quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Moradores da Usina Santa Maria reclamam da qualidade da água fornecida pela SAAE e pedem providências

A localidade de Usina Santa Maria, em Bom Jesus do Itabapoana, tem passado por problemas sérios de todos os tipos, e isso não é de hoje. Falta tudo no lugar, começando pela manutenção das vias públicas, limpeza, tratamento de esgoto, entre tantas outras questões. Mas o que tem tirado as pessoas do sério desta vez é a qualidade da água que tem sido servida para a população. Segundo relatos colhidos com moradores do lugar, a água que sai das torneiras está com péssima aparência, muitas vezes amarelada e também apresentando um odor muito forte, que lembra peixe podre, o que sugere  que a mesma não tem passado pelo tratamento adequado para ser distribuída para a população, colocando, é claro, em risco a saúde de todos os moradores.

Estive na Usina e pude constatar que o Ribeirão Santo Eduardo, onde é feita a captação da água está tomado por uma vegetação bem espessa, parecendo ser gigoia, o que dá a entender que a água esteja muito poluída.

Segundo os moradores, a água não pode ser utilizada para muita coisa, principalmente para beber e cozinhar, e pior, pelo serviço mal prestado pela SAAE é cobrada, mensalmente, uma taxa aos moradores em torno de R$ 13,00. 

Atenção autoridades, na Usina Santa Maria tem eleitores, pessoas de bem e que merecem respeito!

Aspecto do Ribeirão Santo Eduardo, na Usina Santa Maria, no local onde é feita a captação da água para abastecer a localidade, cheio de vegetação.

Bomba que faz a captação da água do Ribeirão Santo Eduardo para distribuir para a comunidade da Usina Santa Maria.

Água está cheia de vegetação, sinal de que está cheia de material orgânico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela sua matéria Léo, infelizmente o desvio de água feito pela fazenda de piscicultura que faz a captação de água limpa e retorna água não reutilizada nos tanques de peixes para o leito do ribeirão. Essa água retorna suja, sem tratamento algum e com bastante fezes de peixes e outros materiais orgânicos.
Infelizmente essa água captada pela SAAE é dessa qualidade, e por isso é usado muito produto químico para tentar clarear essa água para ser distribuída.
Saudades da época que não tinha essa Fazenda de piscicultura e nosso ribeirão era limpo e muita gente se banhava nessa época quente do ano...

Teste

Teste