quinta-feira, 23 de maio de 2013

Aumenta número de prisões por tráfico de drogas em Campos



Quantidade de prisões cresceu 90% em relação ao ano passado.
Traficantes intimidam população com pichações em muros.



A quantidade de pessoas presas por tráfico de drogas em Campos quase dobrou em relação ao ano passado. De acordo com os dados da Polícia Militar, de janeiro à abril de 2012, foram 187 prisões, e no mesmo período de 2013, foram 364, um aumento de 90%.
Estes números poderiam ser um alívio para os moradores da maior cidade do interior do Rio, porém, segundo especialistas, o aumento das prisões podem ser reflexo do crescimento do número de traficantes na região. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem envolvida com o crime, mais serão presas.
Para o sociólogo Nelson Crespo, a maior preocupação do poder público deve ser o envolvimento dos jovens com o tráfico. “É preciso desenvolver políticas públicas para os jovens. Eles estão entrando cada vez mais cedo para o tráfico de drogas e muitas vezes por falta de oportunidades”, afirmou o sociólogo.
O domínio dos traficantes é demonstrado através de pichações que intimidam a população da comunidade da Baleeira e do Parque Esplanada. Até mesmo no muro de um antigo posto da Polícia Militar tem ameaças de traficantes. Pedras grandes e eletrodomésticos velhos servem como barricadas para dificultar o acesso à comunidade da Baleeira.

Embora o número de prisões tenha aumentado, a quantidade de drogas apreendidas diminuiu. A maconha caiu de 45 kg para 35 kg apreendidos, enquanto a cocaína desceu de 49 kg para 29 kg e o crack, de 8 kg para quase 4,8 kg. A PM acredita que a quantidade de drogas encontradas diminuiu porque não está conseguindo capturar os maiores traficantes. “Está difícil chegar a quem vende as drogas por atacado” afirmou o Capitão Márcio Rosa.
O capitão informou, ainda, que não há um estudo sobre um novo posto da polícia na comunidade da Baleeira e que as apreensões no local aumentaram depois que o posto foi desativado há dois anos.

G1

Nenhum comentário:

Teste

Teste