quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra

A Importância da Data:

A criação desta data deveria servir como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, afinal eles colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
Este é um dia em que deveríamos comemorar não somente nas escolas, nos espaços culturais e sim em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira de uma forma mais consistente, menos utópica.

A abolição da escravatura, de forma oficial, como muitos sabem, só veio em 1888. Entretanto, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

O que ainda tem que mudar:

muita coisa, é claro! mas o que percebo todos os dias é que existem até negros que renegam a sua condição, a sua cor. Acho que o motivo disso é de não terem orgulho em serem NEGROS aqui no Brasil; na verdade, os negros não tem orgulho em pertencer às mazelas da sociedade, o que é bem compreensível.

Iniciativas como essas de se criarem e promoverem figuras heróicas como a de Zumbi dos Palmares, podem até ajudar à conscientização da sociedade para a causa dos negros, mas o que falta mesmo é serem criados mais oportunidades igualitárias, mais justiça mesmo com eles, que fizeram muito e sempre, ao longo dos séculos, receberam muito pouco dos governantes deste país.

A pergunta que fica no ar: onde você guarda o seu preconceito?
se achar, jogue-o fora!
Não seja incoerente, não esqueça, você é brasileiro portanto é resultado de uma mistura de raças.

VOCÊ TAMBÉM TEM SANGUE NEGRO NAS VEIAS!

Não se esqueça disso!
Essa é a consciência que falta sempre nas mentes por aí!

Nenhum comentário:

Teste

Teste