sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mapa permite localização exata de produção e exploração de petróleo no RJ

Disponibilizadas pelo DRM, informações garantem melhor planejamento para investidores

O Serviço Geológico do Estado (DRM-RJ) apresentou ontem, na feira Brasil Offshore, em Macaé, um mapa de localização da exploração e produção de óleo e gás, no litoral fluminense. Pela primeira vez, desde que é elaborado, o mapa mostra a classificação de acordo com as empresas que detém as concessões no estado. O trabalho permite um maior conhecimento da região para futuros investidores e para gestores estaduais e municipais.

Este tipo de trabalho cartográfico já é realizado pelo menos desde 2007. A novidade, segundo o coordenador do DRM-RJ, Márcio Serrão, é a separação em blocos exploratórios e campos de produção, de acordo com a empresa.
 

- O novo mapa nos deu uma leitura que nos permite ver a distribuição. Além disso, sabermos exatamente onde cada empresa atua é importante até mesmo em casos de acidente, para termos a localização exata e saber quem foi o responsável – explicou Serrão.
 

O trabalho mostra toda a área ocupada pela atividade petrolífera e a parte de cada uma das 11 empresas nacionais e estrangeiras detentoras das concessões. O domínio da Petrobras é evidente no estado, que é o responsável por cerca de 80% da produção de petróleo do Brasil. De acordo com o coordenador do DRM-RJ, Márcio Serrão, o acesso à informação permite um planejamento do investimento.
 

- Para o estado e para os municípios é importante para saber a distribuição dos royalties. Para o setor privado é uma maneira de saber como e onde investir. Ontem, no nosso estande na feira Brasil Offshore, alguns empresários pediram cópias do mapa para planejar futuros investimentos nessas áreas – contou ele.

 Por Letícia Sicsu

Nenhum comentário:

Teste

Teste