sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Documentário sobre Nilo Peçanha lançado em Campos



Aconteceu nesta quarta-feira (01), às 10h, uma sessão especial, na Câmara de Vereadores de Campos, para o lançamento do documentário sobre a vida e obra de Nilo Peçanha. Produzido pela equipe da TV Câmara Campos, o primeiro DVD do projeto “Memorial Câmara” conta com material inédito feito com a participação de historiadores de Campos, Niterói e Rio de Janeiro.

O presidente da Câmara e idealizador do projeto, vereador Edson Batista, gravou uma participação no documentário. Segundo ele, o material servirá como fonte de pesquisas para várias gerações.

— É um feito inédito, pois não foi encontrado outro trabalho dessa natureza. O Legislativo, através do Memorial Câmara, produziu um registro importante da história de Nilo Peçanha, por meio de depoimento de pesquisadores de conceituadas instituições que zelam pela sua memória — disse o presidente da Câmara.

Edson Batista também destacou que Nilo Peçanha foi um grande brasileiro, um dos construtores do Brasil moderno, tendo sido o primeiro “a investir maciçamente na agricultura, a proteger os índios, criando o Projeto Rondon, a ingressar na era industrial com as Escolas de Aprendizes Artífices, a criar sistemas de proteção social para dirimir a miséria e escolas para reduzir o alarmante índice de analfabetismo”, disse, sem deixar de mencionar que é preciso reforçar a importância do campista que chegou à presidência da República.

O diretor do Departamento de Cultura e Multimídia da Câmara, Wilson Heidenfelder, disse que o documentário representa o marco inicial do Memorial Câmara. “Em outubro vamos inaugurar nossa biblioteca física, a Campistana, que também será parte integrante do Memorial”, disse.

Heidenfelder afirmou que o departamento fará uma campanha para incentivar as pessoas a doarem livros para a Biblioteca Campistana. “O jornalista Vitor Menezes, presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), já dou dois livros de sua autoria, um deles “Eu transaria com mortos”, anunciou.

T.B.
Foto: Divulgação Matéria extraída do Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Teste

Teste