sexta-feira, 30 de maio de 2008

Garotinho: acusação grave!


Antony Garotinho:

Como podemos definir essa personalidade tão complexa?

Antes ateu, agora evangélico fervoroso.

Um homem de persollidade forte, ninguém duvida, não é verdade?


Antes referência política nacional como bom administrador, agora acusado de comandante de "quadrilha armada".


Meu Deus! como está difícil acreditar em alguém neste país, com tantos escândalos e imoralidades que envolvem os nossos políticos!



Como acreditar piamente na Imprensa de massa se elas recebem dinheiro dos próprios políticos? Tá difícil!

O que sei é o seguinte: o maior acusador de um processo de corrupção gigantesco no município, envolvendo vários nomes de peso, como o nome do próprio prefeito Mocaiber, operação batizada com o nome de "Telhado de Vidro", agora está com uma séria acusação sobre suas costas.


Será que ele está sendo punido por ter ido tão a fundo nas acusações que fêz, e está sendo perseguido por isso, ou será que ele também é "farinha do mesmo saco"?


Cabe a nós, cada vêz mais, acompanharmos com bastante atenção e interesse, o desenrolar deste novo episódio da recente história política de Campos dos Goytacazes, e avaliarmos com bastante calma todas estas acusações pra não cometermos injustiças com ninguém.


até que me provem o contrário, todos são inocentes.

mas atenção campistas! fiquem de olho em tudo! o nosso futuro depende de banirmos de uma vêz por todas os políticos que não tem compromisso com a nossa gente.

Obs: Acho que já sei qual o grupo político que vai ganhar a eleição em Campos........

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Santo Eduardo já pertenceu ao Espírito Santo, você sabia?


HISTÓRIA:

O Histórico da formação administrativa de Campos dos Goytacazes revela que Santo Eduardo já existia antes de vir a ser um Distrito do município, você sabia? Este fato só aconteceu em 21 de novembro de 1861, pela Lei Provincial nº 1225. Antes desta data portanto, já era correto afirmar que o povoado já tinha esse nome
Pois bem, consultando o Histórico descobri que éramos pertencentes à então Capitania do Espírito Santo, assim como a própria Vila de São Salvador, que foi também anexada à antiga Capitania do Rio de Janeiro somente em 31 de Agosto de 1832.

Prestando atenção aos relatos, observei então que Santo Eduardo levou 29 anos separado de Campos, entre 1832 e 1861, quando o mesmo foi anexado à Capitania do Rio de Janeiro.

já fomos Capixabas e a maioria daqui não sabia........ é mole?
Baseado nestas importantes informações é válido informar aos organizadores da Festa Local, em Outubro, que não coloquem mais no Cartaz Oficial o aniversário do Distrito, que neste ano então, comemorará 147 anos de criação e anexação à Campos no dia 21 de Novembro.
A propósito: Por que será que aqui não tem nenhuma Rua com esta data, já que ela poderia ser considerada a nossa data de "emancipação"?

Torcida Maravilhosa!

Apesar do meu time não ter conseguido chegar à final da Copa do Brasil, não posso deixar fazer uma reverência ao espetáculo que a torcida fêz e faz sempre.
Realidade: Edmundo não pode bater penalty em situações de estresse, isso é fato.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dia do Desafio também em Santo Eduardo


Foto: Alunos e prefessores do Estefânia participando de brincadeiras e sessões de alongamento: diversão e atividade física ao mesmo tempo.

O Dia do Desafio 2008 pretende mobilizar comunidades pelo mundo à fora.
A idéia é parar por apenas 15 minutos e dedicar-se a alguma atividade física ou social, visando à qualidade de vida. Este é o principal objetivo do Dia do Desafio, promovido por várias entidades e realizado sempre na última quinta-feira do mês de maio. Assim, durante todo o dia de hoje, diversas instituições irão interromper sua rotina para se dedicar à prática, que envolve diversos países.


