sábado, 14 de julho de 2012

Água da Terra veio do choque de asteroides, afirma estudo



Análise feita por pesquisadores americanos aponta que, por causa de sua composição, água deve ter como origem parte mais interna do sistema solar



Ilustração mostra como seria o impacto de um asteroide de 10 km de diâmetro na Terra | Foto: Divulgação
A origem da água no sistema solar é uma questão debatida há décadas pelos cientistas. Um estudo do final de 2011 afirmou que a água da Terra provavelmente veio de cometas. Porém, novo estudo do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, mostra que a água do sistema solar provavelmente veio do choque de asteroides.
Os pesquisadores conseguiram restringir possíveis candidatos a origem da água. A análise mostrou que a origem da água viria de parte mais interna do sistema solar, de algo mais próximo da Terra. “Se objetos da parte mais externa do sistema solar como cometas não são as fontes dos elementos voláteis da Terra, provavelmente eles vem de asteroides”, afirmou Alexander Conel ao iG, um dos autores do estudo, da Instituto Carnegie de Washington, nos Estados Unidos.

No trabalho, os cientistas examinaram a composição dos isótopos de carbono, hidrogênio e nitrogênio em 86 amostras de cometas e meteoritos rochosos (condritos) que acredita-se fossem importantes fontes de água, carbono e nitrogênio para a Terra e outros planetas. Se a água viesse da parte mais de fora do sistema solar deveria conter bastante deutério, a chamada água pesada, um isótopo do hidrogênio. A água encontrada nas amostras, porém, tinha menos deutério do que o imaginado pelos cientistas, o que tira a possibilidade de que tenha vindo da parte mais externa do sistema solar ou do meio interestelar.

Nenhum comentário:

Teste

Teste