sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida: 50 anos de uma bela história.



Na foto, em destaque, Dona Zuleika, Zuzu e os saudosos professor Geraldo Ribeiro, Dona Carmem e "Seu Ducho".

É muito gratificante para mim, que participei também desta história, inclusive das festividades de bodas de prata como aluno, anunciar os 50 anos do Nossa Senhora Aparecida.

Muita história, muitas vitórias e, principalmente, muitos desafios ainda para se alcançar, porque as lutas nas questões da educação são diárias e muito urgentes.

Abaixo, extraí parte do discurso que a Diretora da Escola, a Senhora Édna Rangel, fez na missa comemorativa, que retratou muito bem os propósitos da existência desta escola em Santo Eduardo.

Há exatos 50 anos atrás, no dia 19 de Junho de 1959, reuniram-se o Sr. Eduardo Ribeiro, na qualidade de coordenador da Campanha, convidando para Secretário, o Sr. João Batista Monteiro, representante de lavouras, indústrias, comércio, servidores públicos, operários, expondo aos presentes o motivo da Assembleia, fazendo sentir a necessidade de um Ginásio para a vila de Santo Eduardo. Carecia-se de tudo. Era necessário providenciar prédios, biblioteca, equipamentos, professores......mas não faltavam incentivos e expectativas a esta iniciativa e nem foi poupado descrédito ao investimento.
O nome de Nossa Senhora Aparecida foi dado a esta instituição em justa homenagem à padroeira do Brasil. No primeiro ano de admissão compareceram 89 alunos de ambos os sexos, todos aprovados, realizado no antigo grupo escolar.
Voto de louvor e agradecimento aos professores, Deolinda Lopes Monteiro, Zuleika Nogueira, Virgínia Pires Ibraim e Ceny Tinoco, sem usar de nenhuma vantagem econômica, tudo fizeram pelo êxito de exames de admissão.
Devido à gigantescos benefícios à campanha, realizou-se no âmbito educacional, equiparando aos interioranos, ávidos de cultura, discorreu da instalação do Curso Normal em 1970, onde a instituição passou a chamar Ginásio e Escola Normal Nossa Senhora Aparecida, mas que funcionava também com o Curso de 1º Grau, e com o 2º Grau, o Curso de Formação de Professores de 1ª a 4ª Séries.
Assim, pelo decreto presidencial de Setembro de 1998, veio se findar este curso de 2º Grau, como em todas escolas municipais, concluindo a última turma no ano de 2000, permanecendo as turmas de educação infantil, e do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano de escolaridade, passando a Escola a denominar-se Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
Alunos e professores reunidos para uma procissão.



Missa comemorativa aos 50 anos da Escola, com a participação de professores e alunos.


Nas comemorações dos 50 anos da Escola, um momento de louvor e agradecimento.



O prédio da Escola, que ainda passa por um processo de reforma e ampliação, promete ser uma das melhores instalações de toda a região.


Autoridades, antigos funcionários e alunos estiveram participando das comemorações na Escola pelos 50 anos do Nossa Senhora Aparecida.

Professores e funcionários presentes na festa.


Na oportunidade, todos agradeceram a Deus pela data e as conquistas da Escola

Após o evento, alunos e professores saíram nas ruas em passeata juntamente com a Banda de Fanfarras João de Deus.
Fanfarra pelas ruas, uma das maiores referências da Escola e orgulho de todos os santoeduardenses encerrando as comemorações das bodas de ouro.

3 comentários:

MARCIA SARLO MOREIRA disse...

Muitas saudades...
parabens pelos 50 anos.

FREDERICO disse...

Parabéns!!!!!!!!!!
Que Deus abençõe a cada, funcionário e alunos desta instituição!
Muitas saudades do tempo em que estudava, na Escola Municipal....
Parabéns a todos que passaram por esta Escola!!!!!
Parabéns a Diretora Edina!!!!
Deus te abençõe!!!

jair mazzini disse...

Parabéns a todos pela conquista do primeiro cinquentenário, que muitos outros ainda estejam por vir...

aproveitando a oportunidade, gostaria de dar os parabéns ao lenílson pelo excelente blog...

Sempre acompanho e todo dia dou uma passada por aqui!! meus parabéns amigo!!!

Teste

Teste