Em Santo Eduardo, o Colégio E. Estefânia Pereira Pinto também participou da Campanha promovendo atividades para os alunos e professores.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Festa de Santa Maria de Campos

É, parece que foi o tempo em que as nossas Tradicionais Festas Regionais despertavam o maior entusiasmo nos moradores e visitantes, por vários motivos.
A Festa de Santa Maria deste ano, por exemplo, digo, a parte profana da Festa da Padroeira, já não é mais a mesma.
Considerada por muitos como uma das melhores festas do interior do município, também pelas atrações artísticas de renome nacional (sem ofender os artistas que vão se apresentar) que apareceram no Distrito na época do Prefeito Arnaldo Vianna, como Fat Family, Biquine Cavadão, Latino entre outros, agora vive uma outra realidade: A dos tempos de contenção de gastos nas contratações dos artistas pra não virar alvo de investigação da Polícia Federal, como acontece atualmente na Operação Telhado de Vidro que já colocou preventivamente alguns Secretários da Prefeitura atráz das grades. Que coisa hein?!!

É, e já faz um bom tempo também, que nós, os moradores desta região, cada vez mais sem eleitores pra eleger um representante na Câmara e com péssimos representantes locais, que só enxergam os interesses próprios e de quem lhes convém, ficamos à mercê da vontade dos que não tem respeito e amor pela nossa região.

O que vale, e esses tais políticos ainda não conseguiram destruir é a vontade de nos divertirmos e confraternizarmos com os amigos nestas Festas Tradicionais, porque o que vale é alegria espontânea de nossa gente, e isso não se apaga facilmente.
Feliz Festa pra todos nós!!!!

Atrações sociais da Festa segundo o Site da Prefeitura: www.campos.rj.gov.br
Sexta- Feira:
22:00 h. - Aléssio Fagundes e Banda
em seguida, Banda Ex Energia

Sábado:
23:00 h - Dom Américo e Banda
na madrugada: Bada Loka e Geni Gueto

Domingo:
23:00 h - Banda Racum

Segunda- Feira:
23:00 h. Banda Balança Brasil

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Estação de Santo Eduardo


A Estação de Santo Eduardo, a nossa mais antiga edificação (1879), tem que ser tombada pelo patrimônio histórico o mais rápido possível.

É impressionate o descaso das autoridades no que se diz respeito à concervação dos prédios antigos no município de Campos.

Erguida no final do século 19, por ingleses , é sem dúvida a mais bela de toda Campos e quem sabe uma das mais belas do Estado, mas precisa ser reformada com urgência. abaixo um relato sobre a história da Estação:
ESTAÇÃO: A estação de Santo Eduardo já existia desde 1879; O historiador Pedro Teixeira cita esse ano como a de inauguração da estação, sendo que ali chegava para embarque toda a produção agrícola do vale do Itabapoana e que antes, desde 1864, chegavam ao porto fluvial da Limeira. Santo Eduardo era a ponta da linha que vinha de Campos. Com a inauguração da estação de Itabapoana (mais tarde, Ponte de Itabapoana) em 1896 (alguns dão a data de 1894) foi aberta, em 1896, a ferrovia E. F. Itabapoana, ligando inicialmente essa estação à fazenda Boa Vista (hoje cidade de Apiacá) e fazendo com que Santo Eduardo perdesse muito de seu movimento. Essa ferrovia corria toda em território capixaba, ao norte do rio do mesmo nome. "Santo Eduardo mal era um povoado. Além da estação da Estrada de Ferro Leopoldina e do indefectível Hotel da Estação, suas habitações não passavam de umas vinte casas. A dois quilômetros, na beira do rio Itabapoana, situava-se a vila de Ponte de Itabapoana, já em território do Espírito Santo, pouco maior e com melhor comércio (...)" (Luiz Serafim Derenzi, descrevendo o local da estação nos anos 20; reproduzido de http://gazetaonline.globo.com/estacaocapixaba). Da estação de Santo Eduardo ainda continuou a sair a linha da Usina Santa Maria, que, pelo menos até os anos 1980, ainda seguia operando com suas máquinas a vapor. O esquema dessa linha foi desenhado por Orlando Barbosa mostrando que ela cruzava o rio Itabapoana, e consequentemente entrava em território capixaba, depois de percorrer alguns quilômetros do lado fluminense do rio. fonte de pesquisa: Site www.estacoesferroviarias.com.br

domingo, 25 de maio de 2008

Grandes Manifestações Populares "abafadas"




