é punido com prisão. O texto aprovado pela comissão deixa de classificar como crime o uso de qualquer droga, assim como a compra, porte ou depósito para consumo próprio.
A autora da proposta, a defensora pública Juliana Belloque, afirmou que se baseou na tendência mundial de descriminalização do uso e na necessidade de diminuir o número de prisões equivocadas de usuários pelo crime de tráfico.
Ela citou reportagem publicada pela Folha que apontou um crescimento desproporcional do aprisionamento de acusados de tráfico desde 2006, quando entrou em vigor a atual lei de drogas: enquanto as taxas de presos por outros crimes cresceram entre 30% e 35%, o número de punidos por tráfico aumentou 110%. A alta se explica, de acordo com especialistas, pela confusão entre usuário e traficante.
A comissão aprovou uma exceção em que o uso de drogas será crime: quando ele ocorrer na presença de crianças ou adolescentes ou nas proximidades de escolas e outros locais com concentração de crianças e adolescentes.
Nesse caso, as penas seriam aquelas aplicadas atualmente ao uso comum: advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e o comparecimento obrigatório a programa ou curso educativo.
Para diferenciar o usuário do traficante, os juristas estabeleceram a quantidade máxima de droga a ser encontrada com o acusado: o equivalente a cinco dias de uso. Como a quantidade média diária varia conforme a droga, o texto estabelece que serão utilizadas as definições da Anvisa.
A comissão também aprovou a diminuição da pena máxima para o preso por tráfico. Hoje são 5 a 15 anos de prisão e a proposta estabelece 5 a 10.
Dos nove juristas presentes de um total de 15 da comissão, apenas o relator, o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, votou contra a descriminalização.
Para ele, o fato de o usuário não ser punido acabará estimulando que ele seja considerado pela polícia e pela Justiça um traficante, o que aumentaria o encarceramento - exatamente o efeito contrário que a comissão pretende atingir.
A comissão discute agora qual será o parâmetro para diferenciar o usuário de um traficante e se será permitido, por exemplo, plantar drogas para consumo pessoal.

Folha.com

domingo, 27 de maio de 2012

Protesto em Santa Maria: manifestação com toques de seriedade e humor ao mesmo tempo

Alguns moradores de Santa Maria, insatisfeitos com a programação da tradicional festa do distrito que é organizada por componentes do governo e patrocinada quase que totalmente pela Prefeitura de Campos resolveram fazer uma manifestação nesta tarde de domingo; fato que chamou a atenção de moradores, visitantes e, é claro, deve ter irritado algumas pessoas da situação também. Como não sabia exatamente a hora que aconteceria o protesto não pude registrá-lo quando o mesmo acontecia de fato, mas assim que cheguei à Praça do Sol ainda deu tempo de flagrar um caixão feito de papelão e pintado de preto com as iniciais "PMCG" e uma faixa com a seguinte frase: a comunidade de Santa Maria merece respeito.

Conversando com alguns que participaram da manifestação, obtive a informação que a programação da festa foi realmente o estopim para tal iniciativa, mas existem na comunidade, segundo eles, várias pendências que foram prometidas pelo atual governo que ajudaram também a muitos a participar efetivamente do ato.
Manifestantes confeccionaram um caixão que rodou pela Praça do Sol chamando a atenção de todos.

Bom, não posso também deixar de fazer uma observação: a estrutura de palco, o som e a iluminação que foram montados, ao meu ver,  foi de primeira linha, não posso deixar de relatar isso, mas realmente, diante de tantas opções que sabemos que existem na grade de bandas, cantores e cantoras que já têm contrato periódico com a prefeitura de Campos, acho que os jovens tiveram toda a razão de reclamar.


Santa Maria, mesmo assim, nesta noite de sábado ficou lotada de visitantes que vieram de todas as partes da região e para encerrar os festejos fechará a programação neste domingo com as bandas Chapahall's e Segredo de Estado prometendo animar aos que ao distrito comparecerem.

sábado, 26 de maio de 2012

Jovens de Santa Maria prometem manifestação contra prefeitura neste Domingo

A programação da festa de Santa Maria está rendendo comentários por todas as partes, inclusive nas redes sociais, em sua maioria criticando as atrações dos shows e o cotidiano de problemas na comunidade que não foram solucionados. Segundo informações colhidas nestes sites, haverá neste domingo uma manifestação pacífica em plena praça pública que promete chamar a atenção dos que estiverem por lá. As informações que chegam é que haverá um enterro simbólico, com direito a caixão e tudo mais. O horário é que não está sendo mencionado, mas há indícios que será na parte da tarde e promete ter um tom misto de protesto com uma pitada de humor.


