terça-feira, 13 de agosto de 2013

Aberta 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Foi aberta nesta terça-feira (13) a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que está sendo realizada na Fundação Municipal de Esportes (FME). O evento tem a finalidade de construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional de meio ambiente, por intermédio da mobilização, educação e ampliação da participação popular, com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o país.

Representando a prefeita Rosinha Garotinho, o secretário de Governo, Suledil Bernardino, lembrou que o Programa Morar Feliz tem contribuído com a eliminação da degradação ambiental, com a retirada de pessoas que residiam às margens dos rios e lagoas. 

Suledil ressaltou ainda, que a etapa municipal está sendo realizada em um momento em que os representantes que irão participar das Conferências Estadual e Nacional possam discutir a melhor redistribuição dos recursos do Governo Federal para investimentos na área do meio ambiente.

O secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, lembrou que o objetivo geral do encontro é promover o debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Todos nós geramos resíduos e sem uma correta destinação é sinônimo de poluição e impacto negativo ao meio ambiente”, disse. 

Zacarias falou também das diretrizes da conferência, como desenvolvimento sustentável, transversalidade, fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e controle e participação social.

Agora à tarde começam as discussões dos grupos de trabalho, de acordo com os eixos propostos dentro do tema “Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. 

A conferência prossegue nesta quarta-feira (14), com a continuidade dos trabalhos em grupo e elaboração, apresentação e aprovação dos relatórios, bem como a eleição dos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em setembro deste ano.

Por Telmo Filho - campos.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Teste

Teste