segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Witzel em Campos para inauguração de unidade de semiliberdade para adolescentes

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O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, estará em Campos nesta terça-feira (15) para a inauguração, às 15h, do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), novo local que atenderá jovens que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade, em Campos. A nova unidade funcionará em um terreno doado pela secretaria de Estado de Educação (Seeduc), ao lado do Colégio Estadual José do Patrocínio, e terá capacidade para atender 60 adolescentes. A inauguração chegou a ser anunciada para a quinta-feira passada (10), e depois cancelada. No evento desta terça estão previstas, ainda, as presenças do secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, e do diretor-geral do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), André Monteiro.

— No espaço, os jovens contarão com duas salas multiuso para realização de atividades pedagógicas e culturais e quadra de areia para prática de esportes. Além do baixo custo financeiro necessário para adaptar a estrutura física que existia no local, o benefício para os jovens em conflito com a lei será enorme, pois terão um local de qualidade para cumprirem suas medidas socioeducativas — diz o secretário Pedro Fernandes.
De acordo com a secretaria de Educação, a abertura do novo Criaad dá continuidade ao plano de descentralização das unidades de cumprimento de medidas socioeducativas, onde o adolescente do interior recebe atendimento mais próximo à família, fortalecendo os vínculos afetivos e colaborando para a ressocialização. Nestes casos, também é importante ressaltar que os jovens acabam não tendo contato com adolescentes que não vivem a realidade de seus municípios, fazendo com que não sofram influências de comportamentos que não são comuns aos moradores de sua região.
O plano de Descentralização do Novo Degase se baseia no Plano de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro (Pase), que norteia as ações de planejamento e ações de intervenção na prática do atendimento ao adolescente em conflito com a lei.

No projeto pedagógico da semiliberdade, o adolescente pode sair das unidades para estudar e trabalhar, retornando para passar a noite. Em caso de bom comportamento, o jovem pode passar o final de semana com a família. Ele recebe acompanhamento técnico de agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos entre outros profissionais.

Folha da Manhã

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