Abaixo, confira algumas reclamações colhidas no Facebook de moradores insatisfeitos com a prefeitura de Campos em Santa Maria:




HÁ UM ANO ATRÁS NO SHOW DE FRANK AGUIAR
UMA PROMESSA FOI FEITA: A ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA, POR TER TIDO UM OTIMO DESEMPENHO NO IDEB, TERÁ UM QUADRA COBERTA E UMA BOA INFRAESTRUTURA É “PALAVRAS APENAS PALAVRAS” NÃO DÁ PARA CONFIAR E PESSOAS NÃO HONRAM O QUE PROMETE.
UM ANO DEPOIS NADA FOI FEITO A ESCOLA QUE TEVE UM BOM DESEMPENHO NO IDEB NÃO TEM UMA QUADRA BOA E O PIOR O ESGOTO PASSA PERTO DA QUADRA UM RISCO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA, PARA OS JOVENS DA COMUNIDADE, PARA OS MORADORES VIZINHOS QUE CONTAM COM PRESENÇA DE RATOS, BARATAS E O MOSQUITO DA DENGUE.

Tá com vontade de fazer xixi, não faz aqui, não faz ali..."
Fazer onde, se ontem os banheiros públicos de Santa Maria fecharam as 23 horas.
É muito desrespeito com os Santamarienses e seus vizitantes.


Não pode esquecer de chamar o jornal ..E eles vão pode ter certeza disso.


algo mi diz ,q Santa Maria vai fikar de kbça pra baixo nessa festa ... show n tem msm ,o jeito é beber ... e o resto cada um sabe oq faz!!kkkkkkkkkkkkk


Esperamos que não aconteçam exageros neste manifesto, mas vivemos numa democracia e é direito do cidadão protestar.

Mulher é estuprada e marcada com faca na barriga em Mata da Cruz


Pai da vítima também foi agredido e levou tiro de raspão na cabeça

Uma mulher foi estuprada e o pai dela levou um tiro na cabeça, na noite desta quinta-feira (24/05), na localidade de Mata da Cruz, próximo a Santa Maria, em Campos.

Dois homens encapuzados invadiram o sítio de  N.G.S. de 72 anos, onde ele estava com a filha dele E.G.A, de 49 anos. Os dois foram feitos reféns e a mulher foi agredida e estuprada, já o pai levou um tiro de raspão.

Na barriga da mulher, os bandidos usaram uma faca para marcar a pele com a sigla HIV. Apavorada, E. resumiu numa frase o seu sentimento. “Preferia ter morrido a passar por tudo isso”, disse.

Segundo as vítimas, os assaltantes chegaram ao sítio por volta das 22h e abordaram E., enquanto ela estava assistindo televisão, eles perguntaram por 20 mil reais que o dono da casa havia recebido duas horas antes. O dinheiro era parte do pagamento de uma casa que o idoso havia negociado.
Pai da vítima também foi agredido e levou tiro de raspão na cabeça
Um dos bandidos, quando foi ao quarto procurar o dinheiro tropeçou no fio do telefone e o barulho acordou o idoso de 72 anos, assustado, o bandido disparou um tiro, que pegou de raspão na cabeça da vítima.

O dinheiro, que estava numa gaveta, dentro de um envelope não foi encontrado pelos assaltantes, que ficaram mais de uma hora na casa, fugindo a pé em seguida.

No Instituto Médico Legal em Campos, e passou por exame que comprovou o estupro. Ela e o pai foram atendidos no Hospital Ferreira Machado. O caso foi registrado na 146ª Delegacia Legal, em Guarus.

Ururau

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Festa de Santa Maria começa hoje com diversas atrações

A tradicional Festa de Santa Maria, realizada há mais de 40 anos na localidade, começa nesta quinta-feira (24) e segue até o próximo dia 27. Em comemoração à data, diversas atividades estão programadas, como shows, festival de danças e prêmios, desfile da Garota Santa Mariense e Concurso Leiteiro. O início da festa está previsto para as 21h, com abertura da barraca de bebidas e seresta. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

Nesta sexta-feira (25), a banda de forró, Os Piratas, e a banda de axé, Me Puxa, sobem ao palco para animar a noite dos visitantes. No sábado (26), estão programados festival de dança em homenagem ao centenário do rei do baião, Luiz Gonzaga, e futebol society, na parte da tarde. À noite, acontece as apresentações do DJ Júlio, grupo Os Panteras, dupla sertaneja Leandro e Marelli e Banda Jóia Rara.

- Para abrilhantar a festa, mais de 40 alunos da Escola Municipal de Santa Maria estarão participando com exibição de músicas, danças típicas nordestinas e vestidos a caráter - destacou um dos organizadores do evento, Roberto Monteiro.

No domingo (27), haverá um Festival de Prêmios, a partir das 14h30, com a entrega de 10 prêmios.  A cartela estará sendo vendida a R$ 5. A partir das 16h, acontece o Desfile da Garota Santa Mariense, com participantes de 15 a 20 anos, disputando o posto de menina mais bela da localidade. As meninas interessadas, moradoras de Santa Maria, podem se inscrever através do telefone (22) 2781-2255. A banda Chapahalls anima o público às 21h, destaque para a música  "bereguedê". Em seguida, a banda Segredo de Estado encerra a programação com o melhor do rock campista. 

