Os agricultores familiares fluminenses devem ficar atentos para a primeira Chamada Pública da Alimentação da Secretaria estadual de Educação, que vai comprar produtos agrícolas destinados à merenda escolar. O edital deve ser divulgado na segunda quinzena de julho e atende à Lei 11947, que reserva o mínimo de 30% dos recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) para a aquisição de gêneros alimentícios para as unidades escolares produzidos por agricultores ou agroindústrias de base familiar, suas associações e cooperativas.
A chamada para o ano de 2011 atenderá 1.400 unidades escolares nos próximos cinco meses. Na lista de produtos estão incluídos: banana, aipim, abobrinha, cenoura, ovo, tomate, arroz, abóbora, bananada e tangerina. A gerente de Projetos Sociais da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), Cristianne Mendonça, explicou que para 2012 o número de alimentos contemplados será ampliado, de acordo com a equipe de nutrição da Secretaria de Educação e técnicos da Emater-Rio, mostrando a diversidade produtiva do estado.
Ao enriquecer o cardápio da merenda escolar, beneficiando cerca de 1,2 milhão de alunos das escolas estaduais, a lei impulsiona a agricultura familiar fluminense. A ideia é que a produção local forneça os alimentos. Caso o município não tenha a quantidade ou o produto necessário, a aquisição poderá ser feita nas cidades vizinhas, valorizando a produção da região.
A compra pelas escolas será descentralizada. Cada agricultor pode se candidatar a qual delas ofertar seus produtos. É preciso, no entanto, que procure as coordenadorias regionais da Secretaria de Educação assim que o edital seja lançado para obter a documentação necessária para participar. Após sua publicação, haverá 15 dias para o produtor se candidatar, as escolas analisarem os projetos de vendas e assinatura dos contratos.
Os documentos serão assinados por escola e os respectivos cronogramas de entrega definidos com a direção. A previsão é de que os alimentos já sejam utilizados na merenda a partir da segunda quinzena de agosto.
Matéria enviada por e-mail: Norma Dias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Teste
Teste
-
Com mais estes crimes, cidade tem o terceiro homicídio registrado em um dia Natan Monteiro morreu na hora Um jovem foi assassinado com,...
-
Final de festa e as impressões boas e ruins sempre aparecem. Mesmo não comparecendo ontem na festa, os comentários estão chegando, e muitos ...
-
31/12 - GRUPO BOM GOSTO JANEIRO 06/01 - ZECA BALEIRO part. PEDRO MAIA 07/01 - FÁBIO JÚNIOR e FIUK 13/01 - JAIR RODRIGUES part. dos filhos, ...
2 comentários:
Obrigada, Lenilson!
Que fiquem atentos os agricultores da região, principalmentes os assentados da reforma agrária.
Abraços,
Norma
Parabéns por disponibilizar no seu blog os telefones públicos local e regional. Precisei do telefone da emater daí e me facilitou e ajudou muito.
A consciência e a decência na informação faz uma grande diferennça!!!
Abraços,
Norma
Postar um comentário