quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Anvisa interdita lote de água envasada fabricada em Itaperuna

Órgão diz que bebida apresentou bactéria, conhecida como Pseudomonas aeruginosa

Uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta quarta-feira (29/01), recomendou a interdição cautelar, em todo o Brasil, do lote 213238 do produto Água Mineral Natural, da marca Raposo, envasado pela empresa Hidromineral Fluminense, localizada em Itaperuna.

Segundo a Anvisa, o lote foi produzido no dia 4 de outubro de 2013, com validade até o dia 4 de outubro de 2014. A reguladora informou que a bebida apresentou uma bactéria, conhecida como Pseudomonas aeruginosa.

De acordo com o infectologista Charbell Kury, essa bactéria é encontrada normalmente na natureza e em pessoas saudáveis não provoca sintomas. “O perigo ocorre em pacientes com baixa imunidade, sobretudo em pessoas gravemente enfermas”, explicou.

Carla Capobiango, química da empresa, explicou que a contaminação da fonte é impossível. Disse ainda que todos os controles exigidos são feitos e que esse é um fato isolado. “O galão onde a água foi coletada pode ter sido mal armazenado. Fazemos a analise de reclassificação da água e em 103 em que estamos no mercado isso nunca aconteceu”, disse.

O proprietário da marca, Hélio Martins Filho, conversou por telefone com a equipe de reportagem do G1 e informou que uma contraprova será encaminhada à Anvisa até o dia 13 de fevereiro. Além disso, garantiu que a produção passa por testes diários de qualidade e que existe um laboratório dentro da empresa, responsável por garantir a qualidade da água. Todo lote teria sido retirado do mercado.

Ururau

Nenhum comentário:

Teste

Teste