Durante os dias do evento, haverá Concurso Leiteiro, reunindo 30 vacas na categoria 30/40kg, com o objetivo de premiar os animais que produzem maior quantidade de leite. A ordenha será realizada na Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria (Asprumar). A divulgação dos vencedores e a premiação com a entrega de uma moto acontece no último dia da festa.
video


Campos.rj.gov.br

Diretor da Globo faz palestra em Santo Eduardo e atrai a atenção dos jovens

Ajax Camacho atraiu a atenção dos jovens de Santo Eduardo em palestra nesta noite de quinta-feira.
O diretor da TV Globo, Ajax Camacho, responsável por comandar vários programas como Malhação entre outros e, segundo informações colhidas no Blog do Fernando Leite, foi o responsável por comandar a campanha de marketing vitoriosa da prefeita Rosinha, esteve ontem à noite em Santo Eduardo ministrando uma palestra que atraiu a atenção de muitos jovens da localidade ao Centro Pró-Melhoramentos.
Jovens atentos às explicações do diretor da Globo na palestra desta quinta-feira em Santo Eduardo.

Ajax, muito simpático e brincalhão, conduziu a palestra mostrando a necessidade de despertar nos presentes  interesse pelas artes cênicas e citou a possibilidade de ser feita algumas cenas de um seriado que vai ser produzido para o Canal fechado Multishow, que pertence ao Grupo Roberto Marinho, aqui no município de Campos.
"Fiquei encantado com a Estação Ferroviária daqui, achei o lugar de vocês muito interessante", disse Ajax, que informou também que em todos os lugares que passa tenta perceber nas pessoas algumas características ou possibilidades reais delas tentarem seguir uma carreira neste ramo da teledramaturgia.

Quem esteve presente também foi a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, que informou a possibilidade de termos em Santo Eduardo, pelo menos uma vez por semana, um curso de artes cênicas para os nossos jovens, e que neste ano irá fazer de tudo para apoiar melhor a tradicional Festa de Outubro aqui no distrito.
Alem de Ajax, estiveram presentes também, Patrícia Cordeiro e Jorge Luis, das Fundações Oswaldo Lima e Zumbi dos Palmares.

Outro que marcou presença foi o Presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luis dos Santos, radialista que fez o Programa "De Olho na Cidade" por mais de 10 anos na antiga Rádio Litoral, hoje Diário FM. Jorge Luis me informou que existe uma real possibilidade de sair a concessão do prédio da antiga Estação  Ferroviária de Santo Eduardo para adequação de mais uma casa de Cultura aqui no município de Campos. Mencionei a ele que a história dessa adequação é muito antiga, desde a época que o xará e já falecido Lenilson Chaves fazia parte da direção da Fundação Cultural com Orávio de Campos, que é o atual secretário de Cultura, no primeiro mandato de Arnaldo Viana, mas que a esperança é a última que morre.

Segundo informação, Patrícia Cordeiro deixou sob a responsabilidade de Sara Farah e de Carlinhos Alaminni, jovens da localidade que estavam na palestra, a responsabilidade de colher interesses para a possível instalação do curso de artes cênicas aqui na localidade, ou seja, se você acha que tem algum talento nesta área não deve perder a oportunidade. Quem sabe futuramente não teremos algum artista trabalhando no teatro ou na TV?

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Deputado Roberto Henriques envia ofício à Rosinha pedindo agilidade para liberação das licenças para a instalação das antenas de celular em nossa região

No ofício, o Deputado Roberto Henriques reitera petição à prefeita para que a mesma não deixe de agilizar os trâmites legais para a instalação das antenas de celular da Empresa Vivo aqui na região extremo norte do município de Campos.

Após alguns boatos de que o sinal seria liberado agora na Festa de Santa Maria, parece que realmente a coisa é mais complicada do que parece, pois depende do entendimento entre as partes políticas, e isso aqui em nossa região nunca foi o forte.

Nos resta acreditar que irá prevalecer o bom senso e que as vaidades venham abaixo, pois o povo daqui não aguenta mais essa situação vergonhosa de não ter o direito de ter um serviço tão essencial hoje em dia, que é o serviço de telefonia móvel.

LIBERA ROSINHA!

Comissão aprova união estável entre homossexuais

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta quinta-feira (24) projeto de lei que inclui no Código Civil a união estável entre homossexuais e sua futura conversão em casamento. A proposta transforma em lei uma decisão já tomada por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2011, quando reconheceu a união estável de homossexuais como unidade familiar.