As grandes manifestações populares no Brasil estão sendo "ABAFADAS" pelas Emissoras de Televisão.



É impressionante como são superficiais as notas que a gente vê por aí.



Você já imaginou o que são mais de 2 milhões de pessoas num lugar se manifestando por uma causa ou objetivo.


Nos Anos 80, o movimento das Diretas Já, reuniu mais de 1 milhão de pessoas no Rio e foi noticiado como um fato histórico e que teve grande importância para se alcançar a Democracia que hoje presenciamos no nosso país.


Quando o Papa João Paulo 2º esteve no Brasil pela última vez a Rede Globo transmitiu ao vivo e fazia questão de dizer que estavam por exemplo, no Aterro do Flamengo, no Rio, cerca de 1 millhão de pessoas, um récorde em números de fiéis.....

Dias atrás Evangélicos lotaram as ruas de São Paulo numa manifestação gigante que segundo informações da polícia local estiveram cerca de 3 milhões de participantes da " Marcha para Jesus" e o que a gente ouviu e viu na TV foi uma notinha simples.

Hoje em São Paulo deve acontecer a maior Parada Gay da história e você vai ver, não vão dar também muito destaque na mídia, ou pelo menos, o destaque que deveriam dar pelo que representa estarem reunidos num lugar milhões de pessoas se manifestando.

Você já parou pra pensar sobre isso? O por que dessa superficialidade em noticiar essas grandes manifestações populares de grupos que dizem ser das minorias? Será que tem alguma coisa mal explicada por tráz dessa postura?

Qualquer manifestação popular GIGANTESCA, como essas que acontecem nesta semana, nos mostram que existem no Brasil, ao meu ver, uma nova sociedade que precisa se fazer OUVIR E ser NOTADA e RESPEITADA. E que o nosso país é uma NAÇÃO SINGULAR, ÚNICA e que os direitos de todos, sem distinção, como rege a Constituição, tem que ser legitimados, inclusive pela Imprensa de massa, como as grandes Redes de TV. Basta de hipocrisia.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

O Corpus Christi em Santo Eduardo




Origem da Festa.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja Fonte: Site da Canção Nova: http://www.cancaonova.com/

terça-feira, 20 de maio de 2008

Patrimônio Histórico Brasileiro em Santo Eduardo
















Fotos:
Dom João III, as ruínas do Antigo Porto da Limeira, o Padre Anchieta, a Galeria do Moinho e ruínas de

Edificações do extinto povoado da Limeira
















































Existe um patrimônio histórico nacional no Distrito de Santo Eduardo que pouquíssimas pessoas sabem. O por que disso não ser divulgado, não sei, não dá pra entender. Nem nas escolas locais, que eu saiba, isso jamais foi mencionado anteriormente, em nenhuma conversa com qualquer morador da localidade também nunca ouvi relato preciso sobre isso, no entanto, procurei me informar através de diversas fontes e obtive informações preciosas que agora vou compartilhar com você que visita meu blog:






Na Região da Limeira, na altura da Cachoeira do Inferno, existe ruínas que juntas, podemos dizer, resumem muito da História da colonização em toda a região que hoje corresponde o Norte do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.







Ao ver um trecho do documentário, "De todos os tempos, Campos de todos nós", relatado pelo historiador Mário Menezes, no site http://www.youtube.com/ com o título de busca: "Engenho Movido a Água", percebi o quanto somos privados de informação histórica precisa e principalmente verídica aqui em Santo Eduardo.







