quinta-feira, 21 de maio de 2009

Novos aparelhos de fisioterapia no Hospital de Santo Eduardo


O Hospital de Santo Eduardo - uma das unidades de saúde da Fundação Dr. João Barcellos Martins - recebeu nesta semana novos aparelhos da área da fisioterapia que vão ajudar no processo de reabilitação de pacientes e nas suas reinserções bio-psico-social. Adquiridos pela Fundação, os novos aparelhos aliados aos que já existiam, vão colaborar para a restauração dos movimentos e funções comprometidas de pacientes, consequências de doenças ou acidentes.

Além do ultrassom e infravermelho, que já vinham sendo usados, o Hospital de Santo Eduardo disponibiliza agora equipamento de microondas terapêutico e um outro que serve para combater a dor e estimular os músculos.

- O aparelho de microondas terapêutico funciona como analgésico e relaxante muscular. Já o segundo equipamento é usado para o estímulo muscular de pacientes que têm limitação de movimentos, o que torna a musculatura mais fraca - explica o fisioterapeuta e coordenador do Serviço de Reabilitação da FJBM, Douglas Cezar de Resende.

A unidade hospitalar recebeu, ainda, faixas elásticas com diversos níveis de resistência, indicadas para agir no fortalecimento muscular. De segunda à sexta-feira, quatro fisioterapeutas atuam em regime ambulatorial no Hospital de Santo Eduardo. Cada um deles cumpre uma agenda diária de 24 atendimentos.

Dependendo da escala de trabalho desses profissionais, este número atinge o dobro num só dia. Os pacientes são, em sua maioria, idosos e pessoas com comprometimentos traumato-ortopédicos, neurológicos e reumatológicos ou em quadros pós-operatórios. Segundo Douglas Resende, a intenção do Serviço de Reabilitação é estender esses procedimentos, futuramente, às demais unidades hospitalares vinculadas à Fundação Dr. João Barcellos Martins.

Por Assessoria de Comunicação do HFM

Nenhum comentário:

Teste

Teste