A proposta, da senadora Marta Suplicy (PT-SP), ainda terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir a plenário e também terá que ser votada pela Câmara dos Deputados, onde deverá enfrentar muito mais resistência do que no Senado, especialmente por parte da chamada bancada evangélica.
Em seu relatório sobre o PL, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu a proposta lembrando que o Congresso está atrasado não apenas em relação ao STF, quanto em relação à Receita Federal e ao INSS, que já reconhecem casais do mesmo sexo em suas normas. A senadora lembra, no entanto, que a conversão de união estável em casamento não tem qualquer relação com o casamento religioso.
"O projeto dispõe somente sobre a união estável e o casamento civil, sem qualquer impacto sobre o casamento religioso. Dessa forma, não fere de modo algum a liberdade de organização religiosa nem a de crença de qualquer pessoa, embora garanta, por outro lado, que a fé de uns não se sobreponha à liberdade pessoal de outros", apontou em seu relatório.
Apesar da decisão do STF, que serve de jurisprudência para as demais esferas judiciais, casais homossexuais têm tido dificuldade em obter na Justiça a conversão, mesmo em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro. Vários juízes alegam, apesar da decisão do órgão superior, que não há legislação a respeito. Durante a votação do STF, o então presidente do Tribunal, ministro Cezar Peluso, cobrou do Congresso que "assumisse a tarefa que até agora não se sentiu propensa a fazer" e transformasse a conversão em lei.
Uol notícias

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Diretor de Malhação, da Rede Globo, em Santo Eduardo nesta quinta-feira.



O diretor de teledramaturgia da Rede Globo, Ajax Camachoque, abordará em palestra temas referentes à arte da interpretação.


Nesta quinta-feira (24) acontece no Centro Pró-Melhoramentos de Santo Eduardo, uma palestra com o diretor de teledramaturgia da Rede Globo, Ajax Camachoque, que tem no seu currículo séries famosas como “Você Decide” e atualmente ele está dirigindo “Malhação”. 
Quem gosta de TV e de teatro não pode perder a oportunidade. Quem sabe não descobrimos um talento na terrinha?

A palestra intitulada “Técnicas de Interpretação para TV” é direcionada para os alunos do curso livre de teatro e demais segmentos da sociedade em geral e acontece a partir das 19 horas.


Líder da Renovação Carismática de Campos visita Santo Eduardo e atrai multidão

O missionário responsável pelo grupo de oração da Igreja de São Benedito, em Campos, esteve nesta noite de terça-feira em Santo Eduardo e atraiu muitos fiéis que lotaram a as dependências da igreja católica.

Alcinélio Figueiredo Gomes, mais conhecido como Nelinho, é conhecido em Campos por um trabalho de evangelização na linha da Renovação Carismática e tem atraído uma multidão à Igreja do Jardim São Benedito com rezas, cantos, danças e mensagens que tem feito a diferença e consolidando este movimento que parece estar cada dia mais forte dentro da Igreja.

Aliás, só pra citar, está cada dia mais visível a aceitação da comunidade paroquiana com essa linguagem ou proposta de evangelização.
Momento de Oração na igreja: luzes praticamente apagadas para  uma maior introspecção dos fieis que lotaram a igreja de Santo Eduardo.

Em outro instante, momento de confraternização entre os presentes.

Missionário Nelinho e sua secretária, Maria de Lourdes com o líder do movimento carismático Servos da Divina Misericórdia de Santo Eduardo, o jovem Frederico Andrade.

Casas Populares: Moradores de comunidades em Campos fazem protestos


Moradores da Comunidade Boa Vista 1 fecharam a BR 101; já os moradores de localidade próximo a Três Vendas fecharam a BR 356.



Moradores da Comunidade Boa Vista 1, em Campos, fecharam a BR 101 na altura do quilômetro 50, nesta manhã. Eles pedem melhorias nas casas que receberam da prefeitura há três anos. Segundo os moradores, as casas estão sem luz, sem água e sem saneamento adequado, o que causa o aparecimento de insetos. Em forma de protesto a comunidade ateou fogo em pneus e mandou recado por meio de cartazes. A rodovia continua fechada.


Na BR 356, também em Campos, uma outra manifestação. A estrada ficou fechada na manhã desta terça-feira (22), próximo a Localidade de Três Vendas. As famílias reivindicaram mais agilidade na entrega das casas no Parque Aldeia 2. Eles colocaram fogo em pedaços de madeira e fecharam a via por cerca de uma hora. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estiveram no local e conversaram com os moradores. A rodovia já foi liberada. A Prefeitura de Campos disse que enviou equipes aos locais para saber dos moradores os motivos das manifestações.

in360

terça-feira, 22 de maio de 2012

Lula aparece e arrasa em discurso.

O ex-presidente Lula foi homenageado nesta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de São Paulo, onde recebeu o título de cidadão paulistano. Durante seu discurso, Lula disse que "fazer pobre andar de avião é difícil", referindo-se ao aumento de poder aquisitivo de uma parte da população nos anos de governo do PT. No dia em que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou IPI zero para carros 1.0 como forma de estimular o consumo e a economia, o ex-presidente fez uma brincadeira ao dizer que, em São Paulo, muita gente deve culpá-lo pelos problemas no trânsito, já que "foi esse Lula que deu carro para pobre".


Assista o vídeo clicando aqui


Comprovando o que o ex-presidente LULA  comentou, veja abaixo o que este comentarista de uma TV catarinense analisa sobre o trânsito. 