As ruínas do Moinho na altura da Cachoeira do Inferno, pasmem, descobri que data-se de 1544, ou seja, foi construído no início da colonização portuguesa no Brasil.







Quem o construiu? Nos relatos cita-se que o responsável pela construção deste Engenho de Açúcar foi o primeiro colonizador da Região, o português Pero Góes da Silveira, donatário da Capitania de São Tomé, Capitania esta, doada a ele em 1538 por Dom João III, rei de Portugal.






Descobri, olha só, que esteve por essas bandas também, o Apóstolo do Brasil, o Padre José de Anchieta, construindo um altar na Limeira em homenagem a São Pedro de Alcântara. Você já tinha ouvido falar que ele tivesse passado por essas bandas?


Fatos e mais fatos que nunca foram divulgados pra nós Santoeduardenses. Por que?


Você por acaso já ouviu falar que naquela região da antiga Vila da Limeira houve um povoado de nome Vila da Rainha? e que o mesmo foi extinto por causa de doenças no local que exterminaram muitos que ali viveram? Pois bem, isso foi por volta do ano de 1790. Você sabia?


Então, fui pesquisando, pesquisando e fotografando desde o ano passado essas relíquias e agora divulgo pra todos. Se ninguém faz, decidi fazer eu mesmo, com muito cuidado pra não passar informações falsas, é claro.



Acredito que estas estas poucas informações oficiais que obtive estão vindo à tona agora também por causa dos estudos feitos na região da Cachoeira do Inferno para a construção da Hidrelétrica Pedra do Garrafão, já que uma Equipe do Museu Histórico Nacional que nos visitou em 2005 fez as escavações no local, comprovando os relatos nos antigos registros sobre o local(como pode ser observado nas fotos acima).

É hora portanto, de ficarmos de olho, e divulgar esse patrimônio para o máximo de pessoas que pudermos, para que com isso possamos garantir a preservação destes monumentos e quem sabe tornar este lugar o mais breve possível uma referência turística para todo o país.



Há informações também que a obra da Hidrelétrica teve que se adequar à existência deste Moinho por causa do valor histórico que ele representa ao país, graças a intervenção destes estudos pela equipe do Museu Histórico Nacional







Ou seja, meu visitante, existe um tesouro para ser explorado por nós que nos foi escondido por toda a vida, e que agora temos o DIREITO de apreciá-lo e o DEVER DE PRESERVÁ-LO, exigindo o apoio e salva-guarda das autoridades competentes .















segunda-feira, 19 de maio de 2008

As perigosas entradas de Santo Eduardo e Santa Maria


Esta foto ao lado, representa o péssimo planejamento na execução das obras feitas em Santo Eduardo e em toda a nossa região por órdem Municipal e Estadual.
Caminhões e carros de passeio passam em alta velocidade na RJ 230, não respeitando as zonas do perímetro urbano.
O que falta? COMPROMISSO DOS GOVERNOS COM A VIDA HUMANA E URGENTE
SINALIZAÇÃO ADEQUADA PARA O LOCAL, (placas de advertência, placas indicando o limite de velocidade, colocação de lombadas, etc..) isso tem que ser feito o quanto antes, antes que aconteça o pior novamente, como o que aconteceu hoje em Santa Maria pela manhã: um atropelamento fatal de uma moradora que saía para o trabalho e foi surpreendida por um veículo em alta velocidade, a professora Ivete Lubanco Leal, de 40 anos.

Sentimento de tristeza e indignação!


Este prédio, situado na Praça Nilo Peçanha em Santo Eduardo está interditado pela Defesa Civil Municipal a cerca de 3 anos, mas parece que a situação continua sem solução. Enquanto isso, pra quem chega ou passa por nossa Comunidade fica no mínimo com um sentimento de revolta por termos em nossa área central um prédio com características históricas em tão péssimo estado de conservação.
Qual a solução para a questão?

sábado, 17 de maio de 2008

IMPRENSA PATROCINADA






Os cidadãos campistas vivem um dilema quando querem se informar sobre a situação política local.

