sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dor de cabeça no verão: conheça as causas e saiba como se prevenir

Calor excessivo e longas viagens são alguns dos fatores que desencadeiam as crises


Sentir dor de cabeça durante o verão é mais comum do que você imagina . Nessa estação, alguns fatores podem estar provocando suas crises, como calor excessivo, viagens prolongadas, alimentação inadequada e exagero no consumo de bebida alcoólica.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, envolvendo sete mil pacientes, a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas crescem em cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura. Entretanto, não é só o calor que influencia a incidência das crises. Outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar também podem causar as dores. A explicação para o surgimento da dor de cabeça é simples: o calor costuma causar desidratação e ela desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio no metabolismo que facilita a cefaleia. A seguir, conheça as principais causas de dor de cabeça no verão e como combatê-las.

Excesso de sol e calor 


De acordo com a neurologista e neuropediatra, Thaís Villa, pessoas que sofrem com dores de cabeça, principalmente a enxaquecas, já costumam a apresentar crises em razão da exposição ao sol ou qualquer luminosidade excessiva, ou por causa das variações bruscas de temperatura. No verão, esses fatores ficam ainda mais evidentes.

A especialista recomenda evitar exageros na exposição ao sol e calor nessa época, se possível, evitando os horários de pico de sol e, quando não tiver jeito de escapar, invista em óculos escuros, chapéus ou sombrinhas.

Viagens demoradas 

Durante as viagens longas, ficamos expostos a vários desencadeantes como a própria movimentação do carro, ônibus, e avião (principalmente, no caso de viagens internacionais), altas temperaturas e jejum prolongado.

"Procure se hidratar bem, fazer lanches a cada três horas e se mexer de vez em quando para andar um pouco (até mesmo no avião). E se ainda assim tiver muito desconforto, procurar ajuda médica antes da viagem para receber orientação especializada", adverte a neurologista Thaís Villa.

Excessos na alimentação ou jejum prolongado 

Comer de mais e de menos. Os dois hábitos são prejudiciais. Bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açúcar, gorduras, corantes e cafeína são conhecidos como gatilhos de dor de cabeça. Porém, segundo a especialista Thaís Villa, o jejum prolongado é um provocador ainda mais importante. No caso do álcool, essas crises ocorrem em pessoas predispostas à dor de cabeça, e no caso do jejum ou excessos na alimentação, a variação dos níveis de açúcar no sangue, causando a dor.

A neurologista indica como prevenção fazer uma alimentação equilibrada, cuidando para fazer os pequenos lanchinhos entre as refeições, a cada quatro horas. Além disso, é sempre bom evitar o exagero das bebidas álcool.

Alteração na rotina do sono 

O horário de verão ou a adaptação a outro fuso horário também podem desencadear dores de cabeça. "A mudança de rotina, principalmente com a alteração na qualidade do sono (dormir mais ou menos), pode provocar cefaleia em pessoas predispostas", ressalta a neuropediatra Thaís Villa.

Para não ser tão afetado com a mudança de horário o melhor é se programar. Uma semana antes do horário de verão, por exemplo, durma e acorde uma hora mais cedo, pois isso ajuda na adaptação do corpo para quando o relógio for oficialmente adiantado. Mas quando o destino é um outro país, é bom se preparar para encarar um inimigo do organismo: o "jet leg". Trata-se de um certo desconforto sentido com as viagens mais longas e provocado pela mudança de fuso horário.

Quando procurar um médico? 
Segundo a neurologista Thaís Villa, quando os ajustes na rotina não estão conseguindo prevenir as crises de dor de cabeça, se elas são intensas, e principalmente, se aconteceram mais que três dias por mês, nos últimos meses, é hora de uma avaliação com um especialista.

Minha Vida

2 comentários:

Francisco disse...

Lenilson,mais uma vez Santo Eduardo perdeu para Santa Maria,pois o Deputado Federal havia anunciado dias atraz uma vila olimpica pra cá,mais o vereador Kelinho,conseguiu junto com a supervisora de lá,levar pra Santa Maria.Ela está certa,pois é moradora de lá,mais segundo eu soube por uma liderança dele,que ele fez isto,retirando a mesma daqui,porque aqui já está dominado por ele,e não tinha mais espaço pra ele crescer,pois a população está a maioria com ele,e em Santa Maria ele precisa entrar com força,pois a supervisora que também é pre-candidata está sendo bem cotada lá.Enfim,ele também está querendo atrapalhar ela,porisso que nossa região não cresce,pois aparece estes vereadores de Campos para tirar votos de gente daqui da região,e quem saiu perdendo foi o povo de Santo Eduardo mais uma vez,pois ele se entrometeu,e ainda teve a cara de pau de dizer hoje na radio, que a vila olimpica será constuída a 3km. daqui,sendo mentira,pois vai ser dento de Santa Maria,perto da ponte na vila operária.Daqui a pouco seus cabos eleitorais estarão pedindo votos pra ele aqui,espero que o povo dê a resposta nas urnas,pois a este vereador,só interessa votos,e não o melhor pra Santo Eduardo.Precisamos eleger gente da nossa região,e não da cidade,que não está nem aí pra nós.

L Werneck disse...

Se for onde você falou que vai ser esta obra será ótimo, pois será entre as duas localidades e portanto atenderá as duas, não sou bairrista.
Quanto ao caso do suposto vereador, o mesmo só tem prestígio aqui entre os manjados pedintes de emprego pois com a população em geral ele não passa de um a mais, ou seja, para o povo não existe vereador que nos represente e ele não representa Santo Eduardo em nada, é só dar uma olhada no abandono que está a localidade. Engana-se quem pensa que acontece isso aqui em Santo Eduardo; ande nas ruas e converse com o povo e verá que isso é verdade.
Pra mim a maioria que vai a essas reuniões apenas está afim que se resolva as suas questões pessoais, nunca o coletivo. Estamos num abandono tão grande por parte de Campos que nem tenho vontade mais de abordar estes assuntos aqui. Não temos ninguém, acredito, que mude essa realidade, pois em Campos a oposição é fraquíssima.
Sou a favor que tudo que venha representar avanços coletivos, como é o caso desta suposta "vila olímpica" seja construída entre as duas localidades e não escondida num canto qualquer porque penso num desenvolvimento regional, esse é o caminho.

Detalhe:
o Deputado não deveria ter anunciado nada em Rádio nenhuma por dois motivos: primeiro, porque ele não tem cargo no município pra divulgar obras;
o outro motivo é que se ele não tem certeza do que anuncia pra que anunciar? Essa é mais uma prova que a Rádio não deveria servir de palanque eleitoral pra ninguém.

Como dizem que temos o que merecemos quem deve estar certo deve ser ele.

Teste

Teste