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Painço auxilia perda de peso e ajuda na prevenção do câncer


Além disso, essa semente é fonte de minerais, proteínas e carboidratos


O painço é usualmente utilizado na alimentação de pássaros, mas, o que poucas pessoas sabem, é que este composto de grãos e cereais apresenta nutrientes muito benéficos à nossa saúde. O painço é fonte de magnésio, triptofano, manganês e fósforo. É também rico em proteínas, assim como o trigo, porém não contém glúten, sendo uma boa opção na dieta dos celíacos. É um cereal de fácil ingestão devido seu baixo teor de gordura. A proteína torna lenta a absorção de carboidratos e, dessa forma, diminui e índices glicêmicos, aumentando a saciedade e diminuindo a velocidade da formação de gorduras. Além disso, é matéria prima na formação de massa muscular, tecido conectivo, tecido conjuntivo assim como colágeno. 
Por ser uma fonte de fibras, o painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, vantagem aos diabéticos. Lembrando que alimentos ricos em fibras proporcionam ao organismo, maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento.

Devido à presença de magnésio, o painço proporciona redução na pressão arterial, diminuindo o risco de infarto. O papel do magnésio é auxiliar no metabolismo da glicose, na síntese de proteínas, na produção de energia para as células e transmissão de impulsos elétricos. Além disso, ele é essencial para a fixação do cálcio nos ossos. Está envolvido na fisiologia do sistema cardiovascular também. 
O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.
Existem alimentos que possuem nutrientes que vão ajudar a produzir o neurotransmissor da felicidade, do bem estar e da saciedade chamado de serotonina. Estes alimentos possuem um aminoácido chamado de triptofano que é precursor, isto é, que vai formar serotonina. O magnésio é co-fator na conversão do triptofano para serotonina. É essencial, por que a ausência limita a produção de serotonina assim como a ausência do triptofano que é a matéria prima pura para formar serotonina. Felicidade dupla ao consumidor de painço que não só apresenta magnésio como o triptofano em sua composição.

Nosso organismo necessita da energia ATP para funcionar e a presença de fósforo na dieta, garante a formação dessa energia. O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.  

Prevenção contra o câncer

Outro ponto importante é sua ação preventiva ao câncer de mama, devido a presença de antioxidantes e fibrr Mulheres a partir da pré-menopausa devem ter uma dieta rica em fibras e antioxidantes e o painço, oferece ainda, a proteção das lignanas. As lignanas possuem fitoestrógenos capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e períodos pré-menstruais, ajudando a diminuir as flutuações hormonais.

Com tantos benefícios à nossa saúde, minha dica de consumo é uma colher de sopa, duas vezes por semana, em saladas ou sua farinha em bolos, tortas, mingaus, sopas. Mas cuidado com o exagero. Consumir painço excessivamente pode causar diarréia devido a presença das fibras em sua composição e afinal, exageros nunca fazem bem.  
Minha Vida

sábado, 19 de maio de 2012

Obra da Creche de Santo Eduardo recomeça depois de quase 5 anos paralisada

A obra da Creche Prof. Paulo Freire, em Santo Eduardo, está finalmente em andamento e tem tudo pra ficar muito bem feita na minha opinião; quem está no comando da obra é o ótimo profissional Rogério Rocha, que tem um histórico de ótimos trabalhos executados em várias partes de Santo Eduardo e região.

Segundo informação colhida com o próprio Rogério, a obra da Creche está sendo feita por etapas, seguindo um cronograma que incluem vistorias periódicas para que não haja nenhum contratempo no andamento da mesma, avaliando assim tudo que estiver sendo executado no decorrer do tempo.

Melhor assim, pois desta forma evita-se muitos aborrecimentos e possíveis reclamações futuras da população como um todo.

Tapumes foram colocados para cercar o prédio.

Placa indica detalhes da obra, como valor, número de empregos gerados e a  Construtora responsável.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

TRADICIONAL FESTA DE SANTA MARIA 2012



Programação

24/05 - Quinta-feira
21h - abertura da barraca de chop com seresta

25/05 - Sexta-feira

21h - Banda os Piratas
23h - Banda Me Puxa (Axé)


26/05 - Sábado
14h - Festival de Danças da Escola Municipal Stª Maria em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
Partida de futebol society entre Casados X Solteiros
20h - DJ Julio
21h - Grupo Os Panteras (funk)
23h - Dupla sertaneja Universitária Leandro e Marelli
02h - Banda Joia Rara


27/05 - Domingo
14h30min - Grande festival de prêmios, com 10 prêmios
16h - Desfile para a escola da Garota Santa Mariense
Show de Calouros
22h - Show Nacional com Trio Chapahall's
24h - Queima de fogos.



Fonte: Mayko Julião

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prefeito São Francisco de Itabapoana cassado pelo Legislativo





Com seis votos conta três, acabou de ser cassado pela Câmara Municipal de São Francisco de Irtabapoana o prefeito Beto Azevedo.

