segunda-feira, 7 de maio de 2018

Petróleo perto de 80 dólares o barril pode voltar a encher os cofres dos municípios produtores

Existe a expectativa de que o ano pode fechar com o barril valendo 90 dólares
Plataforma da Petrobras (Foto: Felipe Dana – Petrobras)

O Estado do Rio de Janeiro e os municípios produtores de petróleo – principalmente Campos e Macaé – estão prevendo dias melhores no que diz respeito a irrigação de seus cofres públicos. Isso porque nesta segunda-feira (7) o barril superou a casa dos 70 dólares, maior preço desde 2014.

E a expectativa é de que o preço do petróleo em barril venha a fechar o ano superando a casa dos US$ 90. Ao mesmo tempo, o preço do dólar continua subindo, o que é uma combinação perfeita para o aumento dos repasses de royalties já que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) faz o repasse tendo como base de cálculo a moeda norte-americana.

Existem fatores externos que estão fazendo o preço do petróleo subir. A crise na Venezuela com possíveis sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã, o preço do petróleo vai continuar subindo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dará um prazo até este sábado, dia 12 de maio, para que os europeus acertem a questão do programa nuclear do Irã. Caso isso não ocorra, Trump disse que vai se recusar a estender o alívio das sanções ao Irã.

Em Londres, com poucos negócios por causa de feriado, o preço do barril do tipo Brent no mercado futuro subia 0,9%, a US$ 75,55.”Acreditamos que é altamente provável que o presidente Trump exerça seu direito (de não estender o alívio das sanções) apesar dos recentes esforços de líderes europeus de acertar o acordo nuclear”, disse, ao “Wall Street Journal”, Helima Croft, chefe de estratégias de commodities no RBC Capital Markets.


Segundo ela, o impacto do retorno das ações ao mercado de petróleo vai depender das condições.

Terceira Via

Nenhum comentário:

Teste

Teste