segunda-feira, 27 de junho de 2011

Garotinho ganha ação de R$ 20 mil contra O Globo


O deputado federal Anthony Garotinho (PR) vai embolsar R$ 20 mil, após ganhar mais uma ação de danos morais contra o jornal O Globo. A decisão unânime da 1ª Câmara Cível entendeu que a publicação do jornal era caluniosa ao político durante reportagem de cobertura da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2002. Segundo a 1ª Câmara Cível, o leitor só entenderia o título da matéria quando lesse o texto.
Desembargadora chama atenção para tipologia empregada pela redação
Na mesma decisão, a desembargadora chama atenção para a tipologia empregada pela redação d’O Globo, “que leva o leitor a concluir, de pronto, pelo apelo chamativo da caixa alta [letras maiúsculas], que o autor ao menos conhecia o bandido, e fez uso de seu avião para se locomover”.
A Maria Augusta Vaz entendeu que não se pode admitir a prática de abuso no direito de informar, utilizando o jornal de chamadas de capa que atribua conduta ainda não confirmada, para conferir à notícia maior apelo editorial.
Ao fim, ela observa: “um político, candidato a cargo eletivo, cuja atribuição seria a de chefe de Estado e chefe de governo, sofre um atentado mortal em sua reputação, imagem, honra subjetiva e objetiva ao ser acusado de usar avião do chefe do crime organizado no Mato Grosso e em outros estados
Jornal O Diário

Nenhum comentário:

Teste

Teste