De um lado, um grupo atacando a turma da situação ferozmente, e do outro lado, o outro mostrando que o que ataca não é assim tão "limpinho" . Em quem acreditar?

Lembre-se eleitor: Você tem parcela de culpa nesse processo todo que presenciamos hoje em dia em Campos. Você coloca e tira quem quiser com o seu voto.

O voto é uma arma que pode virar-se contra nós mesmos! pense nisso com carinho.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

curtindo a vida......


Esse é um amigo que não aguentou esperar por uma oportunidade de trabalho aqui na terrinha e se mandou........
parece que está dando certo a vida pra ele agora, não é verdade?

Foto da Semana!


Esta foto deve ser uma das mais antigas tiradas aqui de Santo Eduardo em todos os tempos(1915). Não tenho dúvida alguma em dizer que nos faz imaginar e viajar por um passado estigante, época de nossos avós e bisavós.

Observe o comércio intenso de sacas de café, os trajes das pessoas na estação, A maria fumaça e as matas que cercavam o lugar. Fantástico!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Hidrelétrica Pedra do Garrafão




É, a obra das Hidrelétricas está mesmo a todo vapor. Pra quem não sabe, estão sendo investidos pelo Grupo Neo Energia (terceiro maior investidor privado do setor elétrico brasileiro) cerca de 170 milhões de reais na construção das 2 Hidrelétricas na região, a do Garrafão e a de Pirapetinga, em Bom Jesus.
Pra nós, santoeduardenses, acostumados com o marasmo e a falta de emprego desde a falência da Usina Santa Maria, sem dúvida vivemos hoje uma realidade. Principalmente pelas manhãs, quando vemos sair os ônibus levando os trabalhadores para a obra, não é verdade?
Mas e´importante lembrar a todos que essa obra está sendo executada por causa de fatores específicos das necessidades de geração de energia do país e que foram diagnosticados também por estudos feitos pelo Consórcio da Bacia do Itabapoana (Projeto Managé), no final dos anos 90.
Alguém me disse que um tal de Adriano Santana era um sonhador, e que as coisas que ele falava sobre a construção da hidrelétrica eram utopia......
Então o que dizer pra essas pessoas agora, se hoje o sonho dele virou realidade?

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe meu Vascão!



o Vascão está nas semifinais da Copa doBrasil

Corinthians - Al 1 x 3 Vasco

Mocaiber volta bonzinho


O prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, que antes da explosão de denúncias que caiu sobre a sua administração não costumava se defender dos ataques, principalmente vindos do ex-governador, Antony Garotinho, agora volta à cena política falando, se defendendo, e principalmente, anunciando várias obras e feitos em seu resto de mandato.........

Eu ouvi na Radio Educativa, ninguém me informou, ouvi mesmo, ele discursando na Câmara de Vereadores e dizendo que até Santo Eduardo vai ganhar uma Indústria! O prefeito disse em alto e bom som isso! Você acredita?????
Detalhe: O prefeito já havia anunciado esta indústria pro nosso Distrito em 10 de Março do ano passado. O anúncio foi feito, durante a realização do Programa Prefeitura em Ação aqui na localidade.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Quase pronta!!


A Escola Professor Carlos Mattos em Ponte do Itabapoana está quase pronta.
Com certeza, será de enorme valia para os alunos e profissionais que lá irão estudar e trabalhar. Parabéns à Comunidade.

domingo, 11 de maio de 2008

curiosidade sobre o Dia das Mães

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica

Minha Mãe


Poema para a Mãe


Mãe, Que ao dar a benção da vida, entregou a sua...Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma...Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...Que ao receber injustiças,respondeu com seu amor...E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:
DEUS, PROTEJA MEUS FILHOS, POR TODA A VIDA!
Para você mãe, um mais que merecido: Feliz Dia das Mães! Você merece!!!