Veja como foi a votação que aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade nesta tarde de quinta-feira:

Adriana da Silva Coelho - votou a favor da cassação
Cláudio Luiz Henriques - votou contra a cassação
Fábio das Neves Moreira - votou a favor da cassação
Jamilton Marcelino da Silva - votou a favor da cassação
Jarédio Azevedo - votou a favor da cassação
Kademar Cordeiro - votou  contra a cassação
Renato de Buena - votou a favor da cassação
Sergio Elias - votou contra a cassação
Florentino Cerqueira Azevedo - votou a favor da cassação

Com informações do Blog do Paulo Noel

Capitania dos Portos verifica mancha de óleo na costa do ES


Petrobras informou que está ciente e apura o que aconteceu.
Marinha do Brasil avistou mancha no litoral do ES nesta quinta-feira (17).


A Capitania dos Portos do Espírito Santo foi notificada sobre uma mancha de óleo na costa do estado, na manhã desta quinta-feira (17), e informou que enviou equipe para verificar o ocorrido.
A PETROBRÀS também informou que está ciente da situação e apura o que aconteceu. Ainda não há informações sobre os responsáveis pelo que provocou a mancha, nem da extensão da mesma.
A mancha foi avistada pela Marinha do Brasil e uma equipe de inspeção naval foi deslocada para a área.
G1 ES

Câmara aprova criminalização de uso indevido da internet


Texto prevê ampliação da pena se crime for cometido contra membros dos poderes legislativo, executivo e judiciário, das três esferas
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15/05) o projeto que tipifica os crimes cibernéticos. A proposta estabelece que aquele que devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores ou ainda adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular poderá ser condenado a prisão de três meses a um ano mais multa. O projeto será agora encaminhado à apreciação do Senado Federal.
Atualmente o Brasil não tem uma legislação especifica para punir as pessoas que usam de forma indevida a internet. De acordo com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), esse projeto é um dos mais importantes e contundentes. “Ele irá produzir uma mudança na utilização da internet no Brasil. Inclusive punir os criminosos que roubaram e distribuíram as fotos da atriz Carolina Dieckmann”.
O texto da proposta, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), estabelece também que se da invasão resultar na obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais e industriais, informações sigilosas assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena será de reclusão, de seis meses a dois anos, e multa.
O projeto estabelece ainda, o aumento da pena de um terço à metade se o crime for cometido contra o presidente da República, governadores e prefeitos, presidente do Supremo Tribunal Federal, presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Assembleia Legislativa, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou de Câmara de Vereadores, ou de dirigente máximo da administração direta e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dilma assume compromissos históricos para o povo brasileiro


A presidenta Dilma Rousseff instalou, nesta quarta-feira, 16/5, a Comissão da Verdade, criada pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011. O colegiado, composto por governo e sociedade civil, terá prazo de dois anos para investigar as violações aos direitos humanos ocorridas durante a Ditadura Militar.
"Não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições”, disse a presidenta.
Compromisso com o futuro – na segunda-feira, 14/5, Dilma lançou o programa Brasil Carinhoso que vai assegurar que toda a família brasileira que tenha pelo menos uma criança de zero a seis anos receba uma renda mensal per capta de no mínimo R$ 70.
Para Dilma, o Brasil não será um país forte se não tiver um compromisso com a melhoria das condições de vida da sua população, com garantia de oportunidades iguais para todos: “Quando a gente garante a renda mínima a cada membro de uma família em condição de extrema pobreza, nós estamos reconhecendo que somente é possível retirar uma criancinha da miséria se retirarmos junto com ela toda sua família, sem isso, é impossível”.

Tribunal de Contas do Espírito Santo realiza auditoria em Presidente Kennedy


Os auditores vão analisar os documentos das administrações. Um trabalho que deve durar cerca de 30 dias


O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) começou na última segunda feira (14)uma auditoria na prefeitura de Presidente Kennedy, no Sul do Estado. Cinco auditores farão a análise dos documentos da atual adminstração e também das anteriores. Um trabalho que deve durar cerca de 30 dias.

O motivo da fiscalização é a suspeita de fraude em contratos da prefeitura. No dia 19 de abril,a operação Lee Oswald da Polícia Federal apontou um desvio de verba de cerca de R$55 milhões. O então prefeito Reginaldo Quinta (PTB)e mais 27 pessoas foram presas acusadas de fazerem parte do esquema.

No dia 25 de abril, o vereador que assumiu a presidência da Câmara, Jardeci de Oliveira Terra (PMDB),tomou posse na prefeitura. Desde então, mais de 10 contratos foram suspensos, gerando desemprego para mais de 700 pessoas.  

Representantes do sindicato da categoria, Sindilimp de Vitória, acompanharam o trabalho do TC e  recolheram assinaturas. Quatro empresas, suspensas pela prefeitura, ainda estão sendo investigadas pela Justiça. Os ex-funcionários alegam que não foram oficialmente notificados.

Os manifestantes afirmam que novos protestos acontecerão na tarde desta terça feira (15), na BR 101 Sul.

