segunda-feira, 26 de maio de 2008

Estação de Santo Eduardo


A Estação de Santo Eduardo, a nossa mais antiga edificação (1879), tem que ser tombada pelo patrimônio histórico o mais rápido possível.

É impressionate o descaso das autoridades no que se diz respeito à concervação dos prédios antigos no município de Campos.

Erguida no final do século 19, por ingleses , é sem dúvida a mais bela de toda Campos e quem sabe uma das mais belas do Estado, mas precisa ser reformada com urgência. abaixo um relato sobre a história da Estação:
ESTAÇÃO: A estação de Santo Eduardo já existia desde 1879; O historiador Pedro Teixeira cita esse ano como a de inauguração da estação, sendo que ali chegava para embarque toda a produção agrícola do vale do Itabapoana e que antes, desde 1864, chegavam ao porto fluvial da Limeira. Santo Eduardo era a ponta da linha que vinha de Campos. Com a inauguração da estação de Itabapoana (mais tarde, Ponte de Itabapoana) em 1896 (alguns dão a data de 1894) foi aberta, em 1896, a ferrovia E. F. Itabapoana, ligando inicialmente essa estação à fazenda Boa Vista (hoje cidade de Apiacá) e fazendo com que Santo Eduardo perdesse muito de seu movimento. Essa ferrovia corria toda em território capixaba, ao norte do rio do mesmo nome. "Santo Eduardo mal era um povoado. Além da estação da Estrada de Ferro Leopoldina e do indefectível Hotel da Estação, suas habitações não passavam de umas vinte casas. A dois quilômetros, na beira do rio Itabapoana, situava-se a vila de Ponte de Itabapoana, já em território do Espírito Santo, pouco maior e com melhor comércio (...)" (Luiz Serafim Derenzi, descrevendo o local da estação nos anos 20; reproduzido de http://gazetaonline.globo.com/estacaocapixaba). Da estação de Santo Eduardo ainda continuou a sair a linha da Usina Santa Maria, que, pelo menos até os anos 1980, ainda seguia operando com suas máquinas a vapor. O esquema dessa linha foi desenhado por Orlando Barbosa mostrando que ela cruzava o rio Itabapoana, e consequentemente entrava em território capixaba, depois de percorrer alguns quilômetros do lado fluminense do rio. fonte de pesquisa: Site www.estacoesferroviarias.com.br

4 comentários:

Fábio Léda disse...

Infelizmente, o descaso das autoridades de Campos em relação às construções históricas é grande. Com tantos prédios belíssimos que temos na cidade e nos distritos, dá tristeza vê-las acabando com o tempo. Ainda espero que um dia nossos governantes dêem mais atenção pra história da cidade. E parabéns pela iniciativa do blog e pelas fotos!
Fábio Léda

Anônimo disse...

Olá Lenilson!!
Adorei esta foto da estação,que só ñ esta mais bela por falta de conservação.
Ah!!Este Fábio Leda é um amigo de Estágio q de tanto me ouvir falar de "san dudu",dispertou interesse em conhecer a "bela terrinha";e porque ñ conhecê-la através de um Blog tão dedicadamente e reponsavelmente feito ñ é msm?!
Muito lindo tudo o q esta exposto nesse blog,parabéns pela iniciativa e principalmente por através deste permitir,q msm um pouco distante,Santeduardenses matém as suas saudadess e mostre um pouco das belas paisagenss desse tão querido lugar!!!

L Werneck disse...

Estou tentando dispertar nas pessoas um sentimento de compromisso pelo que temos. Temos patrimônios péssimamente concervados isto é verdade. É compromisso do Poder Executivo preservá-los,sim, mas se ninguém pede...... fica difícil,né?

higor gaudard canhaço disse...

O leo achei muito maneiro o que vc escreve espero que tenh mais para falar

Teste

Teste