Dia das Mães
Mãe, você me ensinou a me importar com as pessoas, a perceber seus sentimentos, e compreender seus problemas.......


retidão e caráter são
percebidos na minha personalidade, e devo a senhora tais virtudes.

Dia das Mães!






Foi realizada na noite deste sábado, na
Sede da Associação de Moradores de Santo Eduardo, a Festa das Mães. No Evento, distribuição de presentes para as mães, homenagens e muito bolo e refrigerante para todos.......hummmm!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

As anjinhas de Maio


Neste mês de Maio as mamães ficam orgulhosas das
"anjinhas"........ homenageando Maria, a mãe de Jesus.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Pequenas Centrais Elétricas promove palestra sobre DSTs




Foi realizada no Colégio E. Estefânia Pereira Pinto, na noite de ôntem, uma palestra promovida pela Rio PCH I, com o intuito de informar aos presentes sobre as DSTs (doenças sexualmente transmitíveis).

Na foto, a platéia atenta às explicações valiosas.

Uma oportunidade pra tirar dúvidas sobre o tema e ficar, sem dúvida, sempre em estado de alerta!

hahahahahah perderam pro time do Chaves! hahahahaha


Bela despedida, Joel Santana, perfeita!!! hahahahahahaha

HA HA HA HA HA HA VASCO 5 X 1 CORINTHIANS - AL


DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE MEU VASCÃO! O MEU....... O MEU VASCÃÃÃÃO!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

botafogo sem competência



É, parece que não tem jeito de algum time do Rio combater essa praga chamada Flamengo....até quando meu Deus??? Droga de Urubú!

domingo, 4 de maio de 2008

foto do dia!!!


Esta menina está virando uma linda mulher!
Hoje, dia 04 de Maio, Lívia está completando
15 aninhos......
Viva !!!!!!!!
"Santo Eduardo e seus encantos"

sábado, 3 de maio de 2008

Campos tem jeito?

Este senhor ao lado, o médico Makhoul Moussalém, pra quem não se lembra, foi o único que não quiz se comprometer na eleição passada para prefeito no segundo turno, com as duas maiores facções políticas de Campos (a turma do Arnaldo Vianna mania e a turma do Garotinho mania).
Pois bem, por algum tempo, sem o devido apoio do PT local, já que alguns se debandaram para o governo Mocaiber, vem à tona novamente a possibilidade deste senhor vir a ser candidato à prefeito.

Bom, olha só, há rumores que desta vez, com o apoio total do diretório petista local, estadual e inclusive federal, sem falar também no provável apoio do Governador Sérgio Cabral, as coisas podem mudar um pouco, não é?

Será que desta vez ele tem chance real de ganhar a eleição??????? Se formos falar de moral pra isso ele já ganhou, não é verdade?
mas sinceramente, com a miséria deste município e esta máquina de compras de votos.......................... sei não, hein! De qualquer forma, a dica é a seguinte doutor: pé na estrada e mãos à obra.

Pedra do Garrafão!


Mais uma vez estou aqui, tentando dispertar em você meu querido visitante, uma identificação com as imagens da minha terrinha........ Esse com certeza, é o nosso maior símbolo, a Pedra do Garrafão: Presença única e imponente numa paisagem de início de planície. Lindo, né?

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Essa é pros católicos locais e devotos do padroeiro que não sabem da história do Santo e nem por que o reverenciam


