quarta-feira, 24 de abril de 2013

Procon faz lista com endereços de compra online que não cumprem o prometido



Tomar cuidado na hora de comprar pela internet. Uma dica simples, mas que muitas vezes é esquecida pelo consumidor. Por este motivo, o Procon de São Paulo divulgou uma lista de 200 sites de compras online que devem ser evitados pelo brasileiro. Alguns já estão fora do ar, como o Barato e Direto e Compra da China, mas permanecem entre os perigosos porque podem voltar a ativa a qualquer momento.

Os principais problemas apresentados são a falta de entrega do produto comprado dentro do prazo ou de forma definitiva, e a dificuldade em obter resposta nos contatos para sanar dúvidas e reclamações dos clientes, o que o Procon considera inadmissível pelo Código de Defesa do Consumidor.

>>> Veja a lista dos sites de compras não recomendados

A lista é composta principalmente por sites menores, mas que atraem o consumidor com promoções tentadoras. Ao investigá-los, o órgão chegou a descobrir que alguns não têm sequer registro na Junta Comercial. Outros registram o domínio fora do Brasil para fugir da regulamentação brasileira.

“Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e Proteção à Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios. O mais importante é que o consumidor consulte a lista (confira em O Dia Online), antes de fechar compra pela internet para evitar prejuízo”, afirma Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP.

O órgão recomenda que o consumidor faça pesquisa na internet antes de fechar compra para descobrir relatos de outros clientes.

Dicas para compra online

O consumidor tem o direito de se arrepender da compra no prazo de sete dias, a partir da entrega do produto. Para isso precisa formalizar o cancelamento

Não comprar por impulso, as promoções nem sempre são claras

Pesquise informações sobre o site e busque referência de outros consumidores sobre o site

Cuidado na hora de fornecer senhas. Verifique se a página tem segurança indicada por um cadeado no seu navegador e tenha a sigla ‘https’ no endereço

Não confie em qualquer e-mail recebido e instale antivírus atualizado no computador.

Nenhum comentário:

Teste

Teste