Com informações de Ana Paula Santos.
Gazetaonlinesul

terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitos cobram de Dilma distribuição igualitária de royalties do pretróleo


O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, cobrou hoje (15) da presidenta Dilma Rousseff, durante a 15ª Marcha dos Prefeitos, a distribuição dos royalties do petróleo de forma a beneficiar os municípios produtores e não produtores.
“Não tem município produtor, nem estado, o que tem é confrontante. O que aquele municípios fez para ter aquele petróleo? Não tem produtor, é confrontante, ninguém está mexendo em contrato. Queremos honrar todos os contratos, o que estamos discutindo é a apropriação do produto do contrato”, disse Paulo Ziulkoski.
Dilma defendeu empenho e diálogo para resolver a situação. “[Sobre] petróleo, vocês não vão gostar do que vou dizer, então vou falar pra vocês: não acreditem que conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás, lutem pela distribuição de hoje para a frente”, destacou. Os prefeitos não gostaram da resposta e houve um início de vaia. No encontro, porém, Dilma também foi aplaudida.
Após o encontro, Paulo Ziulkoski disse que a vaia à presidenta não representa nem a maioria dos prefeitos nem a posição da Confederação Nacional dos Municípios. “Esse grupo não tem nosso aval e a vaia aconteceu devido ao estilo honesto e leal da presidenta Dilma”.
A presidenta também reforçou, por diversas vezes, que o governo federal não poupará esforços para que as criança pobres estejam nas creches, após ter ouvido dados apresentados por Ziulkoski demonstrando que o municípios ficarão sobrecarregados com as 6 mil creches que o governo federal quer construir até 2014. “Meu governo fará o possível e o impossível não só com custeio e com investimento, tudo o que for possível para garantir que a parte mais pobre das crianças esteja em creches”, destacou Dilma.
A Confederação Nacional dos Municípios apresentou ainda reivindicações como execução de restos a pagar, fim da aprovação de pisos salariais para categorias profissionais e apoio para a construção de aterros sanitários. O presidente da confederação disse ainda que é preciso reforçar a parceria entre o governo federal e os municípios.
A presidenta Dilma disse concordar que há desajustes na relação entre o governo federal e os municípios, mas disse em tom firme que o governo sempre fez tudo o possível para ampliar a parceria. “Concordo que há desajustes que não temos e não alcançamos a melhor relação possível, mas não concordo que o governo federal não tenha feito tudo o que era possível, dada nossa situação, para ampliar a parceria com os municípios”, disse Dilma.

Edição: Talita Cavalcante    Agência Brasil

Acordo por reajuste de 8,7% para aposentados que ganham mais de um mínimo


Aposentados do INSS defendem nova proposta baseada na média salarial de trabalhadores


Representantes de entidades de aposentados do INSS mudaram a estratégia para garantir reajuste real (acima da inflação), ainda este ano, a segurados que ganham mais que o salário mínimo (R$ 622). O projeto substitui o repasse do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) aos benefícios pelo percentual da variação salarial dos trabalhadores da iniciativa privada, registrado pelo IBGE. Na prática, seria garantido aumento em torno de 8,7%.

Se começasse a valer hoje, a fórmula do acordo levaria em conta a inflação prevista para 2012, 4,5%, mais 4,2%, percentual de variação da folha de pagamento real do emprego no acumulado dos últimos 12 meses, registrado pelo IBGE. O mês de março é considerando como referência.

“Vamos apresentar nova estratégia para chegar a um acordo contra a relutância do governo em conceder aumento real aos segurados que ganham acima do mínimo. Caso contrário, nos tornaremos o País do piso previdenciário”, avalia Maurício Oliveira, assessor econômico da Confederação dos Aposentados.

O projeto será debatido esta semana com as federações em Cascavel (PR) e apresentado na próxima reunião do Grupo de Trabalho com representantes da Previdência, prevista para o segundo semestre.

Fim do fator previdenciário está na pauta

A extinção da fórmula do fator previdenciário — que reduz as aposentadorias e pensões em até 45% — será discutida hoje em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A pedido dos parlamentares Amauri Teixeira (PT-BA), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Roberto de Lucena (PV-SP), o secretário de Políticas Públicas da Previdência Social, Leonardo Rolim, foi convidado para participar dos debates e esclarecer os impactos do fator nos benefícios do INSS. Estarão também presentes à audiência pública representantes dos aposentados e centrais sindicais.
Foto: Arte O Dia

O Dia

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Santoeduardense de sucesso: ex-camelô que virou palestrante dá 10 lições de empreendedorismo


Palestrante reconhecido e premiado pelo mundo, o ex-camelô David Portes, 55, ex-morador de Santo Eduardo, é um exemplo de que bons negócios estão à disposição de quem sabe enxergá-los. Ele, que já foi chamado de “encantador de clientes” e “guru do marketing”, contou ao Portal UOL dez dicas para o sucesso de novos empreendedores.
Para Portes, primeiro: boas ideias só ajudam, se tiradas do papel. Preparo e qualificação abrem caminhos. Há oportunidades mesmo em momentos difíceis. Sucesso surge com inovação e divulgação. Olho na concorrência e na clientela colocam o negócio à dianteira. Uma boa dose de iniciativa ajuda a mudar a realidade. E sorrir é fundamental. Palestrante reconhecido e premiado pelo mundo, o ex-camelô David Portes, 55, é um exemplo de que bons negócios estão à disposição de quem sabe enxergá-los. Ele, que já foi chamado de “encantador de clientes” e “guru do marketing”, tem dez dicas para o sucesso de novos empreendedores.