Santo Eduardo
Na História da Humanidade, a palavra rei quase sempre está associada à palavra tirano. Mas, na História do Catolicismo, rei muitas vezes vem junto da palavra Santo. É o caso exemplar de Eduardo, rei da Inglaterra. Seu avô era o Santo rei e mártir Edgar, e este exemplo de santidade norteou também a sua vida no seguimento de Cristo. Eduardo nasceu em Oxford, no ano 1003, num período em que a Inglaterra sofreu a invasão dos pagãos dinamarqueses. Seus pais, junto com toda a família real tiveram de abandonar o país, indo se refugiar na corte da Normandia, norte da França, de parentes cristãos. No exílio, Eduardo freqüentou e estudou nas mais renomadas cortes da Europa, adquirindo uma educação primorosa e fundamentada no cristianismo. Recusou várias vezes tomar o trono à força, pois não queria derramamento de sangue. Em 1042, com a morte de seu meio-irmão, que governava a Inglaterra, ele finalmente assumiu o trono. Seu reinado foi um dos mais felizes para o povo inglês. Mesmo sentindo-se um pouco "estrangeiro", fez a pátria retomar seu caminho correto dos princípios cristãos, afastando a influência nefasta dos anos de domínio pagão e trazendo paz e prosperidade para seus súditos. Logo passou a ser chamado "o santo homem" e os escritos registram vários prodígios de cura operados por sua intercessão em favor de pessoas simples do reino. Curou um doente de câncer com um sinal da cruz. E, um paralítico que se movia penosamente na rua, ele ajudou a chegar a uma igreja, onde através de orações o curou, além de outros narrados pelos historiadores. A política do Estado exigia que ele se casasse e, pelo bem do reino, Eduardo o fez. Casou-se com Edith, filha do conde Godwin, um dos seus adversários políticos. Gentil e elegante, por se tratar de um acordo, prometeu viver com ela em estado de castidade, sem união corporal. Manteve sua palavra. O casal não teve filhos. Ela se tornou uma grande rainha e irmã, participando das obras de caridade, ajudando a restaurar e fundar igrejas e conventos por todo o país. Valorizando o lado espiritual da vida e viviam em perfeita ordem e harmonia.Tornaram-se exemplo de reis cristãos, piedosos e caridosos, amados e aclamados como "pais" pelos súditos e respeitados por todas as cortes. Após quase sessenta e quatro anos de vida de penitência, oração, mortificação dos sentidos e luxos, no reto seguimento de Cristo, o rei Eduardo morreu no dia 05 de janeiro de 1066. Pouco tempo depois de ter assistido a consagração da igreja da abadia de Westminster, totalmente restaurada, o mais antigo símbolo da aspiração e das lutas religiosas da Inglaterra, onde foi sepultado. Venerado em vida, imediatamente o povo passou a celebra-lo como Santo. Quase quarenta anos após a sua morte, o seu corpo foi exumado e encontrado intacto, o que para o povo não causou nenhuma surpresa. Em 1161, o Papa Alexandre III o canonizou.


Governo Lula

Nós, simples mortais e não entendedores profundos de assuntos econômicos complexos, como esses que tratam de avaliações de Mercado, podemos chegar à seguinte conclusão: O Brasil realmente está mudando, e rápido!
Em meio à crise nos Estados Unidos, o Brasil não ser empurrado junto pro buraco, como era num passado não muito distante; realmente, já passou da hora de começarmos a acreditar que as coisas não estão tão ruins por aqui, não é verdade? Ou você, "simples mortal", é daqueles que prefere continuar apostando no fracasso do Governo pra satisfazer os seus egos e preconceitos inconscientes nas conversas com outros não entededores de tais assuntos econômicos? Pense nisso, e dê o braço a torcer, fala aqui, baixinho no meu ouvido, o presidente Lula está arrazando, não é? confessa.....

Perdoai-nos Senhor!

Livrai-nos do Fogo do Inferno, Levai as almas todas para o céu, e socorrei, principalmente, as que mais precisarem. (menos você, é claro, Mocaiber!)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Foto da Semana!

Esse belo menino, é o gatinho Josimar. Diz aí: tem cara de anjinho?

Qual é a sua professora???


Obtive uma informação no Blog do Roberto Moraes, que a professora Odisséia Carvalho, integrante do PT de Campos seria a única liderança local propensa a defender apoio ao Deputado Federal, Arnaldo Vianna. Será Por que, hein??? O que é isso, professora!!! ???

Qual será o motivo pra uma decisão dessas???????