Clique aqui e leia a reportagem na íntegra.

Infância Humilde
David nasceu em 15 de dezembro de 1956 na pequena e pobre cidade de Santo Eduardo, município de Campos, interior do estado do Rio de Janeiro. Como não existia cartório lá, seu pai, Albano Moreira Portes, teve que andar alguns quilômetros, atravessar um rio e finalmente pegar um transporte para chegar até Bom Jesus de Itabapoana, cidade vizinha, para poder registrar seu quarto filho de um total de oito. Três mulheres e cinco homens: Marinete, João Batista, Manoel Carlos, David e Antônio nasceram na singela Santo Eduardo, enquanto Marilene, Mario e Marilza nasceram depois, já quando a família foi morar em Nilópolis, subúrbio do Rio de janeiro.
A infância de David, na pacata Santo Eduardo, era principalmente na roça cortando cana com seus pais e irmãos. Todos viviam numa casa feita de estuque (espécie de argamassa feita com gesso e areia) com dois cômodos de terra batida onde vivia toda a numerosa família. Foi então que, movido pela esperança de melhorar a vida da família, Albano Portes resolve ir para o Rio de janeiro arrumar um emprego como fazem tantas pessoas que vão para as cidades grandes em busca de uma vida melhor. Todavia, depois de três anos esperando a sonhada concretização do plano do pai de David, que era juntar um dinheiro para levar toda a família para morar com ele, sua mãe cansou de esperar. Pegou uma mala de madeira e colocou lá tudo o que dava para colocar nela, pegou os filhos e seguiu em direção ao endereço que constava nas cartas que Albano utilizava para mandar dinheiro para sua família. Era o início de uma nova fase para David e seus familiares.


domingo, 13 de maio de 2012

Santo Eduardo: mães homenageadas no dia de Nossa Senhora de Fátima


No Dia de Nossa Senhora de Fátima, os católicos de Santo Eduardo homenagearam também as mães presentes na missa deste domingo que ficaram extremamente emocionadas com a coroação encenada pelas anjinhas de Maio.

Coroação de Nossa Senhora com as anjinhas de Maio.

sábado, 12 de maio de 2012

TRE lança Disque-Denúncia eleitoral para todo o Estado do Rio


O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, irá inaugurar na próxima segunda-feira (14/05), às 12h, o Disque-Denúncia Eleitoral. O serviço que atenderá todo o Estado do Rio, entre 11h e 19h, de segunda a sexta-feira, será prestado por três linhas telefônicas, sendo que as linhas (21) 3513-8144 e (21) 3513-8249 aceitarão ligações a cobrar, inclusive por celular.

As irregularidades podem ser informadas também pela linha telefônica (21) 3513-8204 ou pelo email denunciapropaganda@tre-rj.jus.br.

O presidente Luiz Zveiter, junto com os juízes responsáveis pela fiscalização eleitoral, irá falar sobre as estratégias que serão adotadas na fiscalização da propaganda para as Eleições 2012.

Juízes eleitorais do Estado se reuniram nesta sexta para discutir as Eleições 2012
O 1 º Seminário de Direito Eleitoral realizado pelo TRE-RJ aconteceu nesta sexta-feira (11/05) no auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A proposta do encontro foi a discussão, dos 249 juízes eleitorais do Estado para sobre temas relevantes para as eleições 2012. Na palestra de abertura, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter, prestou alguns esclarecimentos com relação as diretrizes do Tribunal para o pleito municipal. "Nesse momento, a nossa pró-atividade vai inibir aqueles que estão acostumados à desrespeitar a lei" afirmou.

Dentre os diversos assuntos abordados, destaque para a fiscalização da propaganda eleitoral antecipada através das redes sociais, que no entendimento da Corte, desde de que o candidato não faça campanha, é preciso flexibilizar a atuação fiscalizatória por tratar-se de uma rede de adesão. Um outro ponto apresentado diz respeito as blitizes que o Tribunal vai implementar em todo o Estado, com auxílio de um efetivo policial, para coibir as irregularidades.

O ciclo de palestras teve início com a diretora-geral do TRE do Rio Grande do Norte, Lígia Regina Carlos Limeira, que falou sobre "Prestação de Contas"; em seguida o promotor de justiça Rodrigo Molinaro Zacharias abordou o tema "Propaganda Eleitoral".
O evento ainda contou com a presença da vice-presidente presidente do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas e do corregedor regional eleitoral Antônio Augusto Gaspar.

Ururau